FANDOM


Uematsu

Nobuo Uematsu

Quando trouxemos uma obra-prima para o mundo [...], nós nos perguntamos, "A gente pode mesmo lutar por 24 horas?" E a resposta foi, "Nós vamos lutar por 8,760 horas! Hm, hm, hm, hm."
—Nobuo Uematsu, encarte de Final Fantasy V: Original Sound Version

Nobuo Uematsu (植松 伸夫) é um prolífico compositor de música para videogames, mais conhecido por seu trabalho na série Final Fantasy.

BiografiaEditar

Nobuo Uematsu nasceu em 21 de março de1959, em Kochi, Prefeitura de Kochi, Japão. Ele começou a tocar música aos doze anos, quando, inspirado por Elton John, aprendeu sozinho a tocar piano. [1] Ele começou sua carreira profissional escrevendo música para comerciais após se graduar na Universidade de Kanagawa. Juntou-se à Square Co., Ltd. em 1986 e começou a compor música para videogames. Ele deixou a Square, agora Square Enix, em 2004. Durante os dezoito anos em que esteve junto à companhia, Uematsu compôs a música para mais de trinta jogos, incluindo, principalmente, a série de Final Fantasy, os dois primeiros jogos SaGa, e algumas faixas de Chrono Trigger. Em 2004, Uematsu fundou a Smile Please, Ltd. e ainda compoe música para videogames, assim como organiza apresentações ao vivo do seu trabalho.

Além de escrever música para jogos, Uematsu compôs o tema musical do anime Oh My Goddess! e compôs para Emiko Shiratori e RIKKI, alguns dos mais famosos cantores japoneses. Ele escreve uma coluna para a revista Weekly Famitsu chamada "Nobuo Uematsu no Minna Sounano?" há vários anos.

Nobuo Uematsu

Uematsu quando jovem

O tema musical de Final Fantasy VIII, "Eyes on Me", o qual ele escreveu e produziu para a diva pop de Hong Kong Faye Wong, vendeu um recorde de 400.000 cópias. Também ganhou como "Música do Ano (Música Ocidental)" no 14º anual Japan Gold Disc Awards em 1999. Esta foi a primeira vez que uma música de videogame recebeu essa honra. Ele recebeu a honra de ser nomeado um "inovador" no "Time 100: The Next Wave - Music" da Revista Time.

As composições de Uematsu para Final Fantasy foram apresentadas ao vivo pela primeira vez em 2003 por sua banda, The Black Mages, na GC Games Convention em Leipzig, Alemanha. Desde então, sua música foi apresentada na turnê de 2004 conhecida como "Tour de Japon: Music from Final Fantasy" a qual baseou-se no sucesso do álbum "20020220 music from Final Fantasy". Uma turnê americana se seguiu chamada "Dear Friends -Music from Final Fantasy-". Mais recentemente, a música de Uematsu foi apresentada no "VOICES: Music from Final Fantasy", o qual ocorreu em 2006 no PACIFICO Yokohama, centro de conferências e convenções. Ele confirmou sua participação e escreveu a música de abertura para a série de concertos "PLAY! A Video Game Symphony", que percorreu o mundo em turnê entre 2006 e 2010.

Nobuo-sama

Em maio de 2010, um novo album em piano de Nobuo Uematsu foi anunciado, o qual apresentou alguns de seus trabalhos tocados pelo pianista clássico Benyamin Nuss. O album foi lançado em 17 de setembro de 2010, e foi a primeira vez que uma grande gravadora clássica comemorou música de videogame.

Trabalhos Musicais na SérieEditar

Jogo Função de Uematsu
Final Fantasy Compositor
Final Fantasy II Compositor
Final Fantasy III Compositor
Final Fantasy IV Compositor
Final Fantasy V Compositor
Final Fantasy VI Compositor
Final Fantasy VII Compositor
Final Fantasy VIII Compositor
Final Fantasy IX Compositor
Final Fantasy X Compositor (com Masashi Hamauzu e Junya Nakano)
Final Fantasy XI Compositor (com Naoshi Mizuta e Kumi Tanioka)
Final Fantasy XII Compositor (com Hitoshi Sakimoto)
Final Fantasy XIV Compositor
Final Fantasy VII: Advent Children Compositor
Final Fantasy Tactics Advance Compositor do Tema Principal
The Final Fantasy Legend Compositor
Final Fantasy Legend II Compositor (com Kenji Ito)


CuriosidadesEditar

FF4 Dev Room - N Uematsu

Nobuo Uematsu aparece como um Hummingway no Developer's Office do Final Fantasy IV original, onde ele se oferece para ensinar à party como tocar música. Mais tarde ele apareceria como um fazendeiro no novo Developer's Office do remake em 3D sob o pseudônimo italianizado "Nobio Uemaccino".

Links ExternosEditar

ReferênciasEditar

  1. http://www.nobuouematsu.com/nobegm2.html

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória