FANDOM


Final Fantasy XI
1000px-Ff11 logo.png
ファイナルファンタジーXI
Fainaru Fantajī Irebun
Desenvolvedora Square Product Development Division 3 (antes de Abril de 2003)
Square Enix Product Development Division 3
Editora Square Co., Ltd.
Data(s) de
lançamento
PlayStation 2:
Japão 16 de Maio de 2002
Estados Unidos/Canadá 23 de Março de 2004

PC:

Japão 7 de Novembro de 2002
Estados Unidos/Canadá 28 de Outubro de 2003
Europa/Austrália 17 de Setembro de 2004

Xbox 360:

Estados Unidos/Canadá 18 de Abril de 2006
Japão 20 de Abril de 2006
Europa/Austrália 21 de Abril de 2006

Steam:

Europa/Estados Unidos/Canadá/Japão 19 de Abril de 2013
Gênero MMORPG
Modo(s)
de jogo
Massive Multiplayer Online
Classificações ACB: OFLC small PG.pngPG
CERO:B 12+
ESRB:TeenAdolecente
PEGI:12+12+
USK: 12+ 12+
Plataforma(s) PlayStation 2, Microsoft Windows, Xbox 360

Final Fantasy XI, também conhecido como Final Fantasy XI Online, é o primeiro MMORPG da franquia(sigla para Massively Multiplayer Online Role-Playing Game, ou RPG Multijogador Massivo Online) da franquia, é o primeiro MMORPG do mundo a ser lançado para mais de uma plataforma, disponível para Windows, PlayStation 2, Xbox 360 e Steam. Desde o seu lançamento em 2002, tornou-se o título de maior sucesso financeiramente na série Final Fantasy.[1]

Cada jogador cria o seu personagem personalizável e se aventura pelo mundo de Vana'diel junto com outros jogadores, onde pode explorar, subir seus níveis, completar missões e muito mais. Como grande parte da jogabilidade, subir de niveis requer um grupo chamado de Party de jogadores, para derrotar os inimigos e ganhar experiência. As batalhas ocorrem em tempo real, em um sistema parecido com o que foi posteriormente adotado em Final Fantasy XII.

Em 19 de Março de 2015, a Square Enix anunciou que irá terminar o serviço para as versões PS2 e Xbox 360 em Março de 2016. Durante a mesma conferência de imprensa, foi anunciado que o jogo será lançado para smartphones. Um spin-off gratuito chamado Final Fantasy Grandmasters também foi anunciado para smartphones.

Final Fantasy XI: Rhapsodies of Vana'diel foi planejado como o final da saga de Final Fantasy XI que traz personagens de todas as histórias juntos em uma luta contra uma força misteriosa que deseja cobrir o mundo com o vazio.

JogabilidadeEditar

Jogabilidade BásicaEditar

Os jogadores começam com a criação de um personagem que pode ser personalizado. Ao contrário dos jogos anteriores da série, Final Fantasy XI permite a um jogador a escolher a raça, gênero, características faciais, cor do cabelo, e altura. Os jogadores devem escolher uma das três cidades iniciais, a República de Bastok, o Reino de San d'Oria, ou a Federação de Windurst, e jurar lealdade para e começar a sua jornada.

As principais linhas do enredo são avançados através de Missões, que são oferecidos pelas cidades-estados e vários NPCs. Cada expansão também vem com um novo enredo para empreender. Além de avançar a história do jogo, Missões também oferecem vários benefícios, como itens, Ranking, e acesso a novas áreas. Os jogadores também podem assumir várias missões, que são atividades que tipicamente separam da trama principal. Quests também oferecem vários benefícios, e melhoraram a Fama do um jogador, um status invisível que pode afetar as reações do NPC para o personagem do jogador.

Batalhas em Final Fantasy XI tem lugar dentro do mundo do jogo; nenhuma tela separada é carregado, como é comum nos jogos anteriores. Em vez disso, os monstros podem ser encontrados vagando pela terra, e pode ser livremente atacados. Alguns monstros também podem atacar o jogador, mantendo alguns elementos de "batalha aleatória". Inimigos que são raros ou de missões são conhecidos como Notorious Monsters ou NMs abreviado. Muitos desses inimigos podem ser combatidos no mundo aberto, mas muitas vezes são encontradas exclusivamente em campos de batalha que não são tão facilmente acessados.

Final Fantasy XI usa um sistema de "Reclamação" e "Inimizade" em relação aos monstros. Uma vez que uma ação agressiva é tomada contra um inimigo, torna-se "ligado" como parte do registro do personagem executar a ação; isso impede que qualquer transeuntes de interferir. Outros podem ajudar com a batalha se um party é formada. Party permite aos jogadores juntarem um grupo para derrotar inimigos. A mecânica de batalha também pode variar de acordo com diferentes sistemas de jogo.

Sistema de ClasseEditar

Final Fantasy XI usa o conceito de mudança de classe de uma forma semelhante ao Final Fantasy III, e atualmente tem vinte e dois classes. Diferentemente da maioria dos outros MMORPGs, os jogadores não estão restritos a uma classe por personagem e pode mudar sempre que quiserem em áreas designadas, como dentro de sua Mog House. Os jogadores têm de escolher entre seis classes básicas disponíveis no início do jogo, mas são capazes de desbloquear classes avançadas através de quests, uma vez que a classe padrão atingiu nível trinta.

Magia é tratada de forma diferente, em que os jogadores só podem aprender feitiços através de pergaminhos mágicos depois de terem atingido o nível exigido.

Habilidades de classes deve ser ativado pelo jogador, a fim de entrar em vigor. Eles duram um tempo limitado e têm períodos de desaquecimento distintos antes que possam ser usados ​​novamente. Além disso, cada trabalho tem uma habilidade especial que realiza alguma função extraordinária para ajudar em uma situação terrível. Os jogadores devem usar esses poderes especiais sabiamente, porque eles só podem ser usados ​​uma vez a cada hora, em circunstâncias normais.

Feitiços mágicos são como habilidades de classe, exceto que eles tenham tempo de lançamento e normalmente requerem MP em troca de menores temporizadores. Muitas magias não são exclusivos de uma determinada classe, mas a sua eficácia muitas vezes variam de acordo com as outras habilidades disponíveis para essa classe. Apenas cerca de metade de todas as classes disponíveis em Final Fantasy XI é capaz de lançar alguma forma de magia.

Job Traits são habilidades passivas que estão sempre em vigor. Muitos Job Traits vêm em camadas, com uma camada superior proporcionando um efeito mais forte sendo desbloqueados à medida que o nível aumenta. Muitos Job Traits são compartilhadas por diferentes classes. No entanto.

A parte mais original do sistema de classe em Final Fantasy XI é o "Support Job". Este sistema permite a um jogador evoluir seu personagem com habilidades, traits, e magias de uma outra classe escolhida em até metade o nível de sua classe atual. Por exemplo, um Warrior nível 20 pode definir um Ninja como o seu Support Job. Isto lhes permite usar todas as habilidades de Ninja de Nível 10, enquanto continua a ser principalmente um Warrior Nível 20.

No entanto, existem algumas exceções para o sistema de Support Job. Capacidade de trabalho especial e outras habilidades consideradas assinatura para um classe específico (como Call Wyvern de Dragoons) estão restritos a ser usado somente com a classe principal. Além disso, alguns ajustes foram feitos para reduzir a eficácia de certas habilidades quando usado como suporte.

Classes Básicas
Warrior Monk White Mage Black Mage Red Mage Thief
Classes Avançadas
Paladin Dark Knight Beastmaster Bard Ranger Samurai Ninja Dragoon
Summoner Blue Mage Corsair Puppetmaster Dancer Scholar Geomancer Rune Fencer

AmbientaçãoEditar

Vanadiel2.jpg

A área de Vana'diel que é atualmente acessível para os jogadores, é cerca de 1/4 do mundo. Marcado como os principais continentes e as cinco nações.

Final Fantasy XI se passa no mundo da Vana'diel, um planeta diversificado, com regiões que vão de desertos a geleiras. Os habitantes de Vana'diel variam entre as Raças Iluminadas e os Beastmen.

O antigo folclore afirma que Vana'diel foi criado como um parque infantil dos deuses, que se foram gerados a partir de um enorme e sensível Cristal. Por eras, os Deuses eventualmente, cairam em um sono profundo. Foi durante esse sono que os crianças dos deuses crescram e floresceram em Vana'diel, extração de ouro das pedras, viajando através do céu, a construção de poderosas cidades, e dar à luz a pastagem de todo o mundo.

Eventualmente, as crianças ansiava para se juntar seus pais, e construíram uma via para a entrada Divina do Paraíso. Enfurecido por um ato tão insolente, o Santo Gatekeeper feriu as crianças, e lançaram as suas cidades até o fundo do mar.

Pouco tempo depois, a deusa Altana acordou, e viu a ruína que uma vez tinha sido Vana'diel. Preenchido com uma emoção que um deus nunca tinha sentido antes, tristeza, Altana chorou cinco lágrimas divinas. Quando as cinco lágrimas caíram sobre a terra, deu vida as cinco raças de Vana'diel.

No entanto, o Deus de Crepúsculo, Promathia, observado este ato de seu lugar nas sombras. Promathia achou por bem condenar sua fraqueza e da vida que surgiu a partir dele. Promathia amaldiçoou as cinco raças com eterno conflito entre si por trazendo seus atributos mais sombrios: a apatia dos Humes, a arrogância dos Elvaan, a raiva dos Galka, a covardia do Tarutaru, e a inveja das Mitra. Ele criou feras terríveis e os espalhou por todo o mundo, ordenando-os a lutar para sempre com povo de Vana'diel para nunca mais ninguém pense para abrir o portão dos Deuses.

PersonagensEditar

Veja também: Lista dos Personagens de Final Fantasy XI

O AventureiroEditar

O jogador pode criar um personagem para controlar.

Raças JogáveisEditar

Fiveraces.jpg

Da esquerda para direita: Galka, Mithra, Hume, Elvaan, e Tarutaru.

As cinco Raças Iluminadas de Vana'diel estão disponíveis para jogar como:

  • Hume - Humes construíram sua cidade, a República de Bastok, nos resíduos de Gustaberg. Eles possuem habilidades quase iguais em todos os campos, e são fisicamente-básicos se comparado a outras raças. É adaptabilidade a Humes "que se espalhou por todas as terras, tornando-os os mais numerosos das cinco raças. Humes sofrem com o pecado da apatia.
  • Galka - O mais imponente de todas as raças, o Galka possuem altaneiro, corpos volumosos. Sua cidade natal foi destruída centenas de anos atrás pelos Anticans, tornando as pessoas Galkan refugiados. Muitos se estabeleceram em Bastok com os Humes; no entanto, eles são considerados como uma subclasse. Galkas são os únicos de outras raças em que eles são todos do sexo masculino e se reproduzir através da reencarnação. Eles possuem alta vitalidade e HP, mas tem o menor MP. Galkas sofrem com o pecado da raiva.
  • Elvaan - O nativo do Reino de San d'Oria, o Elvaan são caracterizados por suas figuras, delgadas altas e grandes, orelhas pontudas. Muitos Elvaan são profundamente religiosos, possuindo uma fé inquebrável que se reflete em sua vida cotidiana. Eles são abençoados com alta resistência e mente; no entanto, também possuindo baixa inteligência. O Elvaan sofrem com o pecado da arrogância.
  • Mitra - A raça de felinos possui um desequilíbrio entre os sexos, com uma alta proporção de mulheres para homens. Como tal, só as mulheres estão autorizados ir para longe de sua terra natal e aventurar-se ao redor Vana'diel. Possuem excelente agilidade e destreza. Mithras sofrem com o pecado da inveja.
  • Tarutaru - A idade Tarutarus não se reflecte no seu tamanho. Residindo na Federação de Windurst, os Tarutaru são famosos pela sua descoberta e desenvolvimento de magia, graças à sua alta inteligência. No entanto, o pequeno corpo de um Taru significa que eles têm a menor força em comparação com outras raças. Tarutaru sofrem com o pecado de covardia.

HistóriaEditar

Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir.
Veja também: História de Vana'diel
FFXI Opening (7).png

A Forças Aliadas marcham para defender Tavnazia durante a Guerra do Cristal.

Final Fantasy XI é definido na Era dos Aventureiros. É o ano 884 da Era do Cristal, vinte anos após o fim da Guerra do Cristal que devastou Vana'diel. As três principais nações de Vana'diel, San d'Oria, Bastok e Windurst continuam sua luta contra os Beastmen que, embora menos organizados, se reagruparam e ainda aterrorizam a terra. Em vez de despachar suas próprias forças para lidar com esta ameaça, as nações de Vana'diel começam a empregar aventureiros para lidar com eles, bem como outras tarefas menores. O jogador é um tal aventureiro.

Relatórios dos Beastmen se elevando novamente levam o aventureiro a viagens em nome de sua nação para os outros 2 países para investigar o assunto. Em um reduto dos beastmen, o aventureiro encontra o Spotter, um servo do Shadow Lord, e ataca com a convocação de um Dread Dragon para o auxiliarem. Depois de ser derrotado pelo aventureiro, ele anuncia que o Shadow Lord, em breve se levantará novamente. O aventureiro também conhece Lion, uma mulher que tinha sido enviado para investigar os beastmen, pela primeira vez.

Em uma missão posterior, o aventureiro é feito para denunciar a embaixada do país no Grão-Ducado do Jeuno e acaba resgatando o embaixador que havia sido sequestrado e mantido como refém na Torre de Delkfutt. O embaixador, impressionado com a bravura do aventureiro, mais tarde recomenda-o como um adido diplomático ao arquiduque de Jeuno para uma missão especial.

Ffxi-archlich.jpg

Batalha com Archlich Taber'quoan.

Kam'lanaut, o arquiduque da Jeuno, encarrega o aventureiro com a recuperação de magicite da fortalezas de Davoi, Beadeaux e Castelo Oztroja para evitar que os Beastmen aproveitem seu poder para ressuscitar o Shadow Lord. Neste ponto, o aventureiro encontra Aldo de Tenshodo, sua irmã Verena e o Goblin (Final Fantasy XI) Goblin amante da paz Fickblix pela primeira vez. Aldo ajuda com a missão, enquanto Fickblix morre ao tentar argumentar com os Yagudo beastmen. Quando o aventureiro recupera todos os três pedaços de magicite, o arquiduque recompensa-o emitindo-lhe um passe de airship.

Ao retornar ao seu país de origem, o aventureiro descobre que o talismã da nação tinha sido roubado. O talismã, usado para selar o Castelo Zvahl depois da guerra, há 20 anos, havia sido quebrado em três partes para a custódia das três nações. O aventureiro é enviado para as ruínas de Fei'Yin, situado no Beaucedine Glacier, para examinar o selo colocado lá e substituí-lo por um novo se ele não estiver intacta.

Ao longo em Fei'Yin, o aventureiro encontra-se com Lion e Zeid, um dos dois lendários guerreiros que derrotaram o Shadow Lord durante a Guerra do Cristal. Zeid compartilha detalhes da Expedição as Terras do Norte, que aconteceram há 30 anos, o que sugere que eles poderiam ter despertado a maldição antiga enterrada naquela terra. Lion concorda, dizendo que a imagem do Shadow Lord alegou que sua espécie havia lhe trazido de volta. Zeid recita os "Guerreiros do Cristal", uma canção predizendo que os Guerreiros do Cristal levaram Vana'diel a um tempo de trevas quando um selo antigo foi quebrado. O aventureiro encontra e derrota o Archlich Taber'quoan na Arena Qu'Bia antes de retornar ao seu país de origem com os restos queimados do antigo selo que tinha sido colocado lá.

Os relatórios do aventureiro ao seu país de origem com os resultados, e da nação finalmente decide mandá-lo para Castelo Zvahl para lidar com a ameaça do Shadow Lord voltar (a razão para isso varia dependendo de qual nação está aliado).

Ffxishadowlorddefeat.jpg

O Shadow Lord, derrotado.

Na Sala do Trono do Castelo Zvahl, Zeid e o aventureiro encontra o Shadow Lord e descobre que ele é, na verdade, Raogrimm, um membro Galkan da Expedição às Terras do Norte. Raogrimm tinha sido ferido, traído e deixado para trás por um outro membro da Expedição Ulrich, que também havia matado acidentalmente a namorada Hume de Raogrimm, Cornelia, no tumulto.

É revelado que em seus momentos finais, a raiva de Raogrimm atraiu a atenção de uma divindade sombria, que lhe concedeu um novo formulário e deu-lhe o controle sobre os animais inferiores. Reencarnado como o Shadow Lord, ele jurou purgar o mundo com seu novo poder, a partir da caçar e assassinar brutalmente Ulrich por seus crimes, juntamente com todos os outros membros da expedição, Francmage M Mistalle, Iru -Kuiru e Yow Rabntah, que deixaram Raogrimm e Cornelia morrer nas Terras do Norte.

O Shadow Lord força Zeid para ficar e ver como ele ataca o aventureiro, mas é subjugada graças à coragem e sacrifício altruísta do aventureiro. Como ele é derrotado, Raogrimm consegue recuperar o controle de si mesmo e explica que grande parte da raiva que ele foi consumido no veio de ser o Talekeeper do Galka. Ele também explica que ele ficará para sempre perdido na escuridão.

Lion aparece para ajudar Zeid e a fuga aventureiro do Castelo Zvahl. Ela acena para o aventureiro visitá-lo em Norg, quando possível. O aventureiro retorna à sua nação e é celebrado como um herói.

Para o enredo adicional, veja as expansões abaixo.

Atualizaçõe e ExpansõesEditar

AtualizaçõesEditar

Sendo um jogo online, Final Fantasy XI sofre regulares atualizações para adicionar novos conteúdos e corrigir bugs existentes.

Essas atualizações on-line ocorrem aproximadamente uma vez a cada 3 meses e são acompanhados por manutenção programada de todos os servidores. Todos os novos conteúdos no jogo, incluindo os dos pacotes de expansão, estão desbloqueados ou baixado durante essas atualizações.

No início Final Fantasy XI, atualizava com maior frequência. O intervalo era de aproximadamente um mês entre cada atualização antes do lançamento da primeira expansão, dois meses depois e ele lentamente aumentado para três meses ao longo dos anos.

Desde fevereiro de 2011, a equipe de desenvolvimento introduziu pequenos consertos para complementar as principais atualizações de versão.

Além de atualizações de versão programadas, o jogo também passa por atualizações de manutenção de emergência para corrigir as principais falhas no jogo.

Pacotes de ExpansõesEditar

Final Fantasy XI atualmente tem cinco pacotes de expansão disponíveis. Cada pacote adiciona sua própria história no jogo para os jogadores para completar. Novas áreas também estão disponíveis para explorar, onde o jogador pode encontrar novas armas, armaduras, equipamentos, criaturas e até mesmo sistemas de jogo.

Imediatamente após o original enredo de Final Fantasy XI, o aventureiro descobre que o Arquiduque da Jeuno e seu irmão são príncipes da antiga raça Zilart que sobreviveram a extinção. O aventureiro deve lutar para impedi-los de abrir o portão dos Deuses, que irá destruir Vana'diel como o conhecemos.
Um fenômeno conhecido como "O Vazio" é encontrado corroendo o coração de Vana'diel eo Wyrmking Bahamut declara que a chegada do Keeper of the Apocalypse está próximo. Uma criança pálida misteriosa parece estar no centro do mistério que gira em torno do Deus do Crepúsculo, Promathia.
O xenófoba Aht Urhgan Império abre as fronteiras para as terras depois de anos de isolamento auto-imposto. Preocupado com esse novo poder, os líderes de cada cidade envia representantes para avaliar a situação. O aventureiro é escolhido para a tarefa de desenterrar as verdadeiras intenções do Império, e começa a descobrir os segredos do incandescência astral que dá vida, o Cavaleiro das Trevas, e da história desta terra misteriosa.
Maws cavernosos aparecem por toda a terra para teleportar aventureiros vinte anos de volta no tempo, quando a Guerra do Cristal se desencadeou. O aventureiro é encontrado por Cait Sith, que pede ajuda para aliviar o sofrimento do povo neste período de tempo. No entanto, há outros que iriam alterar o curso da história para atender seus próprios fins também.
No continente do extremo oeste de Ulbuka, a Cidade Sagrada de Adoulin tinha recomeçado a colonização de seu hinterland e recrutado aventureiros de terras do Oriente para ajudar o esforço pioneiro. Governado pelo feroz Naakuals, guardas da natureza, a região não mapeada do Oriente Ulbuka está repleto de tesouros e mistério. Que segredos sombrio o aventureiro vai descobrir enquanto desbravar novos caminhos nesta terra primitiva?

Add-onsEditar

Além dos pacotes de expansão, existem capítulos add-on. Ao contrário de pacotes de expansão completos, cada add-on é entregue completamente dentro de uma única atualização. Os três primeiros são cenários add-on que apresentam histórias paralelas em áreas já existentes, enquanto os três últimos são área de batalha add-ons que se concentram em batalhas de alto nível na realidade alternativa de Abyssea.

Um cristal gigante aparece nos céus acima de Jeuno, desencadeando uma série de acontecimentos inexplicáveis ​​em toda a terra. O aventureiro tem que desvendar os mistérios deste cristal primordial que detém os segredos do passado de Vana'diel e quem é o menino se assemelha com Aldo.
Tudo começou com uma queda inocente da água da chuva e um raquítico, desorganizando a Mog House desesperadamente precisando de reparos. Mal sabia que ninguém ia suspeitar que este foi apenas o começo de um pesadelo angustiante inédito nos anais da mooglekind.
O excêntrico Doutor Shantotto voltou a Windurst um dia depois de uma ausência repentina e inexplicável, chocando seus colegas com um comportamento tão ultrajante. Quando ela chega ao ponto de proclamar-se governante de seu próprio império, o aventureiro deve embarcar em uma busca para descobrir a verdade por trás seu turno alarmante na personalidade.
Novoa Maws cavernosos aparecem e servem como portas de entrada para um mundo implacável longo abandonado pelos deuses chamado Abyssea, onde criaturas selvagens vagueiam e a terra desintegra. Seu céu otimista é sempre presente com um presságio de destruição iminente, enquanto a lua é uma grande jóia de esperança brilhando contra um véu sangrento de morte.
Como o aventureiro continua indo mais profundamente Abyssea, eles descobrem o poder e riquezas além de seus sonhos. É também aí que eles se deparam com os bastiões dos sobreviventes desesperadamente defendem-se e o pulso estrategicamente importante Martellos contra a invasão das hordas caíram.
Nas fronteiras da Abyssea, o aventureiro se junta ao esforço de resistência para subjugar as hordas selvagens e recuperar o domínio sobre a terra para a humanidade. Em estacando sua reivindicação como os campeões de Abyssea, aventureiros viram a descobrir os segredos obscuros do mundo e enfrentar o maior desafio ainda.

MúsicaEditar

XIpremium.jpg

Final Fantasy XI Original Soundtrack Premium Box.

Final Fantasy XI possui a mais extensa trilha sonora da série Final Fantasy, com lançamentos de álbuns que consiste em cerca de 200 faixas no total de mais de 11 horas de tempo de audição. O jogo é atualizado com novas músicas durante todo o ano. O maior pico aparece com cada pacote de expansão, adicionando cerca de 25 faixas de cada vez.

A versão de lançamento da música de destaque Final Fantasy XI por Nobuo Uematsu, Kumi Tanioka, e Naoshi Mizuta. O tema central do jogo, Distant Worlds, aparece de várias formas ao longo do jogo e, ocasionalmente, com vocais, mais notavelmente no final do pacote de jogos de segunda expansão Chains of Promathia. Memoro de la Ŝtono foi o tema secundário de Final Fantasy XI, it features a choral arrangement with lyrics sung in Esperanto. De acordo com Uematsu, as letras do esperanto simbolizar a esperança dos desenvolvedores que o jogo poderia contribuir para a comunicação inter-cultural e cooperação.

Música após o lançamento inicial do Final Fantasy XI tem sido quase exclusivamente marcado por Naoshi Mizuta. As excepções a esta incluem variantes do Chocobo Theme.

O Final Fantasy XI soundtrack também possui álbuns contendo música não presente no jogo. Vários coletanias de piano têm sido realizados e The Star Onions, uma banda com compositores, incluindo Naoshi Mizuta, Kumi Tanioka e Hidenori Iwasaki , lançaram dois álbuns de faixas arranjadas de Final Fantasy XI.

DesenvolvimenteEditar

Raceconcept01.jpg

Arte conceitual inicial das cinco raças.

Final Fantasy XI foi anunciado pela primeira vez no evento Japanese Square Millennium em 2000, juntamente com o anúncio de Final Fantasy X. O primeiro teaser trailer pode ser visto aqui: [1].

A idéia de um Final Fantasy com multiplayer massivo foi concebido por Hironobu Sakaguchi depois de ser impressionado com o MMORPG EverQuest ocidental. Hiromichi Tanaka, afirmando que inclui muitas coisas que a equipe não puderam colocar em títulos anteriores, devido a limitações técnicas. Tanaka recordou também que Final Fantasy III como uma grande influência sobre o jogo original, que pode ser visto no sistema de classes de FFXI.

No início do desenvolvimento, houve um debate sobre se o jogo deve ser chamado de "Final Fantasy Online", como havia incerteza sobre se contar histórias em um MMORPG poderia ser de um padrão esperado de títulos anteriores. No entanto uma vez que o enredo piloto foi escrito e revisado foi decidido para ser digno da série principal, e o jogo ficou Final Fantasy XI.

A beta japonrd fechado de Final Fantasy XI aconteceu em Agosto de 2001, com uma versão pública em dezembro. O jogo foi lançado oficialmente no Japão em 16 de Maio de 2002 para a Play Station 2. Embora inicialmente anunciado para ter uma data de lançamento simultâneo em todo o mundo demorou até 2004, antes de Final Fantasy XI ser lançado na América e na Europa.

ReferênciasEditar

  1. http://uk.ign.com/articles/2012/06/24/the-most-profitable-final-fantasy-of-all-time-is

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória