FANDOM


Moqote Icon.png
O seguinte artigo contém informações velhas sobre a primeira versão de Final Fantasy XIV. Para a ver o artigo sobre a versão atual, veja Final Fantasy XIV.


Final Fantasy XIV
FFXIV Logo.png
ファイナルファンタジーXIV
Fainaru Fantajī Fōtīn
Desenvolvedora Square Enix Divisão de Desenvolvimento 3
Editora Square Enix
Data(s) de
lançamento
Microsoft Windows
Bandeira do Japão.png 30 de Setembro de 2010
Bandeira dos Estados Unidos.png/Bandeira do Canadá.png 30 de Setembro de 2010
Bandeira da União Europeia.png/Bandeira da Austrália.png 30 de Setembro de 2010
PlayStation 3
Bandeira do Japão.png Cancelado
Bandeira da União Europeia.png/Bandeira do Canadá.png Cancelado
Bandeira da União Europeia.png/Bandeira da Austrália.png Cancelado
Gênero MMORPG
Modo(s)
de jogo
Massive Multiplayer Online
Classificações CERO:B 12 anos
ESRB:Ratingsymbol t.gifAdolescente
PEGI:12+12+
Plataforma(s) Windows

Final Fantasy XIV, também conhecido como Final Fantasy XIV Online, foi o décimo quarto jogo da série Final Fantasy e o segundo, depois do Final Fantasy XI, a ser um MMORPG. Anunciado na E3 2009, a edição de colecionador foi lançado mundialmente em 17 de setembro de 2010 e o jogo com o lançamento na semana seguinte.

Final Fantasy XIV recebeu muitas criticas no lançamento, solicitando um pedido de desculpas oficial e a substituição de sua equipe de desenvolvimento.. Em Outubro de 2011, a Square Enix anunciou que o jogo seria relançado como Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, uma versão totalmente nova refeito a partir do zero. A Realm Reborn iria transitar as configurações do jogo original, folclore e história, mas com um novo cliente, estrutura de servidor, motor gráfico, interface, terreno, e conteúdo.

A versão original do jogo, alternadamente denominada oficialmente como Versão 1.0 e "Legado" pelos fãs (após a campanha promocional antes do fechamento do jogo), recebeu a sua última atualização em novembro de 2012 e seus serviços terminaram em dezembro.

JogabilidadeEditar

Criação de PersonagemEditar

XIV Character Creation.jpg

Tela de Criação de Personagem.

O sistema de criação de personagem permite uma maior profundidade de personalização para o jogador do que Final Fantasy XI; os jogadores podem escolher paletas de cores, estilos de cabelo e tipos de rosto depois de selecionar uma raça e clã. Dentro destas escolhas os jogadores podem fazer ajustes detalhados para as características faciais como olhos, nariz e forma da boca. Os jogadores podem decidir adicionar características estéticas, como cicatrizes, tatuagens, pinturas tribais, e jóias, se desejarem. Diferentes raças têm quase as mesmas estatísticas e se desenvolvem igualmente, por isso todas as raças podem ser jogadas com todas as classes sem uma penalidade.

Os jogadores são obrigados a apresentar um primeiro e último nome para seus personagens depois da personalização. NPCs iram abordar os personagens com esse nome ao longo do jogo formal ou informalmente.

Jogabilidade BásicaEditar

Final Fantasy XIV é um MMORPG semelhante ao Final Fantasy XI, com um novo sistema de crescimento de classe que dá aos jogadores mais liberdade na escolha de missões. Final Fantasy XIV centra-se no personagem de crescimento, expandindo o Sistema de Classe utilizado em Final Fantasy XI, e oferece uma história mais envolvente, incluindo cenas com qualidade de voz e missões muito mais complexas e variadas. O jogo destina-se a apelar para jogadores que jogam por conta própria e não fazem grandes equipes, mas a opção de jogar cooperativamente com os outros ainda está presente. O jogo não inclui uma opção de chat de voz, e é limitada a apenas chat de texto.

Nivelamento e EquipesEditar

Para aumentar o Nível, os jogadores devem adquirir Pontos de Experiência através da realização de várias ações (matar monstros, elaboração de um item, recolhimento, etc), que contam para o total. Nivelando-se a classe aumenta estatísticas de base do jogador (força, vitalidade, mente, destreza, inteligência e piedade) para essa classe, e também desbloqueia novas habilidades, características, aumenta o número de habilidades da classe.

Para Discípulos de Magia e Guerra a forma mais eficiente de ganhar pontos de habilidade é em equipe. Uma equipe de jogadores que trabalham juntos para derrotar inimigos. O jogo usa um sistema de experiência "bónus" para dar mais pontos de habilidade com base no número de membros da equipe e os seus níveis. Para melhores resultados, uma equipe ideal deve ter todos os membros dentro de cinco níveis de diferencia cada um, e está limitada a um máximo de oito membros.

Um grupo consistido de 3-7 membros é chamado de um "light party", enquanto uma equipe com 8 membros é uma "equipe cheia". Uma light party recebe o lustre "Camaradagem", aumentando HP e MP em 5%, bem como a precisão mágica e física. Uma equipe cheia recebe uma versão ainda mais forte do lustre, com a HP e MP aumentado em 10%.

O jogo tem um recurso de procura por jogadores que permite aos jogadores ver outros jogadores online, filtro por várias estatísticas e ver quem está disposto a sua equipe (marcado como Buscando equipe). Jogadores sinalizadas como Buscando Equipe podem configurar uma classe preferida, que irá determinar o nível exibido quando procurado.

A busca por jogadores também exibe outras informações, como status online (Online, em uma equipe ou Buscando Equipe), todos os níveis de classe, localização atual, língua, comentário de busca e filiação a Grande Empresa.

FFXIV Enemy Link.jpg
FFXIV Enemy Chain.jpg
FFXIV Individual Combo.jpg

Os jogadores podem ganhar pontos de experiência bônus, ligando e fazendo chains monstros.

Monstros são ligados automaticamente quando for atacado por equipes mais fortes, chamando outros monstros nas proximidades para ajudar. O número de reforço de inimigos é baseado na diferença de força entre o inimigo e o jogador que iniciou a batalha; alguns monstros mais fortes não fazem ligação. Outra maneira de ganhar experiência bônus é matar monstros de nível igual ou superior a si mesmos dentro de um determinado período de tempo; torna-se menor o tempo para cada chain bem sucedido.

Outro fator é a dificuldade dos monstros. Mais pontos de habilidade são concedidos quanto maior a diferença na classificação do jogador e do nível do monstro, até um máximo de diferença 10 fileiras. Da mesma forma, o de ponto de habilidade é drasticamente reduzido caso o jogador/equipe lutem contra um monstro de nível mais fraco.

Quando uma equipe, tem ações agressivas, os monstros são determinados por um sistema de Inimizade. Quase todas as medidas tomadas durante uma batalha gera inimizade, comumente referido como "Ódio", quem possui a maior Inimizade terá a atenção dos monstros, e, posteriormente, ser atacado. Várias classes têm habilidades de controle da inimizade, permitindo que os jogadores diminuam ou aumentem a inimizade.

GaleriaEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória