FANDOM

Square Enix Holdings Co., Ltd. (株式会社スクウェア・エニックス・ホールディングス, Sukuwea Enikkusu Hōrudingusu?) é uma empresa dedicada à produção e publicação de videogames sediada no Japão, conhecida pelas séries Final Fantasy, Kingdom Hearts e Dragon Quest.

A Square Enix tem como origem a fusão da Square Co. com a Enix Corporation. Em 1 de Abril de 2003, a Enix foi legalmente absorvida pela Square. Como parte da fusão, muitos dos gestores de topo da Square assumiram posições chaves na nova empresa, incluindo Yōichi Wada, que viria a ser nomeado presidente da Square Enix também.

Esta empresa também é proprietária da Taito Corporation e da Square Enix Europe (que detém a produtora e editora de videojogos Eidos Interactive). Eidos, a Agosto de 2009, está a ser incorporada na Square Enix Europe.

SquareEditar

A Square Co. Ltd. foi fundada em 1986 por Masafumi Miyamoto e Hironobu Sakaguchi. Fez alguns jogos para o NES, mas estava próxima da falência em 1987, quando Sakaguchi resolveu encarregar um de seus funcionários a criar a chamada "fantasia final" da empresa. O lançamento de Final Fantasy fez um estrondoso sucesso por todo o Japão e logo a empresa tratou de globalizar o seu sucesso salvando a empresa da falência e deu início à enorme geração de versões do game.

EnixEditar

A Enix Co. Ltd. foi fundada em 1982 como subsidiária da Eidansha Boshu Service Center. Para além de produzir e distribuir videojogos, a Enix também tinha negócios em anime e manga.

Dragon Quest, o primeiro RPG de videojogos a fazer sucesso, foi lançado em 1986 (um ano antes de FF). Outros títulos da Enix incluíam Soul Blazer, Illusion of Gaia, Terranigma e Star Ocean.

Em 2003, a empresa fundiu-se com a Square dando origem à Square Enix.

Principais séries Editar

  • Itadaki Street DS
  • Final Fantasy
  • Dragon Quest
  • Kingdom Hearts
  • Seiken Densetsu
  • Front Mission
  • Star Ocean
  • Chrono Cross
  • Chrono Trigger
  • Valkyrie Profile
  • Xenogears
  • Brave Fencer Musashi
  • Sleeping Dogs
  • Hitman
  • Tomb Raider

Links ExternosEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória