FANDOM


Final Fantasy VIII
Ff8 logo.png
ファイナルファンタジーVIII
Fainaru Fantajī Eito
Desenvolvedora Square Co., Ltd.
Editora Japão Square Co., Ltd.
Estados Unidos/Canadá Square EA
Europa/Austrália SCE Europe
Datas de
Lançamento
Versão para PlayStation:
Japão 11 de Fevereiro de 1999
Estados Unidos/Canadá 9 de Setembro de 1999
Europa/Austrália 27 de Outubro de 1999

Versão para PC:

Estados Unidos/Canadá 31 de Dezembro de 1999
Japão 23 de Março de 2000

PlayStation Network:

Japão 24 de Setembro de 2009
Estados Unidos/Canadá 17 de Dezembro de 2009
Europa/Austrália 4 de Fevereiro de 2010

Steam:

Europa/Estados Unidos/Canadá 5 de Dezembro de
2013
Japão 8 de Maio de 2014
Ásia 12 de Dezembro de 2013

Dive In:

Japão Novembro de 2014
Gênero Role-playing game (RPG)
Modos de Jogar Um jogador
Classificações CERO: B (12+)

ESRB: Teen Teen
USK: 12+ 12+
ACB: M M
ELSPA: 11+

Plataformas PlayStation, PC, PlayStation Network,
iOS & Android via Dive In

Final Fantasy VIII é o oitavo jogo da série principal Final Fantasy. Foi o segundo Final Fantasy desenvolvido tanto para PlayStation quanto para PC. Ele foi disponibilizado como um PSOne Classic na PlayStation Network no Japão em 24 de Setembro de 2009, na América do Norte em 18 de Dezembro de 2009 e na Europa em 4 de Fevereiro de 2010.

Treze semanas após o seu lançamento, Final Fantasy VIII já havia rendido mais de 50 milhões de dólares nos Estados Unidos, fazendo dele o Final Fantasy com vendas mais rápidas da época. Adicionalmente, Final Fantasy VIII foi votado como o 22° melhor jogo de todos os tempos por leitores da revista japonesa Famitsu. Final Fantasy VIII tornou-se um dos jogos best-sellers da série, vendendo 8.15 milhões de cópias pelo mundo em 31 de março de 2003.

Final Fantasy VIII se distanciou de vários elementos tradicionais e recorrentes da série. É o primeiro Final Fantasy a usar personagens com proporções realistas consistentemente, o primeiro a ter uma música com vocal como tema principal e um dos únicos títulos a desviar do sistema tradicional de fortalecimento dos personagens através do aumento de nível (embora os níveis não tenham sido completamente abandonados como em Final Fantasy II). Além disso, ele não possui um sistema de uso de magia através de MP. Ao invés disso, a magia é coletada, extraída e criada a partir de monstros e objetos encontrados pelo jogo, e são usadas para fortalecer os atributos dos personagens através do Junction System.

JogabilidadeEditar

FFVIII Menu.png

Menu.

A jogabilidade em Final Fantasy VIII é muito diferente dos jogos anteriores. Os sistemas de Draw e Junction são as mudanças mais notáveis. Ao invés de subir de nível para adquirir novas magias e habilidades através de armas e classes, o jogador deve extraí-las dos inimigos e Draw Points, pontos espalhados pelo jogo contendo uma quantidade aleatória de uma determinada magia. Isso elimina o MP, mas encoraja os jogadores a conservar as magias para uso direto e para vinculá-las a diferentes atributos associados às Forças Guardiãs, que também são os responsáveis pelo aprendizado de novas habilidades.

Forças GuardiãsEditar

FFVIII Battle.jpg

Uma batalha em Final Fantasy VIII.

Artigo principal: Forças Guardiãs

Monstros evocados em Final Fantasy VIII são conhecidos como Forças Guardiãs, comumente abreviado para GF (do inglês "Guardian Force"). Eles precisam ser unidos aos personagens para que possam ser usados, assim como também para usar suas habilidades. Diferente de jogos anteriores, GFs tem tempo de evocação e o tempo depende da combinação entre o personagem e a GF. Quando selecionada, a barra de ATB começa a correr para trás e o nome e HP do personagem são substituídos pelos da GF.

Semelhante aos Aeons usados mais tarde em Final Fantasy X, as GFs possuem HP e podem levar dano, protegendo os membros do grupo enquanto são evocadas. Durante o tempo de evocação, se o HP da GF chegar a 0, elas são nocauteadas e a evocação é cancelada. Elas não podem ser invocadas até que sejam revividas. Quando a barra de ATB de uma GF chega a 0, elas são evocadas e atacam de maneira semelhante ao Final Fantasy VII. Se a GF aprendeu a habilidade Boost, o jogador pode tentar aumentar a força da GF em até 250%, mas se o jogador falha em aumentar a força da GF adequadamente, sua força pode acabar sendo reduzida.

Forças Guardiãs ganham Pontos de Habilidades nas batalhas para aprender habilidades. Cada GF tem habilidades únicas, embora alguns itens raros possibilitem customizar o conjunto de habilidades de cada GF. A maioria das habilidades requerem que a GF esteja pelo menos em junção com um personagem, mas algumas requerem também ser ligadas ao personagem para fazer efeito. Cada GF tem uma habilidade que, quando aprendida, pode ser usada como um comando de batalha. As duas primeiras Forças Guardiãs são adquiridas no começo do jogo. Outras Forças Guardiãs podem ser adquiridas por sidequests ou extraindo de um chefe. Somente três Forças Guardiãs são dadas automaticamente, as outras são opcionais.

Junction SystemEditar

Artigo principal: Junction System
Junction.PNG

A tela de Junction do Squall.

O Junction System é o sistema usado para aumentar os atributos do personagem e para dar propriedades elementais/Efeito de Status à arma e armadura. O jogador deve fazer uma junção de uma Força Guardiã com um personagem para habilitar o uso de outros comandos de batalha além de Ataque. Para aumentar os atributos é necessário que os personagens obtenham magias, extraindo dos inimigos, draw points e refino de itens com habilidades de GFs.

O jogador pode juntar magias aos atributos como Força, Vitalidade, Evasão e Precisão. Quais atributos podem ser customizados depende da(s) Força(s) Guardiã(s) ligadas ao personagem. A Força Guardiã pode aprender a desbloquear mais atributos para se fazer a junção ganhando AP na batalha e pelo uso de itens de GF.

Experiência e NíveisEditar

Assim como na maioria dos jogos do gênero RPG, Pontos de Experiência são ganhos após a derrota de inimigos encontrados aleatoriamente. O sistema de níveis em Final Fantasy VIII é único por dois motivos: cada personagem jogável precisa de apenas 1000 Pontos de Experiência para avançar para o próximo nível, enquanto que em outros jogos a quantidade de experiência necessária cresce a cada nível. O ganho de atributos a cada nível é minúsculo, já que o maior crescimento de atributo está ligado ao Junction System.

O outro motivo é que os inimigos e chefes não possuem um nível definido (embora os chefes possuam nível máximo); eles crescem em HP, atributos e habilidades juntos com o grupo do jogador. Inimigos de nível mais alto são capazes de causar e resistir muito mais dano e podem ter ataques especiais adicionais. As magias para extrair e itens para roubar que eles carregam também ficam melhores à medida que o nível aumenta. O benefício desse sistema é que não importa em que parte da história o jogador está, sempre existe um certo nível de dificuldade.

Além disso, pelo fato da maioria dos lugares serem visitados várias vezes durante a história e sidequests, os inimigos encontrados mais cedo ficarão mais fortes com o grupo e continuarão a ser uma possível ameaça no futuro. Existem alguns locais isentos desse sistema de níveis dos monstros, mais notavelmente a Ilha Mais Próxima do Céu e a Ilha Mais Próxima do Inferno, onde todas as criaturas são de nível 100 independente do nível dos personagens, e a Lunatic Pandora, onde todas as criaturas são nível 1 independente do nível dos personagens quando Squall é o líder do grupo.

Limit BreaksEditar

Artigo principal: Limit Break (Final Fantasy VIII)

O sistema de Limit Break em Final Fantasy VIII é uma versão mais avançada do sistema de Desperation Attack do Final Fantasy VI. Cada personagem possui um Limit Break exclusivo baseado em seu estilo de luta. Enquanto um personagem estiver com o HP abaixo de um certa quantia, os Limit Breaks ficam disponíveis.

Uma diferença notável entre esse sistema e o Desperation Attack do Final Fantasy VI é que o jogador pode optar por atacar normalmente mesmo se o Limit Break estiver disponível. Outro é que a chance de um Limit Break ficar disponível aumenta quanto menor o HP estiver, dentre outros fatores. Além disso, enquanto os Desperation Attacks só podem ser usados uma vez na batalha, não existe limite para quantas vezes os Limit Breaks podem ser usados, contanto que o personagem permaneça em estado crítico.

As sequências de Limit Break de vários personagens são interativas, exigindo habilidade do jogador para alcançar seu potencial máximo; se feito corretamente, esses Limit Breaks interativos podem causar muito mais dano que os não-interativos.

Triple TriadEditar

Artigo principal: Triple Triad

Final Fantasy VIII introduziu um minigame que pode ser jogado sempre que tiver NPCs por perto; um jogo de cartas colecionáveis, conhecido como Triple Triad. Esse minigame varia de um jogo simples e fácil de jogar para complicado. Regras adicionais e variações de outras regras entram em jogo dependendo da área em que o jogador está jogando. Para complicar ainda mais, as regras jogadas em uma área são carregadas para outras áreas, então os jogadores devem escolher com cuidado quais regras desejam jogar.

Cartas ganhas de monstros ou NPCs podem ser transformadas em vários itens usando a habilidade Card Mod da GF Quezacotl, indo de parafusos até itens capazes de serem refinados nas magias mais poderosas do jogo. Cartas podem também ser ganhas usando o comando Card do Quezacotl para transformar monstros em cartas.

PersonagensEditar

Amano Cast FFVIII.jpg

Arte do grupo de Final Fantasy VIII por Yoshitaka Amano.

Artigo principal: Lista de Personagens de Final Fantasy VIII

Ao todo, Final Fantasy VIII tem onze personagens jogáveis, seis deles usados na maior parte do jogo, três usados em certos intervalos e dois personagens temporários.

Personagens principais:

  • Squall Leonhart - O herói relutante e de poucas palavras. Um lobo solitário, ele é conhecido por ser um guerreiro assustador no campo de batalha, especializando-se na gunblade. Embora seja indiferente e aparentemente deslocado, ele passa a gostar de seus amigos e amar Rinoa com o passar do tempo, evoluindo para um modelo de líder. Sua frase padrão é "... Tanto faz" ("...Whatever" no inglês).
  • Rinoa Heartilly - Uma jovem bonita e animada que abandonou um estilo de vida privilegiado para se juntar à um movimento de resistência. É dona de uma fiel cadela de estimação chamada Angelo.
  • Quistis Trepe - Uma SeeD top de linha que exerce a função de instrutora do Squall. Embora seja bonita e popular, ela é insegura de si mesma e suas habilidades. Seu carinho por Squall e os outros a faz superar isso.
  • Zell Dincht - Um estudante do Garden apaixonado por cachorro quente cuja técnica em artes marciais é inigualável. Apesar de ser escandaloso, Zell se esforça para ser um modelo de cadete.
  • Selphie Tilmitt - Uma jovem enérgica e despreocupada que transferida do Trabia Garden. Ela tenta compensar seu passado triste com uma atitude alegre.
  • Irvine Kinneas - Um atirador de elite e mulherengo. Apesar de parecer um pouco fútil, Irvine é um homem determinado, carinhoso e sensível, e o único que sabe da conexão entre todos os membros do grupo.
  • Ultimecia - Uma poderosa feiticeira do futuro que deseja tornar-se onipotente. Uma mulher manipuladora cheia de ódio e ressentimento, seu passado está envolto em mistério.

Outros personagens importantes:

  • Seifer Almasy - O rival do Squall que causa grandes estragos em Balamb Garden. Um guerreiro talentoso e especialista com a gunblade, ele considera Squall do seu nível e sonha em se tornar um herói, mas sua mente acaba sendo corrompida por influência da feiticeira.
  • Laguna Loire - Um homem impulsivo cuja "caneta é verdadeiramente mais forte que a espada". Embora não goste de violência, ele luta corajosamente perante a injustiça ou quando seus amados correm perigo.
  • Kiros Seagill - Um soldado de Galbadia que usa katars na batalha. Um pessoa calma e intelectual, ele é o melhor amigo do Laguna e a voz da razão dentro do grupo de amigos.
  • Ward Zabac - Um soldado de Galbadia que empunha um arpão. Apesar de ser intimidador a primeira vista, ele é uma pessoa carinhosa e um amigo leal de Laguna.
  • Edea Kramer - Uma feiticeira misteriosa e a distante esposa de Cid Kramer, cuja conexão com o grupo principal está além de puro antagonismo.
  • Cid Kramer - Diretor do Balamb Garden. Um homem carinhoso e verdadeiro sonhador, ele guia o grupo principal durante várias partes do jogo.
  • Ellone - Uma jovem misteriosa com a habilidade de enviar a consciência das pessoa de volta ao passado.
  • Adel - Feiticeira e antiga governante de Esthar. Brutal e cruel, dizem que ela é pura maldade.

HistóriaEditar

Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir.
À frente de uma onda crescente de violência causada pela declaração de guerra de Galbadia, está um cadete SeeD chamado Squall Leonhart. Por ser excessivamente sério, Squall ganhou a reputação de lobo solitário.
Entretanto, um encontro casual com a aventureira Rinoa Heartilly vira seu universo de cabeça para baixo. Por ter sempre prezado a disciplina, Squall acha a atitude despreocupada da Rinoa fascinante. Contudo, não há tempo para ficar pensando nisso, pois o trabalho de lidar com a feiticeira por trás da hostilidade irracional de Galbadia caiu sobre os SeeD e Squall.
—Introdução Oficial

Bem-vindo ao SeeDEditar

Squal versus Seifer.jpg

Squall e Seifer duelam.

Squall Leonhart e Seifer Almasy, rivais desde a infância, duelam em uma noite tempestuosa. Ambos são cadetes no Balamb Garden, uma academia militar que treina SeeD, uma força militar de elite contratada para ajudar as pessoas ao redor do mundo inteiro. O duelo termina num empate e ambos saem com uma cicatriz no rosto.

Na manhã seguinte, Squall acorda na enfermaria no dia de seu exame de campo de SeeD. Ele vislumbra uma garota misteriosa que parece conhecê-lo e deixa a enfermaria com Quistis Trepe, sua instrutora. Quistis ajuda Squall a recuperar uma nova Força Guardiã, uma criatura que possibilita o uso de magia e aprimora as capacidades físicas de um indivíduo, e, ao fim do exame de campo, acredita que ele está preparado para seu exame final.

O exame final para se tornar um SeeD acontece no Cerco de Dollet, onde Squall—junto com os outros membros de seu pelotão, Zell Dincht e Seifer—deve proteger a praça central da cidade ocupada de Dollet. Eles descobrem o motivo da invasão do Exército de Galbadia: reativar a torre de rádio abandonada, embora eles não consigam entender o porquê, já que a interferência mundial de rádio afeta todas as transmissões. Seifer abandona seu time e desobedece as ordens do Garden ao deixar seu posto, e uma garota enérgica, Selphie Tilmitt, se junta ao grupo para entregar uma ordem de retirada. Depois que Galbadia reativa a torre, os cadetes são perseguidos por uma máquina de guerra aracnídea até a praia.

Dance.jpg

Squall dança com uma garota.

De volta ao Garden, os resultados do exame são anunciados. O Diretor Cid Kramer decide que Squall, Zell e Selphie graduam-se como SeeD, mas Seifer não consegue por ter desobedecido ordens diretas. Na festa de graduação dos SeeD, uma garota chama Squall para dançar. Ele demonstra desinteresse a princípio, mas ela o arrasta para a pista de dança. Os dois dançam ao som de "Waltz for the Moon" ("Valsa para a Lua"), mas a garota logo pede desculpas e se retira.

Quistis leva Squall para o Centro de Treinamento do Garden para uma conversa, onde ela revela que foi liberada de sua posição como instrutora. A caminho da saída, eles cruzam com a garota misteriosa que Squall viu na enfermaria, ela chama por Squall e Quistis, mas eles não a reconhecem. Eles derrotam o Granaldo que havia encurralado a garota e ela é levada por homens de uniformes estranhos brancos antes de poder se explicar.

Na manhã seguinte, Squall, Selphie e Zell são enviados para sua primeira missão como SeeD: ajudar a facção de resistência Corujas da Floresta a recuperar a independência da nação de Timber. Durante a viagem de trem, os SeeD desmaiam e sonham com um soldado de Galbadia chamado Laguna Loire e seus dois amigos, Kiros Seagill e Ward Zabac, durante a época que Galbadia invadiu Timber.

Eyes on Me.jpg

Laguna observa Julia tocando o piano.

Laguna e seus amigos enfrentam monstros na floresta de Timber, depois vão para Deling City, onde Laguna encontra uma pianista que ele admira, Julia Heartilly. Laguna confessa os seus sentimentos para ela, mas quando é chamado para fora de seu quarto de hotel, os SeeD acordam e veem que chegaram em Timber. Confusos ao descobrirem que compartilharam o mesmo sonho, ainda assim eles colocam isso de lado e se encontram com as Corujas da Floresta.

A garota que dançou com Squall, Rinoa Heartilly, é uma integrante da facção e estava na festa para recrutar a ajuda do SeeD. As Corujas da Floresta planejam abduzir Vinzer Deling, o presidente de Galbadia, para forçá-lo a retirar os soldados de Timber, mas quando conseguem sabotar o trem do presidente, descobrem e enfrentam apenas um dublê dele.

Opondo-se à FeiticeiraEditar

FF8ScreenshotSeifer6.jpg

Seifer ataca o presidente durante uma transmissão ao vivo.

Após derrotarem o impostor, eles descobrem que o verdadeiro Presidente Deling está indo para a Estação de TV de Timber para fazer uma transmissão, razão pela qual Galbadia precisou da torre de rádio de Dollet. Apesar da interferência de rádio, a transmissão foi um sucesso e o presidente anunciou a Feiticeira Edea como a nova embaixadora da nação. Seifer pega o presidente como refém e Quistis, que havia sido enviada para recuperar o rebelde Seifer, pede ajuda ao grupo de Squall. Squall e seus amigos correm para o estúdio mas a feiticeira aparece pessoalmente e leva Seifer embora, salvando o presidente.

Com a reputação do Garden correndo risco por causa do incidente e os serviços de trem parados, impossibilitando o retorno ao Balamb Garden, Squall e seus amigos fogem para Galbadia Garden. Rinoa acompanha eles, já que a base das Corujas da Floresta foi destruída e os membros dispersaram para não chamarem muita atenção. A caminho do Garden, eles sonham novamente com Laguna e seus amigos, que, desta vez, toparam com forças de Esthar escavando uma enorme estrutura de cristal em um local de escavação de Centra.

Em Galbadia Garden, os SeeD são alistados para assassinar a feiticeira com a ajuda do General Caraway (pai de Rinoa) de Galbadia e um atirador de elite, Irvine Kinneas. Squall suspeita que eles estão sendo usados, já que Martine, o diretor de Galbadia Garden, quer se livrar da feiticeira devido ao interesse dela em seu Garden, mas não consegue determinar o motivo do general. O assassinato é planejado para acontecer na passeata de inauguração da Edea em Deling City. Rinoa, determinada a provar a si mesma, elabora um plano para suprimir o poder da feiticeira com um item da marca Odine, mas é dispensada por Quistis quando traz o item.

Edea casts Ice Strike.JPG

Edea lança Ice Strike.

Rinoa parte sozinha para levar seu plano adiante mas é atacada pela feiticeira. Edea mata o Presidente Deling e prepara Rinoa como um sacrifício para ser devorada pelos Iguions, mas Squall e Irvine a salvam. Zell, Selphie e Quistis prendem a feiticeira quando ela passa por uma estrutura em formato de arco com portões, e Squall, Irvine e Rinoa chegam em seus postos onde um rifle sniper de alto calibre foi deixado para eles assassinarem Edea. Irvine quase surta, mas com uma pequena ajuda de Squall ele atira na feiticeira. Ela bloqueia o tiro com uma barreira mágica, forçando Squall a atacá-la diretamente. Squall fica surpreso ao encontrar Seifer ao lado da feiticeira, havendo se tornado o "cavaleiro" dela. Edea se aborrece ao descobrir que Squall é um SeeD e perfura seu ombro com uma estaca de gelo, deixando-o inconsciente.

RevelaçõesEditar

Squall sonha com o tempo em que Laguna ficou na cidade de Winhill com uma mulher chamada Raine e sua filha adotiva Ellone depois de ser resgatado por Raine quando ele se machucou no local de escavação de Centra. Ellone ficou órfã quando Esthar invadiu a cidade para sequestrar garotas para serem avaliadas como possíveis sucessoras da Feiticeira Adel, a governante de Esthar. Laguna jurou proteger ela, Raine e a vila. Laguna descobriu que Julia casou-se com o General Caraway depois que seu verdadeiro amor nunca voltou da guerra.

FF8ScreenshotSquall2.jpg

Squall é liberto por um Moomba.

Squall acorda na Prisão Distrito-D de Galbadia onde seus amigos também estão presos. Seifer tortura Squall por ordens de Edea, exigindo saber o porquê dos SeeD perseguirem a feiticeira, o que confunde Squall, que conhece o SeeD apenas como uma força mercenária de aluguel. Squall é nocauteado, mas um Moomba operário o liberta, chamando-o de "Laguna", o que confunde Squall ainda mais. Ele se junta aos seus amigos em uma fuga da prisão, mas descobrem que Galbadia lançou mísseis contra Trabia Garden como parte do plano de Edea para aniquilar Trabia e Balamb Garden. Deduzindo que Balamb Garden seria o próximo, o grupo se divide: o time de Selphie tenta impedir o lançamento dos mísseis, enquanto o time de Squall vai avisar Balamb Garden. O grupo de Selphie falha em impedir o lançamento dos mísseis e mal escapam vivos, escondendo dentro de um tanque destruído quando a base de lançamento se auto destrói.

Squall chega em Balamb Garden e encontra o local em caos, com estudantes brigando uns contra os outros, alguns se aliando ao Diretor Cid e outros ao Mestre do Garden, NORG. NORG é quem financiou a fundação do Garden e vê o local como apenas uma fonte de lucro. Ele se declarou o verdadeiro governante do Garden e descartou seu verdadeiro propósito. O conflito de interesses foi o que gerou a batalha entre os SeeD de Cid e a Garden Faculty do NORG. Durante o tumulto, Squall descobre que o Garden possui uma forma móvel e, com isso, movimenta a construção para longe do ponto onde os mísseis de Galbadia foram programados para atingir, mas o mecanismo de direção do Garden para de funcionar, devido a falta de manutenção, e o Garden cai e fica à deriva no oceano.

Squall é convocado para o nível subterrâneo do Garden, onde ele encontra o próprio Mestre do Garden, NORG. NORG tenta matar Squall e seus companheiros para apaziguar a feiticeira e provar que o Garden não estava por trás da tentativa de assassiná-la, mas falha ao ser derrotado por Squall. Durante a conversa entre eles, NORG revela que Cid e Edea são casados e Squall, confuso, confronta Cid sobre isso, que admite ser verdade. Cid explica que o verdadeiro propósito do Garden é participar numa batalha destinada contra uma feiticeira. Ele fica receoso pela feiticeira que os SeeD estão destinados a enfrentar ser sua esposa, mas, ainda assim, permanece fiel às origens da organização.

Ellone and White SeeD.jpg

Ellone é levada pelo SeeD Branco.

O Garden, que estava à deriva, é interceptado pelo Navio do SeeD Branco e sua tripulação, que se intitula "SeeD da Edea", querem levar Ellone embora para sua própria segurança. Squall é encarregado de procurá-la e ele reconhece o nome "Ellone" de um dos sonhos de Laguna. Ao encontrá-la, Squall descobre que ela é a garota misteriosa que parece conhecê-lo. Squall pede para que ela explique o que está acontecendo, mas Ellone se entristece por ele ter se esquecido dela. Ellone revela que é ela quem está enviando Squall de volta no tempo em um mundo de sonhos, mas não revela o porquê. Ela vai embora com o SeeD Branco, deixando um Squall perplexo para trás.

Balamb Garden colide em Fishermans Horizon, uma cidade pacifista construída ao redor de uma antiga estação de trem na Ponte Horizon. Squall encontra com o grupo que foi desativar os mísseis quando Galbadia envia seu exército para ocupar Fishermans Horizon e o tanque onde Selphie e o restante estavam é enviado junto. Os Galbadianos confrontam o prefeito de FH, exigindo que ele diga o paradeiro de Ellone, já que Edea está em busca dela, mas os SeeD expulsam as forças de Galbadia e os técnicos da cidade consertam o Garden.

Cid deixa o Garden sob o comando de Squall, uma função que ele aceita com relutância. Cid diz que esse é o destino de Squall, deixando-o confuso. Quando o Garden volta para a Balamb, Squall encontra a cidade ocupada por Galbadia. Sob a supervisão dos amigos de Seifer—Fujin e Raijin—Galbadia está procurando por Ellone. Após libertarem a cidade, os SeeD retornam para Trabia Garden, lar de Selphie, que foi destruído por mísseis de Galbadia.

Nas ruínas do Garden, Selphie lamenta pela destruição de seu lar. Quando Squall, Zell, Selphie, Quistis, Irvine e Rinoa se reúnem para conversar sobre sua próxima ação, Irvine revela que todos, com exceção de Rinoa, viviam juntos em um orfanato, onde eram cuidados por uma mulher chamada Edea, mas ele é o único que se lembra disso. Todos começam a "escavar" suas memórias que estavam enterradas e percebem que eles esqueceram do passado por causa da perda de memória causada pelas Forças Guardiãs, e Irvine era o único que se lembrava por nunca ter treinado como um SeeD. Eles decidem investigar o orfanato para descobrir o porquê de Edea ter se tornado má, mas percebem que Galbadia Garden chegou lá primeiro.

FFVIII SeeD Battle.jpg

SeeD e cadetes lutam contra as forças de Galbadia.

Eles preparam para um ataque no Garden flutuante, agora sob o controle de Edea e Seifer, e a Batalha dos Gardens tem início. Squall e seus amigos se infiltram em Galbadia Garden, onde enfrentam Seifer e Edea, com Edea apontando Squall como o lendário SeeD destinado a enfrentá-la. Os SeeD derrotam Seifer e Edea, que desmaia no chão. Rinoa começa a agir e cai inconsciente após reanimar Seifer, que vai embora. Depois que Seifer se vai, Edea chama por Squall e seus amigos com uma voz gentil, maravilhada em como todos eles cresceram. Ela explica que foi possuída por uma feiticeira do futuro distante chamada Ultimecia e que até agora eles estiveram lutando contra Ultimecia dentro de Edea. Ultimecia planeja comprimir o tempo para ganhar o poder de feiticeira de todas as feiticeiras que já existiram, desta forma tornando-se uma entidade semelhante a um deus, e para colocar seu plano em prática ela envia sua mente de volta no tempo para possuir outras feiticeiras. Ultimecia está procurando por Ellone, pois precisa de seu poder para conjurar a magia de compressão do tempo.

Uma Feiticeira do FuturoEditar

Rinoa continua em estado de coma e Squall percebe que está apaixonado por ela. Ele quer procurar por Ellone para que ela o envie de volta no tempo para que ele evite o coma de Rinoa. Eles encontram o Navio do SeeD Branco e descobrem que Ellone partiu para a nação oculta de Esthar. Squall leva o Garden para Fishermans Horizon e visita Rinoa na enfermaria. Ele adormece e sonha com Laguna participando da filmagem de um filme nas Montanhas Vienne durante sua jornada em busca de um caminho para Esthar para salvar a jovem Ellone, que foi levada a força para lá por ordens da Feiticeira Adel. Laguna vislumbra um misterioso pilar flutuante no horizonte e enquanto Squall começa a acordar, ele ouve a voz de Ellone pedindo desculpas por tê-lo enviado acidentalmente de volta no tempo. Squall grita por ela, mas já não consegue mais se conectar.

Esthar2.png

Esthar revelada por trás de um dispositivo de camuflagem.

Squall decide levar Rinoa para Esthar por conta própria, fazendo a travessia pela Ponte do Horizonte. O restante do grupo e Edea vão atrás dele. Edea diz que quer ir para Esthar para encontrar um famoso cientista chamado Dr. Odine, por ter medo de que Ultimecia a possua novamente. Squall carrega Rinoa ainda inconsciente em suas costas pelo Grande Lago de Sal, onde o grupo descobre que a Cidade de Esthar está camuflada por um dispositivo de ocultação.

Assim que chegam em Esthar, Squall e seus amigos começam a se sentir fracos e logo adormecem e entram em outo mundo de sonho. Laguna entrou em Esthar, mas foi preso e forçado a trabalhar no Laboratório da Lunatic Pandora. Ele escapou e encontrou Ellone dentro do laboratório do Dr. Odine, onde Odine esteve pesquisando os poderes dela de telepatia e viagem mental no tempo.

Ao acordarem, o grupo é levado para conhecer Dr. Odine, que examina Rinoa e diz a Edea que ela não e mais uma feiticeira. Squall insiste em levar Rinoa para ver Ellone e no Portão Lunar eles são lançados ao espaço em direção à Base Lunar de Esthar. A Base Lunar é a estação espacial de Esthar usada para o estudo da Lua, mas seu verdadeiro propósito, do qual a maior parte do mundo desconhece, é vigiar a Feiticeira Adel, a governante de Esthar durante e Guerra da Feiticeira, que se encontra selada em uma tumba no espaço para impedi-la de que passe seu poder de feiticeira adiante.

Zell fica como líder do restante do grupo que não foi para a Base Lunar. Eles ficam chocados ao verem um enorme pilar negro subir do oceano e voar na direção da cidade de Esthar. O pilar, conhecido como Lunatic Pandora, foi criado por Esthar para ativar o Choro Lunar artificialmente, um fenômeno no qual monstros descendem da Lua para o planeta. A arma foi construída sobre o governo da Feiticeira Adel, mas depois que foi despojada, a Lunatic Pandora foi considerada perigosa demais e afundada no oceano. Seifer foi quem ativou a construção, como parte do plano de Ultimecia. O grupo de Zell se infiltra na Lunatic Pandora e descobre que lá está contido o pilar de cristal que eles viram Esthar escavando em um sonho de Laguna. O pilar veio da Lua e, por isso, tem uma afinidade com ela. Sem conseguir se aprofundarem no pilar, o grupo de Zell é ejetado por um robô de Galbadia.

FF8ScreenshotEllone6.jpg

Squall reúne-se com Ellone.

Na Base Lunar, Squall reúne-se com Ellone, que foi à Base Lunar para encontrar com alguém, mas não revela quem. Squall explica que recuperou suas memórias de infância e que agora se lembra que Ellone é sua irmã do orfanato, e implora para que ela o envie para o passado de Rinoa. Ellone explica que descobriu que é impossível mudar o passado usando sua habilidade, mas que aprender com o passado pode ajudar a entender o presente.

Ultimecia possui o corpo de Rinoa e abre caminho até a sala de controle. Ela põe uma roupa espacial e vai para o espaço, onde ela abre o selo da Tumba de Adel. Ultimecia abandona o corpo de Rinoa no espaço e a Lunatic Pandora ativa o Choro Lunar, fazendo monstros desceram da Lua para o planeta. A Tumba de Adel é levada pela corrente de monstros e cai na Lunatic Pandora, enquanto a cidade de Esthar é decimada.

A Base Lunar começa a ser evacuada e enquanto todos colocam suas roupas espaciais e entram nas cápsulas de fuga, Ellone envia Squall de volta no tempo. Ele descobre que Rinoa estava possuída por Ultimecia quando ela reviveu Seifer em Galbadia Garden e que ordenou-o a restaurar a Lunatic Pandora, mas Squall não pode fazer nada para interferir no que já aconteceu. Quando Squall acorda, ele pede para Ellone deixá-lo tentar novamente, e Ellone envia-o para a consciência de Rinoa, que está flutuando sozinha no espaço. Através dos poderes de Ellone, Squall comunica-se com Rinoa e diz para ela ativar o tanque de oxigênio de emergência de sua roupa espacial. Ela faz isso e Squall deixa sua cápsula de fuga para ir em direção a ela. Ele pega Rinoa no espaço sideral e eles topam com a nave espacial Ragnarok, que foi abandonada e estava em órbita perto da Base Lunar.

Eles descobrem que a nave abandonada ainda tem oxigênio e entram em contato com a base que está no planeta, surpresos pela comunicação de rádio estar funcionando. Ele não sabia que era o dispositivo que selava a Tumba de Adel que interferia as ondas de rádio do planeta, os rádios voltaram a funcionar agora que a tumba caiu. Rinoa tornou-se uma feiticeira, tendo recebido involuntariamente o poder de feiticeira de Edea quando os SeeD derrotaram ela em Galbadia Garden, e Esthar exige que ela seja entregue em custódia agora que ela é uma ameaça para o mundo.

Sorceress memorial.jpg

Squall resgata Rinoa‎.

Após Squall e Rinoa pousarem o Ragnarok, Rinoa aceita ser selada como fizeram com Adel e assim é levada. Os amigos de Squall encontram-no sozinho no Ragnarok, que os Estharianos deixaram para trás, e o impulsionam a agir. Ele resgata Rinoa e eles escapam no Ragnarok de volta para o orfanato de Edea. Rinoa tem suas incertezas sobre o futuro, já que Squall é o líder do SeeD, um exército anti-feiticeira, mas ele garante que ela não é seu inimigo. Os dois prometem se encontram no campo de flores que fica atrás do orfanato caso eles se separem algum dia.

Esthar entra em contato com o Ragnarok, com uma mensagem de que desejam contratar o grupo de Squall para uma última missão SeeD. O grupo vai ao palácio presidencial da cidade de Esthar, onde eles encontram o presidente de Esthar, Laguna. Foi Laguna quem usurpou Adel por todos esses anos e sucedeu como governante de Esthar. Sua plano era retornar Ellone para Winhill e seguir sua vida quando tudo acabasse, mas Ellone acabou no orfanato de Edea junto com o novo bebê de Raine quando Raine morreu e Laguna ficou em Esthar. Desde então, ele tem assegurado que Adel fique selada no espaço, e era ele quem Ellone foi encontrar na Base Lunar, pois Laguna nunca soube que Raine teve um bebê e Ellone julgou que ela é a única que podia dizer isso para ele. Laguna conta a história sobre como ele enganou Adel para que ela fosse congelada e usou um modelo da nave Ragnarok para transportar sua tumba para o espaço. Ellone sobreviveu à destruição da Base Lunar e sua cápsula de fuga pousou em algum local ao sul de Esthar, mas foi levada por forças de Galbadia e agora está sendo mantida refém dentro da Lunatic Pandora.

Ultimecia ff8.jpg

Ultimecia.

O grupo discute com Dr. Odine o plano de Ultimecia para comprimir o tempo. A habilidade de Ellone para enviar a consciência de uma pessoa para diferentes eras foi estudada por Dr. Odine durante o tempo que ela ficou em Esthar quando criança, e ele usou o conhecimento que obteve para criar o protótipo da Máquina de Junção Ellone. No futuro, Ultimecia está usando uma versão futura da Máquina de Junção para alcançar o passado e possuir os corpos de várias feiticeiras. Entretanto, a máquina tem suas limitações a respeito do quão longe ela pode enviar a consciência de uma pessoa de volta no tempo. Por isso, o objetivo de Ultimecia tem sido encontrar a verdadeira Ellone para enviar sua consciência ainda mais além no passado para que ela exista simultaneamente no passado, presente e futuro. Com a sua mente presente em todas as eras do tempo, Ultimecia seria capaz de usar o feitiço de compressão do tempo e tornar-se uma entidade onipotente capaz de controlar todo o tempo, espaço e existência.

Dr. Odine e Laguna bolaram um plano para impedir Ultimecia. Os SeeD precisariam derrotar Adel para que ela passasse seus poderes para Rinoa, fazendo dela a única feiticeira restante do tempo presente que Ultimecia poderia possuir. Quando Ultimecia fosse possuir Rinoa, Ellone enviaria a mente de todos eles para o passado, possibilitando que Ultimecia realizasse a compressão do tempo. Ellone então romperia a ligação enviando todos de volta para suas respectivas eras, parando temporariamente o feitiço.

Laguna explica a única maneira de sobreviver em um universo de tempo comprimido: Squall e seus amigos teriam que manter seus laços fortes lembrando-se uns dos outros e pensando em um lugar que eles possuem ligação. Ao sobreviverem à compressão do tempo com o seu amor e fé que tem uns nos outros, eles conseguiriam chegar no futuro de Ultimecia e derrotá-la.

O Encerramento do DestinoEditar

Laguna e os seus aliados, Kiros e Ward, sobem a bordo do Ragnarok para ajudar o grupo de Squall na missão que está por vir. Kiros e Ward dão a entender que sabem algo sobre o pai de Squall, mas Laguna fica evasivo e apenas diz que ele e Squall tem muito o que conversar depois. Durante suas preparações, o grupo tem a chance de visitar a Vila Shumi, onde descobrem que os Shumi completaram uma estátua de Laguna em comemoração de uma visita que ele fez à vila anos atrás durante suas viagens em busca de Esthar para salvar Ellone, que havia sido sequestrada. Os Moombas da vila o encontraram machucado e trouxeram ele para a vila para se recuperar, e durante sua breve estadia, Laguna tentou ensinar os Moombas a conversarem, mas eles aprenderam a dizer somente uma palavra: Laguna.

Adel rinoa seifer.png

Seifer oferece Rinoa para Ultimecia no corpo de Adel.

O grupo invade a Lunatic Pandora, onde encontram as forças Galbadianas questionando suas obrigações para com Seifer. Fujin e Raijin tentam convencer Seifer a parar de servir Ultimecia, voltar a ser amigo deles e libertar Ellone. Seifer diz que agora já é tarde demais para voltar atrás, captura Rinoa e a oferece para Ultimecia (que está no corpo de Adel). Ultimecia funde o corpo de Rinoa ao de Adel, mas o grupo de Squall luta contra Ultimecia (como Adel). Assim que o corpo de Adel começa a sucumbir, Ultimecia passa seu poder de feiticeira para Rinoa. Como não há outra pessoa em quem ela possa residir, Ultimecia possui Rinoa, possibilitando que Ellone envie as mentes de Ultimecia e Rinoa ao passado. Com a sua mente presente em todas as eras, Ultimecia lança o feitiço de compressão do tempo, porém ele é temporariamente parado quando Ellone encerra a ligação e envia a mente de Ultimecia de volta ao futuro.

O tempo parcialmente comprimido torna possível a Squall e seus amigos viajarem para o futuro e chegarem no Castelo da Ultimecia. O grupo encontra um mundo negro governado por Ultimecia e os corpos de SeeD Brancos espalhados pela costa do antigo orfanato, que agora já não existe mais. Squall comenta que os SeeD estiveram lutando contra Ultimecia por gerações. Os SeeD confrontam Ultimecia no topo de seu castelo e ela revela seu plano de criar um reino onde os SeeD são seus escravos.

A partir da mente de Squall, Ultimecia cria Griever, uma Força Guardiã criada a partir da ideia de Squall do que seria a força mais poderosa existente. Depois que Squall e seus amigos vencem Griever, Ultimecia funde-se com a criatura e após ser derrotada, transforma-se em sua forma suprema para completar a compressão do tempo em uma batalha que transcende a estrutura do tempo e espaço. Ultimecia começa a absorver todo o tempo e espaço para si mesma, fundindo-se com isso para tornar-se uma entidade onipotente. Os laços que unem Squall, Rinoa, Quistis, Zell, Selphie e Irvine mostram-se fortes demais para Ultimecia vencer e ela perece em uma explosão que emana pelo espaço.

Ultimecia transfers power.JPG

Ultimecia transfere seu poder para Edea antes de morrer.

A realidade começa a reverter para sua forma original e Squall e seus amigos devem achar o caminho de volta para seu próprio tempo. Ultimecia e Squall viajam de volta no tempo até o orfanato de Edea, numa época em que Squall era apenas uma criança e o Garden não havia sido construído. Squall vê Ultimecia passando seus poderes para a Edea do passado antes de morrer. Squall fala com Edea e menciona sobre o Garden e SeeD. Edea fica confusa, pois nunca ouvi sobre isso, Squall percebe que ele viajou muito atrás no tempo e entra novamente no tempo comprimido.

Squall encontra-se em um lugar que, de pouco a pouco, está transformando-se no vazio. Ele tenta concentrar-se em Rinoa para conseguir voltar para casa, mas não consegue visualizar o rosto dela. Na era presente, Rinoa espera por Squall no campo de flores do orfanato de Edea. Ela transforma uma pétala de flor em uma pena branca que encontra Squall preso no tempo perdido. Ele pega a pena, mas já encontra-se fraco demais para voltar e desmaia. Rinoa o encontra e traz de volta ao mundo real.

Editar

FF8ScreenshotRinoa9.jpg

Squall e Rinoa se beijam.

Seifer passa seus dias em companhia de Fujin e Raijin na Cidade de Balamb. Quando Balamb Garden passa voando por cima deles, ele olha para cima e sorri, indicando que superou o que passou. Laguna visita o túmulo de Raine nas colinas fora de Winhill, onde ele lembra-se de propor em casamento para ela, enquanto Ellone, Kiros e Ward observam de longe.

Os SeeD reúnem-se em Balamb Garden para uma festa de celebração. Edea abandonou seu jeito e roupa de feiticeira e vai à festa junta com Cid. Irvine e Selphie usam uma câmera de vídeo para documentar as festividades, enquanto Squall e Rinoa observam as estrelas em uma sacada de Balamb Garden e se beijam.

MúsicaEditar

Artigo principal: Final Fantasy VIII: Original Soundtrack
FF8ost.jpg

Capa de Final Fantasy VIII: Original Soundtrack.

A trilha sonora do jogo foi o 23º trabalho de Nobuo Uematsu para a Square. Foi lançada em quatro CDs pela DigiCube no Japão e pela Square EA na América do Norte. Um arranjo especial orquestrado de algumas faixas do jogo (arranjadas por Shirō Hamaguchi) foi lançado com o título FITHOS LUSEC WECOS VINOSEC: Final Fantasy VIII, e uma coletânea de arranjos de piano (tocados por Shinko Ogata) foi lançada com o título Piano Collections: Final Fantasy VIII.

A música tema de Final Fantasy VIII, "Eyes on Me", que Uematsu escreveu e produziu para Faye Wong, uma diva pop de Hong Kong, vendeu 400.000 cópias, quebrando recordes e tornando-se música de video game mais vendida já lançada no Japão até o lançamento de "Hikari" por Hikaru Utada para Kingdom Hearts. Venceu como "Música do Ano (Música Ocidental)" na 14ª Premiação Anual de Disco de Ouro do Japão em 1999, essa foi a primeira vez que uma música de video game ganhou essa honraria.

Outra música popular de Final Fantasy VIII é "Liberi Fatali," uma peça de coral em Latim tocada na abertura do jogo. O tema de feitceira "FITHOS LUSEC WECOS VINOSEC" foi misturado com "Liberi Fatali" e tocado durante as Olimpíadas de Verão de 2004 em Atenas durante o evento de nado sincronizado feminino.

The Black Mages, uma banda que criou arranjou de rock das músicas de Final Fantasy, arranjou cinco faixas de Final Fantasy VIII. São elas: "Force Your Way" do álbum The Black Mages publicado em 2003, "The Man with the Machine Gun" e "Maybe I'm a Lion", do álbum The Skies Above, publicado em 2004, e "The Extreme" e "Premonition" do álbum Darkness and Starlight.

Créditos de ProduçãoEditar

Produtor Executivo Hironobu Sakaguchi
Diretor Yoshinori Kitase
Música Nobuo Uematsu
Programador Principal Ken Narita
Designer do Sistema de Batalha Hiroyuki Itou
Designer de Personagem / Diretor do Visual de Batalha Tetsuya Nomura
Diretor de Arte Yusuke Naora
Roteirista Kazushige Nojima
Ilustração de Imagem Yoshitaka Amano
Diretor de Filme Motonori Sakakibara
Diretor dos Personagens no Filme Hiroshi Kuwabara
Diretor da Modelagem de Personagem Tomohiro Kayano
Diretor de Polígono em Tempo Real Akira Fujii
Diretor do Efeito de Batalha Shintaro Takai
Diretor de Movimentação Tatsuya Kando
Diretor do Jogo de Cartas / Diretor da Câmera de Batalha Takayoshi Nakazato
Principais Designers de Campo Kazuyuki Ikumori, Kenzo Kanzaki, Yukio Natakani, Tetsuya Takahashi
Programador do Script de Evento Shun Moriya
Programador de Batalha Hiroshi Harata, Kentarow Yasui
Diretor de Evento Hiroki Chiba
Diretor de Mapa Takeshi Endo, Masaru Oka
Diretor do Mapa do Mundo Ikuya Dobashi
Programador de Som Minoru Akao
Editor de Som Eiji Nakamura
Gerente Geral Yuji Shibata
Diretor de Localização Aiko Ito
Diretor de Coordenação Tchie Tokoro
Engenheiro de Localização Richard Mark Honeywood
Gerentes de Marketing Akira Kaneko, Yasuhiro Suzuki
Gerente Assistente Tomomi Nishigaki
Assistente de Localização Yuichi Yamada
Square Soft, Inc.
Gerência de Localização Masahiro Nakajima
Editores Brian Bell, Richard Amtower IV
Produtor Associado Akihito Kozu
Square Electronic Arts L.L.C.
Gerente Sênior do Serviço de Cliente Rick Thompson
Vice Presidente Yoshihiro Maruyama
Presidente Jun Iwasaki
Agradecimentos Especiais Hideo Yotsuya, Lynn Biscoe, Beeline Group Inc., The Kenwood Group, Saatchi & Saatchi, C.H.E.N. PR

Arte das CapasEditar

GaleriaEditar

Veja também: Final Fantasy VIII/Arte Conceitual

TrivialidadesEditar

  • Até hoje, Final Fantasy VIII possui o maior número de nomes inspirados em Star Wars, incluindo Biggs e Wedge, Nida, Piet e Martine, que se chama Dodonna na versão Japonesa.
  • Final Fantasy VIII é o primeiro jogo da série que permite ao jogador alterar o nome das evocações.
  • Final Fantasy VIII é o primeiro jogo da série onde Ramuh não está presente como a evocação do elemento Trovão. Ele foi substituído por Quezacotl.
  • Final Fantasy VIII é o primeiro jogo no qual todos os inimigos possuem uma animação de morte antes de desaparecerem.
  • Durante a parada de Ultimecia (como Edea) em Deling City, os dançarinos mascarados estão dançando a coreografia de Thriller do Michael Jackson.
  • Final Fantasy VIII é parodiado no jogo de Dreamcast Segagaga, onde é chamado de Final Pharmacy VIII.
FFVIII-in-Charlie'sAngels.png

Final Fantasy VIII em As Panteras.

  • No primeiro filme As Panteras, na cena onde Dylan aproxima-se de uma casa em busca de roupas, existem duas crianças lá dentro apertando rapidamente os botões enquanto jogam Final Fantasy VIII. Algo vergonhoso para os fãs, já que apesar das duas crianças estarem segurando os controles, o jogo não possui modo para dois jogadores, e não há uma sequência fora de batalha que necessite que os botões sejam apertados rapidamente (apenas o boost mode durante a batalha).
  • A demo do jogo usa uma faixa chamada "Raid on Dollet" para a invasão de Dollet. A versão final do jogo não usa essa faixa e ela nunca foi lançada em nenhum álbum oficial. Não se sabe o porquê da faixa ter sido descartada, embora haja uma teoria de que ela foi removida por motivos legais por possuir muitas semelhanças com a canção "Hummel Gets the Rockets", composta por Hans Zimmer para o filme A Rocha.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória