Final Fantasy XII
Ff12 logo
ファイナルファンタジーXII
Fainaru Fantashī XII
Desenvolvedora Square Enix Product

Development Division 4

Editora {{{publisher}}}
Data(s) de
lançamento
20px-Flag of Japan.svg 16 de Março, 2006
20px-Flag of the United States.svg/20px-Flag of Canada.svg 31 de Outubro, 2006
20px-European flag.svg/20px-Flag of Australia.svg 23 de Fevereiro, 2007
20px-Flag of Japan.svg 9 de Agosto, 2007 (international)
Gênero Role-playing game
Modo(s)
de jogo
Único Jogador
Classificações ESRB:Ratingsymbol tTeen
CERO:CERO All AgesAll Ages
OFLC:OFLC small MM
PEGI:PEGI 1616+
USK: 12 12+
Plataforma(s) PlayStation2

Final Fantasy XII é o décimo segundo jogo da série principal Final Fantasy e o quarto a se passar no mundo de Ivalice. O jogo foi lançado em março de 2006 no Japão, sendo relançado mais tarde no Japão em uma versão internacional intitulada International Zodiac Job System, que modifica muito o sistema de desenvolvimento dos personagens por introduzir classes. Essa versão foi relançada globalmente para o PlayStation 4 em julho de 2017 e para o Steam em Fevereiro de 2018 como uma remasterização em HD e contendo novos updates chamado Final Fantasy XII: The Zodiac Age. Final Fantasy XII foi dirigido por Hiroyuki Ito, que também planejou o sistema de batalha e supervisionou The Zodiac Age, com Akihiko Yoshida responsável pelo design dos personagens principais e Hitoshi Sakimoto produzindo a trilha sonora.

O jogo se passa no continente de Ivalice, onde o Império de Rozarria e Archadia estão em uma guerra sem fim por poder e o reino de Dalmasca foi pego no fogo cruzado, sendo assimilado por Archadia. A princesa de Dalmasca, Ashelia B'nargin Dalmasca, cria um movimento de resistência contra Archadia para se vingar pela queda de seu reino e durante o caminho junta-se a um grupo de aliados em busca de um poder capaz de derrotar o Império de Archadia.

A jogabilidade de Final Fantasy XII é bastante diferentes dos jogos anteriores, sendo a remoção dos encontros aleatórios a mudança mais notável. Ao invés disso, os inimigos são enfrentados no próprio campo, sem nenhuma transição para uma tela de batalha, em um sistema chamado Active Dimension Battle. Os personagens são controlados através de comandos do menu ou programados utilizando o sistema de gambits. Os personagens podem liberar a habilidade de equipar novas armas, armaduras e acessórios comprando licenças da License Board com LP, assim como também White Magicks, Black Magicks, Time Magicks, Green Magicks, Arcane Magicks e Technicks. No jogo original, todos os personagens utilizam a mesma License Board, mas nas versões Zodiac, cada classe possui uma License Board diferente e cada personagem é atribuído a uma ou duas classes, dependendo da versão. As áreas do jogo são conectadas pelo próprio mundo ao invés de um mapa, com várias side quests disponíveis para o jogador, como as Hunts, por exemplo.

Final Fantasy XII possui uma sequência direta intitulada Final Fantasy XII: Revenant Wings para Nintendo DS.

JogabilidadeEditar

Bagoly

Uma batalha em Final Fantasy XII.

Assim como na maioria dos outros jogos da série, os personagens ganham níveis, habilidades, conjuram magias, usam invocações, Limit Breaks e enfrentam monstros, mas existem também algumas grandes diferenças em relação aos jogos anteriores.

Desenvolvimento dos personagensEditar

Artigo principal: License Board

Para ganhar níveis, o jogador deve derrotar montros para receber Pontos de Experiência (EXP). Somente membros vivos e ativos da equipe recebem EXP dos oponentes caídos. Se houverem múltiplos personagens ativos na party, a quantidade de experiência será dividida uniformemente para cada membro. Batalhas contra chefes não dão experiência, mas sim License Points (LP). Derrotar inimigos também rende LP, que podem ser usados para comprar licenças na License Board para aprender novas habilidades e equipar novos tipos de equipamentos.

Ao contrário da EXP, até mesmo membros na reserva recebem LP das batalhas. A habilidade individual de cada personagem para usar Technicks, Magicks, Augments, armas, armaduras e acessórios são todas governadas pelas licenças. Semelhante ao Sphere Grid de Final Fantasy X, porém menos linear, pois o jogador tem controle completo sobre o desenvolvimento de cada personagem.

Nas versões Zodiac, as habilidades e os equipamentos que um personagem pode usar estão diretamente ligados à sua classe. Assim que o jogador escolhe uma classe para um personagem, ela não pode ser alterada.

MagiasEditar

Artigo principal: Magick (tipo de habilidade)

Para usar magias, o jogador deve comprá-las em lojas ou mercadores (ou encontrá-las em tesouros nas versões Zodiac) e comprar a licença correspondente na License Board. O uso de magia requer MP (Mist Points), que podem ser restaurados se locomovendo, utilizando itens como Ether ou ativando um cristal de salvamento.

Nas versões de PlayStation 2, um efeito conhecido como Capacidade de Efeito dita quantas quantas magias e habilidades especiais podem ser executadas simultaneamente; todas as magias mais poderosas usam toda a capacidade de efeito, o que significa que quando o jogador usa as magias mais poderosas do jogo, outras ações ficam em fila até a animação da magia acabar. Essa limitação não é mais um problema nos relançamentos em HD.

Invocações/EspersEditar

Invacações, chamadas de Espers, são obtidos através de batalhas contra os mesmos. Existem 13 espers no jogo. Cinco são encontrados pelo gameplay normal, e os outros oitos podem ser encontrados em áreas escondidas após completar ações específicas.
Belias-FFXII

Belias, primeiro Esper.

Cada Esper pode ser comprado no License Board após derrotado. Somente um personagem pode comprar cada Esper, esse Esper é então ligado ao personagem, removendo sua Licensa da License Board dos outros personagens. Quando um personagem invoca um Esper, ele toma o lugar dos outros dois membros da equipe. O Esper lutará independente do personagem por um curto espaço de tempo, enquanto o invocador estiver consciente. Quando o tempo acabar, o Esper usará um ataque especial, se os requerimentos forem atingidos, e desaparecerá. A invocação usa um segmento inteiro de MP por cada Rank que o Esper tiver. Por exemplo, Belias é um Esper Rank I, e usará um segmento da barra de MP; já Zodiark que é de Rank III, vai usar todos os três segmentos.

Quickenings\ConcurrencesEditar

Os Limit Breaks em Final Fantasy XII são conhecidos como Mist Quickenings na versão americana e Mist Knacks na versão  japonesa. Cada Quickening está disponivel no License Board para comprar por qualquer personagem. Quando um personagem compra um Quickening, aquele espaço é removido da Lincense Board dos outros. Cada personagem pode comprar até 3 Quickenings.

Existem dezoito Quickenings. Quando um personagem um um Quickenings, 1 segmento de seu MP é completamente usado. Ao comprar o segundo Quickening a barra de MP dobra e é dividida em dois, e finalmente outro segmento é adicionado, triplicando o MP disponível, quando comprado o terceiro e último Quickening. Cada um custa 50 LP, independente de seu rank.

Quickenings podem ser usados durante batalhas enquanto o personagem tiver MP suficiente.

Final Fantasy XII International Zodiac Job SystemEditar

Foi uma versão internacional do jogo lançado no Japão em 2007 como parte do aniversário de vinte anos da franquia Final Fantasy.

Abaixo a lista com as funções adicionadas:

  • O Zodiac Job System - Agora são doze quadros de licenças, cada um representando uma classe. Assim que o personagem escolhe uma classe ela não pode ser trocada. Licenças afastadas podem ser acessadas quando Espers e Quickenings são desbloqueadas.
  • Trial Mode - A equipe enfrenta cem estágios com fortes inimigos. Uma luta contra os cinco juízes está disponivel neste modo, incluindo dois que não são enfrentados no jogo normal.
  • Guests agora podem ser controlados, seus gambits podem ser customizados e também sobem de nível, mas seus equipamentos não podem ser trocados ou removidos.
  • Espers também podem ser controlados e seus gambits editados e inclusive usar seu ataque final, porem a invocação acaba caso use a habilidade.
  • Modo Turbo - Apertando o jogo fica mais rápido, acelerando a exploração e as batalhas. As músicas e as cutscenes continuam em sua velocidade normal.
  • Dezesseis novos gambits foram adicionados. Todos os gambits podem ser comprados após os eventos em Barheim Passage.
  • Novos itens foram adicionados e alguns tiveram seus efeitos alterados.
  • Alguns inimigos tiveram seus itens trocados e seus parametros alterados.
  • Nem todas as mágicas e tecnicas podem ser compradas, elas são encontradas em baús durante o jogo. Mágicas como Poison e Faith foram trocadas de categoria (Por exemplo: Poison agora é Black magick e Faith, White magick). As mágicas Fire, Blizzard, Thunder e Cure agora tem area de efeito.
  • Novas armas e armaduras foram adicionadas como a Excalipoor. Alguns equipamentos tiveram seus efeitos alterados.
  • Algumas lojas tiveram seus produtos trocados.
  • As recompensas de algumas monstros caçados (como Gilgamesh) foram alterados.
  • As barras de Mist são independentes e não consomem MP quando usadas. Por isso o MP não é duplicado quando obtem-se licenças de quickenings.
  • O crescimento dos paramentros (como força, defesa mágica e velocidade) de cada personagem foram alterados levemente. O crescimento de MP também foi alterado.
  • Break Damage limit - O dano causado a um inimigo pode ultrapassar os 9999.
  • Dois modos de New Game+ foram adicionados. O modo forte (todos personagens no nível 90) obtido ao zerar o jogo e o modo fraco (todos personagens no nível 1 e não podem subir de nivel) obtido ao concluir o modo Trial.
  • Os baús reaparecem quando sair de uma area (antes era necessario andar três areas).
  • Novos baús foram adicionados, outros foram removidos ou seu conteudo trocado.