FANDOM


SkyPirDen - Crystal
L'Cie Marca Anima
l'Cie. Aqueles marcados pelos fal'Cie para um destino maior.
— Trailer oficial de Final Fantasy XIII.

Os l'Cie (ルシ, Rushi?) [lə'siː] (pronuncia-se "luh-see") são seres humanos que são "marcados" por entidades divinas e que receberam grande poder físico e mágico, junto com um Focus para cumprir nos títulos nos Fabula Nova Crystallis: Final Fantasy: Final Fantasy XIII, Final Fantasy XIII-2, Lightning Returns: Final Fantasy XIII e Final Fantasy Type-0.

PerfilEditar

L'Cie Fate

Um diagrama que descreve o destino de um l'Cie em Final Fantasy XIII.

Independentemente de como eles aparecem, l'Cie seguem um padrão: primeiramente são seres humanos (embora não-humanos também possam ser escolhidos) escolhidos por agentes ou deuses do seu mundo (fal'Cie ou Cristais) como servos para cumprir um Focus ou uma tarefa similar. As tarefas vão desde a ser protetores dos ditos agentes, cumprindo uma tarefa para realizar a agenda dos deuses, ou algum outro propósito. Foi afirmado em um vídeo exibido no evento Square Enix 1st Production Department Premiere realizado no dia 18 de Janeiro de 2011, que detalhou a Fabula Nova Crystallis, que os deuses Pulse e Lindzei criaram l'Cie e fal'Cie para ajudar a executar as tarefas que lhes foram dadas pelo seu criador Bhunivelze. L'Cie geralmente são obrigados a cumprir as tarefa suas tarefas atribuídas, mas sob certas circunstâncias (vontade humana ou intervenção divina), eles podem agir de forma independente, mesmo indo contra a vontade dos seus mestres.

Os l'Cie recebem poderes através de cristais, que por sua vez estão ligados ás divindades que servem através do seu fal'Cie contratante. O estado mental e emocional do l'Cie é importante, já que eles são mentalmente instáveis ou em um conflito podem sofrer efeitos colaterais e se transformar em Cie'th: se tornar Cie'th assume formas diferentes em mundos diferentes, com os principais sintomas serem se transformar em monstros cristalizados em Final Fantasy XIII, ou a perda de memória em Final Fantasy Type-0. Transformar-se em Cie'th está associada com emoções nogativas, como raiva, ódio ou desespero.

Em ambos Final Fantasy XIII e série Type, cumprir um Focus faz o l'Cie entrar em estase cristalina, onde a sua alma fica presa ao reino mortal como um epitáfio de cristal. Os l'Cie em estase não estão, portanto, realmente mortos, e dizem sonhar enquanto estão nesse estado, e ainda podem voltar ao normal em certas condições. Cumprir um Focus dado não é a única maneira de um l'Cie entrar em estase cristalina; isso também pode ser feito via a própria força de vontade do l'Cie. Alguns veem a estase cristalina como um tipo de imortalidade.

Embora seres semelhantes aos l'Cie apareçam em Final Fantasy XV, eles não têm sido chamados por esse nome. O ex-diretor do jogo, Tetsuya Nomura, disse que o porque é que, como ele projetou o seu jogo para ter um ambiente moderno e focado no drama humano, ele optou não usar os nomes dos mythos em vez de usar os conceitos por trás dos termos.

Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir.

DatalogEditar

Final Fantasy XIIIEditar

Veja também: Datalog/História e Mito

Os seres conhecidos como fal'Cie possuem o poder de encantar os instrumentos humanos que não querem, obrigando as vítimas a servir a sua vontade. Estes indivíduos, conhecidos como l'Cie, são marcados com marcas indeléveis. Eles ganham o dom da magia, mas também suportam o fardo de completar uma tarefa conhecida como Focus para o seu mestre fal'Cie.
L'Cie de Pulse—ferramentas dos fal'Cie do mundo rebaixado—são considerados perigosos inimigos da sociedade de Cocoon. Como não existe nenhum meio de retirar a marca l'Cie e a maldição assim imposta, os l'Cie de Pulse são caçados implacavelmente.

Durante a Guerra de Transgressão, uma série de guerreiros foram transformados em l'Cie para confrontar as forças de Pulse ao lado dos fal'Cie de Sanctum. Desde aquela época, não há um registro de fal'Cie de Cocoon transformar um ser humano em l'Cie.
É possível que já tenha acontecido casos não registrados, mas mesmo se tenha sido assim, toda e qualquer informação precisa sobre a natureza dos l'Cie de Sanctum foi perdida nos anos seguintes. Mesmo os pesquisadores do Sanctum têm sido capazes de encontrar nada mais do que especulações.

As marcas que marcam um l'Cie escolhidos por um dos fal'Cie muda gradualmente, passando por várias fases diferentes. Quando o olho no centro abre—a última fase da marca—o l'Cie se torna um Cie'th.
A velocidade da progressão depende em parte da dificuldade do Focus do l'Cie. Ela também está ligada intimamente ao estado mental do universo, com um trauma psicológico grave às vezes estimula o avanço mais rápido. Nos casos mais extremos, o medo grave e o choque pode ter sido transformado em l'Cie o transforma em Cie'th no mesmo instante que é marcado.

Lightning Returns: Final Fantasy XIIIEditar

Veja também: Datalog/Mitologia

Os l'Cie são um seres humanos que foram amaldiçoados pelo fal'Cie. Eles recebem grandes poderes e magias, mas são forçados a obedecer à vontade dos deuses para adquirir o seu Focus, ou missão. Se eles falharem, os l'Cie se transformam em um monstros sem cérebro chamado Cie'th.
Lightning, Hope, e seus outros amigos já foram transformados em l'Cie, mas eles conseguiram realizar um milagre sem precedentes e se libertaram da maldição. Snow agora é o último l'Cie remanescente no mundo. A estátua cactuar que você pode ver em uma das praças em Yusnaan é dita ser uma homenagem ao fal'Cie Cactuar que transformou Snow em l'Cie mais uma vez. Parece que Snow e Cactuar tinham uma estranha ligação entre eles, muito além de qualquer fal'Cie normal e seu servo.

Lista de l'CieEditar

Os seguintes personagens em Fabula Nova Crystallis: Final Fantasy se tornaram l'Cie:

L'Cie de PulseEditar

  • Serah Farron, cuja marca está localizada em seu braço esquerdo. Seu cristal tem a forma de uma lágrima.
  • Lightning, cuja marca está localizada em seu peito. Seu cristal tem a forma de uma flor rosa, e contém o seu Eidolon, Odin.
  • Snow Villiers, cuja marca está em seu antebraço esquerdo. Seu cristal tem a forma de um coração, e contém o seu Eidolon, as irmãs Shiva.
  • Sazh Katzroy, cuja marca está no centro da parte superior do seu tórax. Seu cristal tem a forma de uma pena de chocobo, e contém o seu Eidolon, Brynhildr.
  • Hope Estheim, cuja marca se encontra na parte traseira de seu pulso esquerdo. Seu cristal tem a forma de uma estrela, e contém o seu Eidolon, Alexander.
  • Oerba Dia Vanille, cuja marca está em sua coxa esquerda. Seu cristal tem a forma de maça, e contém o seu Eidolon, Hecatoncheir.
  • Oerba Yun Fang, cuja marca está localizada em seu ombro direito. Seu cristal tem a forma de uma pétala, e contém o seu Eidolon, Bahamut.
  • As tropas PSICOM que entraram no vestígio de Pulse antes do início de Final Fantasy XIII, antes no começo do jogo, são transformadas em Cie'th.

L'Cie do SanctumEditar

FF13 Datalog Sanctum Lcie

A marca l'Cie de Dajh.

  • Dajh Katzroy, que foi transformado em l'Cie por Kujata. Sua marca se encontra na parte de trás da sua mão direita.
  • Cid Raines, que foi transformado em l'Cie pode Barthandelus, cuja marca está em sua mãe direita.
  • Toda a Cavalaria é transformada em l'Cie quando eles entram em Edenhall, mas como não receberam um Focus, eles instantaneamente se transformaram em Cie'th.


L'Cie de OrienceEditar

L'Cie do Pássaro EscarlateEditar

Vermilion-Bird-Crystal-Speaks-Type-0-HD

O Cristal do Pássaro Escarlate procura um l'Cie.

  • Zhuyu Voghfau Byot, um l'Cie Primus do Pássaro Escarlate e ex-aluno da Akademeia, que lentamente perdendo os seus sentidos devido ao tempo passado desde que foi marcado. Ele veste o uniforme da Akademeia para lembrar de sua identidade.
  • Caetuna, uma l'Cie Secundus do Pássaro Escarlate. Ela é o mais antigo l'Cie e pode invocar muitos Eidolons para lutar ao seu lado.
  • Rem Tokimiya, uma l'Cie do Pàssaro Escarlate, que toma o lugar de Zhuyu embora não se saiba se ela herdou os poderes dele.
  • Os doze membros originais da Classe Zero podem optar por se transformarem em l'Cie durante o Tempus Finis.

L'Cie do Tigre BrancoEditar

L'Cie do Dragão ÍndigoEditar

  • Claes Celestia Misca Sancest, uma l'Cie do Dragão Índigo, ela é membro de uma força de elite que protege o Cristal e a Rainha Andoria. Ela pode evocar monstros e assumir a forma do Shinryu Celestia.
  • Rainha Andoria, uma rainha governante benevolente do Reino de Concordia. Em segredo, ela uma l'Cie Secundus do Dragão Índigo que possui a capacidade de prever o futuro. Ela também é capaz de interagir com o Cristal do Dragão Índigo e Soryu.
  • Soryu, o símbolo do orgulho de Concordia. Um dragão colossal escolhido pelo Cristal do Dragão Índigo como um l'Cie Primus, e foi dito que ele é a manifestação em si do Cristal.

L'Cie do Tartaruga NegraEditar

  • Gilgamesh Ashur, um l'Cie Primus do Tartaruga Negra de Lorica que há muito tempo se esqueceu do seu Focus. Em sua frustração, ele viaja pelo mundo em busca de oponentes digno que duelem com ele, tais como a Classe Zero.
  • Atra, um l'Cie Secundus do Tartaruga Negra de Lorica. Atra pode ser encontrado na cidade de Iscah, e pode ler as mensagens deixadas em Piroxênios de l'Cie. Isso desbloqueia o arquivo do Crimson Codex do l'Cie e um arquivo histórico que conecta ao passado seu passado.
  • Enkidu Uruk, um l'Cie do Tartaruga Negra que é amigo de infância e guia de Gilhamesh.

OutrosEditar

OutrosEditar

Apesar de não serem tecnicamente l'Cie ou não são chamados por esse nome, há outros que, através dos jogos da Fabula Nova Crystallis, possuem poderes dados a eles pode divindades ou os seus agentes.

ApariçõesEditar

Final Fantasy XIIIEditar

Ff13-falcie3

O deus Pulse marca os l'Cie.

Alguma vez você já parou para pensar pensar a nossa razão para transformar homens em l'Cie? Nós fal'Cie somos criados para uma única finalidade e foi concedido poder finito para esse fim. Com os homens são é assim. Homens sonham, aspiram, e através de uma força indomável alcançam o impossível. Seu poder está além de qualquer grau. Nós pegamos l'Cie para que possamos exercer tal força.
— Orphan.

Quando um fal'Cie escolhe um l'Cie, o selecionado é metafisicamente enviado à uma fenda entre os mundos onde ele é marcado pelo criador do fal'Cie. No caso dos personagens principais de Final Fantasy XIII, eles são marcados pelo deus Pulse.

Infestado com um fragmento de cristal (a eidolith do l'Cie) em algum lugar de seus corpos, a pessoa acorda de volta ao mundo real como um l'Cie. Se é o próprio fal'Cie ou o seu criador que atribui o Focus a um l'Cie nunca foi mostrado.

Os l'Cie não tem certeza sobre o que é seu Focus; no lugar, eles devem descobri-lo com a ajuda de uma visão ambígua mostrada a eles no momento em que acordam. Se um l'Cie não completar o seu Focus, ele será transformado em um monstro cristalizado conhecido como Cie'th. A "recompensa" por completar o Focus não é muito melhor; para o l'Cie é concedida a "vida eterna" e se transformam em cristal, onde eles dormem até que despertam para completar outro Focus. Por esta razão, muitos pensam que o destino de um l'Cie equivale a uma sentença de morte.

Aos l'Cie não é concedido apenas um Focus: quando se transformam, eles ganham poderosas capacidades mágicas e físicas e podem aumentar a sua força ainda mais através do desenvolvimento do seu cristal pessoal usando o Crystarium. L'Cie podem realizar mudança de paradigma para alterar as suas capacidades durante uma batalha e ganhar o poder necessário para completar o seu Focus, que pode envolver matar uma grande besta ou outra criatura que nenhum ser humano aprimorado teria a menor chance de derrotá-lo.

Existem dois tipos de l'Cie, os de Cocoon e aqueles de Gran Pulse. O tipo de l'Cie é determinado pela origem do fal'Cie que o escolhe, e não o lugar onde acontece a transformação. É por isso que Lightning e seus companheiros se tornam l'Cie de Pulse, mesmo que ele tenham sido transformados em Cocoon, poris eles foram escolhidos pelo fal'Cie de Pulse Anima.

Na sociedade de Cocoon, as pessoas temem l'Cie de Pulse, que são caçados de modo implacável e mortos pwla PSICOM. Os l'Cie de Cocoon, no entanto, são saudados como heróis e podem simplesmente cair sobre a custódia da PSICOM.

Vanille Marca l'Cie

A marca l'Cie de Vanille.

A "marca" do l'Cie é presente em algum lugar visível no corpo da pessoa. A aparência da marca depende do alinhamento do fal'Cie que escolheu o l'Cie, e ambos fal'Cie de Cocoon e Pulse tem uma marca diferente. A marca de Pulse é uma sequência de sete setas pretas sobrepostas. Ao longo do tempo, as sete multiplicam-se e um olho fechado é mostrado. Quando o olho se abre totalmente, o tempo do l'Cie se esgotou, e eles se transformam em Cie'th. A marca dos fal'Cie de Cocoon é o símbolo do deus Lindzei; ele começa como um pequeno emblema, mas cresce até formar ele completo.

Embora o povo de Cocoon acredite que completar um Focus e se tornar um cristal é uma prisão eterna, o estado é temporário. Nunca foi afirmado se é pela vontade do fal'Cie ou dos deuses Pulse e Lindzei, mas o lCie pode despertar com um novo Focus para ser concluído. Enquanto o l'Cie continua a concluir um novo Focus, ele será devolvido ao sono de cristal por cada tarefa cumprida. Enquanto a maioria veja isso como escravidão, alguns l'Cie se deleitam disso como uma forma de imortalidade, pelo menos até não conseguirem um Focus. Durante a estase cristalina os l'Cie não envelhecem, os concedendo "juventude eterna".

Em alguns casos, quando um l'Cie começa a cair em desespero, a deusa Etro envia um Eidolon para se tornar a salvação da pessoa. Eidolons forçam uma "evolução" pessoal, onde o l'Cie deve lutar contra as suas incertezas e conquistar a fidelidade do Eidolon, ou ser condenado à morte. Depois de dominar o seu Eidolon, o l'Cie pode o evocar via um cristal que emerge de sua marca.

Marca BrancaEditar

Marca queimada de Fang

A marca de Fang estando branca.

A marca pode ser "queimada" em certas circunstâncias, ficando branca e deixando de crescer. O l'Cie cuja marca é queimada ainda mantém o seu poder, mas não precisa mais cumprir nenhum Focus. Barthandelus sugere que isso é porque o verdadeiro poder de um l'Cie vem dos seres humanos, e que eles foram apenas despertados e aproveitados pelas divindades, em vez de concedidos. Em certos casos, a marca pode desaparecer completamente, transformando o l'Cie de volta em um ser humano normal.

Uma marca branca indica que a marca do l'Cie parou de avançar e que ele/ela não possui mais risco de se tornar um Cie'th, mas o porquê da marca de um l'Cie parar de avançar não é explicado. A marca de Fang é branca desde o início de Final Fantasy XIII, significando que o seu Focus —para ela e Vanille se tornarem Ragnarok— foi paralisado, apesar de Fang não lembrar dos acontecimentos. Durante o clímax do jogo, a marca de Fang fica preta de novo, e, mais tarde, as marcas de todos os seis membros do grupo focam brancas quando eles desafiam o seu Focus e confrontam Orphan.

Além disso, o jogo implica, embora não afirme, que os l'Cie seriam capazes de superar o seu Focus dado pelo fal'Cie. Em Sulyya Springs, Vanille revela a Snow que o Focus de Serah provavelmente era o mesmo do resto do grupo, pois ela tinha tido a mesma visão de Ragnarok, o que significaria que Dysley havia mentido para eles. Vanille diz: "Eu acho que ela o venceu. Ela entregou Cocoon para nós, e é isso que a fez se transformar em cristal". Isto ainda é confirmado em Final Fantasy XIII-2, onde o fragmento da memória de Vanille diz (sobre Serah):"Você sabia que você foi o primeiro milagre de tudo isso. Você desafiou o seu destino como l'Cie e se transformou em cristal por sua própria vontade."

Embora Serah não teha sido mostrada com a marca branca, as marcas do grupo que se transformam em brancas no final do jogo podem ter origens semelhantes, sendo que o grupo apenas declarou que tiveram uma nova visão de algo que Sazh disse parecer com um Focus, e depois rejeitam completamente o seu Focus anterior dizendo que iam salvar Cocoon, com suas marcas ficando brancas enquanto Vanille diz como a narradora: "A marca de um l'Cie. O símbolo do Focus que todos nós enfrentamos. A marca do destino que todos nós compartilhamos. A prova da promessa que todos nós fizemos."

Quando a forma final de Orphan aparece, Lightning diz: "Talvez Cocoon seja o redentor passado, mas é a nossa casa. E nós vamos protegê-lo ou morrer tentando! Vivemos para tornar o impossível possível. Esse é nosso Focus." Ambas as falas de Lightning e Vanille sugerem que o grupo de fato mudou o seu Focus. No entanto, o Final Fantasy XIII Ultimania alega que a marca queimada de Fang e o resto das marcas do grupo ficam brancas por causa da intervenção de Etro, e que a sua interação com eles explica a sua visão do futuro. Quando o grupo desperta de sua breve estase cristalina, suas marcas clareadas desaparecem e eles são transformados em seres humanos normais. Em Final Fantasy XIII-2, é revelado que esta ação foi realizada pela deusa Etro.

Final Fantasy XIII-2Editar

Mesmo não sendo l'Cie, Serah e Noel Kreiss possuem agilidade e força impressionantes, e podem usar o Crystarium como resultado da deusa Etro ter libertado Lightning e os outros l'Cie na estase cristalina no mundo visível depois da queda de Cocoon. Por causa das ações da deusa, o "poder do cristal" do l'Cie foi infundido no solo de Gran Pulse, garantindo magia para aqueles que tem a vontade de aprendê-la.

Em Final Fantasy XIII-2 Fragments Before, é revelado que Snow podia usar magia, mas em sua busca para encontrar Lightning, ele voluntariamente se torna um l'Cie novamente para recuperar o acesso aos seus antigos poderes. Embora não seja mais um l'Cie, Lightning podia usar magia, pois foi infundida com o poder de Etro, permitindo-a controlar os Eidolons residentes em Valhalla.

O rival fadado de Lightning, Caius Ballad, antes era um l'Cie de Pulse encarregado de proteger a vidente Paddra Nasu-Yeul. Ele foi libertado do seu Focus por Etro e recebeu seu coração, o "Coração do Chaos", que aumentou o seu poder e o tornou imortal. Gorgyra, um Guardião anterior de Yeul, se transformou em um Cie'th por não ter protegido a vidente, o que implica que ele era um l'Cie antes. Aparentemente, todos os Guardiões são l'Cie que tem o Focus de proteger a vidente. Ambos os Guardiões de Yeull —Caius e Gorgyral— eram l'Cie. Isto implica que um Focus pode ser herdado, sendo que Guardiões só se tornam protetores da vidente depois de matar o seu antecessor.

Lightning Returns: Final Fantasy XIIIEditar

Snow, o chefe de Yusnaan, é o último l'Cie. Sua marca está em sua fase final, e junto com o seu novo poder sobre o Chaos e o seu estado mental, Snow estava quase se transformando em Cie'th. Apesar de não ser conhecida como l'Cie, Lightning, em seu papel de salvador, possui poderes mágicos e um símbolo em seu peito, onde a sua marca l'Cie costumava ser, e Bhunivelze a encarregou de resgatar as almas perdidas e levá-las a um novo mundo para renascer.

Final Fantasy Type-0 e Final Fantasy AgitoEditar

Um l'Cie herda a incrível força dos Cristais, mas você acha que para esse poder poder realmente vale a pena sacrificar a sua humanidade?
— Trainee da Akademeia
FFT0 Zhuyu HD

A marca l'Cie do Vermelion Bird de Zhuyu.

Mesmo a magia não sendo exclusiva para os l'Cie em Orience, eles ainda tem habilidades poderosas; por exemplo, Celestia pode se transformar em um dragão como Shinryu Celestia, e Caetuna, o mais antigo l'Cie de Orience, pode invocar 1000 criaturas e Alexander, um ser tão poderoso que seria impossível invocar em condições normais. L'Cie são marcados por um dos quatro cristais de Orience.

Eles são mantidos em serviço ao respectivo cristal, e eles realizam a sua vontade, em vez de receberem um Focus específico e finito. Embora seja concedido eterna juventude, l'Cie perdem as suas memórias e emoções gradualmente ao longo do tempo devido ao cansaço causado pela servidão estendida ao Cristal. Devido a isso, muitas pessoas dizem que l'Cie deixam de ser plenamente humanos. O grau em que o l'Cie perde a sua consciência varia de pessoa a pessoa. L'Cie com o estado emocional e mental estáveis podem lembrar as pessoas próximas a ele que morreram, enquanto que a memória é apagada da mente dos seres humanos. Um exemplo disso é Claes Celestia Misca Sancest. L'Cie que entram em estase cristalina podem ser lembrados pelos outros, o que indica que eles realmente não estão mortos.

Focus-Passed-On-Type-0-HD

Um Focus sendo passado de um l'Cie para outro.

Ao contrário dos exemplos na série onde se tornar um l'Cie é considerado uma maldição, l'Cie são homenageados com o título Lord ou Lady, e embora muitos digam que se transformar em um significa abandonar sua humanidade, a servidão ao Cristal é considerada uma bênção. Foi mostrado que se tornar um Cie'th em Orience não tem tanto a ver com um falhar em cumprir um Focus, mas com desviar da Vontade do Cristal, já que foi dito que Celestia se transformou em um Cie'th por dar as costas ao Reino de Concordia. Também foi mostrado que, ao contrário de outras aparições, o poder de um l'Cie pode ser transmitido de uma pessoa para outra, mas isso também estava implícito que era a Vontade do Cristal do Tigre Branco.

Um l'Cie de Orience entra em estase cristalina quando o cristal considera que o seu objetivo foi cumprido. Eles podem ter memórias, mesmo depois de se cristalizar. Os últimos pensamentos de um l'Cie se manifestam em uma pedra l'Cie, geralmente encontradas no lugar no local onde o l'Cie entrou em estase. Somente o l'Cie do Tartaruga Negra, Atra, pode interpretar essas mensagens para os outros lerem.

A aparição de um l'Cie é definido pela sua marca brilhante (ao contrário da uma marca física em Final Fantasy XIII) e a cor dos seus olhos: os l'Cie do Pássaro Escarlate têm os olhos vermelhos, os do Trigre Branco têm verdes, os de Dragão Índigo têm azuis, e os do Tartaruga Negra têm roxos. As marcas dos l'Cie de Orience se assemelham a fase final da marca dos l'Cie de Pulse. Todos os l'Cie de Orience têm a marca de Pulse porque os Cristais foram criados por Arecia Al-Rashia, serva de Pulse. O único l'Cie de Lindzei é o Árbitro Rursan, cuja marca não é mostrada.

FFT-0 Rem L'Cie

Rem se torna uma l'Cie.

Aos l'Cie são dadas habilidades especiais em batalha, e são divididos em dois tipos: os l'Cie Primus, tendo como base o combate (chamado de Type-A, em Japonês); e os l'Cie Secundus (chamado de Type-B, em japonês), que possuam várias habilidades especiais. A Phantoma de um l'Cie, a energia vital ou "alma", é mais poderosa do que a Phantoma de um ser humano normal. Durante a chegada de Tempus Finis, apenas l'Cie podem ir ao Pandæmonium, um santuário onde o Juiz que diz decidir o destino de Orience reside.

Os l'Cie, às vezes, participam de campanhas militares do seu país, mas são considerados inconstantes pois seguem apenas a Vontade do Cristal, e não a nenhum comandante mortal do exército. O Império Militesi supera isso inventando uma maneira de subjugar o Cristal do Tigre Branco, escravizando assim os seus l'Cie, que agora deviam seguir as ordens do Marechal de Milites, Cid Aulstyne. Quando o Pássaro Escarlate responde à ameaça, implementando os seus próprios l'Cie, o movimento é considerado incomum.

O jogador pode desbloquear o Modo L'Cie, onde os cadetes fazem missões como l'Cie.

Temas MusicaisEditar

"Servant of the Crystal"
Music-harp
FFT0 Servant of the Crystal
Algum problema com a amostra de áudio?

Em Final Fantasy XIII, "The Pulse l'Cie" é o tema homônimo ao l'Cie de Gran Pulse e toca em duas variações, com a segunda sendo uma variação do Fang's Theme. A primeira toca no Lago Bresha quando Lightning, Hope, Sazh e Vanille veem a PSICOM procurando por sobreviventes do Purge, e a segunda toca durante o flashback de Fang do Euride Gorge do 5° dia.

Em Final Fantasy Type-0, "Servant of the Crystal" é o tema de batalha dos l'Cie. Ela toca durante a batalha contra Nimbus, Shinryu Celestia e as cenas que envolvem l'Cie.

MercadoEditar

O isqueiro Zippo de Final Fantasy XIII "l'Cie" possui a marca de um l'Cie de Pulse. Seu preço de varejo original é ¥13.650 (R$358,86, $109,80). Como todos os isqueiros Zippo oficiais da série, ele vem com uma garantia vitalícia limitada e um certificado de autenticidade.

Outra mercadoria oficial l'Cie é um pingente de 0,925 de prata com ródio negro e uma cartão de visita metálico. Um par de adesivos da marca l'Cie de Pulse foram incluídos na Edição Limitada de Final Fantasy XIII.

GaleriaEditar

Etimologia e SimbolismoEditar

L'Cie é um anagrama de "ciel", uma palavra francesa para "céu". Sua raiz é o latim "caelum".

Visualmente, isto é usado como um trocadilho: a "marca branca" é um significado simbólico de um l'Cie do "céu" ou da "redenção", onde o l'Cie encontrou a felicidade, apesar das provocações que passou. Isto contrasta com a marca preta normalmente encontrada, que indica que um l'Cie está passando por essas provocações. Veja também a seção Marca Branca acima para mais detalhes.

O conceito de um l'Cie pode ser uma alusão aos princípios dentro do hinduísmo, budismo, jainismo, sikhismo, Bon e outras religiões índicas. De acordo com o princípio do samsāra, a vida na Terra é uma maldição, e, idealmente, um ser seciente deve ascender, ao longo de muitas vidas, ao nirvāna, a mais ideal, embora não terrena, estado do ser. Os meios de escapar do do samsāra são conhecidos como Atman, como um Focus. Existem muitos caminhos para a ascenção, embora nunca seja afirmado claramente o que uma pessoa deve tomar.

O conceito também se assemelha aos Guerreiros da Luz, um tema recorrente na série Final Fantasy, onde um grupo de guerreiros reunidos pelas circunstâncias são escolhidos pelo cristal que lhes dá uma missão de salvar o mundo, e, muitas vezes recebem poderes para cumprir essa missão. Isso faz parte de um conceito mais amplo de Fabula Nova Crystallis: Final Fantasy, onde conceitos fundamentais da série são repensados de novas maneiras. Em jogos anteriores, se tornar um Guerreiro da Luz era mostrado de uma maneira positiva e heróica, sendo que a subsérie Fabula Nova Crystallis explora o conceito de serviço ao cristal de uma maneira mais sombria, tirando o livre arbítrio do "guerreiro".

TrivialidadesEditar

Final Fantasy XIIIEditar

  • Enquanto vários l'Cie, ao completar o seu Focus, têm todo o seu corpo transformado em cristal, Dajh é envolto em um bloco de cristal.
  • Sempre que os l'Cie usam magia, eles desenham magias de sua marca e as lançam em seus oponentes, muito parecido com o modo que eles invocam o seu Eidolon. Isso não só pode ser visto em cenas, ma tambémm em batalhas; Hope usa a sua mão com a marca para lançar feitiços e Vanille sempre escala magias de sua coxa.
Marca-de-Dajh-Video-Beta-FFXIII

Uma cena da versão beta que mostra uma marca mais avançada dos l'Cie do Sanctum.

  • Todas as marca dos l'Cie podem ser parcialmetne ou totalmente vistas com exceção de Lightning e Cia, onde as suas marcas estão escondidas sob as suas roupas.
  • Há 16 cenas pré-rendenizadas da versão beta do jogo para a versão original para o PlayStation 3 dos EUA, e uma mostra a marca l'Cie de Dajh em um estado mais avançado do que a que ele tem no jogo final. No jogo final, o estágio mais avançado das marcas dos l'Cie do Sanctum nunca foi visto, mas uma arte que mostra os estágios é exibida no Ultimania.

Final Fantasy XIII-2Editar

  • A marca l'Cie está disponível como um adereço para monstros sob o nome de "Mark of the L'Cie" ("Marca do l'Cie").
  • Enquanto Etro não pode transformar as pessoas em l'Cie, uma entrada de um Fragmento fala que o "símbolo de Valhalla" está na roupa de Lightning e Serah. Este símbolo é um pássaro dourado. Sendo que o símbolo está no mesmo lugar que as suas antigas marcas l'Cie, a ave pode ser interpretada como a marca de Etro. Sua crista, e também o símbolo utilizado para o Portão de Etro, também pode ser visto como a sua "marca", já ele aparece nos olhos de Yeul e Serah quando elas tem visões do futuro, um poder dado a ela por Etro.

Lightning Returns: Final Fantasy XIIIEditar

  • Parece que a marca l'Cie não é afetada pelo fim dos tempos, pois a marca de Snow continua a progredir, embora em ritmo mais lento.
  • A Crista de Pulse e a Marca de Lindzei são adereços disponíveis no jogo.

Final Fantasy Type-0Editar

  • O conceito por trás dos l'Cie apresentados em Orience possui semelhanças com os seres míticos do Leste Asiático e o estado de Xian; além de ter a imortalidade alcançada e um estado de ser mais elevado sem a dependência da alimentação humana, os Xian também foram ilustrados com poderes místicos de teletransporte, voo, imunidade em ambientes extremos devido a base do seu poder derivar da sua maestria sobre sua força de vontade, ou qi. Certos níveis de domínio lhes permite subir em níveis terrenos maiores por meio do processo de sublimação, e alguns dos mais altos Xian ascenderam de forma a ser dito que tornaram-se emissários dos deuses.

GeralEditar

  • No jogo The 3rd Birthday para PlayStation Portable, quando o jogador está equipado com o traje de Lightning, a marca l'Cie em seu peito irá mostrar quando o equipamento está danificado.
  • Ali Hillis, a dubladora de Lightning, tinha uma tatuagem de uma marca l'Cie durante a Video Game Awards 2010 no mesmo lugar que Lightning possuía em Final Fantasy XIII.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória