Fandom

Final Fantasy Wiki

Vivi Ornitier

679 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Vivi Ornitier
Render de Vivi.
Retrato(s) Foto do retrato de Vivi.
Nome Japonês VIVI Ornitier
Kana ビビ・オルニティア
Romaji Bibi Orunitia
Raça Black Mage
Idade 6 meses (cronologicamente)
9 anos (fisicamente)[1]
Data de Nasc. Julho de 1799
Altura 121cm[2]
Residência Residência do Quan
Classe(s) Black Mage
Habilidade Blk Mag, Focus
Trance Double Black
Arma(s) Cajado
Arma Suprema Mace of Zeus
Personagem de Final Fantasy IX
Tristeza - Como você pode provar que nós existimos...? Talvez nós não existimos..
— Citação do Vivi

Vivi Ornitier, às vezes estilizado como VIVI, ou com o sobrenome Orunitia,[1] é um personagem de Final Fantasy IX. Ele é um black mage que, diferente dos humanos, possui uma aura negra cobrindo sua pele exposta, olhos amarelos brilhantes e a habilidade de usar magia.

PerfilEditar

AparênciaEditar

Arte por Yoshitaka Amano.

Vivi foi criado com base em um Black Mage tradicional de Final Fantasy, com chapéu pontudo e roupas azuis. O chapéu de Vivi é grande demais para ele e cai para trás ao invés de ficar com a ponta para cima como os dos outros black mages do jogo. Vivi veste uma jaqueta azul, calças com listras verdes e brancas, luvas vermelhas e botas marrom. Quando está no estado de Trance, as roupas de Vivi são substituídas por um robe comprido, luvas e um chapéu de tamanho apropriado com a ponta para cima, tudo de cor branca. As fitas que cruzam seu peito são substituídas por um desenho estilizado no meio de seu robe que se estende até a parte de baixo, incluindo um design semelhante a asas em seu peito. A sombra negra que cobre seu rosto dá lugar a um azul bem escuro, enquanto seus olhos brilham em cor branca ao invés de amarela.

PersonalidadeEditar

Não mais. Eu não deixarei você criar mais nenhum instrumento de assassinato!
—Vivi

No começo da história, Vivi é desajeitado, tímido e ingênuo, isso até de mais. Muitas vezes tropeçando em suas falas e em falta de auto-confiança, ele tem medo de usar sua magia para salvar seus amigos, acreditando ser incapaz. Durante o jogo, sua personalidade se desenvolve, fazendo-o ganhar auto-confiança e bravura em frente ao perigo. Apesar de sua confiança, Vivi ainda questiona-se sobre sua existência e percebe que a resposta para algumas perguntas deve ser encontrada na própria vida ao invés de depender da ajuda dos outros.

HistóriaEditar

Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir.

Vivi é um mago negro fabricado em Dali pelo reino de Alexandria depois que a Rainha Brahne aprende de Kuja sobre essa tecnologia. Vivi é um protótipo de mago negro que caiu de um navio de carga em uma floresta próxima a Treno[3]. Dois meses depois[3], foi encontrado por um Qu chamado Quan, que criou Vivi na esperança de que ele crescesse o suficiente para comê-lo. No entanto, após 6 meses, ele continuava pequeno.

Vivi não sabia das intenções de Quan e viveu feliz com seu "avô" em Quan's Dwelling. Durante esse tempo, Quan deu o nome de Vivi[3], e o ensinou muitas coisas sobre o mundo, criando nele uma curiosidade em ver o mundo com seus próprios olhos. Quando Quan morreu, Vivi ficou sozinho. Uma semana depois, ele foi para Treno, uma cidade próxima, e conseguiu seu ticket para a peça Eu Quero Ser o Seu Canário. No dia seguinte, ele conseguiu carona no airship de um nobre para Alexandria.[3]

Vivi FMV.jpg

Vivi no vídeo de abertura.

A primeira aparição de Vivi é no começo do jogo, em Alexandria. Ele tem um ingresso para assistir ao show da Trupe de Teatro Tantalus, que encenará a famosa peça Eu Quero Ser o Seu Canário do Lord Avon. Contudo, quando mostra o ingresso na cabine, ele descobre que é falso. Entristecido, ele acaba conhecendo Puck, um rato espertinho, que o ajuda a subir no telhado das casas para assistir o show.

Vivi e Puck são pegos por assistirem o show sem ingressos e são perseguidos pelos guardas de Alexandria em meio à platéia. Depois de tropeçar e cair, Vivi é abandonado por Puck e vai parar no meio do show, onde usa uma magia de fogo para se defender e acaba atingindo o manto de Garnet, revelando sua identidade para o público e gerando um caos.

Vivi ainda está a bordo quando o airship de Tantalus, Prima Vista, decola e cai na Floresta Maligna. Zidane, um membro da trupe de teatro, tenta convencer Vivi a ajudá-lo a procurar pela princesa, que caiu do airship na floresta durante a comoção, mas Vivi não tem certeza se quer usar seus poderes mágicos. Steiner, o guarda pessoal de Garnet, consegue convencê-lo e começa a chamá-lo de "Mestre Vivi".

Embora Vivi hesite em ajudá-los a princípio, ele vai junto com o grupo e os ajuda a derrotar uma planta carnívora que mantinha a Princesa Garnet refém. Depois de escapar da floresta, eles vão para a Caverna de Gelo para passarem pela Névoa, onde Vivi usa suas magias de fogo para derreter o gelo e revelar tesouros secretos.

150px-Vivi.jpg

Vivi usando uma magia de fogo em Black Waltz No.3

Quando o grupo chega a pequena vila de Dali, Vivi fica cativado pelos moinhos de vento e gasta algum tempo os olhando. Um morador o sequestra e o leva para uma planta de produção de magos negros, pensando que ele se afastou no acidente. Zidane e Garnet resgatam Vivi e descobrem que os moradores da vila criam magos negros. A bordo do navio de carga, Vivi tenta conversar com os pilotos, mas é incapaz de obter resposta. Sua ansiedade por saber sobre sua raça aprofunda quando o malvado Black Waltz No.3 pousa no navio, matando todos os magos negros que querem defender Vivi. Essa é a 1º vez que Vivi se questiona sobre sua identidade.

Ao chegar em Lindblum, Vivi descobre o Festival da Caça por um dono de loja e é persuadido por Zidane para se alistar junto com ele e Freya Crescent, prometendo um encontro com Garnet caso ele ganhasse. Depois do festival, soldados de Burmecian informam a Cid Fabool IX e a equipe sobre o ataque ao reino de Burmecia, afirmando que a armada é composta por magos usando chapéus pontudos. Vivi, determinado a saber mais sobre os magos negros, viaja com o grupo até Burmecia, só para achar a cidade em ruínas e as pessoas por trás da armada: Brahne Raza Alexandros XVI, Beatrix e Kuja. A equipe parte para Cleyra, o reino irmão de Burmecia, só para vê-la cair nas mãos do reino de Brahne e sua armada de magos.

210px-FFIX Sorrow.jpg

Tristeza

Depois de atravessar Fossil Roo para o Outer Continent, a equipe visita a cidade dos anões, Conde Petie. Os anões expressam familiariedade com Vivi quando ele vai aos lugares e fala com as pessoas. O grupo vê um mago negro em uma loja e afirma que Brahne os seguiu. Porém, ao perguntar aos moradores, eles descobrem que existem muitos chapéis pontudos vivendo em uma floresta no sul onde as corujas não moram. A equipe segue o mago negro para a Vila dos Magos Negros, onde muitos magos negros acordaram a vida. Eles acham Vivi suspeito por andar com humanos.

Vivi é frustado pelos seus pensamentos e para no cemitério da cidade, onde descobre que os magos negros só vivem por uma ano. Ele tenta ter mais conhecimentos sobre os magos negros que pararam conversando com um sábio mago negro, Black Mage No. 288 que explica que a natureza da morte para Vivi é, primeiro, a angústia. Também é pensado que Vivi, sendo um protótipo, vive mais que magos negros normais.

Mais tarde, Kuja mata Brahne e começa sua aventura atrás de derrotar seu mestre, Garland. Seu objetivo é se tornar mestre de Gaia a Terra ao mesmo tempo. Ele diz aos magos negros da vila que pode prolongar seu tempo de vida se os mesmos segui-lo. Quando Vivi descobre, ele sabe que Kuja é um mentiroso.

Vivi ajuda a equipe a derrotar Kuja e o misterioso Necron,  após algum tempo depois da derrota de Necron, a equipe parte para Alexandria para ver outro show de I Want to be Your Canary por Tantalus, que é uma artimanha que Zidane usa para dizer a Garnet que sobreviveu a destruição de Lifa Tree. Vivi é a única pessoa da equipe ausente no final, sendo representado por crianças, que se parecem com ele. É incerto de como Vivi teve filhos, já que após a destruição da Life Tree, o material para fazer magos negros foi extinguido.

O monólogo durante as cenas finais é dito por Vivi, indicando que seu tempo de vida acabou, se despedindo dos amigos e suas palavras finais no monólogo são: Adeus, minhas memórias farão parte do céu, em alusão a morte dele e do mundo.

Em BatalhaEditar

Equipamento e statusEditar

ViviMirror-FFIX.png

Posição de batalha

Ao contrário dos jogos anteriores, onde magos negros usavam bastões ou facas, Vivi usa cajados. Sua armadura consiste em vestes de mago e capuzes, assim como coletes leves e chapéis. Vivi tem a maior Magic do jogo.

HabilidadesEditar

Vivi em transe

A principal habilidade de Vivi é usar magia negra. Ele é a única pessoa no jogo capaz de fazer isso. Ele também pode usar Focus para aumentar seu poder de magia. Ele também pode usar Sword Magic junto com Steiner. Vivi é um dos mais poderosos magos negros encontrados no jogo, sendo que seus poderes empatam com o dos Black Waltz. No transe, sua habilidade muda para Dupla Magia, que permite usar duas magias sucessivas.

ChefeEditar

Vivi é um alvo AI na segunda batalha contra Prison Cage. Vivi vai lançar sua magia de fogo nas gaiolas da prisão durante a batalha, enquanto Prison Cage irá usar Drain HP para drenar seu HP. Será Game Over se Vivi morrer.

Um reflexo de Vivi pode ser invocado por Epitaph com a habilidade Mirror. Como os outros reflexos, ele irá usar ataques regulares, mas um ataque de dano 9999 em Vivi.

Musica TemaEditar

{{{image}}}
"Vivi's Theme" de Final Fantasy IX
Music-harp.gif
FFIX Vivi's Theme.ogg
Algum problema com a amostra de áudio?

"Vivi's Theme" toca quando Vivi esta andando por Alexandria no inicio do jogo.

Criação e DesenvolvimentoEditar

Arte por Yoshitaka Amano.

O projeto de Vivi é inspirado no Black Mage, uma tradição da série Final Fantasy, embora ele não vista o traje.

Em um primeiro rascunho da abertura do jogo[4], Baku teria pedindo para Vivi usar um feitiço de fogo. Vivi teria criado uma parede de fogo que separa Steiner (que esta no palco tentando parar o sequestro da princesa Garnet) com seus cavaleiros, e a capa de Garnet teria pegado fogo. Garnet teria jogaria seu manto para longe revelando sua identidade para o público, os cavaleiros teriam os atacado e Vivi teria se uniudo a batalha ao lado do jogador, com Vivi é o único capaz de usar magia real, os outros "ataques mágicos" que são meros efeitos especiais.

VozEditar

Na versão em Inglês de Kingdom Hearts II, Vivi é dublado por Melissa Disney, e por Ikue Ōtani em japonês.

Outras ApariçõesEditar

Theatrhythm Final FantasyEditar

Vivi em Theatrhythm.
Um jovem menino atormentado com medo de altura e uma série de perguntas a respeito de quem ou oque ele realmente é. Ele vai para Alexandria para assistir a uma peça realizada pela famosa trupe itinerante de teatro Tantalus, mas quando Zidane e seus companheiros raptam a Princesa Garnet durante o show, Vivi de alguma forma se confunde com o seu grupo heterogéneo e foge da cidade real juntamente com eles.
—Descrição

Vivi é desbloqueado ao coletar oito Orange Shards.

StatusEditar

Nível HP CP Força Magia Agilidade Sorte
1 145 16 8 21 15 16
10 578 21 17 48 33 35
20 1,059 26 28 79 54 57
99 3,850 50 91 255 174 186

iOSEditar

Nível HP [Força Magia Agilidade Sorte
1 145 D SSS C D
99 3850 D SSS C D

HabilidadesEditar

Habilidades Reactivas
Habilidade CP Nível Aprendido
Fire 7 Inicial
Blizzard 7 Inicial
Thunder 7 Nível 5
Protect (Lv1) 7 Nível 20
Fira 14 Nível 30
Blizzara 14 Nível 40
Thundara 14 Nível 60
Protect (Lv2) 14 Nível 65
Firaga 25 Nível 70
Blizzaga 25 Nível 75
Thundaga 25 Nível 85
Protect (Lv3) 21 Nível 90
Habilidades Proactivas
Habilidade CP Nível Aprendido
Magic Up (Lv1) 4 Nível 10
Bluff 15 Nível 15
Forest Nocturne (Lv1) 5 Nível 25
Magic Up (Lv2) 8 Nível 35
Dualcast 22 Nível 45
Forest Nocturne (Lv2) 10 Nível 50
Magic Up (Lv3) 14 Nível 55
Forest Nocturne (Lv3) 15 Nível 80


Theatrhythm Final Fantasy Curtain CallEditar

Vivi returna como personagem jogável.

StatusEditar

Nível CP HP Força Magia Agilidade Sorte Resistência Espírito
1 16 132 8 21 8 8 6 20
50 41 2315 62 170 63 62 45 163
99 50 3494 92 252 93 92 67 241

HabilidadesEditar

Habilidades Reactivas
Habilidade CP Nível Aprendido
Fire 7 Inicial
Fira 14 Nível 10
Blizzara 14 Nível 15
Recall 8 Nível 20
Thundara 14 Nível 25
Aerora 14 Nível 30
Gravity 19 Nível 40
Firaga 25 Nível 50
Blizzaga 25 Nível 55
Doomsday 17 Nível 65
Thundaga 25 Nível 75
Aeroga 25 Nível 80
Tornado 20 Nível 90
Level 5 Flare 32 Nível 95
Habilidades Proactivas
Habilidade CP Nível Aprendido
Spirit's Hymn (Lv1) 7 Inicial
Magic Up (Lv1) 4 Nível 5
Spirit's Hymn (Lv2) 10 Nível 35
Magic Up (Lv2) 8 Nível 45
Spirit's Hymn (Lv3) 15 Nível 60
Magic Up (Lv3) 14 Nível 70
Dualcast 22 Nível 85


Pictlogica Final FantasyEditar

Vivi aparece em Pictlogica Final Fantasy como um personagem jogável.


Final Fantasy Airborne BrigadeEditar

Vivi é um aliado e uma evocação Legend em Final Fantasy Airborne Brigade.

Final Fantasy ArtniksEditar

Vivi aparece em Final Fantasy Artniks.

Final Fantasy Record KeeperEditar

FFRK Vivi.png
Um mago negro tímido e inseguro de si mesmo. Como ele viaja com Zidane, Vivi descobre que ele era o protótipo de uma série de magos negros criados como armas, e ele se esforça para chegar a um acordo com a verdade de sua identidade.
—Descrição.

Vivi aparece como um personagem recrutável em Final Fantasy Record Keeper.

Status
Nível HP Ataque Defesa Magia Resistência Mente Precisão Evasão Velocidade
1 156 5 6 12 12 6 20 20 87
10 607 13 13 39 30 15 20 20 90
20 1,108 22 22 63 51 26 20 21 95
30 1,610 31 32 86 71 37 21 21 100
40 2,111 40 42 108 92 48 21 22 106
50 2,613 49 53 129 113 59 22 22 111
65 3,365 62 69 159 143 75 23 23 120
Habilidades

Vivi pode usar Black Magic até o rank 5.

Equipamentos

Vivi pode equipar as seguintes armas: adagas, cajados, e bastões

Ele pode equipar os seguintes tipos de armaduras: chapéus, trajes e braceletes.

Galeria

Final Fantasy World Wide WordsEditar

FFWWW Vivi.jpg


Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço sobre Final Fantasy World Wide Words. Você pode ajudar expandindo-o.

Final Fantasy Brave ExviusEditar

Vivi aparece como personagem recrutável em Final Fantasy Brave Exvius.


Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço sobre Final Fantasy Brave Exvius. Você pode ajudar expandindo-o.

Final Fantasy Brave ExviusEditar


Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço sobre Final Fantasy Brave Exvius. Você pode ajudar expandindo-o.

Final Fantasy Trading Card GameEditar

Vivi aparece em várias cartas em Final Fantasy Trading Card Game.

Final Fantasy Portal AppEditar

Vivi aparece em cartas de Triple Triad cards.

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 Final Fantasy 20th Anniversary Ultimania File 1: Página de personagem 276
  2. Gráfico de Comparação da Altura dos Personagens do Final Fantasy 25th Anniversary Ultimania
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 (28/02/2002) Final Fantasy IX Ultimania (em Japonês), páginas 10-11. Tóquio: Editora Studio Bentstuff
  4. From the old back up file — Mistwalkercorp

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória