FANDOM

O artigo a seguir é baseado em algo que não possui qualquer nome divulgado em nenhum material oficial da Square Enix; o título atual pode ser mudado futuramente.
FFI PSP Peninsula of Power

Península do Poder em Final Fantasy (PSP).

Jogos da série Final Fantasy que usam o sistema de encontros aleatórios no mapa-múndi geralmente utilizam uma grade que separa as áreas em que determinados monstros aparecem. Dependendo do local na grade que um jogador atravessando o mapa se encontre, diferentes inimigos serão enfrentados. Em algumas ocasiões, devido a descuidos de programação, o jogador pode ter acesso antecipado a monstros destinados a serem enfrentados bem mais tarde no jogo, quando o jogador atingir certas áreas ou partes da história. Muitas destas áreas são lugares remotos que os jogadores devem explorar ou ter conhecimento prévio para encontrar. Os jogadores podem aproveitar estas áreas para conseguir mais experiência ou gil de forma mais rápida e antecipada.

O termo Península do Poder (Peninsula of Power em inglês) foi cunhado em uma edição da revista americana Nintendo Power para Final Fantasy, onde a área fora sugerida para a aquisição de experiência e gil rapidamente. Mais tarde, os jogadores continuaram a usar o termo para áreas semelhantes nos outros títulos da série e outros jogos eletrônicos.

ApariçõesEditar

Final FantasyEditar

A Península do Poder é o termo usado para designar uma localidade no Final Fantasy original. Se trata de uma península ao nordeste de Pravoka, acessada através do Navio. Em certas áreas ao redor da península, monstros que normalmente são encontrados ao redor de Lufenia são encontrados também, permitindo acesso antecipado a estes inimigos.

Isso ocorre porque o mapa-múndi é dividido em uma grade de 8x8, com cada uma das áreas contendo quadrantes de 32x32. A grade determina quais inimigos são enfrentados em qual localidade. Onde o quadrado mais ao noroeste se encontra é o ponto (0,0), partindo daí para o leste se encontra o ponto (1,0) e para o sul se encontra o ponto (0,1); o ponto (6,4) contém Pravoka, e para o leste deste se encontra o ponto (7,4), a área ao sul da península incluindo sua parte meridional. Os pontos (7,4), (7,5) e (6,5) todos contém as mesmas formações inimigas, não muito mais fortes que as de Pravoka.

Contudo, a parte mais ao norte da península se encontra no quadrante que cobre a maior porção da área ao redor de Lufenia, incluindo a própria cidade. Neste ponto, (7,3), os inimigos encontrados são projetados para serem enfrentados nas últimas partes do jogo, após a aeronave ser obtida.

Embora não seja exatamente uma Península do Poder, na versão para Nintendo Entertainment System de Final Fantasy existe uma pequena área de três quadrados ao sul das montanhas abaixo do Deserto Yahnikurm que possui apenas Goblins como inimigos.

Final Fantasy IIEditar

A alguns quadrados ao sul de Altair, o jogador pode enfrentar monstros normalmente encontrados nas áreas ao redor de Mysidia. Os monstros só podem ser encontrados nos três quadrados horizontais do litoral.

Final Fantasy IIIEditar

Esta área pode ser acessada logo após a Mansão do Goldor. Partindo de Amur, o jogador deve voar norte. A área não se parece com uma península, mas usa o mesmo conceito da Península do Poder de Final Fantasy. A grade termina um quadrado deois das montanhas, e este trecho horizontal de terra contém monstros normalmente encontrados na área ao redor da Torre de Cristal, que são monstros destinados a serem enfrentados quase no fim do jogo. Esta área não se aplica às versões 3D de Final Fantasy III.

Final Fantasy IVEditar

Os monstros enfrentados ao norte da Monte da Provação são normalmente encontrados nas áreas ao redor de Mythril e Troia. A grade tenta cobrir todas as ilhas ao redor da Montanha das Provações, mas como foi mal construída, o resultado é o acesso antecipado aos monstros mais fortes. Esta área também está disponível na versão Final Fantasy IV: The Complete Collection do jogo. Esta área não se aplica às versões 3D de Final Fantasy IV.

Final Fantasy VIEditar

Esta área é semelhante aos outros exemplos, mas não é bem uma Península do Poder. No Mundo da Ruína existe uma península com seis árvores diretamente ao leste da Torre de Kefka; seus encontros aleatórios são configurados por padrão para resultar em batalhas envolvendo unicamente Leaf Bunnies e Darkwinds, alguns dos primeiros inimigos a serem enfrentados no jogo, encontrados logo ao redor de Narshe.

GaleriaEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória