FANDOM

Balthier ffxiirw.png Balthier: "Temo que o júri ainda esteja em sessão."
Mobius Final Fantasy
Mobius-Final-Fantasy-Logo.png
メビウスファイナルファンタジー
Mebiusu Fainaru Fantajī
Desenvolvedora Square Enix
Editora Square Enix
Data(s) de
lançamento
Japão 4 de Junho de 2015[1]
Gênero
Modo(s)
de jogo
Classificações
Plataforma(s) iOS, Android

Mobius Final Fantasy, conhecido a princípio como Mevius Final Fantasy, é um jogo para iOS e Android produzido por Yoshinori Kitase.[1] Foi dito que o jogo segue a "rota clássica", com características como exploração de mapa–embora a movimentação pelo mapa será automatizada–batalhas táticas e uma sistema de níveis. O jogo foca em Wol.[2] O enredo foi escrito por Kazushige Nojima e dizem estar no mesmo nível de um jogo da série numerada, contando com plot twists refinados. Por ter os Guerreiros da Luz como um tema, ele é uma homenagem ao primeiro Final Fantasy e inclui várias referências a ele, mas não é um remake, possui uma nova história e ambientação.[3]

JogabilidadeEditar

Embora o jogador selecione os locais no mapa que quer ir e é transportado automaticamente para lá, a exploração dos campos, as batalhas estratégicas e o sistema de níveis seguem fielmente os jogos Final Fantasy. O jogo possui sistema de classes.[3]

O sistema de batalha segue os controles tradicionais de smartphone: são simples e os comandos são selecionados tocando na tela. Será possível também usar magias durante o combate, incluindo Fire e Blizzard. Alguns inimigos possuem fraquezas elementais: ao usar uma magia do elemento cujo monstro é fraco, ele ficará enfraquecido e será mais fácil de matá-lo. Semelhante à saga Final Fantasy XIII, Mobius Final Fantasy também contará com um sistema de Stagger, possibilitando causar ainda mais dano. Ao derrotar os monstros, o jogador ganhará elementos como recompensa.

Assim como em outros jogos Final Fantasy, os jogadores podem utilizar invocações como Shiva, Onion Knight e Fat Chocobo durante as batalhas. O jogador também pode renomear o personagem principal.

PersonagensEditar

Personagem JogávelEditar

  • Wol - Um estrangeiro de um planeta desconhecido que foi parar em Palamitia. Ele perdeu sua memória e não se lembra de como chegou em Palamitia. Desprendido da realidade, ele luta para continuar vivendo.

Outros PersonagensEditar

  • Sarah Cornelia - Uma princesa e descendente da família Cornelia do Reino Palamitia. Por ser uma princesa, ela é elegante e arrumada, às vezes mostrando um lado doce. Ela esteve esperando pelo Herói da Luz mencionado nas profecias.
  • Mog - Mog é um Moogle, uma das raças de Palamitia. Ele sente algo especial ao encontrar o protagonista e decide ser seu guia. Moogles são seres especiais capazes de cooperar usando seus sentidos e memórias.
  • Echo - Uma fada que ajuda Wol em sua jornada.
  • Garland - Um cavaleiro de Palamitia.

HistóriaEditar

Você acorda em um mundo desconhecido, sem nenhum tipo de memória. De onde veio, e muito menos para onde vai, você não faz ideia, ainda assim, tudo o que você pode fazer é se levantar e andar para frente. Uma voz misteriosa te chama, guiando-o pelo seu caminho. 'Esta região é a terra de Paramatia, um lugar desprovido de qualquer esperança. Seu povo vaga em melancolia, seus corações intocados pela Luz da Esperança.'
—Introdução Oficial

DesenvolvimentoEditar

Mevius FF key art 1.jpg

Arte principal de Wol.

Durante a entrevista da Famitsu com Sakaguchi e Kitase na qual Mobius Final Fantasy foi revelado, Sakaguchi estava impressionado com os gráficos do jogo e perguntou ao Kitase se o jogador poderia dar zoom no mapa do mundo. Kitase respondeu dizendo que atualmente isso não era possível, e Sakaguchi disse para eles adicionarem logo esse recurso, assim como também uma lua. Kitase debateu dizendo que se um jogo possui uma lua, os jogadores vão querer ir lá e Sakaguchi retorquiu dizendo que era esse o ponto.[3]

O entrevistador sugeriu que Kitase e Sakaguchi fizessem uma colaboração entre o Terra Battle do Sakaguchi e o Mobius Final Fantasy do Kitase. Ambos concordaram com a ideia.[3]

Para um jogo para smartphone, a equipe por trás de Mobius Final Fantasy é a maior que já houve nesse tipo de jogo e a maioria é de "dentro da casa". A equipe consiste de pessoas que trabalham nos jogos Final Fantasy numerados. Mobius Final Fantasy é o primeiro Final Fantasy para mobile desse escopo, embora parte das ilustrações e gráficos sejam terceirizados. Kitase explicou que mesmo que seja possível criar jogos como os para consoles em smartphones, eles não parecem existir e é por isso que eles quiseram fazer um. Ele também acrescentou que os jogadores passam a maior parte do tempo que jogam em dispositivos smart.[3]

Créditos de ProduçãoEditar

EquipeEditar

Produtor Yoshinori Kitase
Diretor Naoki Hamaguchi
Enredo Kazushige Nojima
Diretor de Arte Toshitaka Matsuda

[4]

Designer de Personagem Toshiyuki Itahana
Compositor Mitsuto Suzuki

Elenco de VozEditar

Personagem Japonês
Wol Nobunaga Shimazaki
Mog Misaki Kuno
Echo Sakura Tange
Sarah Cornelia Yumi Hara
Garland Keiji Fujiwara

GaleriaEditar

EtimologiaEditar

O jogo recebe seu nome da fita de Möbius. A figura com formato de "8" no logo pode ser vista como uma variação da fita de Möbius. Uma fita de Möbius ou banda de Möbius é um espaço topológico obtido pela colagem das duas extremidades de uma fita, após efetuar meia volta numa delas.

Links ExternosEditar

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 http://www.siliconera.com/2014/12/16/mevius-final-fantasy-upcoming-smartphone-game-yoshinori-kitase/
  2. http://kotaku.com/the-latest-final-fantasy-looks-to-the-original-1672158436
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 17th Edição de Dezembro de 2014 da revistaFamitsu
  4. http://www.finalfantasy.net/mobile-dlg/mevius-final-fantasy-update/

Também no FANDOM

Wiki aleatória