FANDOM


Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Final Fantasy XIV - A Realm Reborn
ファイナルファンタジーXIV: 新生エオルゼア
Fainaru Fantajī Fōtīn: Shinsei Eoruzea
Desenvolvedora Square Enix Divisão de Desenvolvimento 3
Editora Square Enix
Data(s) de
lançamento
PC e PlayStation 3
Bandeira dos Estados Unidos/Bandeira do Canadá 27 de Agosto de 2013
Bandeira do Japão 27 de Agosto de 2013
Bandeira da União Europeia/Bandeira da Austrália 27 de Agosto de 2013
PlayStation Network
Bandeira dos Estados Unidos/Bandeira do Canadá 13 de Agosto de 2013
PlayStation 4
Bandeira dos Estados Unidos/Bandeira do Canadá 14 de Abril de 2014[1]
Bandeira do Japão 14 de Abril de 2014[1]
Bandeira da União Europeia/Bandeira da Austrália 14 de Abril de 2014[1]
Steam
Bandeira dos Estados Unidos/Bandeira do Canadá 17 de Fevereiro de 2014
Bandeira do Japão 2014
Bandeira da União Europeia/Bandeira da Austrália 2014
Gênero MMORPG
Modo(s)
de jogo
Massive Multiplayer Online
Classificações CERO:CERO C 15 Anos
ESRB:Ratingsymbol t Adolescente
PEGI:PEGI 1616+
Plataforma(s) Windows, PlayStation 3, PlayStation 4
Para ver a versão antiga do jogo, veja Final Fantasy XIV (1.0).

Final Fantasy XIV, também conhecido como Final Fantasy XIV Online, é o décimo quarto jogo na série principal de Final Fantasy, revelado na E3 de 2009, é o segundo MMORPG na série, o outro sendo Final Fantasy XI. A edição de colecionador do jogo foi lançada em 27 de Setembro de 2010, para Windows.

A versão original do jogo recebeu fortes críticas no lançamento, em 2010, promovendo um pedido de desculpas oficial e substituindo sua equipe de desenvolvimento. Em outubro de 2011, a Square Enix anunciou que o jogo seria relançado como Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, uma versão totalmente nova reconstruída a partir do zero. A Realm Reborn iria transitar com a configuração original do jogo, lore e história, mas com um novo cliente, estrutura de servidor, motor gráfico, interface, terreno, e conteúdo. A versão original, chamada de "Version 1.0", recebeu sua última atualização em novembro de 2012 e finalizou seus serviços em dezembro. O teste Alpha de A Realm Reborn começou em novembro de 2012, com o teste beta ao longo do primeiro trimestre de 2013. O jogo foi oficialmente relançado para Microsoft Windows e PlayStation 3 em 27 de agosto de 2013 e chegou ao PlayStation 4 no dia 14 de abril de 2014.

Jogabilidade Editar

Criação de PersonagemEditar

XIV Character Creation Screen

Nova tela de criação de personagens.

A criação de personagens em Final Fantasy XIV: A Realm Reborn é típico da maioria dos MMORPGs. Há seis raças para escolher:

  • Hyur - A típica raça "Humana" encontrada na maioria dos MMOs, que lembra a Hume de Final Fantasy XI.
  • Elezen - A típica raça "Elfo" encontrada na maioria dos MMOs, que lembra a Elvaan de Final Fantasy XI.
  • Lalafell - Uma raça de gente diminutivo, parecido com anões, que lembra o Tarutaru de Final Fantasy XI.
  • Miqo'te - Humanoides felinos que lembram Mithra de Final Fantasy XI.
  • Roegadyn - Gigantes desmedidos que lembram a Galka de Final Fantasy XI.

E com a raça quem vai vim na primeira expansão.

A personalização é detalhada o suficiente para fazer um personagem único, sem ir muito fundo nos detalhes. Os jogadores podem ajustar a altura, características faciais, voz, cabelo, pêlos faciais, e outras características. Eles escolhem a data de nascimento do seu personagem a partir de um calendário mítico de 12 meses de 32 dias cada um e escolhem um "Guardian" ou tipos de divindade, que irá modificar algumas estatísticas de resistência elementais.

Por fim, os jogadores escolhem uma classe de partida. Cada classe tem uma base de cidade-estado, e o jogo começa nessa cidade-estado.

Atualmente, existem nove classes e três cidades-estados para escolher:

Ao contrário das outras classes, Rouge não está disponível na criação do personagem. Aqueles que desejam jogar com ela, primeiro tem que obter nível 10 em outra classe e, em seguida, mudar de classe. Aqueles que desejam desbloquear Rouge o mais rápido possível, recomenda-se optar por Marauder ou Arcanist sendo que eles começam na mesma cidade.

Personagens da "Version 1.0" serão autorizados a voltar a personalizar suas aparências uma vez. Isso inclui o nome do personagem, raça, sexo, data de nascimento, classe de partida, a partir da cidade-estado, altura, cabelo, rosto, tamanho do busto, etc. A segunda re-personalização pode ser conquistada através de recompensas de veteranos, chamado de Fantasia.

Ao completar a missão "Beauty is Only Scalp Deep", os jogadores também pode chamar a esteticista para qualquer um dos quartos da Pousada. Isso permite aos jogadores ajustar aspectos mais básicos, como corte de cabelo, cor do cabelo, e pintura facial para apenas 2.000 gil sem a necessidade de usar uma poção Fantasia.

Jogabilidade básicaEditar

Depois do jogador ter criado um personagem, o jogo vai começar em uma das três cidades-estados dependendo da classe inicial do personagem. O jogador não pode mudar de classe até alcançar o nível 10 na classe inicial.

Fazendo as missões principais vai ajudar o jogador a ganhar EXP, Gil, itens, um bilhete de Airship , a capacidade de utilizar o quarto do Inn, a permissão para fazer Guildleves, visitar Gold Saucer, contratar Retentor, e ser capaz de juntar-se as Grandes Companhias de Eorzea.

O jogador pode escolher entre jogar com mouse e teclado ou com um gamepad. A habilidade HUD vai se adaptar a escolha selecionada.

Hotkey BarsEditar

Veja também: Controles de Final Fantasy XIV

A Realm Reborn o PlayStation 3 e PlayStation 4 versões têm uma interface única para o gamepads chamado Cross Hotbar que tem dois lados. Quando o jogador mantém pressionado Playstation-Button-R2 a metade direita da barra é realçado. Há oito botões totais que podem ser usados: Playstation-Button-X, Playstation Button S, Playstation-Button-T, Playstation-Button-C e o Playstation Dpad Neutral. A mesma coisa acontece se o jogador usa o Playstation-Button-L2. Há oito no total hotbars diferentes, o jogador pode mudar, mantendo Playstation-Button-R1 e selecioná-los.

O jogador pode usar o hotbars padrão de doze slots encontrados na maioria dos MMOs, jogando com o mouse e o teclado na versão PC; o jogador pode ter vários hotbars na tela simultaneamente e ligar diferentes comandos de teclas para controlá-los. A versão PlayStation 4 também suporta mouse e teclado controle, no entanto, a versão PlayStation 3 não.

Nivelamento e EquipesEditar

Duty Finder

O menu Duty Finder em A Realm Reborn.

Existem dois métodos principais para buscar equipes: o Duty Finder e o Party Finder. O Duty Finder é um sistema de busca que permite o jogador formar uma equipe alocado com outros jogadores, incluindo jogadores de diferentes mundos no mesmo centro de dados. O Party Finder, enquanto limita ao servidor atual, permite recrutar com mais critérios (como participar de FATE).

Os jogadores também podem convidar manualmente os membros para equipe a qualquer momento.

As Companhias Livres são o novo sistema de guilda em A Realm Reborn, tomando o lugar dos Linkshells que estão agora a canais para o jogador simplesmente conversar. Para registrar uma nova companhia livre, o jogador deve ser o nível 25, alinhada com uma grande empresa, tem pelo menos quatro membros iniciais, e 15.000 Gil. No entanto, qualquer jogador pode se juntar a uma empresa livre existente independentemente do nível, se inscrevendo ou sendo convidado para ela. Ao contrário do Linkshells, um jogador só pode pertencer a uma companhia livre de cada vez. Companhias livres oferecem várias maneiras únicas de jogar com um grupo estabelecido de jogadores, incluindo um sistema de habitação partilhada e bônus especiais.

Sistema de BatalhaEditar

LutaEditar

As habilidades em A Realm Reborn é um sistema de aprendizado simples. O jogador tem cinco barras de batalha diferentes para ver: HP, TP, MP, a inimizade, e (em partes) o Limite Gauge.

  • HP significa Pontos de vida e determina quão perto um jogador está a ter KO HP é regido pelo atributo Vitalidade.
  • TP representa Pontos táticos e é usado para ataques corpo a corpo e comandos físicos como Sprint. A maioria das habilidades nesta categoria são instantâneas e você será capaz de correr e lançar sem temporizador (embora ainda tenha um temporizador de arrefecimento). Os jogadores estão fixados a um máximo fixo de TP 1000, e não pode ser aumentada.
  • MP significa Pontos de Magia e é usado para ataques mágicos (EX: Fire e Blizzard). Embora a maioria dessas habilidades têm um tempo de execução, existem algumas magias instantâneas que podem ser expressos em movimento. Magias com um tempo de cast exigem que o jogador fique parado até que a barra esteja completa. MP é regido pelo atributo Piedade.

InimizadeEditar

Inimizade é uma pequeno barra (sob o ícone de classe) que mede a quantidade de ameaça que eles têm com um adversário durante uma equipe. Este indicador visa garantir aqueles com um papel tanque pode manter a atenção do inimigo, enquanto DPS e curandeiros evitam ser atacado diretamente.

A barra reflete a ameaça e proporcionada uma comparação com outros jogadores, mostrando qual a probabilidade de ganhar aggro. Um número indica ameaça do jogador no ranking, com "A" que representa a um segurando agressão; se aggro é realizado por um jogador um com pet ou NPC não é mostrado na lista da equipe, o maior será representado como "1".

Por padrão, a inimizade não é mostrado quando se joga solo, onde geralmente é irrelevante. No entanto, estes mecanismos ainda estará em vigor sempre que múltiplos jogadores ou NPCs atacam um alvo (como em FATE).

Limit BreakEditar

FFXIV Black Mage Limit Break

Um Black Mage usando Limit Break.

A Realm Reborn implementa um sistema de Limite Break no lugar do sistema Battle Regimen encontrado na Versão 1.0. Cada equipe tem um medidor de limit que aumenta à medida que as ações sejam executadas durante a batalha. Quando pelo menos uma seção é preenchido, um Limit Break pode ser ativado por um membro da equipe, esvaziando a barra. Os efeitos do limit Break dependente da classe ou da Job do personagem que desencadeou, enquanto a força desses efeitos é baseada em quantas seções da barra foi preenchida quando o Limit Break foi acionado. Uma classe tanque aumentará a defesa daequipe com seu Limit Break, um curandeiro ou Archer/Bard usará um efeitos de cura, um DPS físico irá desencadear um ataque poderoso em um alvo, e uma magia PD solta uma explosão área.

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 Final Fantasy XIV: A Realm Reborn chegando para o PlayStation 4 em Abril de 2014 — Siliconera

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória