Fandom

Final Fantasy Wiki

Gilgamesh (Personagem)

679 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
Arte de Gilgamesh feita por Yoshitaka Amano
"Chega de brincadeiras! Agora nós lutamos como homens! E mulheres! E mulheres que se vestem como homens! Para Gilgamesh... é hora de morfar!"
—Gilgamesh, Final Fantasy V

Gilgamesh (ギルガメッシュ, Girugamesshu?) é um personagem recorrente na série Final Fantasy. Em sua primeira aparição, em Final Fantasy V, ele apareceu como um vilão secundário do jogo. Posteriormente apareceu em remakes e em outros títulos.

O papel feito por Gilgamesh já teve muitas variações na série, como o de vilão, de aliado, de Evocação, mas na maioria das vezes, aparece como um viajante colecionador de espadas raras e poderosas. Muitas vezes, em suas aparições, ele procura pela espada legendária, Excalibur. Outra marca registrada de Gilgamesh são os Equipamentos Genji, que podem ser roubados ou adquiridos como prêmio das batalhas.

Sua aparência muda de acordo com cada jogo, mas normalmente ele tem uma pele cinza e vestes vermelhas e laranjas, ele pode aparecer com até 8 braços usando armas diferentes em cada um deles. Diferentes de personagens como Cid, Biggs e Wedge, foi confirmado no Dissidia 012 que todas as suas aparições na série são a mesma pessoa.

Ele é uma colecionador de armas, e seu principal objetivo é pegar a lendária Excalibur, mas quando ele a encontra não passa de uma réplica, a Excalipoor. Sua arma principal é uma polearm chamada Naginata mas ele também usa armas raras coletadas nos mundos pelos quais ele passou. Ele se considera um mestre espadachim mas acaba fugindo da luta quando derrotado.

ApariçõesEditar

Final FantasyEditar

Gilgamesh PSP.png

Sprite de Gilgamesh no PSP.

Veja também: Gilgamesh (Final Fantasy)

Gilgamesh aparece somente em Dawn of Souls e nos remakes seguintes. Ele aparece na Lifespring Grotto junto com outros chefes de Final Fantasy V.

Após os Guerreiros da Luz conversarem com algumas sereias, eles encontram uma espada desconhecida (Excalipoor) e Gilgamesh desafia a equipe pela espada.

Final Fantasy IV: The After YearsEditar

Veja também: Gilgamesh (The After Years)

Gilgamesh é um chefe chamado pelo Criador na masmorra final. Como ele costuma fazer durante a batalha, usa Haste, Protect e Shell. Quando derrotado ele fala "...Bartz...?" antes de desaparecer, e deixa a Excalipoor como recompensa de batalha.

Final Fantasy VEditar

FFV iOS Gilgamesh Field.png

Gilgamesh fora de batalha.

Veja também: Gilgamesh (Final Fantasy V)

Sua primeira e principal aparição é em Final Fantasy V, onde ele é o braço direito de Exdeath. Em uma entrevista, Hironobu Sakaguchi menciona que Gilgamesh cresceu em uma aldeia de guerreiros, na qual os Equipamentos Genji eram conjuntos antigos e preciosos da aldeia e repassados de seus melhores guerreiros provando seu valor em batalha. Diz-se que há séculos de "sangue, suor e poeira" acumulados nos equipamentos, o que fizeram-lhes extremamente resistentes.[1]

Em sua primeira aparição, ele está trabalhando como guarda dos prisioneiros Bartz, Lenna e Faris, e acaba enfrentando Galuf, que o derrota. Quando a equipe cruza a Grande Ponte na fuga do castelo de Exdeath, Gilgamesh aparece novamente para confronta-los, mas em ambas as lutas Gilgamesh foge da batalha ao ser derrotado. Ele aparece novamente liderando o ataque à frota de Xezat. Acompanhado de Enkidu, ele confronta a equipe novamente, quando Enkidu é derrotado ele se joga no oceano tentando levar Galuf com ele. Jurando vingança, ele vai embora.

Durante a maior parte do jogo ele mostra apenas dois braços e após conseguir uma Excalipoor, Gilgamesh "morfa" para sua verdadeira forma com oito braços, e, por sua incompetência, Exdeath bane ele para o Vácuo como punição.

Gilgamesh se perde dentro do Vácuo lutando com inúmeros monstros até encontrar a equipe de Bartz, que lhe mostra a saída daquele lugar. Ele percebe que não é possível sair do Vácuo e resolve se juntar a Bartz para derrotar Exdeath. Ao encontra-lo, a equipe de Bartz está batalhando com Necrophobe e Gilgamesh entra na luta e se sacrifica para destruí-lo.

Final Fantasy VI Editar

Gilgamesh - FF6 iOS.png
Veja também: Gilgamesh (Chefe de Final Fantasy VI)

Gilgamesh aparece como um esper no de Game Boy Advance e nas versões de smartphone. Se o jogador comprar a Excalipoor na casa de leilão em Jidoor e aposta-la no Dragon's Neck Colosseum, terá uma batalha com um Onion Dasher. Ganhando ou perdendo a batalha, Gilgamesh desafia a equipe para uma batalha pela Excalipoor.

Seu sprite é uma versão modificada do sprite de Final Fantasy V, e seu Al script é similar a segunda batalha do mesmo jogo. Continuando a tradição, a equipe pode roubar equipamentos Genji dele. Se derrotado ele reconhece a força da equipe e deixa sua magicite.

Evocação Sua magicite pode ensinar as magias:

  • Quick x1
  • Valor. x5

A magicite oferece +2 de força ao passar de nível. Quando evocado ele consome 99 MP, as espadas Excalibur, Excalipoor e Masamune caem no campo de batalha e Gilgamesh seleciona uma para atacar o alvo, se as três forem escolhidas Enkidu aparece para atacar o alvo.

Ataque Cor do brilho Efeito Imagem
Excalibur Vermelho Causa dano moderado do elemento Holy em todos os inimigos, tendo um poder mágico de 120. FFVI Excalibur.png
Masamune Amarelo Causa dano pesado para todos os inimigos, tendo um poder mágico de 99 e ignora a defesa do alvo. FFVI Android Gilgamesh Magicite - Masamune.png
Excalipoor Turquesa Causa 1 de dano a todos os inimigos, tendo um poder mágico de 1. FFVI Excalipoor.png
Enkidu Todas as três espadas brilham O companheiro de Gilgamesh causa dano a todos os inimigos, tendo um poder mágico de 200 e ignora a defesa do alvo. FFVI Android Gilgamesh Magicite - Enkidu.png


Final Fantasy VIIIEditar

Gilgamesh-ffviii.png

Gilgamesh em Final Fantasy VIII.

Gilgamesh aparece como uma pseudo-Força Guardiã. Ele só pode ser obtido se a equipe tiver Odin antes de entrar no Lunatic Pandora e lutar com Seifer no final do disco 3.

Na luta Odin ataca Seifer, mas é partido ao meio pelo "Zantetsuken Reverse". A Zantetsuken de Odin cria uma fenda no tempo-espaço, de onde Gilgamesh aparece e pega ela. Depois de 12 turnos Gilgamesh aparece para derrotar Seifer e volta para a fenda interdimensional.

Gilgamesh aparece aleatoriamente nas batalhas selecionando umas de suas quatro espadas para atacar. Suas espadas são: Excalibur, Excalipoor, Zantetsuken e Masamune.

Gilgamesh tem 9/256 de chance de aparecer no início de uma batalha (ou 3,5% de chance), e durante toda a batalha, se nada tivesse acontecido por alguns segundos, há uma chance de 13/256 (ou 5,1%) dele aparecer. A chance de ele usar cada ataque é de 65/256 (ou 25,4%) para Excalibur, 64/256 (ou 25%) para Excalipoor ou Masamune, e 63/256 (ou 24,6%) para Zantetsuken. Gilgamesh só pode ser convocadas uma vez por batalha. Ele usa a mesma codificação para determinar a sua taxa de aparição que o Angelo Search. Se Gilgamesh aparece, Angelo nunca vai aparecer na mesma batalha.

A Formula do dano da Excalibur é:

Dano = 100 * Level /10 + 50 + 100
Dano = Dano * (265 - SprDoAlvo)/8
Dano = Dano * 50 / 256

​  A Formula do dano da Masamune é:

Dano = 100 * Level /10 + 100 + 100
Dano = Dano * (265 - SprDoAlvo)/8
Dano = Dano * 50 / 256

​ O nível especificado acima é o nível médio de todas as GFs do jogador. Como tudo mais no jogo, este nível será também na escala com um multiplicador de 6/5 ou 4/5, dependendo do gerador de números aleatórios.

Triple TriadEditar

TTGilgamesh.png
Nome = Gilgamesh

Nível= 8 (Cartão GF)

Elemento = nenhum

Refinamento = Refina 1 em 10 Holy Wars

Ganhando = CC Group King


Final Fantasy IXEditar

Gilgamesh9.PNG

Artwork de Gilgamesh em Final Fantasy IX.

Gilgamesh aparece como um NPC. Ele é visto pela primeira vez em Alexandria pelo nome de "Alleyway Jack", onde ensina Vivi a jogar Tetra Master.

Posteriormente ele é visto com o nome "The Four-Armed Man" nos Active Time Events em Treno. Ele aparece roubando Gil de Garnet e comprando um Power Belt, mas ele derruba ao ser assustado por Steiner. Na segunda visita à Treno, Gilgamesh planeja sequestrar Eiko para chantagear Amarant, mas o plano falha ao ser afugentado por Quina e ele derruba outro equipamento: Chimera Armlet.

Gilgamesh é visto em Daguerreo, onde é possível desafia-lo num duelo. Ele possui cartas raras de airships. Depois de Zidane se tornar um Caçador de Tesouros Rank S, ele revela ser um Caçador de Tesouro Rank D e que seu verdadeiro nome é "Gilgamesh". 

Se o jogador chega ao final de Memoria antes de 12 horas de jogo, é possível encontrar a Excalibur II junto de uma anotação feita para Gilgamesh por Enkido.


Final Fantasy XIEditar

Gilgamesh (FFXI).png
Veja também: Gilgamesh (Final Fantasy XI)

Gilgamesh é um NPC, o líder da organização secreta de piratas Tenshodo em Norg, que é a cidade pirata localizada na Ilha Elshimo, e o pai adotivo de Lion.

Quando ele ouve palavra sobre o renascimento do Shadow Lord , ele envia Lion para investigar. Gilgamesh está envolvido com a história da classe Samurai e em algumas missões relacionadas ao Rise of the Zilart.

Em Vana'diel existe uma criatura semelhante as outras aparições de Gilgamesh chamada "Naraka". Ela aparece em missões relacionadas ao Vácuo.


Final Fantasy XIIEditar

XII gilgamesh2 render.png

Gilgamesh em Final Fantasy XII.

Veja também: Gilgamesh (Final Fantasy XII)
Veja também: Gilgamesh (Chefe de Final Fantasy XII)

Gilgamesh aparece como uma Elite Mark. Ele é uma colecionador de espadas e é acompanhado por Enkidu. Ele tem várias espadas famosas de outros jogos da série e uma de Dragon Quest, mas nenhuma delas são autênticas.

Ele viajou por Ivalice como um colecionador de espadas e um incomparável duelista coletando as espadas dos oponentes derrotados. Ele é encontrado numa ponte em Lhusu Mines, onde está procurando pela "espada da lenda" e enfrenta a equipe. Ao perder, ele foge com Enkidu e, ao chegar na parte mais profunda das minas, Gilgamesh é encontrado e enfrentado novamente, e quando derrotado foge deixando a "espada da lenda" para trás, quando a equipe se vira, ele aparece e leva a espada embora.

Gilgamesh é encontrado novamente em Barheim Passage, onde estava procurando por uma arma lendária, mas ele explica que na verdade não era uma arma e sim uma vara de pesca com o nome semelhante, a vara de pesca Matamune, e ele a entrega para a equipe.

Final Fantasy XII: Revenant WingsEditar

Gilgamesh RW.png

Arte de Gilgamesh.

Veja também: Gilgamesh (Revenant Wings)

Gilgamesh retorna como um chefe e um Yarhi. Ele aparece acompanhado de Enkidu na missão Battle on the Big Bridge em Gates of Shattered Time. Ele reconhece e enfrenta a equipe de Vaan. Ao ser derrotado, ele foge e Gilgamesh é liberado no Ring of Pacts.

Final Fantasy XIIIEditar

FFXIII Gilgamesh fal'Cie.jpg

Arte conceitual de como Gilgamesh seria em Final Fantasy XIII.

No Final Fantasy XIII Ultimania Omega é revelado que Gilgamesh foi planejado para aparecer como um fal'Cie durante a produção do jogo.

Apesar dele não aparecer formalmente em Final Fantasy XIII, seu nome é usado em uma Retail Networks chamada Gilgamesh, Inc.

Final Fantasy XIII-2Editar

Gilgamesh está disponível como DLC para ser enfrentado no Coliseum. Ele enfrenta Snow depois dele ter estragado sua introdução, mas ao lançar um míssil em Snow, Lightning intervém na luta. Após Valfodr ser derrotado, ele aparece junto dos outros inimigos do Coliseum até poder retornar ao seu mundo.


Final Fantasy XIV: A Realm RebornEditar

FFXIV Gilgamesh Render.jpg

Gilgamesh em Final Fantasy XIV.

Veja também: Gilgamesh (Final Fantasy XIV)

Gilgamesh aparece no patch 2.1 como um colecionador de espadas a procura da "espada da lenda". Durante as missões de Hildibrand Manderville e Nashu Mhakaracca, é revelado que ele é um duelista que desafia os aventureiros e leva suas armas depois de derrotá-los. Após terminar as missões, ele aparece derrotando outro oponente e se lamenta por falhar em localizar a "espada da lenda".

No patch 2.2 ele aparece com um frango chamado Enkidu, e desafia o Aventureiro num duelo pela Bradamante em Ishgard. Caso perca, ele abandona suas armas, com a derrota ele tenta fugir com seu frango pulando da ponte mas apenas cai no chão.

Gilgamesh retorna no patch 2.4 durante as missões de Hildibrand. Ele aparece numa aliança com Ultros para levar o aventureiro para fora de Master Fygreis's Coliseum, mais tarde Gilgamesh o desafia para uma revanche mas ele é soprado para fora da arena por um espirro de Typhon.

Gilgamesh aparece novamente no patch 2.5 na conclusão das missões de Hildibrand, Julyan Manderville o força a ajudar o aventureiro a encontrar o verdadeiro culpado pelos roubos, quando o caso é resolvido ele desafia o aventureiro para uma revanche com a Treaty Blade (um dos items roubados) como prêmio. Gilgamesh chama o verdadeiro Enkidu para a batalha. Quando Enkidu é derrotado, Gilgamesh "morfa" para sua forma de oito braços acabando derrotado e promete que vai mudar, mas secretamente promete que vai enfrenta-lo novamente.

Triple TriadEditar

Gilgamesh & Enkidu
FFXIV TT Gilgamesh & Enkidu.png
No. 39
total de status {{{total}}}
Tipo Nenhum
Descrição "Finalmente, nos encontramos novamente no campo de batalha! Eu ouso dizer que Enkidu virá para desfrutar de nossas disputas, tanto quanto eu"
Obtido Drop aleatório de Gilgamesh.



Final Fantasy Type-0Editar

Veja também: Gilgamesh (Type-0)

Gilgamesh aparece como um l'Cie do Black Tortoise Crystal, ele esqueceu seu Focus,

FFType0-GilgameshRender.png

Era o rei de Lorica e protegia seu país, mas as consequências de se tornar um l'Cie fez com que o conselho de Lorica se preocupasse com suas atitudes. Enkidu um amigo de infancia de Gilgamesh serviu de conselheiro real para que o l'Cie não perdesse seu focus, mas Enkidu faleceu junto com toda a população de Lorica durante a destruição da nação pelo Ultima Bomb.

Com o tempo Gilgamesh Ashur perde seu focus e enfrenta a Class Zero, posteriormente ele aparece para enfrentar o l'Cie Machina para testar suas habilidades.

Após Completar a história paralela é possível enfrentar a verdadeira forma de Gilgamesh, na batalha é escolhido apenas um personagem aleatoriamente, se o personagem ganhar ele recebe sua Ultimate Weapon mas se perder Gilgamesh leva seus equipamentos.


Dissidia Final FantasyEditar

Gilgamesh aparece como uma summom.

Existe um fantasma dele no jogo, é um Bartz no level 100 com os equipamentos Genji.

Dissidia 012 Final FantasyEditar

Gilgamesh Full.png

Arte de Gilgamesh em Dissidia 012 Final Fantasy.

Veja também: Gilgamesh (Dissidia)

Gilgamesh aparece como um personagem secreto, durante suas viagens no vácuo ele acaba entrando no Mundo B por acidente, ele percebe a presencia de Bartz e o procura para uma revanche,

Ele se encontra com Vaan, Squall e Zidane no Pandaemonium e após Gilgamesh sair Bartz aparece, mas nenhum reconhece ele por causa de sua amnésia, posteriormente Gilgamesh encontra Bartz mas acaba derrotado e pelas regras do mundo B ele é forçada a sair do mundo,

Em duas Official Quests ele volta ao mundo B, numa ele encontra Exdeath e em outra ele encontra Prishe que lhe pergunta se ele é um "guerreiro do Chaos" ou um "Guerreiro da Cosmos" e sem saber do que se tratava ele responde que é um "guerreiro do chaos" e eles acabam lutando, após a luta ele é forçado a sair do mundo B novamente.


Theatrhythm Final Fantasy Editar

Theatrhythm Gilgamesh.png

Gilgamesh aparece como um inimigo em Theatrhythm Final Fantasy.

Theatrhythm Final Fantasy Curtain CallEditar

Gilgamesh retorna como um inimigo em Theatrhythm Final Fantasy.


Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço sobre Theatrhythm Final Fantasy. Você pode ajudar expandindo-o.

Final Fantasy World Wide Words Editar

Gilgamesh aparece como um inimigo.


Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço sobre Final Fantasy World Wide Words. Você pode ajudar expandindo-o.

Pictlogica Final Fantasy Editar

Gilgamesh do Final Fantasy V aparece como um inimigo e um personagem jogável em Pictlogica Final Fantasy.


Final Fantasy Airborne BrigadeEditar

Gilgamesh aparece como um personagem assistente.


Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço sobre Final Fantasy Airborne Brigade. Você pode ajudar expandindo-o.

Final Fantasy All the BravestEditar

Gilgamesh aparece como um chefe na ponte de Moore, ele pode deixar a Excalipoor após a batalha.


Final Fantasy Record KeeperEditar

FFRK Gilgamesh.png

Gilgamesh é um personagem jogável e um chefe, ele é recrutavel no evento "Battle on the Big Bridge" e a Excalibur (V) muda o seu Soul Break


Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço sobre Final Fantasy Record Keeper. Você pode ajudar expandindo-o.

Final Fantasy ExplorersEditar

Gilgamesh aparece como um chefe através de uma DLC


Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço sobre Final Fantasy Explorers. Você pode ajudar expandindo-o.

Chocobo to Mahou no Ehon: Majo to Shoujo to Go-nin no Yuusha Editar

GIlgamesh aparece como o principal vilão do primeiro livro.

Chocotales2 gilgamesh.jpg


Final Fantasy Artniks Editar

Cartas de Gilgamesh aparece em Final Fantasy Artniks.



Impresario-ffvi-ios.png Este artigo é um esboço sobre Final Fantasy Artniks. Você pode ajudar expandindo-o.

Final Fantasy Trading Card Game Editar

Gilgamesh aparece em varias cartas.

Final Fantasy Portal AppEditar

FFPA TT 384 Gilgamesh & Enkidu.png

Gilgamesh de Final Fantasy XIV aparece em uma carta de Triple Triad.

Aparições fora da série Final FantasyEditar

Dragon Quest & Final Fantasy in Itadaki Street SpecialEditar

Itadaki Street - Gilgamesh.jpg

Gilgamesh aparece na série Itadaki street como uma carta.

Dragon Quest & Final Fantasy in Itadaki Street PortableEditar

Gilgamesh retorna como uma carta em Dragon Quest & Final Fantasy in Itadaki Street Portable


Blood of BahamutEditar

Blood of Bahamut - Gilgamesh .jpg

Gilgamesh é outra evocação da série Final Fantasy, ele aparece como um gigante que precisa ser derrotado, ele é uma versão poderosa de Gilgamesh chamado Durga.


Guardian CrossEditar

GC Gilgamesh.png
Banido para o vácuo por falhar, este guerreiro renunciou seu mestre Exdeath e fez o maior sacrifício de todos
—Descrição.


Puzzle & DragonsEditar

PAD Gilgamesh artwork.png

Gilgamesh aparece em Puzzle and Dragons como parte da colaboração Final Fantasy.


Criação e DesenvolvimentoEditar

De acordo com o quinto "Laboratório FF de Chocobo", publicado na edição de novembro de 1993 da V-Jump, o projeto inicial para Gilgamesh foi criado por Tetsuya Nomura , embora seja Yoshitaka  Amano que fez a arte final do personagem. A revista afirma que o projeto inicial de Nomura parecia um mistura entre a primeira ea segunda forma no jogo.

Música TemaEditar

Veja também: Battle at the Big Bridge
"Battle at the Big Bridge"
Music-harp.gif
Clash on the Big Bridge.ogg
Algum problema com a amostra de áudio?

Seu tema é chamado de "Battle at the Big Bridge" ("Batalha na Grande Ponte" em português), toca originalmente nas quatro batalhas contra ele. Desde sua aparição original ela tem acompanhado Gilgamesh em várias de suas aparições. Ela tem vários rearranjos e adaptações, e se tornou um dos temas mais populares da série.

MercadoriasEditar

GilgameshMC.jpg

Master Creatures produziu uma figura do Gilgamesh de seis polegadas e meia de altura em sua terceira série de personagens de Final Fantasy. As informações da figura descreve que ele está vestindo a armadura Genji e empunhando a Excalipoor, entre outras armas. Há também duas figuras de ação baseadas na aparência de Gilgamesh em Final Fantasy VIII, ambas com as quatro espadas usadas por ele do jogo.

GaleriaEditar

EtimologiaEditar

Gilgamesh foi um rei da Suméria, de caráter semilendário, mais conhecido atualmente por ser o personagem principal da Epopeia de Gilgamesh, um épico mesopotâmico preservado em tabuletas escritas com caracteres cuneiformes. Ele foi o quinto rei da primeira dinastia de Uruk, datada de aproximadamente 2750 AC. Ainda segundo a lista, era filho de um "demônio" ou "fantasma" (o significado da palavra no texto é incerto) e seu reinado teria durado 126 anos.

A história da epopeia de gilgamesh gira em torno da relação entre Gilgamesh e seu companheiro íntimo, Enkidu , um homem selvagem criado pelos deuses como um equivalente de Gilgamesh, para que o distraísse e evitasse que ele oprimisse os cidadãos de Uruk.

Gilgamesh também foi inspirado em Saitō Musashibō Benkei que foi um Sohei (monge guerreiro). Benkei ficava na ponte Gojo em Kyoto, onde desafiava para um duelo cada guerreiro que passava confiscando a espada de seus oponentes derrotados, vindo a recolher um total de cerca de 999 espadas. Em seu milésimo duelo, Benkei foi derrotado por Minamoto no Yoshitsune, Assim, ele se tornou um guerreiro de Yoshitsune e lutou ao seu lado nas Guerras Genpei contra o Clã Taira.

Da lenda podemos relacionar: a arma tradicional de Benkei é uma Naginata, Batalhas em pontes, O ato de coletar a arma do oponente derrotado, e de ele se tornar amigo de quem o derrota. O Clã Minamoto também é chamado de Clã Genji usando a pronuncia alternativa para os caracteres chineses Mina e Moto que é Gen e Uji. As pinturas no rosto de Gilgamesh são inspiradas no Kabuki, um tradicional teatro japonês.

TrivialidadesEditar

  • Gilgamesh é referido por Natsuki Takaya em uma de suas colunas no Fruits Basket, mostrando seu amor pela série Final Fantasy.
  • Na citação da pagina Gilgamesh se refere a série dos anos 90, "Hora de morfar" de Power Ranger.
  • Em Final Fantasy III, existe um personagem chamado Gigameth. Ele não é Gilgamesh, seu katakana é ギガメス (Gigamesu), enquanto o de Gilgamesh é ギルガメッシュ (Girugamesshu).

ReferênciasEditar

  1. V-Jump, (チョコボのFF研究室, Chokobo no FF Kenkyūshitsu, literalmente "Laboratório FF do Chocobo") Novembro de 1993, p.188-192.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória