FANDOM


Final Fantasy X
Ff10 logo
ファイナルファンタジーX
Fainaru Fantajī Ten
Desenvolvedora Square Product Development
Division 1
Editora Bandeira do Japão Square Co., Ltd.

Bandeira dos Estados Unidos/Bandeira do Canadá Square Electronic Arts LLC
Bandeira da União Europeia/Bandeira da Austrália SCE Europe

Datas de
Lançamento
Versão para PlayStation 2:
Bandeira do Japão 19 de Julho de 2001
Bandeira dos Estados Unidos/Bandeira do Canadá 17 de Dezembro de 2001
Bandeira do Japão 31 de Janeiro de 2002 (International)
Bandeira da Austrália 17 de Maio de 2002
Bandeira da União Europeia 24 de Maio de 2002

Versão para PlayStation 3 e
PlayStation Vita:

Bandeira do Japão 26 de Dezembro de 2013
Bandeira dos Estados Unidos18 de Março de 2014
Bandeira da União Europeia 21 de Março de 2014

Versão para PlayStation 4:

Bandeira dos Estados Unidos/Bandeira do Canadá 12 de Maio de 2015
Bandeira do Japão/Bandeira da Austrália 14 de Maio de 2015
Bandeira da União Europeia 15 de Maio de 2015

PC:

12 de Maio de 2016
Gênero Role-playing game (RPG)
Modos de Jogar Um jogador
Classificações CERO: Mark a 12+

ESRB: ESRBT Teen
USK: USK 12 12+
ACB: OFLC small M M
ELSPA: 11+
aDeSe: 13+

Plataformas PlayStation 2, PlayStation 3,
PlayStation 4, PlayStation Vita,
PC
O mundo jaz a beira da destruição. Apenas alguns selecionados podem ser capazes de salvá-lo.
—Slogan

Final Fantasy X é o décimo jogo da série Final Fantasy. Ele narra a história de Tidus e Yuna e foi o primeiro Final Fantasy a aparecer em um console da 6° geração, o PlayStation 2.

Devido ao sucesso e popularidade de Final Fantasy X, foi o primeiro jogo da série a ganhar uma sequência direta: Final Fantasy X-2, lançado em 2003-04, que dá continuidade aos eventos de Spira dois anos depois do primeiro jogo e tem Yuna como protagonista da história. Isso surgiu de uma ideia inicial de criar jogos individuais para Yuna e Rikku, que acabaram sendo combinados em um jogo só.

Final Fantasy X é o primeiro jogo da série a ser totalmente dublado, diferente do antigo método de legendas nos jogos anteriores. Este implemento limita a capacidade do jogador de escolher os nomes dos personagens, sendo Tidus o único personagem jogável cujo nome pode ser alterado. Além de Tidus, é possível também mudar o nome dos aeons.

Uma versão remasterizada em HD de Final Fantasy X foi anunciada na Conferência de Imprensa da Sony no Japão em 14 de Setembro de 2011 como parte de um especial de aniversário de 10 anos, e foi lançada para o PlayStation 3 e PlayStation Vita. A versão de PlayStation 4 foi lançada em Maio de 2015. Uma versão para PC foi lançada em Maio de 2016.

Jogabilidade Editar

Minigames Editar

  • Blitzball - O minigame mais marcante de Final Fantasy X é o bliztball, uma mistura de futebol e polo aquático, jogado completamente submerso na água em uma esfera gigante na cidade de Luca. Recrutar jogadores é outra grande parte do minigame; contratar novos e melhores jogadores, e saber o momento certo de deixar um jogador de fora, pode ser um grande desafio. Blitzball é conhecido por todas as raças em Spira e acaba sendo uma grande distração causado pelas mortes e toda a destruição que o Sin traz.
  • Chocobo Racing - Menos predominante do que nos jogos anteriores, treinar e praticar corridas com o chocobo pode ser feito em Calm Lands. O jogador participas de diversos desafios para treinar um chocobo e depois usar suas habilidades para correr contar outro chocobo até o Remiem Temple.
  • Monster Arena - Quando os inimigos (monstros) que estão por toda Spira são capturados usando armas especias, eles aparecem na Monster Arena, também localizada em Calm Lands. Eles podem ser combatidos a qualquer momento (por um preço).
  • Celestial Weapons - Cada personagem jogável possui sua própria ultimate weapon (arma definitiva), que requer muito esforço para adquiri-las.
  • Muitos lugares também possuem pequenos minigames, como a Butterfly Hunt (caça as borboletas) em Macalania Woods, esquivar dos relâmpagos em Thunder Plains e o Valley of the Cactuar em Bikanel Desert.

SinopseEditar

Ambientação Editar

Artigo principal: Spira
Ffxmap

Spira é um continente semelhante a uma grande ilha. Seu clima varia desde ilhas tropicais (Besaid e Kilika) e um deserto escaldante (Ilha Bikanel) a cidades temperadas (Luca) e o frígido Mt. Gagazet. A população de Spira é composta de uma variedade de seis raças: humanos (dividos entre os Spiranos e a facção exilada dos Al Bhed), Hypello, Cactuars, Ronso e Guado.

Personagens Editar

Artigo principal: Lista dos Personagens de Final Fantasy X

Final Fantasy X apresenta sete personagens jogáveis principais e um personagem temporário.

Final Fantasy X Party

O grupo de Final Fantasy X.

  • Tidus - O protagonista masculino principal. Um jogador de blitzball em ascenção que é enviado para Spira após a destruição de sua terra natal, Zanarkand. Aparentemente sem nenhuma maneira de saber o que aconteceu com ele, Tidus se torna um guardião para Yuna em sua peregrinação para aprender sobre o conflito para o qual ele foi arrastado. No início do jogo, Tidus pode ser renomeado e nenhum personagem se refere a ele pelo nome.
  • Yuna - A protagonista feminina principal. Uma evocadora que está numa peregrinação para derrotar Sin, acompanhada de seus guardiões. Ela se arma de grande poder e determinação enquanto aprende como salvar o mundo atormentado em que vive.
  • Auron - Um homem misterioso que observa e cuida de Tidus e Yuna. Ele é aclamado como um guardião lendário por ter acompanhado Braska em sua peregrinação há dez anos atrás. Contudo, sua natureza aparentemente cínica pode apenas estar escondendo a verdade que ele testemunhou naquela época.
  • Kimahri - Um Ronso, o único membro não-humano do grupo, que se tornou amigo de Yuna quando ela era criança e protegeu ela desde então. Apesar de ter sido desonrado por sua tribo, Kimahri não deseja nada mais do que manter Yuna a salvo.
  • Wakka - Um dos amigos de infância de Yuna de Besaid. Capitão do infame time Besaid Aurochs, ele decide se afastar do blitzball e se juntar à Yuna em sua peregrinação, trazendo sua torcida positiva.
  • Lulu - Uma amiga de infância de Yuna de Besaid. Uma maga negra que já acompanhou outros evocadores em suas peregrinações fracassadas. Ela conhece muito sobre Spira e a frequência com que repreende os outros apenas mostra o quanto ela se importa com a segurança dos seus companheiros.
  • Rikku - Uma garota Al Bhed enérgica e a primeira pessoa que Tidus encontra ao chegar em Spira. Apesar de ser considerada uma pagã pela maioria da população de Spira, ela apenas deseja proteger Yuna, embora sua maneira de fazer isso algumas vezes entra em conflito com os objetivos do resto do grupo.
Personagens temporários
  • Seymour Guado - Um homem metade-humano e metade-Guado, Maester de Yevon e líder dos Guado. Seymour é querido pelo seu povo e habilidoso na arte de evocação, mas suas ideias do que é melhor para Spira são questionáveis.

HistóriaEditar

Artigo principal: História Final Fantasy X
Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir.

Tidus é um jogador de blitzball de uma brilhante metrópole conhecida como Zanarkand. Durante a Copa Memorial em honra a Jecht, pai de Tidus e lendário jogador de blitzball que desapareceu há dez anos atrás, o estádio é destruído por um monstro colossal que ataca a cidade. Tidus é varrido pelo monstro juntamente com Auron, um homem que esteve cuidando dele desde que Jecht desapareceu e sua mãe morreu, deixando-o órfão.

FFX-TidusYuna artwork

Arte de Tidus e Tuna por Tetsuya Nomura.

Tidus acorda em um mundo desconhecido chamado Spira, onde encontra pessoas cuja língua ele não entende e uma ilha habitada por pessoas com costumes aos quais ele não está familiarizado. A única coisa que ele reconhece é o blitzball e, após testemunharem suas habilidades, os habitantes desejam adicioná-lo ao time local. Agora sob os cuidados de seus novos amigos, Tidus conhece a evocadora Yuna, que está partindo para uma peregrinação para derrotar Sin, o monstro que atacou Zanarkand e aparentemente transportou Tidus para o futuro, já que o único conhecimento que os habitantes de Spira têm sobre Zanarkand é que foi uma terra sagrada destruída pelo Sin há mil anos atrás.

Ao descobrir que o destino final da peregrinação de Yuna é Zanarkand, Tidus decide juntar-se a ela como seu mais novo guardião, juntamente com Auron, que ele encontra mais tarde. Tidus descobre que quando Jecht desapareceu de Zanarkand, ele também encontrou com o Sin e foi parar em Spira, assim como aconteceu consigo, mas ainda não consegue acreditar em Auron quando ele diz que Jecht se tornou o próprio Sin.

Durante suas viagens, Tidus se apaixona por Yuna, que tem atraído a atenção de outros evocadores e de um Maester de Yevon—a religião principal em Spira—Seymour Guado. Yuna eventualmente é capturada e forçada a casar-se com ele, mesmo após ele se tornar um não-enviado, um fantasma cuja alma deveria ter partido para o paraíso de Spira: o Farplane. Tidus salva Yuna com a ajuda dos outros guardiões e dos Al Bhed, uma tribo de Spiranos que não seguem os ensinamentos de Yevon. Yuna decide continuar a peregrinação, mesmo depois de ser taxada como uma traidora. A essa altura, Tidus descobriu que Yuna morrerá se seguir adiante com o ritual conhecido como Evocação Final para derrotar o Sin, mas decide permanecer ao lado dela para apoiá-la.

Tidus é contactado pelos fayth e aprende que a Zanarkand de onde ele vem é apenas um sonho dos fayth materializada pelo antigo evocador chamado Yu Yevon, que criou o Sin como sua armadura há mil anos atrás. Os fayth pedem para Tidus derrotar Yu Yevon para que eles possam finalmente parar de sonhar e Tidus decide ajudá-los, mesmo sabendo que ele também desaparecerá se os fayth pararem de sonhar. Nas ruínas da verdadeira Zanarkand, Yuna descobre a verdade por trás da Evocação Final: ela deve escolher um dos seus guardiões para se tornar um fayth para o Final Aeon e, ainda que ela consiga, Yu Yevon simplesmente transformaria o Final Aeon em um novo Sin. É por essa razão que a encarnação atual do Sin é Jecht, o pai do Tidus. Após chegar em Spira, Jecht se tornou um guardião para o Lorde Braska, o pai da Yuna, e se ofereceu para ser seu Final Aeon. O grupo descobre que Auron foi morto pela filha não-enviada de Yu Yevon, Yunalesca, quando ele jurou vingança por Jecht e Braska, e esteve vagando como um não-enviado desde então. Enquanto isso, Yuna declara que a Evocação Final é um falso rito e se recusa a prosseguir com isso.

Utilizando o airship dos Al Bhed, o grupo ataca a cabeça do Sin e se arrisca pelo interior dele, onde encontram Jecht em sua forma de Final Aeon, que pede a eles que o destruam. Após isso, Yu Yevon se manifesta e o grupo o mata por definitivo. Em seguida, Yuna envia Auron, os aeons e o Sin para o Farplane. As estátuas dos fayth perdem seus poderes e a Zanarkand dos Sonhos, assim como todos os seus habitantes, incluindo Tidus, desaparecem de Spira.

Versão Internacional e HD Remaster Editar

Final Fantasy X possui uma versão internacional que foi lançada em 31 de Janeiro de 2002 para o PlayStation 2. A versão internacional contém todo o conteúdo do Final Fantasy X original, mais:

  • Versões malignas dos Aeons, chamados Dark Aeons, estão presentes no jogo. São como chefes opcionais, mas são os mais fortes do jogo todo.
  • Um novo inimigo: "Penance" está presente também. Ele é o mais poderoso de todas as criaturas existentes no jogo.
  • As Crest usadas para personalizar as Celestial Weapons de alguns personagens trocaram de nome entre elas, excepto as de Tidus e Yuna.
  • Novos itens foram adicionados.
  • A habilidade "Ribbon" está presente (na versão original, ela não existe).
  • Possui dois tipos de linguagens: Japônes e Inglês para escolher.
  • Um pequeno trailer de Final Fantasy X-2.
  • Uma nova sphere grid (opcional nas primeiras questões do international), que contém o dobro de tamanho.

Uma versão remasterizada em HD de Final Fantasy X e Final Fantasy X-2, intitulada de Final Fantasy X/X-2 HD Remaster, foi lançada para PlayStation 3 e PlayStation Vita no dia 28 de Dezembro de 2013 no Japão e em Março de 2014 para a America e Europa. A versão remasterizada também foi lançada para o PlayStation 4 no dia 12 de Maio de 2015.

A versão remasterizada possui todo o conteúdo da versão internacional e também inclui 34 Trophies (troféus ou conquistas) no sistema da Sony. Além disso, possui também o Final Fantasy X: Eternal Calm, um vídeo que interliga a história de Final Fantasy X com o X-2.

Créditos de ProduçãoEditar

EquipeEditar

Produtor Yoshinori Kitase
Diretores Motomu Toriyama (event), Takayoshi Nakazato (map), Toshirō Tsuchida (battle)
Produtor de Som & Música Nobuo Uematsu
Principais Programadores Koji Sugimoto (character), Takashi Katano (event)
Image Illustrator Yoshitaka Amano
Program Supervisor Ken Narita
Battle Programmer Masaki Kobayashi
Character Designer Tetsuya Nomura
Menu Programmer Tomonari Ohnishi
Art Directors Yusuke Naora (world), Shintaro Takai (battle)
Chief VFX Programmer Yasunari Ohinishi
Real‑Time Graphics Director Tomohiro Hasegawa
Monster Designer Tetsu Tsukamoto
Scenario Kazushige Nojima
Battle Motion Director Shintaro Tamai
Field Programmers Yukio Ishii, Chikara Yanagimachi
Field Motion Director Go Kikuchi
Chief Art Designer Tetsuya Takahashi
3D Map Director Yohichi Kubo
Lead Battlefield Designer Tsuyoshi Okahisa
Movie Director Hiroshi Kuwabara
Chief Storyboard Designer Akira Oguro
Movie Programmer Kengo Sasaoka
Music Junya Nakano, Masashi Hamauzu
Sound Programmer Minoru Akao
Supervising Dialogue Editor Teruaki Sugawara
Chief Character & Motion Coordinator Shinji Watanabe
Lead Field Designers Yoshinori Ogura, Takaharu Matsuo, Shinichiro Hamasaka, Masayo Asano
Supervising Sound Editors Eiji Nakamura, Chiharu Minekawa
CG Supervisor Satoshi Tsukamoto
Production Executive Yoichi Wada
Square Co., Ltd.
Senior Vice President Koji Yamashita
General Manager Akira Kashiwagi
Localization Directors Ichiro Nonaka, Kazuyoshi Tashiro
SquareSoft Inc.
Localization Manager Yutaka Sano
Senior Vice President Yuji Shibata
Editor Jennifer L. Mukai
Localization Specialists Brody Phillips, Shigeto Matsushima, Ryosuke Taketomi, Rika Maruya

DubladoresEditar

Personagens Japonês Inglês
Tidus Masakazu Morita James Arnold Taylor
Yuna Mayuko Aoki Hedy Burress
Auron Hideo Ishikawa Matt McKenzie
Wakka Kazuya Nakai John DiMaggio
Lulu Rio Natsuki Paula Tiso
Kimahri Ronso Katsumi Cho John DiMaggio
Rikku Marika Matsumoto Tara Strong
Seymour Guado Junichi Suwabe Alex Fernandez
Jecht Masuo Amada Gregg Berger
Cid Koichi Sakaguchi Micheal McShane
Lord Braska Takuma Suzuki Andrew Philpot
Yo Mika Hiroshi Iwasaki Dwight Schultz
Wen Kinoc Hidenari Ugaki Roger Jackson
Kelk Ronso Koichi Sakaguchi Corey Burton
Luzzu Ryuzo Ishino John DeMita
Gatta Hiroshi Kamiya Adam Paul
Lucil Sayaka Ohara Candi Milo
Elma Sumomo Momomori Julia Fletcher
Clasko Takayuki Yamaguchi Matt Miller
Dona Nanaho Katsuragi Candi Milo
Barthello Jun Ishimaru John Demita
Isaaru Akio Suyama Quinton Flynn
Maroda Masataka Nakai Robbie Rist
Pacce Motoko Kumai Candi Milo
Belgemine Kayoko Fujii Cree Summer
Brother Takayuki Yamaguchi David Rasner
Maechen Takuma Suzuki Dwight Schultz
Shelinda Miki Nagasawa Sherry Lynn
Rin Shunsuke Sakuya Tom Kenny
O'aka XXIII Hidenari Ugaki Dwight Schultz
Wantz Takayuki Yamaguchi Tom Kenny
Tromell Ryuzo Ishino Corey Burton
Zuke Jun Ishimaru André Sogliuzzo
Bahamut's Fayth Rio Natsuki Debi Derryberry
Yunalesca Yōko Koyanagi Julia Fletcher

Veja também... Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.