FANDOM


Hironobu Sakaguchi

Hironobu Sakaguchi

Eu não tenho o que é necessário para fazer um jogo de ação. Eu acho que sou melhor em contar uma história.
—Hironobu Sakaguchi

Hironobu Sakaguchi (坂口 博信, Sakaguchi Hironobu?) é um designer japonês de jogos, diretor e produtor que é amplamente conhecido como o criador da série Final Fantasy. Nascido em 25 de novembro de 1962, em Hitachi, Ibaraki, juntou-se à Square Co., Ltd. (atualmente Square Enix) em 1983 como trabalhador de meio período depois de abandonar seu curso na universidade. Deixou a companhia em 2003 e atualmente vive em Honolulu, no Havaí.

PerfilEditar

Sakaguchi começou sua carreira na Square Co., Ltd em 1986 como diretor de planejamento e desenvolvimento. Ele foi promovido a vice-presidente executivo em 1991 e eventualmente ascendeu a presidente da Square LA Inc. (agora Square Enix) em 1995. Sakaguchi é o criador do Final Fantasy original. Contrariamente à crença popular, o nome "Final Fantasy" não se refere à situação da Square, mas foi de fato dado porque o jogo pretendia ser o trabalho final dele.

FF3 time

O que não se provou ser o caso, uma vez que Final Fantasy foi um sucesso. Ele dirigiu Final Fantasy, Final Fantasy II, Final Fantasy III, Final Fantasy IV, e Final Fantasy V, e produziu Final Fantasy VI, Final Fantasy VII, e Final Fantasy IX. Em 2000, Sakaguchi foi empossado no Hall da Fama da Academia de Ciências e Artes Interativas (AIAS na sigla em inglês) por seu trabalho pioneiro na série de Final Fantasy. Ele foi a terceira pessoa a ser empossada, depois dos outros ícones dos games Sid Meier e Shigeru Miyamoto.

Depois de mudar para o Famicom (NES), houve uma época em que eu não estava feliz com nada que eu estava criando. Eu pensei em me aposentar da indústria dos jogos e criei Final Fantasy como meu projeto final. É por isso que o título inclui a palavra 'final', mas para mim, o título 'Final Fantasy' reflete o meu estado emocional naquele momento e o sentimento de que o tempo havia parado. Eles dizem que tecnologicamente é bom continuar avançando, e a cada vez, nós damos o nosso melhor e consumimos habilidades e energia até não podermos ir mais longe; isso é o que eu considero ser a "fantasia final". As histórias e personagens mudam a cada vez. Isso é porque histórias tendem a limitar um mundo e eu acho que mudando esses aspectos e criando material novo para cada título, nós tentamos mostrar todo o nosso potencial. De certa forma, você pode dizer que serve como um tipo de desafio para nós.
—Hironobu Sakaguchi em Beyond Final Fantasy

Um defensor de longa data da reunião do veículo de contar histórias dos filmes e dos elementos interativos dos jogos, Sakaguchi estreou como diretor de cinema com Final Fantasy: The Spirits Within, um filme animado baseado na série de Final Fantasy. O filme foi o segundo maior fracasso de bilheteria em animação na história do cinema, perdendo mais de 120 milhões de dólares e levando ao fechamento da Square Pictures, além de reduzir o capital financeiro da Square. Sakaguchi renunciou seu cargo como vice-presidente executivo da Square. A Square fundiu-se com sua rival, a Enix Co., Ltd., o que levou à atual Square Enix em 2003. Sakaguchi renunciou à sua posição na Square.

Trabalhos na SérieEditar

Jogo
Créditos de Sakaguchi
Final Fantasy
Diretor, Designer de Jogo, Escritor, Conceito Original
Final Fantasy II
Diretor
Final Fantasy III
Diretor
Final Fantasy IV
Diretor
Final Fantasy V
Diretor, Escritor
Final Fantasy VI
Produtor, Escritor
Final Fantasy VII
Produtor, Designer de Jogo, Planejador de História (com Tetsuya Nomura)
Final Fantasy VIII
Produtor Executivo
Final Fantasy IX
Produtor, Escritor, Conceito Original
Final Fantasy X
Produtor Executivo de Localização
Final Fantasy X-2
Produtor Executivo de Localização
Final Fantasy XI
Produtor Executivo
Final Fantasy XII
Produtor Original, Agradecimentos Especiais
Final Fantasy XII International
Zodiac Job System
Agradecimentos Especiais
Final Fantasy Tactics
Produtor
Final Fantasy Tactics Advance
Produtor Executivo
Final Fantasy Anthology
Produtor Executivo
Final Fantasy Chronicles
Produtor Executivo
Ehrgeiz: God Bless the Ring
Supervisor
Bahamut Lagoon
Supervisor
Vagrant Story
Produtor Executivo
Chocobo Racing
Produtor Executivo
Chocobo's Dungeon 2
Produtor

CuriosidadesEditar

Sakaguchi BBS

Master Eraqus

Sakaguchi TSW
  • O personagem Master Eraqus de Kingdom Hearts Birth by Sleep, cujo nome é um anagrama de "Square" (da mesma forma que o personagem Disney Master Yen Sid), é dito ter sido concebido a partir de Hironobu Sakaguchi.
  • Dentre todos os jogos de Final Fantasy, Sakaguchi disse que Final Fantasy IX é o seu favorito.
  • Garland do primeiro Final Fantasy é o vilão preferido de Sakaguchi na série.
  • Sakaguchi faz uma ponta em Final Fantasy: The Spirits Within.

Links ExternosEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória