FANDOM


NESParty.png

Tela inicial de formação da party em Final Fantasy

O termo Party (パーティー, Pātī?) se refere à coleção de personagens sob o controle do jogador na série Final Fantasy. Dessa forma, parties decidem quem o jogador leva para a batalha, tornando-as um detalhe crucial do sistema de batalha do jogo.

Alguns jogos possuem parties predefinidas, com membros se unindo e deixando a party de acordo com o enredo, como por exemplo em Final Fantasy IV, enquanto outros permitem total customização, dando ao jogador a liberdade para trocar os membros ativos da party e formar o time que quiser, prática que começou em Final Fantasy VI. O número de membros da party varia de jogo para jogo, mas quatro membros ativos é a configuração mais comum.

A maioria dos jogos também possui um "líder da party", geralmente o protagonista principal, que deve estar sempre presente exceto por condições especiais. Esse líder é usualmente o mesmo personagem que aparece no World Map e outras localidades, a não ser que esteja nocauteado, quando outro personagem tomará o seu lugar. Na maioria dos casos, depois de revivido, o líder retoma o seu lugar.

ApariçõesEditar

Final FantasyEditar

O jogador escolhe classes para os quatro personagens no início do jogo que, junto com a party, permanecem os mesmos até o seu fim. O personagem que aparece no mapa é aquele que ocupa a posição do topo na formação ou organização da party.

Final Fantasy IIEditar

Firion, Maria e Guy são personagens permanentemente controláveis, com vários outros membros se unindo por determinados intervalos. O limite de membros ativos na party é quatro. O Bug dos Personagens do Meio é um bug da versão para NES de Final Fantasy II em que os dois personagens do meio tendem a ser atacados bem mais frequentemente do que os personagens que ocupam a posição do topo ou a posição mais inferior na formação de batalha. Caso um desses dois personagens fosse colocado na retaguarda, o personagem na linha de frente seria atingido o mesmo número de vezes que todos os outros personagens combinados.

Final Fantasy IIIEditar

Da mesma forma que em Final Fantasy, o jogador controla quatro personagens fixos, mas aliados ocasionalmente se juntam à party por determinados intervalos. No remake para DS esses aliados servem como uma espécie de "quinto membro da party" que pode auxiliar durante a batalha; contudo, eles não podem sofrem nenhum tipo de dano e o seu turno ocorre antes que qualquer lado da batalha ataque.

Final Fantasy IVEditar

A party de Final Fantasy IV é constituída por cinco membros ativos, número maior até então do que em qualquer outro jogo da série principal, com três deles ocupando uma linha de batalha e os dois restantes ocupando a outra. O protagonista do jogo, Cecil Harvey é o único personagem permanentemente jogável, todos os outros personagens se juntam e deixam a party no decorrer do jogo.

Na versão advance do jogo, após a destruição do Gigante de Babil todos os personagens anteriormente jogáveis exceto por Fusoya e Tellah podem ser colocados e retirados da party à vontade, mas Cecil deve estar sempre presente. Isso foi removido da versão para Nintendo DS e reintegrado na versão The Complete Collection.

Cecil é o lider padrão da party, mas isso pode ser alterado pelo jogador pressionando os botões L e R nas versões para SNES, Advance e PlayStation Portable, os botões L1 e R1 na versão pra PlayStation ou o botão Y na versão para Nintendo DS. Isso pode ser feito somente fora de batalha e não tem influência em nada, apenas determina qual personagem aparece no mapa enquanto o jogador explora o jogo.

Final Fantasy IV InterludeEditar

A party ativa é constituída pelo mesmo número de membros e funciona da mesma maneira que no jogo anterior.

Final Fantasy IV: The After YearsEditar

Da mesma forma que seu antecessor, Final Fantasy IV: The After Years possui um limite de cinco membros ativos para a party. Além disso, possui 22 personagens permanentes e 11 personagens temporários, somando um impressionante total de 33 personagens jogáveis. Na maioria dos capítulos a party é determinada automaticamente, com personagens unindo-se e deixando-a durante pontos do enredo; contudo, durante a última parte do final do jogo, o jogador é livre para criar uma party utilizando qualquer um dos personagens principais jogáveis (embora Cecil e Golbez devem estar presentes para a batalha contra o Cavaleiro das Trevas ou o resultado é um game over instantâneo).

Final Fantasy VEditar

O elenco jogável é mais uma vez limitado a quatro personagens fixos, apesar que no decorrer do jogo, Galuf é substituído por sua neta Krile, que recebe todas suas habilidades. Além disso, Lenna, e por um menor tempo, Faris, se ausentam da party por um determinado período. Isso torna Bartz o único membro sempre presente na party, embora exista um momento onde Galuf é o único personagem jogável.

Final Fantasy VIEditar

O limite de membros ativos na party permanece quatro e Final Fantasy VI foi o primeiro jogo na série a permitir que jogadores trocasse seus membros da maneira que desejassem dentro desse limite, utilizando-se de 11 personagens permanentes (o maior número entre qualquer jogo da série principal), três personagens secretos, e 17 personagens temporários.

Assim que o jogador ganha acesso certos pontos da história, os membros da party podem ser trocados livremente, tendo início em Narshe e depois na aeronave do jogador, embora, em algumas ocasiões, alguns personagens deixarão a party, não podendo ser selecionados. Outras vezes, a party é definida para certos eventos do jogo - Locke e Celes devem estar presentes durante o ataque a Vector, mas os outros dois membros podem ser quem quer que o jogador escolha, por exemplo.

No Mundo das Ruínas o grupo é disperso e enquanto o jogador é mais uma vez livre para montar sua própria party, ele está limitado a utilizar apenas personagens que ele tenha salvo ou resgatado. Restrições em quem deve estar na party somente aparecem em missões secundárias - a missão para caçar o monstro Hidon só pode ser obtida quando o jogador entrar em Thamasa com Strago e Relm na party, por exemplo. Caso contrário, Hidon não aparecerá.

Existe um glitch no jogo chamado glitch da party vazia, onde o jogador acaba com uma party sem membros, o que congela o jogo. Esse glitch geralmente acontece através do uso de GameShark.

Quando o jogador aposta a Ichigeki no Coliseu Pescoço de Dragão do Mundo das Ruínas, ele efrentará Shadow. Se o jogador escolher Gogo para lutar contra ele, Shadow for o primeiro a atacar e Gogo escolher o comando Mímica, Gogo irá imitar o último ataque de Shadow e atacar a si mesmo(a). Isso acontece porque Shadow aomda é classificado pelo jogo como um membro da party, apesar de aparecer como um "inimigo" para esta batalha.

Final Fantasy VIIEditar

O limite de membros ativos na party é reduzido para três, embora o sistema de Materia de certa forma compense a falta do companheiro extra devido ao alto grau de customização proporcionado aos três membros. Razoavelmente cedo no jogo, após deixar Midgar, o PHS permite que o jogador troque os membros da party da forma que desejar nos save points e no world map.

Durante certos pontos do jogo, o jogador poderá utilizar o PHS, o que efetivamente acaba predefinindo a party por esse período, e em outras ocasiões certos membros devem estar presentes na party para continuar o jogo. Sephiroth também está disponível como um personagem temporário em um flashback, mas é controlado pela IA (Inteligência Artificial). Cloud deve estar sempre presente, exceto por partes onde a party é separada (nesse caso Aeris e Barret são, respectivamente, os líderes), e em um pequeno período no Disco 2 quando ele deixa ao grupo. Tifa e mais tarde Cid ocupam seu lugar como líderes durante sua ausência.

Como nos jogos anteriores, apenas o líder da party (Cloud por padrão) é visto no mapa, e os outros personagens desaparecem "dentro" dele quando se juntam ao grupo.

Uma paródia dessa situação estava presente nos estágios de planejamento do jogo, como foi revelado em Final Fantasy VII Ultimania Omega[1]:

Toriyama sempre fazia estranhos e complicados pequenos eventos como esse que viviam sendo editados. Havia uma cena na plataforma da estação, por exemplo, onde Biggs, Wedge e Jessie da AVALANCHE ficariam de frente uma para o outro e tentariam se combinar em um só. (...) Quando um evento tem início em Final Fantasy VII, os outros dois membros da party se separam do avatar do Cloud. Quando o evento termina, a party se junta e Cloud fica sozinho mais uma vez. Isso é apenas a maneira que o jogo foi configurado, mas Toriyama a parodiou. Os três membros da AVALANCHE diriam "Vamos fazer isso também!" e fariam o seu melhor para se juntarem, mas acabariam apenas empurrando um aos outros e balbuciando "Acho que ainda não temos prática o suficiente." *risos*
Yoshinori Kitase

O líder da party que não pode ser retirado é rotulado "Personagem #0" no código do jogo, enquanto os dois restantes são "Personagem #1" e "Personagem #2". Sempre que o jogador sai do menu principal, o jogo checa de cima a baixo se algum personagem possui uma posição definida. É por isso que entrando no menu e usando o comando "Order" para rearranjar os personagens ou trocando os personagens opcionais no menu do PHS não afeta qual membro é o Personagem #1 ou #2. Para mudar isso, o membro deve sair da party por completo e um novo personagem deve ser colocado em seu lugar.

Apenas se o jogador trocar ambos os personagens opcionais e seguir para o menu principal ele pode mudar qual personagem se torna Personagem #1 ou #2 utilizando "Order"; o jogo checa primeiro depois de sair do menu principal e então sem novos lugares estabelecidos o jogador pode escolher qual membro se torna #1 colocando-o no topo da formação (ou, se o líder da party se encontra no topo, colocando-o abaixo dele).

O jogo chama por Personagem #1 ou Personagem #2 para falar no mapa e o jogador pode ajustar os membros da party para mudar o diálogo que está atribuídos para ser utilizado. Se Barret se encontra na party, ele falará, se não será Tifa, depois Aeris, e assim por diante. A ordem em que as falas dos membros do time são priorizadas varia, mas em geral os membros mais antigos recebem prioridade mais alta que os recrutados recentemente. Isso significa que quando uma escala de prioridade se torna longa o bastante, o personagem no último lugar pode nunca chegar a falar. Isso pode levar a situações onde o jogador nunca vê alguns dos diálogos do jogo, porque as falas que pertencem ao personagem estão sempre na base da escala de prioridade.

Existe um glitch relativo aos evento onde Yuffie Kisaragi é recrutada, em que o jogador pode acessar o PHS quando não é projetado para ser possível.

Final Fantasy VIIIEditar

O limite de membros ativos na party é mais uma vez limitado a três, embora o jogador pode alterar o grupo a qualquer momento no world map. Mais uma vez, em certas partes, a party é predefinida e certos membros não podem ser mudados. Edea e Seifer são temporariamente jogáveis, e Laguna, Kiros e Ward compõem a sua própria party em certas sequências, mas não podem ser trocados entre os membros da party normais. Squall deve estar sempre na party exceto por poucas ocasiões onde o jogador controla duas parties, nesse caso é atribuído um líder alternativo.

Diferente de outros jogos, a party em Final Fantasy VIII não desaparece dentro do personagem líder. Ao invés disso, os outros membros da party seguem o caminho do(a) líder exatamente da mesma maneira que ele ou ela se movimenta. Isso foi feito provavelmente como uma tentativa de criar uma experiência mais realista para o jogador. A exceção a isso é sempre que a party aparece no world map, onde apenas o líder é visível.

Final Fantasy IXEditar

O limite de membros ativos é mais uma vez aumentado para quatro em Final Fantasy IX. Por cerca da primeira metade do jogo, a party é predefinida e não pode ser mudada exceto quando a opção é dada como requerimento do enredo. Após adquirir a Blue Narciss, seus membros integrantes podem ser mudados da maneira que o jogador desejar.

Zidane é o líder da party e deve estar sempre presente exceto no interior de Memoria e do Crystal World, onde Zidane pode ser removido (embora ele ainda aparacerá como o personagem controlável quando não em batalha).

Final Fantasy IX possui uma abordagem diferente para cenas envolvendo membros da party. Ao invés de desaparecer e reaparecer de dentro do líder, cutscenes são utilizadas para iniciar interações do grupo entre si, com os inimigos e com o ambiente. Quando a cena termina, a tela irá escurecer e retornar com apenas o líder presente e pronto para ser movimentado pelo jogador.

Final Fantasy XEditar

FFX-2 HD Party Members Menu.png

Party menu em Final Fantasy X-2 HD Remaster.

Diferentemente de jogos anteriores, Final Fantasy X permite ao jogador alterar os participantes dentre os sete personagens possíveis no meio da batalha, embora apenas três podem ser usados por vez. Se um membro é nocauteado, ele não pode ser substituído, devendo ser revivido primeiro. Se todos os três personagens são mortos ou petrificados (seja transformado em pedra ou despedaçado), o jogador recebe um game over.

Tidus é o personagem jogável principal que aparece no mapa, com exceção da cena em Via Purifico onde Yuna brevemente toma o seu lugar.

Final Fantasy X-2Editar

Yuna,Rikku e Paine formam a party jogável durante o jogo inteiro. Contudo, existem dois casos onde o grupo é brevemente separado.

Yuna é a personagem jogável principal e a que aparece no mapa, com a exceção da cena em Luka onde Rikku brevemente toma o seu lugar.

Final Fantasy X e X-2 usam cenas envolvendo interações entre a party da mesma forma que Final Fantasy IX, onde cutscenes as envolvem todos os personagens presentes que desaparecem quando a cena termina. Ocasionalmente durante o jogo membros do grupo irão aparecer, geralmente atuando como um guia para o jogador seguir e providenciar diálogo adicional (na maioria das vezes opcional).

Nas versões Internacional e Remasterizada do jogo, o jogador pode usar a IA para controlar os personagens, e escolhê-los por um menu que lembra os de dos jogos mais antigos da série.

Final Fantasy X-2: Last MissionEditar


Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço. Você pode ajudar expandindo-o.


Final Fantasy XIEditar

Uma party em Final Fantasy XI se refere a um grupo formado por qualquer número de personagens entre dois e seis membros, sendo um deles o líder. Essa organização é tipicamente temporária, mas jogadores geralmente formam laços de amizade e criam party fixas. Não existe nenhum termo no jogo para esse tipo de party, trata-se de um termo cunhado por pessoas que usualmente formam parties juntos.

Parties são formadas nos jogos para completar variadas missões ou para adquirir pontos de experiência quando múltiplos membros se saem melhor coletivamente ou se divertem mais do que tentando jogar sozinhos. Parties aparecem no canto inferior direito da tela. O nome do jogador que está visualizando a lista sempre aparecerá no topo, e o dos outros membros aparecerão na ordem que se juntarem ao grupo. A lista inclui os nomes, o HP e o MP de todos os membros. O líder da party é identificado por um ponto amarelo antes de seu nome.

Uma Aliança é um grupo de duas ou três parties que se juntam para completar missões maiores e mais complicadas. É possível formar uma aliança para tentar conseguir pontos de experiência, mas geralmente isso não acontece pela forma como a experiência no jogo é calculada. Não existem encontros (batalhas) que são difíceis demais para apenas uma party. Frequentemente esses encontros incluem Monstros Notórios de alto nível, certas lutas em Círculo Flamejante, e missões que um número elevado de pessoas querem completar juntas.

No que diz respeito a forma como elas são exibidas, as duas parties adicionais são exibidas começando na parte superior direita da tela. Caso sejam duas, a segunda party será colocada abaixo da primeira. Ao líder da aliança é dado um ponto branco adicional próximo ao seu ponto amarelo que o identifica como líder da party.

Uma vez que o jogo é centrado em parties, existem certas magias (positivas) que podem afetar apenas membros da party. Essas magias e habilidades incluem;canções de bardo, magias de regeneração, magias de revitalização, esgueirar, invisibilidade, ou desodorizar.

A única exceção a essa regra é Balista, uma forma de Conflito onde essas magias podem afetar qualquer um do mesmo time. Magias que não funcionam em jogadores fora de sua party também não funcionam em jogadores que pertencem a outra party em alianças.

Final Fantasy XIIEditar

Balthier-and-fran-join.png

Balthier e Fran se juntam a party.

De uma party de seis personagens, apenas três podem ser usados por vez. Como em Final Fantasy X, membros podem ser substituídos em batalha, embora dessa vez membros nocauteados podem ser substituídos por membros não nocauteados. Membros da party não podem ser substituídos se forem alvos de algum ataque ou habilidade de qualquer tipo (seus nomes aparecerão vermelho no Menu).

Personagens que não estão sendo usados no momento podem ser revividos ou curados por membros que estão em batalha. Se a party ativa é nocauteada, ou de qualquer outra forma for incapaz de lutar, o jogador será solicitado a trazer pelo menos um personagem da reserva para a party ativa. O jogador só recebe um game ver uma vez que todos os seis personagens foram derrotados.

Vaan é o único membro da party que aparece nas Cidades, e aparecerá mesmo que estiver nocauteado. Fora das cidades, qualquer personagem pode ser o líder da party. O líder é escolhido pelo jogador, embora exceto pela câmera o seguindo, ele não apresenta nenhuma diferença dos outros personagens em campo, além do fato que se Fran for a líder da party NPCs Viera terão diálogo diferente para o jogador.

Final Fantasy XII inclui vários aliados e guests que são controlados pelo computador. Os aliados aparecem em certas áreas ou até mesmo em algumas Caçadas, lutam ao lado da party por breves momentos e não apresentam nenhuma relação com a party ou com o enredo. Guests são como aliados, mas com algumas diferenças; eles efetivamente se juntam à party e aparecem como um quarto membro da party ativa, mas não podem ser substituídos por outros membros.

Guests também são importantes para o enredo e estão frequentemente conectados à party. Como membros efetivos da party, podem ser revividos, diferentemente de aliados, que quando mortos permanecem assim. Nem aliados ou guests podem ter o seu equipamento ou gambits alterados, tampouco podem subir de nível.

Na versão Zodiac Job System, o jogador pode alterar os gambits dos guests e controlá-los, mas ainda não pode alterar seu equipamento.

Final Fantasy XII: Revenant WingsEditar

A party por padrão força o jogador a escolher cinco personagem "líderes", mas em contrapartida o jogador pode invocar uma abundância de Espers para se juntarem à sua party. Contudo, em algumas missões, a party nem sempre pode se consistir dos cinco líderes das parties totais. Todos os personagens "líderes" possuem a sua própria party que consiste do líder e suas invocações. Um líder pode possuir no máximo oito Espers atribuídos a ele.

O jogador pode atribuir vários buffs via equipamento e habilidades que geralmente só afetam o líder da party e não outros personagens. Contudo, em algumas batalhas, Espers não podem ser invocados. Revenant Wings possui nove personagens permanentes e um personagem temporário. Todas as unidades controláveis possuem a barra de saúde na cor azul.

Como em Final Fantasy XII, em algumas áreas de uma missão, existem guests ou "aliados". Guests podem se movimentar pela área perseguindo inimigos ou simplesmente seguindo o líder de party mais próximo a eles. A barra de saúde das unidades guests são representadas na cor amarelo.

Final Fantasy XIIIEditar

Leader-ffxiii-icon.png

Ícone.

Pela primeira metade do jogo, a história alterna entre os seis personagens principais em parties de até três membros, se interligando em vários pontos. O líder da party é escolhido pelo jogo e é o único personagem controlado em batalha.

Apenas a função ou papel dos outros membros da party pode ser mudada através do sistema Paradigm (Optima na versão japonesa), enquanto as habilidades que realizam são automaticamente escolhidas pelo jogo. Se o líder morre, é fim de jogo, independentemente dos outros membros estarem vivos ou não.

Uma vez que todos os seis personagens são obtidos, o jogador é livre para escolher sua própria party de três membros e estabelecer seu próprio líder, mas isso pode ser feito apenas fora de batalha. O líder é representado por uma pequena bandeira amarela.

Final Fantasy XIII-2Editar

Serah Farron and Noel Kreiss lutam ao lado de monstros obtidos por Paradigm Pack em suas viagens. Sarah e Noel podem viajar com até três monstros ao mesmo tempo com cada possuindo sua própria função Paradigm. Existem momentos durante os jogo onde Sarah e Noel são separados e devem lutar sozinhos apoiados por um monstro aliado.

Lightning também é controlada na abertura do jogo e é jogável em uma DLC, "Lightning: Requiem of the Goddess". Adicionalmente, Sazh Katzroy também pode ser controlado em seu próprio espisódio para download, "Heads or Tails?".

Lightning Returns: Final Fantasy XIIIEditar

Fang-joins-party-LRFFXIII.png

Fang entra na party de Lightning.

Lightning é a única personagem jogável durante grande parte do jogo, mas ela pode ser auxiliada por guests que se juntam à sua party. Membros da party são controlados pela IA.

Final Fantasy XIVEditar

FFXIV Party Search.jpg

Uma busca por party.

Em Final Fantasy XIV, jogadores podem afiar suas habilidades por própria conta, auxiliando os habitantes de Eorzea em várias missões, batalhando inimigos imponentes em FATES, e assim por diante. Contudo, aventureiros podem ocasionalmente encontrar masmorras ou trials que são difíceis demais para desafiar sozinho.

Unindo forças com outros aventureiros, os jogadores podem experimentar um novo nível de jogabilidade e superar desafios ainda maiores. Uma party pode conter no máximo oito jogadores. Dependendo da Duty sendo realizada, podem haver restrições no número de jogadores permitido em uma party, bem como suas funções ou papéis. À parties formadas por entre 4 a 7 jogadores, é dado o nome de "Light Party", enquanto parties de oito jogadores são chamadas de "Full Party".

Para formar uma party o jogador tem a opção de convidar outros jogadores os selecionando em campo, convidar amigos através da Interface Social e selecionando o jogador desejado da lista de amigos ou da função de busca por jogadores e convidar outros jogadores através do bate-papo, usando a opção "Invite to Party" no menu de subcomando em todos os casos. O jogador ainda tem a opção de criar sua própria party e anunciá-la no Party Finder, para que outros jogadores que desejam se unir possam ser recrutados e também procurar por parties criadas por outros jogadores e se juntar a elas.

Duties só podem ser completadas por jogadores unidos em parties, mas é possível registrar para uma Duty sem um grupo de amigos utilizando o Duty Finder. Ao selecionar a Duty desejada pelo Duty Finder, o jogo junta o jogador com outros jogadores de outros servers que desejam fazer a mesma Duty, formando a party.

A lista de membros da party aparece no canto superior esquerdo da tela. Por padrão, o nome do jogador vendo a tela sempre aparecerá no topo, com o nomes dos outros jogadores aparecendo classificados de acordo com seu papel, com Tanks no topo, Healers logo abaixo e DPS na parte inferior. Esta ordem está sujeita a customização e pode variar de jogador para jogador. A lista inclui por padrão o nome completo dos jogadores (o que também está sujeito a customização), seu HP, seu MP e também ícones de buffs e debuffs ativos.

Final Fantasy XVEditar


Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço. Você pode ajudar expandindo-o.


Final Fantasy TacticsEditar

Diferente de jogos da série principal, Final Fantasy Tactics permite que o jogador crie parties de qualquer tamanho que desejar, embora apenas cinco personagens podem ser usados em batalha por vez. Uma vez que os personagens podem morrer permanentemente e novos personagens podem ser recrutados, uma party pode ser composta por muito personagens diferentes daqueles que fazem parte do enredo. Inimigos genéricos e monstros também podem ser recrutados.

O jogador escolhe cinco personagens da sua lista de personagens e os coloca em formação para começar a batalha. Esses cinco podem ser qualquer personagem que o jogador quiser, exceto por batalhas da história principal, nas quais Ramza Beoulve deve sempre participar. Personagens aliados, a quem o jogador não controla, também aparecem nessas batalhas, com posições predefinidas na formação inicial de batalha que o jogador não pode mudar.

Final Fantasy Mystic QuestEditar

A party de Final Fantasy Mystic Quest é composta por dois personagens, com o segundo lugar reservado para os personagens temporários. O protagonista do jogo, Benjamin é o único personagem permanentemente jogável, e vários aliados se juntam e o deixam durante certos pontos na história.

The Final Fantasy LegendEditar

Existem três raças diferentes de personagens para o jogador escolher enquanto cria a sua party. As diferentes raças do jogo são Humano, Mutante e Monstro. Além disso, ele pode ainda escolher entre masculino e feminino para membros das raças Humano e Mutante.

Uma vez que um personagem é introduzido na party, ele ou ela não pode ser removido a não ser que esteja morto. O líder é o personagem que está localizado na primeira posição na party e não pode ser removido sob nenhuma circunstancia. Um personagem rotulado como Morto pode ser restaurado em uma Casa da Vida se ele ou ela ainda tiver ao menos um Coração. Personagens sem Corações devem ser removidos. O manual do jogo dá ao jogador algumas recomendações.

Grupos recomendados:

  • 4 Humanos
  • 2 Humanos e 2 Mutantes
  • 2 Humanos, 1 Mutante e 1 Monstro

Grupos não recomendados:

  • 4 Mutantes
  • 4 Monstros

Final Fantasy Legend IIEditar

O jogador escolhe entre oito possíveis tipos de personagem, e a quinta posição é reservada para guests. O manual que vem junto com o jogo dá ao jogador algumas recomendações.

Grupos recomendados:

  • 1 Humano, 1 Mutante, 1 Monstro e um Robô: Um bom grupo para iniciantes.
  • 2 Humanos e 2 Mutantes: Um grupo bem balanceado.
  • 2 Mutantes e 2 Robôs: Este é um grupo muito bom, mas deve ser usado apenas por jogadores experientes.

Grupos não recomendados:

  • 4 Monstros: Este grupo possui um grande problema: são incapazes de equipar as armas e armaduras mais fortes que são encontradas no final do jogo. A única vantagem deste grupo é que eles não tem nenhum uso para dinheiro exceto para ir à Estalagem.
  • 4 Robôs: Esse grupo precisará de muito dinheiro para abastecê-lo. A vantagem desse grupo é que eles nunca iram ficar sem armas importantes porque a Estalagem irá sempre restaurá-las. Contudo, os Robôs serão incapazes de usar magias e causar uma quantidade muito alta de dano.

Final Fantasy Legend IIIEditar

Arthur, Curtis, Gloria e Sharon são todos personagens permanentemente controláveis na party, com vários outros aliados se juntando e deixando a party durante intervalos predefinidos no jogo. O limite de membros é cinco personagens, e a quinta posição é reservada para guests, que são controláveis durante a batalha.

Final Fantasy: The 4 Heroes of LightEditar

A party do jogador é fixa, e os membros vêm e vão de acordo com o enredo. O número máximo de membros na party é cinco personagens. O jogador pode escolher o líder da party, que aparece como o personagem controlável no mapa, mas o ícone no world map é sempre Brandt. O game ainda apresenta personagens temporários.

Bravely DefaultEditar


Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço. Você pode ajudar expandindo-o.


Dissidia 012 Final FantasyEditar

Parties são compostas por até cinco membros, e podem ou ser predeterminadas de acordo com a história que o jogador está seguindo, ou o jogador pode formar a sua própria party. A mesma regra vale para Auxílios. Para confrontar Peças de Batalha, o primeiro membro da fila lutará primeiro, e se for derrotado, o próximo membro lutará no seu lugar.

Peças de Batalha em party e Peças Espelho consistem de parties inimigas que devem ser enfrentadas seguingdo um de dois conjunto de regras. Seguindo a regra "Rodízio", lutam contra o outro os membros líderes de cada party, depois os secundários, e assim por diante até o fim da lista. O jogador deve derrotar inimigos suficientes para reivindicar uma vitória por maioridade (por exemplo, três vitórias contra uma party de cinco membros) e derrotar a party inimiga. Seguindo regras "Torneio", os líderes lutam primeiro entre si, e quando um deles é derrotado, o segundo personagem da fila toma o seu lugar para lutar contra seu oponente. Isso continua até uma das parties ficar sem membros.

Final Fantasy Type-0Editar

Uma party em Final Fantasy Type-0 consiste em três personagens ativos, com o resto dos personagens aguardando como membros reserva. Para missões, a party de batalha é selecionada durante a preparação e não pode ser mudada a não ser que o jogador acesse um relic terminal durante a missão, ou se um membro é morto e não revivido, o que permite que um membro reserva entre para a party. No world map, a party de batalha consiste dos personagens em campo no momento e os dois personagens no topo da lista de reserva. Durante a batalha, o jogador controla apenas os personagem em campo e pode alternar livremente entre os três membros ativos da party. Membros que não estão sob o controle do jogador recebem metade do dano e usam metade do MP ou Medidor de Habilidade enquanto executam ações.

Todos os 14 membros da Class Zero estão disponíveis durante a maior parte da história principal, mas existem poucos pontos onde certos membros não estão disponíveis. Independentemente dessas ausências, todos os personagens ainda podem ser selecionados para re-jogar missões da Lista de Missões. Na versão Final Fantasy Type-0 HD, o jogador pode escolher aceitar equipes de suporte durante missões, quando personagens controlados pela IA se juntam à party randomicamente, característica que substitui o multiplayer da versão original para PSP. Quando a equipe de suporte se junta à party, os outros membros são relegados para a reserva.

Final Fantasy Airbourne BrigadeEditar

O jogador tem a opção de procurar por outros jogadores no jogo e convidá-los para uma party que tenha formado. Se aceitarem seu convite, todos os jogadores irão receber poções extras no bônus de login e o número de poções para uso diário aumentará. O número máximo de pessoas em uma só party é 10. Tornando-se um membro de party garante que o jogador e outros membros serão sempre atribuídos à mesma brigada. Eles devem enviar um pedido e esperar por aceitação para entrar em uma party de outro jogador e também aprovar pedidos de outros jogadores para entrar na sua. Para pedir para entrar em uma party, o jogador deve tocar "Search for members" no menu principal ou tocar no botão "Event" na parte de baixo da tela.

Final Fantasy All the BravestEditar

O número máximo de posições para membros é 40, significando que 40 personagens participarão das batalhas. O jogador inicialmente tem 32 posições para membros, as oito restantes devem ser destravadas através da opção de menu "SNS". Essa opção postará um anúncio do jogo na rede social do jogador como Facebook ou Twitter e o jogador será recompensado a cada 24 horas com uma posição destravada.

GaleriaEditar

ReferênciasEditar

  1. FFVII: The Unused Text – Part 4 at TheLifestream.net

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória