FANDOM


Braska Artwork
Auron, sinto-me honrado de que você goste de mim assim. Mas eu vim para matar a dor em si. Eu vou derrotar Sin e retirar o véu de tristeza que cobre Spira.
—Braska

Sumo Evocador Braska (大召喚士ブラスカ, Daishōkanshi Burasuka?), também conhecido como Lord Braska ou simplesmente Braska, é um personagem não-jogável de Final Fantasy X. Ele é o pai de Yuna, e tio de Rikku e Brother por casamento. Ele se tornou um sumo evocador por ter derrotado Sin dez anos antes dos acontecimentos de Final Fantasy X. De acordo com o Final Fantasy X Ultimania Omega ele tinha 35 anos de idade quando se tornou high summoner.

PerfilEditar

AparênciaEditar

Braska ffx

Braska.

Com 35 anos de idade,[1] Braska era um homem alto, que provavelmente tinha cabelos escuros e olhos azuis, do qual Yuna herdou seu olho azul. Ele está vestido com uma túnica elaborada de vermelho e dois tons escuros de vermelho purpúreo. A túnica é feita de grandes pétalas sobrepostas ou folhas que caem em pontos, tem mangas muito largas que caem cobrindo as mãos. A parte superior do peito é bronzeada, e tem um colarinho bem dobrado, fechado por cordões escuros. Sobre a túnica há uma grande faixa cinza coberta com um projeto de ligação de círculos e linhas em preto e branco. O símbolo em sua faixa é a letra "A" no alfabeto de Yevon, que simboliza Yevon.

Braska usa um cocar elaborado que se assemelha aos turbantes árabes ou chapéus de deserto. É azul escuro, cobrindo a cabeça e caindo mais solto em volta do queixo. Ele é mantido no lugar por uma faixa branca com uma linha preta no meio, encimado por uma pedra azul na frente central e três chifres como peças—um branco com uma linha preta no meio, conjunto atrás da pedra, que forma uma longa faixa branca, terminando em um círculo preto e branco e um pedaço recortado; e mais dois "chifres" acinzentados em ambos os lados. Em cada lado, paira uma grande fita azul-pálido, segura por um grânulo preto e branco.

PersonalidadeEditar

Braska era um homem alegre, desejava a união pacífica e estava disposto a sacrificar sua vida pelo futuro do mundo. Ele amava sua esposa, nunca se importando com o fato de ela ser uma Al Bhed, e os únicos arrependimentos que ele provavelmente já teve em casar com ela foram porque ela foi repudiada por Cid, seu irmão; que ela foi evitada pelos outros Al Bhed e pelo resto de Spira, que não gostavam dos Al Bhed; e que sua filha foi desprezada pelos Yevonites e pelos Al Bhed. Embora tivesse aceitado que, mediante a Evocação Final, ele morreria, Braska cuidou de seus guardiões, Auron e Jecht, seus melhores amigos.

HistóriaEditar

Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir.
Braska auron and jecht

Braska com seus guardiões em Bevelle.

Braska era um sacerdote de Bevelle, que visitou os Al Bhed na esperança de criar relações entre eles e os Yevonites. Ele se apaixonou, e quando tinha 27 anos, fugiu com a irmã mais nova de Cid, líder dos Al Bhed. Quando Yevon descobriu a miscigenação, Braska foi expulso do clero, e sua esposa foi repudiada por Cid, mas as tensões em ambos os lados diminuíram após o nascimento de Yuna.

Quando Yuna estava com quatro anos de idade, sua mãe viajou para Bikanel para emendar os laços com sua família, mas seu barco foi atacado por Sin e ela acabou morrendo. Braska resolveu tornar-se um evocador e derrotar Sin para impedir que ninguém mais sofresse como ele sofreu. Os sacerdotes de Bevelle e muitos outros Yevonites o olharam baixo por causa de sua escolha de noiva e filha mestiça, e não acreditavam que ele poderia completar sua peregrinação. Braska escolheu Auron e Jecht como seus guardiões, já que eles, também, eram tratados com o mesmo respeito.

Yunaparents

Os pais de Yuna no Farplane.

Nas encostas do Mt. Gagazet, Braska deixou uma esfera de vídeo para Yuna, deixando-a saber que qualquer que fosse o caminho que escolhesse, ele ficaria orgulhoso. No final de sua peregrinação Braska descobriu que o Aeon Final seria criado por sacrificar um de seus guardiões a se tornar um fayth. Ele não queria escolher, mas Jecht insistiu em se tornar o Aeon Final de Braska. Braska pediu a Auron para que cuidasse de Yuna, para que seu futuro fosse pacífico e feliz, já que ele não estaria lá, e Jecht fez o mesmo pedido por seu filho Tidus.

Depois de Braska ter sacrificado sua vida pela Evocação Final, seu espírito foi para o Farplane e uma estátua dele foi erguida em cada um dos templos de Yevon em Spira, embora durante os acontecimentos de Final Fantasy X, um monge do Templo de Besaid conta para o grupo que levou mais de dez anos para o templo receber uma estátua de Braska após sua acensão para High Summoner. Yuna decide seguir os passos do pai em se tornar uma evocadora e derrotar Sin, e testemunha uma visão fantasmagórica dele no Farplane enquanto passava por Guadosalam.Ela encontra as esferas de vídeo deixadas por Braska durante a sua peregrinação.

Quando ela alcança Yunalesca no Domo de Zanarkand e descobre que um dos seus guardiões deve ser se tornar um fayth para o Aeon Final, ela rejeita o ritual. Yunalesca tenta persuadir Yuna, dizendo que Braska havia sacrificado alegremente um de seus guardiões, assim como si mesmo, para dar a Spira um curto descanso de Sin, mas Yuna discorda, dizendo que Braska queria libertar Spira, não perpetuar seu ciclo de sofrimento sabendo que Sin renasceria.Tendo visto as esferas que Braska havia deixado para ela, e sua convicção na vontade de seu pai em libertar Spira, Yuna ganha força para rejeitar a Evocação Final e encontrar uma outra forma de derrotar Sin sem usar o Aeon Final.

Braska faz uma pequena aparição em Final Fantasy X-2, onde ele, junto com Auron e Jecht, dão palavras de inspiração para Yuna e os Gullwings na batalha final.

VozEditar

Braska é dublado por Takuma Suzuki na versão japonesa. Na versão em inglês de Final Fantasy X, ele é dublado por Andy Philpot, mas em Final Fantasy X-2, ele é dublado por Dee Bradley Baker.

Outras ApariçõesEditar

Final Fantasy Airborne Brigade Editar

Braska é um aliado e uma Lenda evocável, retratado em seu traje de Final Fantasy X.

Final Fantasy Record KeeperEditar

FFRK Braska


Impresario-ffvi-ios Este artigo é um esboço sobre Final Fantasy Record Keeper. Você pode ajudar expandindo-o.

GaleriaEditar

ReferênciasEditar

  1. Final Fantasy 25th Memorial Ultimania

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória