FANDOM

SkyPirDen - Crystal
Shadow
Ff6 shadow
Sprites Shadow (Final Fantasy VI) menu FFVI Shadow Menu iOS
Shadow (Final Fantasy VI) small Clyde
FFVI Shadow Sprite iOS FFVI Clyde Sprite iOS
Nome Japonês Shadow (Clyde)
Kana シャドウ『クライド』
Romaji Shadou (Kuraido)
Classe Assassino
Habilidade Throw
Desperation Attack Shadow Fang
Idade Desconhecido (Mais de 30)[1]
Aniversário {{{dob}}}
Altura 178 cm (5' 10")
Peso 66 kg (145 lbs.)
Tipo Sanguíneo {{{blood}}}
Local de Nasc. {{{birthplace}}}
Tesouro {{{treasure}}}
Adora Ovos cozidos
Odeia Sonhos
Hobby {{{hobby}}}
Arma Suprema {{{ultimaWeapon}}}
Personagem de Final Fantasy VI

Indo e vindo como o vento, leal a ninguém. Escondido por trás do olhar gélido, um rosto que nunca foi visto por alguém que ainda vive...
—Descrição.

Shadow é um personagem jogável em Final Fantasy VI. Ele é solitário, assassino e um mercenário, seu único amigo é o seu cão, Interceptor. De acordo com Edgar ele é tão frio que iria "matar seu melhor amigo pelo preço certo." Shadow vem e vai quando lhe agrada, ele pode sair do grupo em vários pontos, depois de uma batalha sem aviso prévio.

PerfilEditar

AparênciaEditar

VI-shadow sd

Shadow veste um traje ninja preto com uma máscara, escondendo suas características faciais. Nos flashbacks, ele é ruivo, vestindo um lenço marrom e um manto sobre a roupa preta.

PersonalidadeEditar

Ele cortaria a garganta da própria mãe por um níquel!
—Edgar sobre Shadow

Shadow normalmente só mostra ternura com seu cão, e é descrito pelos outros como um assassino implacável. Quando ele se junta ao grupo que ele raramente fala e mostra pouco interesse nas façanhas dos outros, muitas vezes, fica só até que ele possa coletar sua taxa, em seguida, os deixa nos momentos mais inoportunos. Shadow tem um passado conturbado e depois avisa Terra sobre "pessoas que mataram suas emoções", e incentiva-a a não fazer o mesmo. Em Thamasa, ele resgata o grupo de uma casa em chamas, embora ele afirma que foi só para recuperar Interceptor. Apesar de seu exterior frio e taciturno, Shadow desenvolve um parentesco com o grupo.

HistóriaEditar

Shadow usava o nome Clyde (クライド, Kuraido), e acompanha um ladrão que trabalhou com seu parceiro, Baram. Juntos, eles se tornaram conhecidos como sombras, e referiu-se a si mesmos como "Os maiores ladrões de trens do século." Eles descobriram um tesouro no valor de um milhão de Gil, mas as autoridades estavam os perseguindo. Baram foi ferido e implorou para Clyde matá-lo para evitar a captura. Clyde foi incapaz de matar seu amigo e fugiu.

Ele encontrou-se na pequena cidade de Thamasa onde se casou com uma mulher teve uma filha. Ele não podia se esconder de seu passado, assim que alguns anos depois, ele deixou sua esposa e filha e mudou de identidade. Ele iria usar o traje de um assassino sombrio, e nunca mais mostrou seu rosto. Seu cão, Interceptor, seguiu-o para fora da Thamasa. A partir de então ele só viria a ser conhecido como "Shadow", o nome a antiga dupla dele.

Shadow-and-Interceptor-FFVI-iOS

O grupo encontra Shadow.

O grupo encontra ele pela primeira vez em Figaro do Sul. Ele é encontrado mais tarde em uma cabana, onde se oferece para levar Sabin para Narshe. No caminho, eles passam por acampamento imperial criada para gerir o Castelo de Doma. Shadow e Sabin ouvem o plano de Kefka Palazzo de despejar veneno no rio que flui através do castelo e tentam detê-lo, mas não conseguem.

Cyan Garamonde, um cavaleiro de Doma, vem para o acampamento para se vinganr dos Imperials. Sabin e Shadow o ajudam, e juntos eles escapam do acampamento numa Armadura Magitek. Os três atravessam a Floresta-fantasma, e acidentalmente entram no Trem-fantasma. Para sair eles vão até o motor e parar o trem. E seguem em direção as Cataratas de Baren, onde ele deixa Sabin e Cyan, se ele já não tenha deixado.

Shadow aparece em Kohlingen durante a procura por Terra, mas ele se recusa a entrar no grupo, a menos que paguem 3000 gil. Ainda assim, ele só iria ajudá-los até Zozo no máximo. Em alternativa, o grupo pode contratá-lo depois de Zozo, mas ele vai sair durante a ópera.

FFVI Shadow's Return

Retorno de Shadow.

Shadow é contratado pelo Império Gestahliano para ajudar na missão da Ilha Crescente. No caminho, ele ouve uma conversa entre Terra e Leo, depois ele assegura Terra ele não se importa, como suas emoções já estavam mortas. Ele se junta a Terra e Locke Cole em uma viagem até Thamasa, onde ele conhece Strago Magus e Relm Arrowny. Interceptor é amigável com Relm, o que confunde Shadow.

Durante a noite Relm fica presa em um prédio em chamas, e Terra, Locke, e Strago entram para salvá-la. Shadow não vai até Interceptor tenta resgatar Relm. Shadow chega quando todos estam prestes a serem queimado, e os ajuda a escapar, mas só os levam. Depois de Kefka atacar Thamasa, Interceptor retorna sem Shadow, levantando dúvidas sobre o paradeiro de seu mestre.

FFVI Party finds Shadow

O grupo encontra Shadow.

Shadow é encontrado ferido no Continente Flutuante. Ele ajuda o grupo a encontrar e derrota Ultima Weapon, depois ele sai do grupo porque ele tem vergonha de já ter servido o império e se sente indigno de lutar ao lado do grupo. Kefka mata o Imperador Gestahl sobre o controle da Tríade em Guerra e começa a mover as estátuas para fora de seu equilíbrio delicado, que faz com que o mundo comece a mudar.

Shadow tenta mover as estátuas de volta ao equilíbrio e tenta parar Kefka assim o grupo poderia escapar do Continente Flutuante, mas optam por esperar por ele. Se o grupo espera até que os últimos cinco segundos, Shadow vai saltar para o Blackjack. Se o grupo o esperou ele vai aparecer no World of Ruin; caso contrário, ele presumivelmente morre.

Um ano depois, se o grupo esperou ele, ele pode ser encontrado, ferido, na Caverna na Veldt (caso contrário, Relm aparece em seu lugar). Para resgatá-lo, o grupoi derrota o Behemoth King eo leva para Thamasa para se recuperar. Ele vai para o Coliseu Pescoço do Dragão em busca da adaga lendária, o Ichigeki. Se o grupo aposta-la, eles lutam com Shadow. Se eles vencerem, Shadow se junta ao grupo permanentemente.

Depois do grupo já ter matado Kefka e estam escapando do desmoronamento da torre, Shadow diz "Baram ... Parece que eu finalmente posso parar de fugir... Venha me encontrar tudo bem?". Shadow permanece na Torre do Kefka, e todos os outros, incluindo o Interceptor, retornam para o Falcon. Sugere-se que ele não tinha a intenção de sobreviver ao colapso da torre, e seu destino é desconhecido.

Sonhos de ShadowEditar

Relmtwo

Imagem de Relm sobre a cena de Shadow durante o encerramento de Final Fantasy Anthology.

Shadow tem pesadelos durante a noite que revelam que ele é o pai de Relm, e conta a história dele como um ladrão de trem chamado Clyde que roubou um milhão de gil com seu parceiro Baram, e juntos eles levam o nome de "sombra" (shadow em inglês) como um duo .

Baram é morto quando enquanto fugem das autoridades, mas Shadow foje para Thamasa, onde ele se apaixona por uma mulher e tem uma filha antes de deixar a vila pelo fardo de seu passado. Um cão da vila, Interceptor, o segue. E por isso que Interceptor é tão amigável com Relm, e que apenas Shadow e Relm poderem usar o Anel Memento, que diz ser habilitada pelo amor de uma mãe de coração partido, neste caso, a mãe de Relm e mulher de Shadow.

FFVI Shadow's Dreams

Shadow ordena Interceptor para ficar com "sua filha".

Se o grupo o deixa morrer no Continente Flutuante, a sequência de flashback visto ao resgatar Relm mostra Strago falando com Relm que clama por "Papai" e pergunta onde ele foi e se ele vai voltar, e o Interceptor deixa a casa. Isso se encaixa com o flashback visto se o resgata Shadow em vez de Relm, que lhe mostra, como Clyde, afastando-se da casa de Strago quando Interceptor corre-se atrás dele. Na versão original norte-americano de SNES, ele diz para Interceptor para ficar com "a menina", mas a palavra usada para "menina" na versão japonesa também poderia ser usado como uma forma humilde de "filha". No Game Boy Advance foi usada a palavra "filha" no lugar, tornando claro que Shadow é seu pai.

O relacionamento de Shadow e Relm foi oficialmente confirmado em entrevistas dos desenvolvedores em 1995. Os desenvolvedores consideraram ter uma cena em um bar (presumivelmente em Thamasa) onde Strago pede a Shadow para revelar sua identidade. O diálogo deveria ser o seguinte:

Strago: Eu tenho um pedido ... Mostre-me seu rosto. Mesmo se você não seja ele, eu não tenha nenhuma intenção de perder tempo tentando convencê-lo a ficar. Eu só quero saber... pelo amor de Relm...
Shadow: ...... (Ele tira a mascara e mostra seu rosto para Stragp. No entanto o jogador não pode ver seu rosto.)
Strago: Obrigado... Shadow... Venha, vamos tomar uma bebida.[2]

JogabilidadeEditar

Membro do GrupoEditar

FF6 iOS Shadow Sprites
Chibi Shadow

Tanto na vez que é recrutado na Casa do Pai de Gau, (mas não dentro do campo imperial, antes do Continente Flutuante, e no Trem-fantasma), se ele estiver na equipe, ele tem 1/16 chance de sair no final das batalhas. Se ele for o único personagem vivo, então ele não vai sair. Se a batalha for na formação lateral ou traseira ele também não sairá. Shadow também não vai deixar o grupo se ele for nocauteado, petrificado, ou se estiver com o statu Zumbi.

Suas habilidade Throw, permite ele lançar uma variedade de armas que inclui; adagas, espadas (exceto Ultima Weapon), lanças, adagas ninja, katanas, bastões (exceto Flame Rod, Ice Rod, e Thunder Rod), armas lançáveis (incluindo boomerangs e chakrams), itens de jogadores (exceto Dados), shurikens, e Pergaminhos.

Se Shadow ié atingido com um ataque físico, existe uma chance de Interceptor irá bloqueá-lo. Quando isso acontece, Shadow terá pouco ou nenhum dano. Há uma chance de Interceptor contra-atacar usando o "Wild Fang" ou "Takedown", ambos dão dano mágico não-elemental em um adversário, desde que não seja flutuante. No caso do Rippler Bug, o jogador pode perder permanentemente o uso do Interceptor em batalhas.

EstatísticasEditar

Shadow é um Assassino e, portanto, tem alta velocidade e força, e defesa e magia razoáveis. Nenhuma de suas estatísticas é baixa, fazendo dele um personagem útil.

Quando equipado com Thief Knife, Priest's Miter, e duas White Capes, ele tem 49% de Evasão Mágica, o maior valor possível no World of Balance.

Nome Estatísticas iniciais
Força 39
Velocidade 38
Resistência 30
Magia 33
Ataque 23
Defesa 47
Evasão 28%
Defesa Mágica 25
MEvasão Mágicavasion 9%
Sucesso para Escapar 5
HP Ganho 51
MP Ganho 6
Level Médio +0
Nível HP MP EXP
1 51 6 0
10 224 59 2976
20 687 160 22832
30 1502 281 75496
40 2545 422 176976
50 3730 583 343248
60 5101 698 590320
70 6642 763 934208
80 8024 832 1390872
90 9037 885 1976352
99 9799 967 2637112

EquipamentosEditar

Suas armas são limitadas a adagas, mas ele pode equipar quase todas as armaduras.

ArmasEditar

Adagas Adagas Ninja Universal

ArmaduasEditar

Escudos Capacetes Armaduras

ChefeEditar

Para a informação de batalha, veja: Shadow (Chefe)

Shadow é enfrentado no Coliseu Pescoço do Dragão como um chefe no World of Ruin, se ele sobreviveu ao Continente Flutuante.

SonhosEditar

Se o grupo passar a noite em qualquer Pousada enquanto Shadow esta no grupo, existe uma chance de ver um sonho. Há quatro sonhos, que, quando vistos em sequência, contam a história do passado de Shadow. O jogador pode ficar em uma pousada até que todos os sonhos sejam exibidos. Cada sonho é reproduzido uma vez. Um quinto do sonho é mostrado ao resgatar Shadow na Caverna no Veldt no World of Ruin, e um sexto sonho que pertence a Relm é visível somente se o jogador deixa Shadow no Continente Flutuante.

Criação e DesenvolvimentoEditar

Shadow-Interceptor

Depois que foi decidido que Final Fantasy VI seria um jogo sem protagonista principal claro, todos na equipe de desenvolvimento foram incentivados a dar ideias para personagens e seus eventos. O personagem e história de Shadow foram criados por influência de Tetsuya Nomura.[3] Shadow é baseado em uma ideia de Nomura para o Final Fantasy V. Ele tinha em mente uma classe, que seria um ninja com uma cachorro, um jogador que luta com dados entre outros. Essas ideias não foram utilizadas em Final Fantasy V, mas quandot começou a trabalhar em Final Fantasy VI, elas foram usadas para Shadow e Setzer.[4]

Na versão Advance, a famosa frase "Ele cortou a garganta de sua mãe por um níquel" foi alterada para "Ele mataria seu melhor amigo pelo preço certo," como era na versão original em japonês.

Os dados do jogo contém linhas de diálogo para Shadow quando falando sobre a Blackjack, no entanto, o jogador nunca chega a bordo do dirigível com Shadow, portanto, essas linhas não podem ser visualizadas. Também é possível ignorar Shadow até que a missão de Thamasa, mas ele sempre age como se já tivesse conhecido o jogador.

Musica TemaEditar

{{{image}}}
"Shadow"
Music-harp
Shadow
Algum problema com a amostra de áudio?

O tema de Shadow tem um estilo que lemha trilhas sonoras de spaghetti western. Quando o jogador entra no local onde Shadow esta presente, a música de fundo muda para seu tema, indicando sua presença, seu tema toca durante o "Ending Theme" entre 09:16 e 10:04.

Ourtas ApariçõesEditar

Final Fantasy VI: The Interactive CG GameEditar

FfVI-tech demo

Shadow com Locke e Terra no jogo CG.

Shadow aparece como um personagem jogável em uma demonstração produzida pela Square usando personagens de Final Fantasy VI. A demo foi a primeira incrusão da Square em gráficos 3D em tempo real, e muitos acreditavam que era um precursor de um novo Final Fantasy para Nintendo 64, mas a Square ainda não tinha se comprometido com o console e grande parte da tecnologia mostrada foi usada em Final Fantasy VII e jogos subsequentes para o PlayStation.demo.

Pictlogica Final FantasyEditar

Impresario-ffvi-ios Este artigo é um esboço sobre Pictlogica Final Fantasy. Você pode ajudar expandindo-o.

Final Fantasy Airborne BrigadeEditar

Shadow é um aliado e uma evocação Legend em Final Fantasy Airborne Brigade..

Final Fantasy Record KeeperEditar

Shadow aparece em Final Fantasy Record Keeper.

Final Fantasy Brave ExviusEditar

Impresario-ffvi-ios Este artigo é um esboço sobre Final Fantasy Brave Exvius. Você pode ajudar expandindo-o.

Final Fantasy Trading Card GameEditar

Shadow aparece em cartas do elemento trovão em Final Fantasy Trading Card Game.

GaleriaEditar

EtimologiaEditar

Shadow em português significa Sombra.

Seu primeiro nome pode ser uma referência ao famoso ladrão Clyde Barrow.

TrivialidadesEditar

  • Shadow aparece ao lado de Intercepto em tutoriais de Dissidia Final Fantasy.
  • Na versão para SNES, Se o grupo escolher salvar o Shadow, ao ser encontrado na caverna ele vai ser chamado de "ela". Isso foi arrumado nas outras versões.
  • É possível fazer o Empty Party Glitch se Shadow deixar o grupo sendo o único membro, e o jogo trava.
  • No passado Shadow era um Thief, uma alusão ao primeiro Final Fantasy onde Thief evolui para Ninja.

ReferênciasEditar

  1. Final Fantasy VI The Complete, pag 163
  2. Edição da V-Jump (em japonês)
  3. http://www.edge-online.com/features/the-making-of-final-fantasy-vi/
  4. Como Final Fantasy V mudou a carreira de Tetsuya Nomura — Siliconera.com

Também no FANDOM

Wiki aleatória