Final Fantasy Wiki
Advertisement

A Guerra de Cinquenta Anos (五十年戦争, Gojūnen Sensō?. Fifty Years' War em inglês) é um conflito de Final Fantasy Tactics que aconteceu antes do jogo iniciar e foi travada entre Ivalice e Ordallia, o seu reino vizinho a leste. No final da guerra, muitos soldados camponeses foram negados os seus salários, levando à formação da Corpse Brigade.

Origem[]

Ivalice era governado pelo Rei Denamda II, enquanto o seu reino vizinho, Ordallia, era governado pelo Rei Devanne III. Ivalice foi defendida pela Ordem do Céu do Norte, liderado pelo pai de Ramza, Barbaneth Beoulve e a Ordem do Céu do Sul liderado por Cidolfus Orlandeau. Outro pelotão, a Ordem do Céu do Leste, também serviu sob a liderança de Goffard Gaffgarion. Gustav Margriff e Wiegraf Folles servido dentro da Ordem do Céu do Norte.

Strife irrompeu em Zelmonia, uma província independente uma vez perto da fronteira de Ivalice e agora sob o domínio Ordalliano. Cerca de um século atrás, Ordallia invadido e assimilado Zelmonia. Ivalice tinha fornecido secretamente meios para enfraquecer Ordallia; no entanto, os nobres Zelmonianos decidiram requerer a intervenção direta do Rei Denamda. Rei Devanne III morreu sem nomear um sucessor. Seu primo Varoi VI foi nomeado como sucessor, mas o rei Denamda II proclamou-se como herdeiro legítimo, sendo o tio de Devanne, e declarou guerra contra Ordallia.

Eventos[]

A campanha de Viura[]

Rei Denamda II liderou o exército em direção à capital Ordalliano de Viura. Em seu caminho, cavaleiros das três Ordens lutaram bravamente, vencendo batalha após batalha. Como eles estavam chegando à fronteira Ordalliana, Rei Denamda II adoeceu e morreu logo depois, nunca mais capaz de retornar ao seu reino. O exército de Ivalice tornou-se perdido e confuso, devido à morte de seu líder e usado como uma oportunidade para Ordallia a reforçar a sua exército e defender as fronteiras Ordallianas. A guerra foi travada ferozmente, chegando a um impasse. Um sucessor para Denamda II, Denamda IV, foi levado ao trono para substituir seu pai.

Invasão de Romanda[]

Durante o impasse, os exércitos de Romanda atravessaram o Estreito Rhana em uma incursão sobre Ivalice. Romanda é uma nação governada por militares do Rei Varoi VI parente de sangue. Rei Denamda IV e seu exército fora da invasão através do auxílio do governante de Fovoham, o Grão-Duque Gerrith Barrington, e seu esquadrão de assassinato Khamja.

Depois de três anos de luta Romanda recuou. Rei Denamda IV era um guerreiro destemido que conduziu pessoalmente os seus exércitos em batalhas contra as forças combinadas de Romanda e Ordallia. O surto de peste negra dentro Romanda também levou à sua retirada.

Morte de Denamda IV[]

Com a retirada de Romanda, Ivalice continuou com a guerra contra Ordallia. Denamda IV morreu de repente, que se acredita ser assassinado. Ele foi sucedido pelo rei Ondoria Atkascha III, embora o rei era um homem de vontade fraca e incapaz de governar, e todas as suas decisões estão sendo feitas pela Rainha Louveria.

O governante de Ordalia Varoi VI também morreu, e foi substituído pelo Príncipe Lennard. Devido à fraqueza de Ondoria, Ordallia foi forçado a cessar a luta.

Rendição de Ivalice[]

A última batalha entre Ivalice e Ordallia teve lugar em Zeltennia, e ainda que os cavaleiros das Ordens lutarem bravamente, Ordallia invadiu Zeltennia. Ivalice e Ordallia concordaram com um tratado de paz mútua embora persistam sussurros que, na realidade, Ivalice tinha se rendido.

Pós-guerra[]

Depois da Guerra de Cinquenta Anos Ivalice sofreu uma grande perda como as pessoas abrigava maus sentimentos e insatisfação para os nobres e da família real que os colocou na guerra sem sentido. Agricultores encenaram protestos e se revoltaram, e muitos voltaram bandeiras para se juntar a Corpse Brigade.

A economia de Ivalice sofreu como os pagamentos que não poderiam ser feitos para os cavaleiros que tinham lutado na guerra devido à despesa em armas e defesas. Muitos foram dispensados do exército, e com menos comida e pouco dinheiro, houve uma elevada taxa de desemprego e deslealdade e as decisão facções cresceu.

Dois filhos do rei Ondoria morreram, e o rei adotou sua irmã mais nova, Princesa Ovelia, como sua filha. Logo depois, a rainha Louveria deu à luz ao Príncipe Orinus, causando um conflito sobre quem se tornaria o sucessor do rei Ondoria, preparando o terreno para a Guerra dos Leões .

Boatos espalhados da saúde de Rei Ondoria aparecem. Desde seu colapso durante a celebração do aniversário do príncipe Orinus, era óbvio que ele estava à beira da morte. Seus conselheiros, o Conselho de Chamberlains, entregou a notícia que o rei estava ficando melhor, mas as pessoas sabiam a verdade. Logo surgiram rumores de que a rainha Louveria e outros nobres tinham discutido sobre o seu sucessor.

Goffard Gaffgarion foi demitido do Céu do Leste, e Gustav do Céu do Norte, tanto sob a acusação de má conduta durante a guerra. Gaffgarion virou-se para a vida de um mercenário, alegando lealdade para o maior lance.

Curiosidades[]

  • Pode ser possível que os a Guerra de Cinquenta Anos e a Guerra dos Leões são alusões a duas guerras históricas, que vieram uma após a outra. A guerra de cinquenta anos pode aludir a histórica Guerra dos Cem Anos entre a Inglaterra e a França, com Ivalice representando Inglaterra e Ordallia representando a França, embora não parece ser uma Joana d'Arc de figura que reuniu os Ordallians em seu tempo de necessidade, como Joan fez para os franceses, assim como muitas outras discrepâncias no resultado.
Advertisement