FANDOM


Final Fantasy XII
Ff12 logo
ファイナルファンタジーXII
Fainaru Fantashī XII
Desenvolvedora Square Enix Product

Development Division 4

Editora {{{publisher}}}
Data(s) de
lançamento
20px-Flag of Japan.svg 16 de Março, 2006
20px-Flag of the United States.svg/20px-Flag of Canada.svg 31 de Outubro, 2006
20px-European flag.svg/20px-Flag of Australia.svg 23 de Fevereiro, 2007
20px-Flag of Japan.svg 9 de Agosto, 2007 (international)
Gênero Role-playing game
Modo(s)
de jogo
Único Jogador
Classificações ESRB:Ratingsymbol tTeen
CERO:CERO All AgesAll Ages
OFLC:OFLC small MM
PEGI:PEGI 1616+
USK: 12 12+
Plataforma(s) PlayStation2

Final Fantasy XII é o décimo segundo jogo da série principal Final Fantasy e o quarto a se passar no mundo de Ivalice. O jogo foi lançado em março de 2006 no Japão, sendo relançado mais tarde no Japão em uma versão internacional intitulada International Zodiac Job System, que modifica muito o sistema de desenvolvimento dos personagens por introduzir classes. Essa versão foi relançada globalmente para o PlayStation 4 em julho de 2017 e para o Steam em Fevereiro de 2018 como uma remasterização em HD e contendo novos updates chamado Final Fantasy XII: The Zodiac Age. Final Fantasy XII foi dirigido por Hiroyuki Ito, que também planejou o sistema de batalha e supervisionou The Zodiac Age, com Akihiko Yoshida responsável pelo design dos personagens principais e Hitoshi Sakimoto produzindo a trilha sonora.

O jogo se passa no continente de Ivalice, onde o Império de Rozarria e Archadia estão em uma guerra sem fim por poder e o reino de Dalmasca foi pego no fogo cruzado, sendo assimilado por Archadia. A princesa de Dalmasca, Ashelia B'nargin Dalmasca, cria um movimento de resistência contra Archadia para se vingar pela queda de seu reino e durante o caminho junta-se a um grupo de aliados em busca de um poder capaz de derrotar o Império de Archadia.

A jogabilidade de Final Fantasy XII é bastante diferentes dos jogos anteriores, sendo a remoção dos encontros aleatórios a mudança mais notável. Ao invés disso, os inimigos são enfrentados no próprio campo, sem nenhuma transição para uma tela de batalha, em um sistema chamado Active Dimension Battle. Os personagens são controlados através de comandos do menu ou programados utilizando o sistema de gambits. Os personagens podem liberar a habilidade de equipar novas armas, armaduras e acessórios comprando licenças da License Board com LP, assim como também White Magicks, Black Magicks, Time Magicks, Green Magicks, Arcane Magicks e Technicks. No jogo original, todos os personagens utilizam a mesma License Board, mas nas versões Zodiac, cada classe possui uma License Board diferente e cada personagem é atribuído a uma ou duas classes, dependendo da versão. As áreas do jogo são conectadas pelo próprio mundo ao invés de um mapa, com várias side quests disponíveis para o jogador, como as Hunts, por exemplo.

Final Fantasy XII possui uma sequência direta intitulada Final Fantasy XII: Revenant Wings para Nintendo DS.

JogabilidadeEditar

Bagoly

Uma batalha em Final Fantasy XII.

Assim como na maioria dos outros jogos da série, os personagens ganham níveis, habilidades, conjuram magias, usam invocações, Limit Breaks e enfrentam monstros, mas existem também algumas grandes diferenças em relação aos jogos anteriores.

Desenvolvimento dos personagensEditar

Artigo principal: License Board

Para ganhar níveis, o jogador deve derrotar montros para receber Pontos de Experiência (EXP). Somente membros vivos e ativos da equipe recebem EXP dos oponentes caídos. Se houverem múltiplos personagens ativos na party, a quantidade de experiência será dividida uniformemente para cada membro. Batalhas contra chefes não dão experiência, mas sim License Points (LP). Derrotar inimigos também rende LP, que podem ser usados para comprar licenças na License Board para aprender novas habilidades e equipar novos tipos de equipamentos.

Ao contrário da EXP, até mesmo membros na reserva recebem LP das batalhas. A habilidade individual de cada personagem para usar Technicks, Magicks, Augments, armas, armaduras e acessórios são todas governadas pelas licenças. Semelhante ao Sphere Grid de Final Fantasy X, porém menos linear, pois o jogador tem controle completo sobre o desenvolvimento de cada personagem.

Nas versões Zodiac, as habilidades e os equipamentos que um personagem pode usar estão diretamente ligados à sua classe. Assim que o jogador escolhe uma classe para um personagem, ela não pode ser alterada.

MagiasEditar

Artigo principal: Magick (tipo de habilidade)

Para usar magias, o jogador deve comprá-las em lojas ou mercadores (ou encontrá-las em tesouros nas versões Zodiac) e comprar a licença correspondente na License Board. O uso de magia requer MP (Mist Points), que podem ser restaurados se locomovendo, utilizando itens como Ether ou ativando um cristal de salvamento.

Nas versões de PlayStation 2, um efeito conhecido como Capacidade de Efeito dita quantas quantas magias e habilidades especiais podem ser executadas simultaneamente; todas as magias mais poderosas usam toda a capacidade de efeito, o que significa que quando o jogador usa as magias mais poderosas do jogo, outras ações ficam em fila até a animação da magia acabar. Essa limitação não é mais um problema nos relançamentos em HD.

Invocações/EspersEditar

Belias-FFXII
Artigo principal: Esper (Final Fantasy XII)

As invocações, chamadas de Espers, são obtidas através de batalhas contra as mesmas, liberando suas respectivas licenças na License Board ao derrotá-las. Existem treze Espers no jogo, dos quais cinco são encontrados no decorrer da história e os outros oito podem ser encontrados em áreas escondidas após completar ações específicas.

Todos os Espers podem ser comprados na License Board após serem derrotados, mas somente um personagem pode comprar cada Esper. Esse Esper é então ligado ao personagem e sua licença é removida da License Board dos outros personagens. Quando um personagem invoca um Esper, ele substitui os outros dois membros da equipe e permanece no campo lutando por um curto espaço de tempo, enquanto o invocador estiver consciente.

Quando o tempo acaba, o Esper lança um ataque especial, desde que os requerimentos sejam cumpridos, e desaparece em seguida. A invocação usa um segmento inteiro da barra de MP para cada rank que o Esper tiver. Por exemplo, Belias é uma Invocação Rank I e, portanto, usa um segmento da barra de MP, enquanto Zodiark, que é de Rank III, usa todos os três segmentos.

Nas versões Zodiac, os Espers têm uma pequena participação na especificação de quais habilidades um personagem pode aprender, liberando novos caminhos na License Board. O sistema de barras de MP foi descartado e a utilização de Quickenings e a invocação de Espers passaram a utilizar barras diferentes. O jogador pode controlar o Esper e usar seu ataque especial quando quiser.

Quickenings\ConcurrencesEditar

Artigo principal: Quickening (habilidade)

Os Limit Breaks em Final Fantasy XII são conhecidos como Mist Quickenings. Na versão original, cada Quickening fica disponivel na License Board para compra por qualquer personagem, contudo, quando a licença é comprada para um personagem, aquele espaço é removido da License Board de todos os outros. Cada personagem pode comprar até três Quickenings, totalizando dezoito na License Board ao todo. Ao comprar o segundo Quickening, a barra de MP do personagem é dobrada e segmentada em duas partes, e, ao comprar o terceiro, é adicionado mais um segmento na barra e o MP base é triplicado. A utilização de um Quickening consome um segmento da barra de MP. O custo de cada um é de 50 LP, independente de seu rank.

Basch quickening

Quickening de nível 1 de Basch, Fulminating Darkness.

Quickenings podem ser usados durante batalhas contanto que o personagem tenha MP suficiente e não esteja incapacitado por efeitos negativos de status. Quickenings podem ser combinados: quando usado, todos os membros ativos do grupo que tenham aprendido Quickenings irão se juntar à combinação, desde que não estejam nocauteados, sob o efeito de X-Zone ou Stop, Stone, Disable, Confusion, Silence ou Berserk. Durante o combo, o jogador pode conseguir aleatoriamente o comando Mist Charge, o qual recupera o MP do personagem. A única restrição para o combo é o limite de tempo e a sorte, já que os Quickenings disponíveis são tirados aleatoriamente. Os ataques normais de Quickenings danificam apenas o inimigo alvo, entretando, o jogador pode fazer combinações específicas para gerar uma Concurrence, causando dano elevado à todos os alvos próximos.

Nas versões Zodiac, Quickenings não consomem mais MP, existindo uma barra separada para isso que funciona de maneira semelhante aos Limit Breaks de outros jogos da série. A barra pode ser enchida lentamente participando de batalhas ou por completa utilizando um Elixir/Megalixir, ou ainda ativando um cristal de salvamento. Cada classe possui quatro licenças de Quickening, custando 50, 75, 100 e 125 LP. Ao comprar três Quickenings, a licença restante desaparece da License Board daquele personagem. Isso é mais relevante para a classe Shikari, cujas licenças para espadas ninja ficam trancadas atrás dos Quickenings.

BatalhaEditar

Ver também: Gambits
Adamantitan

Vaan, Penelo e Balthier enfrentando um Adamantitan.

Final Fantasy XII usa um sistema de batalha chamado Active Dimension Battle (ADB). Não existem encontros aleatórios, pois os monstros se movimentam livremente pelo terreno e as batalhas são realizadas no próprio campo, sem nenhuma transição. Os inimigos raramente surpreendem o grupo, embora criaturas voadoras ataquem de uma altura elevada e outras criaturas podem surgir da água ou do chão para atacar. Monstros dóceis podem ficar agressivos se forem provocados pelo grupo, por exemplo, utilizando magia próximo à eles ou se o jogador atacar outras criaturas do mesmo gênero.

O combate pode ser controlado manualmente ou programado através do uso de gambits. O jogador pode criar uma lista de comandos e dependências a serem executados automaticamente pelos personagens para simplificar o sistema de combate. Todos os comandos se relacionam ao próprio personagem, aos aliados ou aos monstros na tela.

O jogador pode escolher entre o modo de Espera (o padrão) e Ativo. No modo de Espera, o tempo para enquanto o jogador seleciona os comandos, mas apenas um comando pode ser executado de cada vez. Se a configuração do jogo está como Ativo, múltiplas ações podem ser executadas simultaneamente (contanto que a Capacidade de Efeitos não esteja saturada nas versões para PlayStation 2). O jogador controla somente um personagem, o líder da party, mas pode alterar o líder a qualquer momento. Se o líder é nocauteado ou incapacitado de alguma outra forma, o jogo solicita que escolha outro líder. O jogador pode ter até três membros na equipe de uma vez, sendo o restante mantidos no grupo de reserva.

Os membros na reserva podem ser trocados a qualquer momento, desde que o personagem não esteja sendo alvo de um ataque ou magia, ou esteja executando uma ação. O jogador pode trocar personagens inconscientes, o que significa que só ocorrerá um Game Over se todos os membros, tanto na party ativa quanto reserva, forem mortos.

Como as batalhas acontecem no próprio campo, o comando de Escape funciona de maneira diferente dos outros jogos da série; o jogador deve fugir, de preferência segurando R2 para interromper todas as ações dos personagens (embora eles fiquem incapazes de desviar de ataques inimigos). Alguns inimigos param de perseguir os personagens assim que se movem para longe, mas outros são mais persistentes e só param a perseguição se o jogador trocar de mapa. As batalhas contra chefes acontecem em áreas fechadas e não podem ser escapadas.

Battle ChainEditar

Artigo principal: Chain (termo)
Ffxii chain

Os melhores loots podem ser obtidos do inimigo após matar vários outros do mesmo tipo continuamente.

Uma Battle Chain é iniciada quando o grupo derrota dois ou mais inimigos do mesmo tipo em sequência. O nível da Battle Chain continuará aumentando enquanto o grupo continuar derrotando inimigos do mesmo tipo.

Com o aumento do Chain Level a cada batalha, os inimigos passarão a largar itens mais raros e em maior quantidade, e em níveis mais altos, ativarão buffs e cura na party. Se o jogador matar um inimigo de um tipo diferente, entrar em uma colônia (uma área onde somente o Vaan é controlável) ou tocar em um cristal de salvamento, o combo quebrará e o Chain Level resetará para 0.

ArmadilhasEditar

Artigo principal: Armadilha (termo)

Existem armadilhas espalhadas pelo terreno que, quando pisadas, causam dano ou status negativos na party. As armadilhas são geralmente invisíveis, mas se um membro da party estiver sob o efeito de Libra, elas aparecem como um círculo vermelho brilhante. Elas podem ser evitadas utilizando Float ou Steel Poleyns, um acessório que torna a party imune contra armadilhas. Existem também algumas armadilhas que benificiam a party, dando efeitos de status positivos e/ou recuperando HP.

TesourosEditar

Artigo principal: Tesouro (Final Fantasy XII)

Diferente do que acontece nos outros jogos single-player da série, na maioria das vezes, os tesouros aparecem aleatoriamente no campo contendo tesouros aleatórios e podem aparecer novamente se o jogador mover dois mapas de distância na versão original ou um mapa na versão Zodiac. Os tesouros podem conter gil, gambits (versão original), equipamentos ou itens, e existe uma pequena chance de receber um tesouro raro se estiver com o Diamond Armlet equipado.

Na versão original, existem também os "tesouros proibidos" que, quando abertos, impedem que o jogador possa obter a lança mais forte do jogo, Zodiac Spear, em Necrohol of Nabudis. Essa limitação foi removida nas versões Zodiac.

Clima e terrenoEditar

Artigo principal: Clima

O clima de uma área e o terreno afetam a precisão das armas de longo alcance e o dano causado por ataques elementais. Em climas tempestuosos, a precisão de bestas e arcos é reduzida e, por exemplo, em climas chuvosos, o dano de Trovão (elemento) é aumentado enquanto o de Fogo (elemento) é reduzido. Enquanto o terreno é fixo, com exceção de Giza Plains, onde ocorre troca entre a estação seca e úmida, o clima é aleatório na maioria das vezes, dependendo apenas de quais são os climas possíveis para a área.

SinopseEditar

AmbientaçãoEditar

Artigo principal: Ivalice (Final Fantasy XII)
Ivalice map

Ivalice.

O mapa de Ivalice não cobre o mundo inteiro. Ele mostra a área que esteve sob o controle do Dynast King Raithwall, mas que hoje se encontra sob o domínio dos Impérios de Archadia e Rozarria. Existem ainda templos antigos de um passado distante, como o Stilshrine of Miriam, Mt Bur-Omisace e a Tomb of Raithwall, assim como também vilas de de povos indígenas, como os garif e as vieras. Entre as áreas habitadas por povos civilizados, existem as zonas repletas de monstros, que variam de terreno e clima até mesmo dentro da própria área.

Os Impérios de Archadia e Rozarria competem em termos de poder militar e influência política. O Império de Archadia é governado pela família governante House Solidor, juntamente com um Senado Imperial que possui pouco poder. Isso fez com que os Archadian Judges servissem o Imperador diretamente. Os Judge Magisters comandam o Exército de Archadia, a Tropa Imperial de Archadia, Segurança de Archadia e a Polícia, assim como também a Inteligência de Archadia. Os Judge Magisters são temidos e respeitados pela sua paixão pelo Império e a defesa da House Solidor. Os pequenos reinos de Dalmasca e Nabradia, localizados entre os dois impérios, têm sua existência ameaçada. Bhujerba é uma cidade flutuante que jura neutralidade, construída em um continente que flutua devido ao magicite presente no solo.

PersonagensEditar

Artigo principal: Lista dos personagens de Final Fantasy XII
AkihikiYoshida-FFXIIallChars.

Arte dos personagens principais por Akihiko Yoshida.

Final Fantasy XII possui um elenco de seis personagens principais que, quando formado, nunca é alterado. Três personagens visitantes (não incluindo aliados de Hunt) se juntam ao grupo durante a história e o jogador controla um personagem diferente durante o prólogo. De acordo com os desenvolvedores, não existe um personagem principal, pois o jogo é "sobre várias pessoas, não apenas uma só".[1]

Elenco principal
  • Vaan é um garoto de rua e órfão que vive nas ruas de Rabanastre com sua amiga Penelo. Ele sonha em se tornar um pirata do céu, comandar o seu próprio airship e viajar pelo mundo.
  • Penelo é a amiga mais próxima de Vaan, e uma órfã que perdeu sua família durante a guerra entre Dalmasca e Archadia. Ela sonha em ser uma dançarina e aprendeu artes marciais dos seus falecidos irmãos mais velhos, que foram soldados durante a guerra. Ela se une ao grupo juntamente à Vaan para ajudar a impedir que aconteça outra guerra.
  • Balthier, cujo nome real é Ffamran mied Bunansa,[2] é um pirata do céu fugindo de seu passado. Ele refere a si mesmo como o "homem principal".
  • Fran é amiga e companheira de Balthier, e uma viera. Assim como Balthier, ela está tentando se desprender de seu passado. Ela raramente fala, mas, quando o faz, têm palavras de sabedoria a oferecer.
  • Basch fon Ronsenburg é um cavaleiro desonrado que quer proteger Dalmasca, sua terra natal substituta.
  • Ashelia B'nargin Dalmasca é a princesa de Dalmasca que faz qualquer coisa em seu alcance para reconstruir o seu reino caído. Ela foi casada com Lord Rasler, o príncipe de Nabradia, e embora o seu casamento teve motivação política, eles se amaram de verdade.
Personagem jogável temporário
Guests
  • Larsa Ferrinas Solidor/Lamont é o membro mais jovem da House Solidor, a família governante do Império de Archadia. Ele deseja trazer paz para o mundo
  • Vossler York Azelas foi um companheiro de Basch que lutou junto à ele no exército de Dalmasca, mas depois da guerra iniciou a rebelião juntamente com a princesa. Ele cuida de Ashe como a sua aliada mais próxima.
  • Reddas é um pirata do céu de Balfonheim. Ele deseja impedir o Império de utilizar o nethicite para evitar que os eventos da Batalha de Nabudis se repitam.

HistóriaEditar

Artigo principal: História de Final Fantasy XII
Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir. (Pular seção)
Ashe army

A princesa Ashe.

A princesa Ashe do reino de Dalmasca casou-se com o príncipe Rasler de Nabradia, um reino vizinho, para fortalecer ambos os reinos contra a opressão dos poderosos Impérios de Archadia e Rozarria. Quando Archadia invadiu Nabradia, Rasler liderou as tropas de Dalmasca à guerra e foi morto no conflito. O rei Raminas estava pronto para assinar um tratado de paz, mas foi assassinado em uma conspiração planejada por Vayne Carudas Solidor—herdeiro do trono de Archadia—e o juíz Gabranth. Depois do anúncio de que Ashe teria cometido suicídio, o reino tornou-se um estado ocupado por Archadia.

Dois anos depois, Vaan, um ladrão de rua, infiltra-se no palácio real. Ele se junta à dois piratas do céu durante o ataque de uma facção de Resistência de Dalmasca ao palácio para remover do poder o novo cônsul: Vayne. O trio é capturado e, durante a prisão, conhecem o suposto assassino do rei e traidor, Basch fon Ronsenburg, embora ele jure que foi incriminado injustamente. Durante uma missão para salvar Penelo, amiga de Vaan, de uma gangue de caçadores de recompensa, o grupo vê um possível aliado no irmão mais novo de Vayne, Larsa, e descobre que Vayne está conspirando por trás do imperador em prol dos seus próprios objetivos. O grupo encontra a princesa Ashe viva e a salva do Império, e Vaan, Penelo, Balthier, Fran e Basch se juntam à ela em sua jornada para recuperar a soberania de Dalmasca.

No decorrer das suas viagens, o grupo descobre que o Império está atrás de pedras mágicas de imenso poder conhecidas como nethicite. Descobrem ainda que os pedaços de nethicite deificados foram entregues à humanidade por criaturas imortais e sombrias que se consideram os deuses de Ivalice: os Occuria. Um Occuria rebelde ofereceu seu suporte à Archadia para derrubar o domínio dos outros Occuria, que estiveram ajudando os descendentes do Dynast-King Raithwall e agora querem que Ashe seja a nova Dynast-King. Durante o tumulto político que se desenrola, Vayne torna-se o novo imperador e o tio de Ashe, o marquês de Bhujerba, uma cidade flutuante e supostamente neutra, reúne um exército da Resistência para libertar Ivalice em resposta à ambição de Vayne de dominar o mundo. Ashe deve decidir entre aceitar o poder oferecido pelos "deuses" para libertar seu reino ou colocar sua fé na capacidade da humanidade de governar a si mesma, livre da manipulação dos Occuria.

Ashe deposita sua confiança na aliança formada com Larsa que a fez acreditar que é possível que as nações de Ivalice coexistam em paz. Ela rejeita o poder oferecido pelos Occuria e parte com o objetivo de matar Vayne e Venat na guerra que se desenrola nos céus de Rabanastre.

Larsa herda o trono de seu falecido irmão, Vayne, e Ashe é reconhecida como a legítima soberana de Dalmasca, trazendo, assim, a paz de volta à Ivalice.

Final Fantasy XII International Zodiac Job SystemEditar

Foi uma versão internacional do jogo lançado no Japão em 2007 como parte do aniversário de vinte anos da franquia Final Fantasy.

Abaixo a lista com as funções adicionadas:

  • O Zodiac Job System - Agora são doze quadros de licenças, cada um representando uma classe. Assim que o personagem escolhe uma classe ela não pode ser trocada. Licenças afastadas podem ser acessadas quando Espers e Quickenings são desbloqueadas.
  • Trial Mode - A equipe enfrenta cem estágios com fortes inimigos. Uma luta contra os cinco juízes está disponivel neste modo, incluindo dois que não são enfrentados no jogo normal.
  • Guests agora podem ser controlados, seus gambits podem ser customizados e também sobem de nível, mas seus equipamentos não podem ser trocados ou removidos.
  • Espers também podem ser controlados e seus gambits editados e inclusive usar seu ataque final, porem a invocação acaba caso use a habilidade.
  • Modo Turbo - Apertando o jogo fica mais rápido, acelerando a exploração e as batalhas. As músicas e as cutscenes continuam em sua velocidade normal.
  • Dezesseis novos gambits foram adicionados. Todos os gambits podem ser comprados após os eventos em Barheim Passage.
  • Novos itens foram adicionados e alguns tiveram seus efeitos alterados.
  • Alguns inimigos tiveram seus itens trocados e seus parametros alterados.
  • Nem todas as mágicas e tecnicas podem ser compradas, elas são encontradas em baús durante o jogo. Mágicas como Poison e Faith foram trocadas de categoria (Por exemplo: Poison agora é Black magick e Faith, White magick). As mágicas Fire, Blizzard, Thunder e Cure agora tem area de efeito.
  • Novas armas e armaduras foram adicionadas como a Excalipoor. Alguns equipamentos tiveram seus efeitos alterados.
  • Algumas lojas tiveram seus produtos trocados.
  • As recompensas de algumas monstros caçados (como Gilgamesh) foram alterados.
  • As barras de Mist são independentes e não consomem MP quando usadas. Por isso o MP não é duplicado quando obtem-se licenças de quickenings.
  • O crescimento dos paramentros (como força, defesa mágica e velocidade) de cada personagem foram alterados levemente. O crescimento de MP também foi alterado.
  • Break Damage limit - O dano causado a um inimigo pode ultrapassar os 9999.
  • Dois modos de New Game+ foram adicionados. O modo forte (todos personagens no nível 90) obtido ao zerar o jogo e o modo fraco (todos personagens no nível 1 e não podem subir de nivel) obtido ao concluir o modo Trial.
  • Os baús reaparecem quando sair de uma area (antes era necessario andar três areas).
  • Novos baús foram adicionados, outros foram removidos ou seu conteudo trocado.

ReferênciasEditar

  1. http://archive.videogamesdaily.com/news/200611/034.asp?f=034.asp
  2. Final Fantasy 20th Anniversary Ultimania, pág. 466}}