FANDOM

Matoya Nintendo Power.PNG

Matoya na revista Nintendo Power.

Hmph! Você não é nem mesmo tão bonito quanto eu imaginei que seria...
—Matoya, ao recuperar sua visão
PSP sprite.

Matoya (マトーヤ, Matōya) é uma bruxa do Final Fantasy original que vive em uma caverna. Ela não consegue enxergar sem o uso de um Olho de Cristal especial, que foi roubado pelo feiticeiro Astos. Os Guerreiros da Luz conseguem recuperar o olho de cristal dela ao derrotar o elfo escuro Astos e ela os ajuda a despertar o Príncipe de Elfheim.

ReferênciasEditar

Final Fantasy IXEditar

Beautiful-Potion-Description.png

Descrição da Poção Bela.

Uma missão durante o jogo envolve encontrar três poções para restaurar Cid, que foi transformado em um oglop. Contudo, as poções não funcionam e ao invés disso transformam-no em um sapo. A descrição dessas poções fazem referência ao Livro da Matoya.

Final Fantasy XEditar

Uma das Katana com afinidade mágica usadas por Auron é chamada Matoya's Blade na versão em Inglês do jogo, enquanto seu nome Japonês é "Ecstacy".

Final Fantasy XIIEditar

Uma lenda escrita no Bestiário menciona o nome Matoya como uma profeta na lenda de Ahnas o Santo.

Final Fantasy XIVEditar

Matoya aparece em Final Fantasy XIV como uma personagem chave durante as últimas partes do cenário principal da expansão Heavensward. Ela é uma poderosa sábia Sharlayan que já foi rival de Louisoix Leveilleur e a antiga mentora de Y'shtola. Ela vive com sapos e vassouras encantadas em sua caverna, localizada em Dravanian Hinterlands. Um arranjo de seu tema, "Matoya's Cave", toca no local onde ela fica.

Final Fantasy TacticsEditar

Wonder - Matoya's Cave.png

A Caverna de Matoya mencionada em Tactics.

De acordo com a descrição da Maravilha Caverna da Matoya, Matoya foi uma famosa taumaturga da corte dos Ronkans. Contudo, quando ela criou o Enthralled, foi acusada de bruxaria e passou a morar em uma caverna. Na tradução para o Inglês de 1998, o Enthralled era um demônio e Matoya foi descrita tanto como "ele" quanto como uma "Feiticeira".

Dissidia Final FantasyEditar

Matoya faz uma participação especial como uma das tutoras dos manuais de Dissidia que aparecem no jogo. Ela explica o calendário do jogo.

Matoya é também o nome de uma Ghost Card que o jogador pode lutar. Sua Ghost Card é um Warrior of Light de Nível 100 que possui a Purple Gem e o Crystal Eye para serem obtidos pelo Battlegen, sendo o último desses uma referência ao item que Matoya perde em Final Fantasy.

GaleriaEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória