Final Fantasy XII

679 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
Final Fantasy XII
Ff12 logo.png
ファイナルファンタジーXII
Fainaru Fantashī XII
Desenvolvedora Square Enix Product

Development Division 4

Editora {{{publisher}}}
Data(s) de
lançamento
Japan 16 de Março, 2006
United States/Canada 31 de Outubro, 2006
Europe/Australia 23 de Fevereiro, 2007
Japan 9 de Agosto, 2007 (international)
Gênero Role-playing game
Modo(s)
de jogo
Único Jogador
Classificações ESRB:TeenTeen
CERO:All AgesAll Ages
OFLC:MM
PEGI:16+16+
USK: 12+ 12+
Plataforma(s) PlayStation2

Final Fantasy XII é o 12° jogo da série principal Final Fantasy e também faz parte da série Ivalice Alliance.

O jogo foi lançado em 16 de março de 2006 no Japão, 31 de outubro de 2006 na América e em 23 de fevereiro na Europa e Austrália. Final Fantasy XII foi relançado no Japão em uma International Version com o subtítulo Zodiac Job System, que modifica muito o sistema de desenvolvimento de personagem no jogo, por introduzir classes. Zodiac Job System não foi lançado fora da Ásia.

Final Fantasy XII possui uma sequência direta intitulada Final Fantasy XII: Revenant Wings para Nintendo DS.

GameplayEditar

Como em cada título na série Final Fantasy, as especificidades de cada aspecto do gameplay são diferentes. Como a maioria dos outros jogos da série, os personagens irão ganhar níveis, skills , conjurar magias , usar invocações , Limit Breaks , e enfrentará monstros. Há também algumas diferenças relativamente óbvias no gameplay de Final Fantasy XII em relação aos jogos anteriores. 
Bagoly.jpg

Desenvolvimento dos PersonagensEditar

Para ganhar níveis, o jogador deve enfrentar montros para ganhar Pontos de Experiência (EXP). Somente membros vivos e ativos da equipe recebem EXP dos oponentes caídos. Se houver múltiplos personagens ativos na equipe, a quantidade de experiência será dividida uniformemente para cada membro. Batalhas contra Chefes não dão experiência, mas sim LP. Derrotar inimigos também rende LP, ou Pontos de Licensa, que podem ser usados para comprar licenças na License Board, para aprenders novas habilidades e equipar novos tipos de equipamentos.

Ao contrário da EXP, mesmo membros na reserva recebem LP das batalhas. A habiliade individual de cada personagem para usar Técnicas, Magias, Acessórios, armas e armaduras são todos governados pelas licensas. Como no Sphere Grid de Final Fantasy X, porém menos linear, o jogador tem controle completo sobre o desenvolvimento de cada personagem.

MagiasEditar

Em Final Fantasy XII, as magias são refereidas como "magicks". Para usar magicks, o jogador deve comprar os feitiços em Magick Shops ou um mercador, e com a quantia de LP atingida, deve-se comprar a Lincensa no Lincense Point. O uso de Magicks requer MP (Mist Points), que pode ser restaurado através de movimentos, itens como o Ether, ou ativando um Cristal de Save .

Um efeito conhecido como Efeito de capacidade dita quantos quantas magias e habilidades especiais podem ser executadas simultaneamente; todas as magias mais poderosas usam todo o efeito de capacidade sozinhos, significa que quando o jogador usar a magia mais poderosa do jogo, outras ações ficam em fila até a animação da magia acabar.

Invocações/EspersEditar

Invacações, chamadas de Espers, são obtidos através de batalhas contra os mesmos. Existem 13 espers no jogo. Cinco são encontrados pelo gameplay normal, e os outros oitos podem ser encontrados em áreas escondidas após completar ações específicas.
Belias-FFXII.png

Belias, primeiro Esper.

Cada Esper pode ser comprado no License Board após derrotado. Somente um personagem pode comprar cada Esper, esse Esper é então ligado ao personagem, removendo sua Licensa da License Board dos outros personagens. Quando um personagem invoca um Esper, ele toma o lugar dos outros dois membros da equipe. O Esper lutará independente do personagem por um curto espaço de tempo, enquanto o invocador estiver consciente. Quando o tempo acabar, o Esper usará um ataque especial, se os requerimentos forem atingidos, e desaparecerá. A invocação usa um segmento inteiro de MP por cada Rank que o Esper tiver. Por exemplo, Belias é um Esper Rank I, e usará um segmento da barra de MP; já Zodiark que é de Rank III, vai usar todos os três segmentos.

Quickenings\ConcurrencesEditar

Os Limit Breaks em Final Fantasy XII são conhecidos como Mist Quickenings na versão americana e Mist Knacks na versão  japonesa. Cada Quickening está disponivel no License Board para comprar por qualquer personagem. Quando um personagem compra um Quickening, aquele espaço é removido da Lincense Board dos outros. Cada personagem pode comprar até 3 Quickenings.

Existem dezoito Quickenings. Quando um personagem um um Quickenings, 1 segmento de seu MP é completamente usado. Ao comprar o segundo Quickening a barra de MP dobra e é dividida em dois, e finalmente outro segmento é adicionado, triplicando o MP disponível, quando comprado o terceiro e último Quickening. Cada um custa 50 LP, independente de seu rank.

Quickenings podem ser usados durante batalhas enquanto o personagem tiver MP suficiente.

Final Fantasy XII International Zodiac Job SystemEditar

Foi uma versão internacional do jogo lançado no Japão em 2007 como parte do aniversario de vinte anos da franquia Final Fantasy.

Abaixo a lista com as funções adicionadas:

  • O Zodiac Job System - Agora são doze quadros de licenças, cada um representando uma classe. Assim que o personagem escolhe uma classe ela não pode ser trocada. Licenças afastadas podem ser acessadas quando Espers e Quickenings são desbolqueadas.
  • Trial Mode - A equipe enfrenta cem estágios com fortes inimigos. Uma luta contra os cinco juízes está disponivel neste modo, incluindo dois que não são enfrentados no jogo normal.
  • Guests agora podem ser controlados, seus gambits podem ser customizados e também sobem de nível, mas seus equipamentos não podem ser trocados ou removidos.
  • Espers tambem podem ser controlados e seus gambits editados e inclusive usar seu ataque final, porem a invocação acaba caso use a habilidade.
  • Modo Turbo - Apertando o jogo fica mais rápido, acelerando a exploração e as batalhas. As músicas e as cutscenes continuam em sua velocidade normal.
  • Dezesseis novos gambits foram adicionados. Todos os gambits podem ser comprados após os eventos em Barheim Passage.
  • Novos itens foram adicionados e alguns tiveram seus efeitos alterados.
  • Alguns inimigos tiveram seus itens trocados e seus parametros alterados.
  • Nem todas as mágicas e tecnicas podem ser compradas, elas são encontradas em baús durante o jogo. Mágicas como Poison e Faith foram trocadas de categoria (Por exemplo: Poison agora é Black magick e Faith, White magick). As mágicas Fire, Blizzard, Thunder e Cure agora tem area de efeito.
  • Novas armas e armaduras foram adicionadas como a Excalipoor. Alguns equipamentos tiveram seus efeitos alterados.
  • Algumas lojas tiveram seus produtos trocados.
  • As recompensas de algumas monstros caçados (como Gilgamesh) foram alterados.
  • As barras de Mist são independentes e não consomem MP quando usadas. Por isso o MP não é duplicado quando obtem-se licenças de quickenings.
  • O crescimento dos paramentros (como força, defesa mágica e velocidade) de cada personagem foram alterados levemente. O crescimento de MP também foi alterado.
  • Break Damage limit - O dano causado a um inimigo pode ultrapassar os 9999.
  • Dois modos de New Game+ foram adicionados. O modo forte (todos personagens no nível 90) obtido ao zerar o jogo e o modo fraco (todos personagens no nível 1 e não podem subir de nivel) obtido ao concluir o modo Trial.
  • Os baús reaparecem quando sair de uma area (antes era necessario andar três areas).
  • Novos baús foram adicionados, outros foram removidos ou seu conteudo trocado.

Mais da comunidade Wikia