FANDOM


BattleGrid

A grade de batalha de Final Fantasy Tactics.

RPGs de Estratégia, conhecidos como Strategy Role-Playing Games (SRPG) ou Tatical Role-Playing Games (TRPG) em inglês, são um tipo de jogo eletrônico onde os jogadores devem fazer decisões estratégicas, geralmente baseadas em disposição espacial, para vencer batalhas, além de gerir o desenvolvimento da história e seus personagens, níveis e equipamentos como em um role-playing game (RPG). De certa forma, esse tipo de jogo é a ponte que ligam os RPGs tradicionais e os jogos de estratégia em turnos.

SRPGs de Final FantasyEditar

Enquanto a grande maioria dos títulos de Final Fantasy são RPGs tradicionais, existem algumas edições da série são SRPGS. Após reunir a maioria do time da série Ogre Battle, incluindo Yasumi Matsuno, o grupo criou e lançou Final Fantasy Tactics para o PlayStation da Sony Computer Entertainment e alguns anos depois Final Fantasy Tactics Advance para o Game Boy Advance da Nintendo Company, Ltd.

Desde os dois jogos originais, mais dois SRPGs carregando o título Final Fantasy foram lançados; Final Fantasy Tactics: The War of the Lions, uma ambiciosa versão para o PlayStation Portable re-traduzida e revisada do Final Fantasy Tactics original e também Final Fantasy Tactics A2: Grimoire of the Rift para o Nintendo DS, que dá continuidade ao estilo de jogo de Final Fantasy Advance.

RPG vs. SRPGEditar

Os RPGs táticos de Final Fantasy diferem dos RPGs tradicionais da série em alguns pontos:

  • Nos SRPGs, em média, mais personagens do jogador e inimigos participam das batalhas. Enquanto a maioria dos jogos de Final Fantasy permitem que apenas três ou quatro membros participem em uma luta, com jogos mais recentes tendendo à números ainda mais baixos, tanto Final Fantasy Tactics quanto Final Fantasy Tactics Advance permitem que até seis personagens do jogador participem de uma mesma batalha. Inimigos também são encontrados em maior número, em muitos casos com até doze deles participando ao mesmo tempo.
  • Nos jogos de Final Fantasy tradicionais, os personagens do jogador não possuem liberdade de movimento no campo de batalha, podendo no máximo alterar suas posições entre linhas de frente e retaguarda. Em Final Fantasy Tactics e Final Fantasy Tactics Advance, os personagens lutam em uma espécie de grade quadriculada, como em um tabuleiro de xadrez. Quando o turno do personagem chega, lhe é permitido movimentar sobre o tabuleiro ou utilizar outros comandos. A habilidade de atacar com uma arma ou conjurar um encanto é limitada por sua proximidade em relação ao inimigo alvo. Frequentemente, também são considerados a altura do terreno e os obstáculos que bloqueiam a movimentação e a linha de visão. A chance do personagem acertar o ataque depende da posição e do lado relativo ao inimigo que ele deseja atacar. Um exemplo disso é retratado na imagem no início desse artigo.
  • O Sistema de Profissões dos SRPGs permite um desenvolvimento mais diversificado do personagem e as divergências entre as Profissões são mais evidentes, diferentemente dos sistemas de jogos mais tradicionais da série. Como evidenciado pela imagem à direita, uma grande variedade de Profissões é disponibilizada para o jogador. Dentre essas Profissões, é dada ao jogador a habilidade de escolher qual delas cada personagem deve seguir, contanto que esse personagem seja elegível para seguí-la — elegibilidade que se baseia na sua raça e também no nível alcançado em outras Profissões — possibilitando a formação de times mais adequados ao seu estilo de estratégia.


Lista dos JogosEditar

Outros títulos da Square EnixEditar

Desenvolvidos idependentemente, a seguir se encontra uma lista de outros SRPGs da Square Co., Ltd. e da Square Enix.

  • Front Mission (Super Nintendo, WonderSwan, PlaySatation, Nintendo DS)
  • Front Mission 2 (PlayStation)
  • Front Mission 3 (PlayStation)
  • Front Mission 4 (PlayStation 2)
  • Front Mission 5: Scars of the War (PlayStation 2)
  • Front Mission: Gun Hazard (Super Nintendo)
  • Front Mission: Alternative (PlayStation)
  • Front Mission Online (PlayStation 2)

Jogos RelacionadosEditar

Os jogos a seguir são obras de Yasumi Matsuno e da equipe de desenvolvimento da Quest (bem como as obras derivadas) antes de serem contratados pela Square para produzir Final Fantasy Tactics, Vagrant Story e Final Fantasy XII. Ogre Battle, Tactics Ogre e Final Fantasy Tactics frequentemente são vistos como uma trilogia, devido às semelhanças de estilo e também por serem todos dirigidos por Yasumi Matsuno.

  • Ogre Battle (Super Nintendo)
  • Ogre Battle Gaiden (Neo Geo Pocket Color)
  • Ogre Battle 64: Person of Lordy Caliber (Nintendo 64)
  • Tactics Ogre: Let Us Cling Together (Super Nintendo, Sega Saturn, PlayStation, PSP)
  • Tactics Ogre: The Knight of Lodis (Game Boy Advance)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória