FANDOM


SkyPirDen - Crystal
Final Fantasy IX
FfixLogo
ファイナルファンタジーIX
Fainaru Fantajī Nain
Desenvolvedora Square Co., Ltd.
Editora Bandeira do Japão Square Co., Ltd.

Bandeira dos Estados Unidos Square EA
Bandeira da União Europeia/Bandeira da Austrália Square Europe
Bandeira da União Europeia Infogrames

Datas de
Lançamento
Versão para PlayStation:
Bandeira do Japão 7 de Julho de 2000
Bandeira dos Estados Unidos/Bandeira do Canadá 13 de Novembro de 2000
Bandeira da União Europeia/Bandeira da Austrália 16 de Fevereiro de 2001

PlayStation Network:

Bandeira do Japão 20 de Maio de 2010
Bandeira da União Europeia/Bandeira da Austrália 26 de Maio de 2010
Bandeira dos Estados Unidos/Bandeira do Canadá 15 de Junho de 2010
Gênero Role-playing game (RPG)
Modos de Jogar Um jogador, Multi-jogador
Classificações CERO: CEROA Todas as Idades

ESRB: ESRBT Teen
USK: USK 6 6+
ACB: OFLC small M M

Plataformas PlayStation

Final Fantasy IX é o nono jogo da série Final Fantasy, lançado pela Square em 2000. Ele foi dirigido por Hiroyuki Ito e co-produzido por Hironobu Sakaguchi e Shinji Hashimoto. É o terceiro e último Final Fantasy da série principal a ser produzido para o PlayStation. Diferente de Final Fantasy VII e Final Fantasy VIII, Final Fantasy IX não foi portado para o PC. Originalmente, iria ser um jogo spin-off, mas eventualmente acabou sendo incluído na série principal. No dia 2 de Abril de 2010, foi anunciado no Twitter que Final Fantasy IX seria adicionado à PlayStation Network, sendo lançado na PSN em 20 de Maio de 2010 para os japoneses, 26 de Maio de 2010 para os europeus e australianos, e 15 de Junho de 2010 para os norte americanos.

Depois de dois jogos Final Fantasy com uma ambientação mais inclinada para a ficção científica, Final Fantasy IX foi planejado para voltar a série para suas raízes, pelo menos temporariamente, com uma ambientação mais medieval e fantasiosa. Os personagens, que nos jogos anteriores estavam sendo representados em um estilo cada vez mais realístico, foram renderizados em um estilo mais cartunesco para refletir o retorno às origens. Um dos elementos tradicionais mais notáveis da série é a presença dos black mages, representados principalmente por Vivi, um membro jogável do grupo; outros black mages também aparecem como elementos cruciais da história.

Final Fantasy IX foi anunciado e desenvolvido em conjunto com Final Fantasy X e Final Fantasy XI. Esse esforço de marketing foi planejado como promessa aos jogadores de três jogos de estilo e jogabilidade variados; um RPG intencionalmente retrô em Final Fantasy IX, uma evolução suave em estilo e design em Final Fantasy X e uma experiência online em Final Fantasy XI.

JogabilidadeEditar

Níveis e HabilidadesEditar

Final Fantasy IX retém pontos de experiência e níveis, mas para aprender novas habilidades, deve-se equipar um item que pode ensinar a habilidade e ganhar pontos de habilidade o suficiente para aprendê-la permanentemente, lembrando o sistema de esper de Final Fantasy VI. Entretanto, em Final Fantasy IX, as habilidades podem ser usadas mesmo quando ainda não foram aprendidas.

As habilidades podem ser aprendidas mais rapidamente equipando-se várias peças que ensinem a mesma habilidade; por exemplo, Zidane aprenderá Long Reach duas vezes mais rápido se equipar tanto o Thief Hat e Protect Ring simultaneamente. O efeito é aumentado ainda mais usando a habilidade Ability Up.

Existem dois tipos de habilidades em Final Fantasy IX: "Ação" e "Suporte". Habilidades de ação incluem técnicas como Magias, habilidades de armas e evocação de eidolons. Habilidades de suporte possuem efeitos passivos benéficos como resistência contra efeitos de status e aumento no dano contra certos tipos de inimigos.

A quantidade de habilidades de suporte que podem ser equipadas de uma vez é limitada e são governadas por Pedras Mágicas. Cada habilidade de suporte requer um certo número de Pedras Mágicas, que aumentam com o aumento de nível. Muitas habilidades podem ser aprendidas pela maioria do grupo, mas algumas são exclusivas a certos personagens.

CampoEditar

Exclamation

Durante o campo, o jogador geralmente controla Zidane, o personagem principal. Entretanto, diferente dos jogos 3D anteriores, o ambiente é mais interativo. Quando Zidane passa por um ponto de interesse, um balão de ! ou ? aparece encima de sua cabeça e o jogador pode apertar X-button para interagir com o objeto. À medida que se progride no jogo, diferentes métodos de viajar pelo mundo são liberados. Assim como em jogos anteriores, os personagens podem viajar de chocobo, barco e airship.

BatalhasEditar

FFIX Preemptive Strike

Uma batalha em Final Fantasy IX.

Seguindo a tradição que começou com Final Fantasy IV, o jogo utiliza o sistema de Batalha de Tempo Ativo nas batalhas. Quando a barra de ATB (do inglês "Active Time Battle") de um personagem é preenchida, ele pode escolher um comando para executar. Normalmente os inimigos atacam assim que chega seu turno, mas a batalha pode ser colocada no modo de "Espera", no qual os inimigos não podem atacar quando o jogador está escolhendo uma magia ou item do menu.

Em Final Fantasy VII e Final Fantasy VIII, o jogador era limitado a grupos compostos de três membros. Em Final Fantasy IX, isso foi alterado para o formato clássico de quatro membros. O jogo também permite que dois jogadores controlem durante a batalha os personagens escolhidos pelo jogador.

TranceEditar

Artigo principal: Trance (Final Fantasy IX)

Continuando a tradição iniciada em Final Fantasy VII, o jogo incorpora Limit Breaks, mas de uma forma diferente dos sistemas anteriores. Quando um personagem recebe dano durante a batalha, a barra de Trance enche um pouco e, quando está totalmente cheia, o personagem entra automaticamente no modo Trance. Trance muda a aparência do personagem e dá a ele uma nova habilidade ou um novo conjunto de habilidades que só pode ser usado quando se está em Trance.

Por exemplo, se Zidane aprendeu a abilidade Flee para o seu conjunto de habilidades Skills, ele ganha a habilidade Free Energy para o seu conjunto de habilidades de Trance, Dyne. Zidane é o único personagem capaz de usar novas habilidades durante o Trance, a maioria dos personagens ganham um aprimoramento nas suas habilidades. Por exemplo, Vivi ganha Double Black, que o permite lançar duas Blk Mag em seguida, e Steiner ganha um aumento na força quando está em Trance.

Classes de PersonagensEditar

Vivi Ornitier character

Final Fantasy IX tem classes de personagens, algo ausente dos últimos jogos que foram lançados antes dele. Apesar de não ser mencionado explicitamente, cada personagem possui uma classe óbvia baseada nos jogos anteriores e algumas de suas habilidades. Por exemplo, Zidane é um Thief, Amarant é uma mistura de Ninja e Monk, Quina é um Blue Mage, e assim por diante.

Isto é ainda outro retorno à tradição dos primeiros jogos da série, já que nos últimos predecessores de Final Fantasy IX os personagens são mais vazios nesse quesito para que possam ser customizados pelo jogador. Em Final Fantasy IX, a ênfase está na construção de um time cujas forças e fraquezas dos personagens equilibrem-se para formar uma equipe efeitva.

Eventos de Tempo AtivoEditar

Artigo principal: Evento de Tempo Ativo

Outro novo aspecto de Final Fantasy IX são os Eventos de Tempo Ativo (ATE, do inglês "Active Time Event"). Quando uma janela de ATE aparece, o jogador pode apertar Select para ver o que os outros personagens estão fazendo, permitindo um maior desenvolvimento dos personagens. Apesar de que assistir um ATE nem sempre afete o enredo principal, algumas vezes, quando o texto de notificação aparece em cinza, o jogador é obrigado a assistir o ATE automaticamente. O jogador pode, entretanto, ganhar itens ou gil assistindo ATEs. Às vezes são dadas múltiplas escolhas de ATEs para assistir, e se uma for escolhida, a outra pode tonar-se inassistível, o que significa que o jogador terá que jogar o jogo novamente para assistr.

MognetEditar

Artigo principal: Mognet (Final Fantasy IX)
FFIX-Moogle Concept1

Dentro do jogo, Mognet é um sistema postal usado pelos Moogles. Enquanto progride pelo jogo, o jogador encontrará Moogles pela maior parte do mundo. Quando o jogador conversa com um moogle, eles possibilitam salvar o jogo, recuperar a energia via tents ou comprar itens no Mogshop.

O moogle pode também pedir que o personagem do jogador haja como um mensageiro e entregue uma carta para outro moogle via Mognet. Também é possível (ainda que com pouca frequência) que o jogador receba uma carta de outro personagem do jogo.

Posteriormente no jogo, é revelado que os moogles só estão pedindo que o jogador entregue as cartas porque a Central Mognet, onde as cartas geralmente são organizadas, está enfrentando problemas mecânicos e, como consequência, as entregas tem sido esporádicas. Mais tarde é revelado que o culpado pelos problemas é o entregador de cartas Artemicion, que gastou o óleo que é usado para lubrificar as máquinas da Mognet decorando seu casaco, fazendo as máquinas pararem de funcionar. Há várias cartas sobre Artemicion sendo enviadas por moogles preocupados com o seu costante uso do item, chamado Super Slick. Apesar disso, muitos admiram o casaco brilhante de Artemicion. O jogador pode opcionalmente ajudar os moogles a restaurar a funcionalidade da Central Mognet como uma sidequest.

Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir.

AmbientaçãoEditar

FFIXmap-world

Mapa do mundo de Final Fantasy IX.

O mundo de Gaia é dividido em quatro continentes, sendo o Continente da Névoa o mais populoso. A maioria das raças sencientes se estabeleceram acima da Névoa que cobre o fundo do continente. A Névoa é um gás nocivo misterioso de origem desconhecida que causa mutações na fauna e flora, transformando-as em monstros, e endurece o coração das pessoas, incitando o conflito entre elas. Pelo fato de vários monstros se esconderem nas sombras, a maioria das pessoas optam por viver nas planícies acima da Névoa e usar airships para viagens ao invés de andarem à pé.

Existem quatro grandes reinos no continente: Alexandria, governado pela Rainha Brahne Raza Alexandros XVI; Lindblum, governado pelo Regente Cid Fabool IX; Burmecia, a nação de Cavaleiros Draconianos, governada pelo Rei de Burmecia; e a misteriosa Cleyra, oculta dentro de uma tempestade de areia eterna. Entre as quatro nações, Lindblum é a mais avançada tecnologicamente e a inventora dos airships movidos a Névoa, responsáveis pelo fim das guerras que assolaram o continente por séculos.

Embora seja envolto pela Névoa e, por isso, repleto de monstros ferozes, o Continente da Névoa possui a vegetação mais exuberante de Gaia, enquanto os outros continentes são áridos. Os outros continentes raramente são visitados, pois não possuem Névoa, tornando-os inacessíveis pelos airships. O Continente Exterior é um deserto árido ao norte, conectado ao Continente da Névoa por Fossil Roo, mas apenas os anões vivem lá, pelo que se sabe. O Continente Perdido, a noroeste, é quase todo coberto por gelo, mas é onde fica o vulcânico Monte Gulug e o centro religioso de Esto Gaza, que reverencia as lendas da Ilha Cintilante. O Continente Esquecido é uma grande terra a oeste com misteriosas ruínas espalhadas por sua superfície.

PersonagensEditar

Ff9 char2

Os personagens jogáveis de Final Fantasy IX.

Artigo principal: Lista de Personagens de Final Fantasy IX

HistóriaEditar

Sequestrando a PrincesaEditar

Alexandria

O Prima Vista aproxima-se de Alexandria.

A Rainha Brahne Raza Alexandros XVI do reino de Alexandria anseia por poder e quer aumentar o seu domínio conquistando as terras ao seu redor. O Regente Cid de Lindblum se preocupa em como isso irá impactar a Princesa Garnet e dispacha a Trupe de Teatro Tantalus para sequestá-la.

A princesa, desejando escapar de sua cruel mãe, sobe à bordo do Navio Teatro por livre e espontânea vontade. Durante a operação, Vivi, um black mage solitário e Adelbert Steiner, Capitão dos Cavaleiros Reais de Plutão e o guardião de Garnet, acabam se envolvendo e, durante a fuga do grupo, o navio é derrubado e cai na Floresta Maligna. Brahne fica indignada por Garnet escapar com um valioso cristal, uma relíquia da família real, e envia os Black Waltzes para trazê-la de volta.

Zidane deseja encontrar a princesa perdida, mas Baku, o líder da Tantalus, discorda e demite Zidane da trupe. Vivi e Steiner juntam-se a Zidane no resgate de Garnet da flora carnívora da floresta e escapam da mata, deixando Tantalus para trás. A floresta fica instável depois que o grupo derrota a Plant Brain e começa a se petrificar. Durante a fuga, Zidane quase é pego por uma Plant Spider, mas Blank, um membro da Tantalus, o empurra e é pego em seu lugar. Blank não consegue se soltar e arremessa o Mapa Continental para Zidane, ficando petrificado junto com a floresta em seguida.

Zidane, Garnet, Vivi e Steiner passam pela Caverna de Gelo, onde Zidane derrota o Black Waltz 1, um lacaio que Brahne enviou para recuperar o colar real de Garnet. Chegando na vila de Dali, Garnet adota o pseudônimo "Dagger" para se misturar melhor com os plebeus. Os aldeões sequestram Vivi e o grupo fica chocado ao descobrir que os moradores estão fabricando black mages a partir da Névoa para exportarem para Alexandria.

Garnet considera voltar para Alexandria para confrontar sua mãe sobre a produção de black mages, um pensamento que Steiner aprova. Após derrotarem Black Waltz 2, eles sobem à bordo de um cargueiro pilotado por black mages autômatos. Eles são atacados por Black Waltz 3 e Vivi, Zidane e Steiner o enfrentam, deixando Garnet decidir o destino da jornada deles. A princesa hesita, mas decide ir para Lindblum no último instante, o que resulta num vôo instável pelo Portão Sul, onde o airship do Black Waltz 3 acaba batendo e quebrando.

KujaEditar

Os quatro se encontram com o Regente Cid e são surpreendidos ao descobrir que ele foi transformado em um oglop por sua esposa desaparecida, Hildagarde Fabool. Cid se recusa a mobilizar contra Alexandria com medo de deixar suas fronteiras desprotegidas. Enquanto Lindblum realiza o Festival da Caça, Brahne avança em Burmecia, lar de Freya Crescent, uma amiga de Zidane que o ajudou durante o festival. Zidane quer acompanhar Freya para Burmecia e Vivi deseja ir junto para aprender mais sobre os black mages; ele não tem lembranças do seu passado além de ter sido cuidado por seu "avô" Quan e teme não ser humano.

Cid ordena que Garnet permaneça em Lindblum. Para que consiga fugir, Garnet enche o banquete do festival com erva do adormecimento e escapa com Steiner de volta para o Portão Sul. Os outros aventuram-se para Burmecia, recrutando o/a guloso/a Quina Quen pelo caminho. Eles encontram Burmecia abandonada e dizimada pelo exército de black mages de Brahne. No topo da cidade eles encontram a rainha junta com a General Beatrix e um homem misterioso chamado Kuja. Beatrix derrota o grupo de Zidane e Brahne muda seu foco para Cleyra.

Siege of Cleyra - Odin I

O golpe destrutivo de Odin em Cleyra.

Enquanto isso, Garnet e Steiner topam com Marcus da Tantalus, que deseja salvar seu amigo Blank da Floresta Maligna, mas precisa de um item conhecido como Supersoft para curar sua petrificação. Garnet sente-se culpada pelo destino de Blank e concorda em ajudar Marcus em sua busca, para o descontentamento de Steiner. Os três são atacados por um Black Waltz 3 defeituoso e o destroem de uma vez por todas, antes de irem para Treno, onde eles entram furtivamente no porão da mansão de um nobre. O nobre acaba por ser o antigo tutor de Garnet, Doutor Tot, que entrega o Supersoft voluntariamente e aconselha os três a passarem pelo caminho de Gargan Roo para irem para Alexandria, onde Garnet encontra com sua mãe e Steiner e Marcus são aprisionados.

Zidane, Freya, Vivi e Quina vão para Cleyra, que dizem ser para onde os Burmecianos evacuaram. Eles entram na cidade e avisam sobre o ataque que está prestes a acontecer, e os Cleyranos realizam um ritual para fortalecer a tempestade de areia que protege a vila. Algo dá errado e a tempestade de areia dissipa. Brahne entrega a princesa aos seus bobos da corte e ordena que extraiam seus eidolons; criaturas mágicas lendárias. Os bobos da corte da rainha, Zorn e Thorn, extraem os eidolons de Garnet para gemas de evocação e Brahne usa o eidolon Odin para obliterar Cleyra depois que Beatrix rouba a jóia da nação. Zidane e o resto do grupo conseguem, com dificuldade, subir a bordo do airship Alexandriano Rosa Vermelha de volta para o Castelo de Alexandria, deixando Quina para trás.

Steiner e Marcus conseguem escapar da prisão, e Marcus parte para a Floresta Maligna para salvar Blank. O grupo de Zidane se junta com Steiner e eles libertam Garnet das garras de Brahne com o auxílio de Beatrix, que repensou em seus atos. Enquanto Steiner, Beatrix e Freya ficam para trás para assegurar a fuga, Zidane, Vivi e Garnet tentam usar o sistema Gargant para escapar de volta para Treno. O veículo deles, que na verdade é um monstro, é assustado por outro monstro e, por isso, eles colidem e param em Pinnacle Rocks, onde encontram o eidolon Ramuh. Tendo perdido Garnet mais uma vez, que ainda está em posse do pingente real, Brahne contrata dois caçadores de recompensa, Lani e Amarant, para capturar o pingente de Garnet e matar Vivi, que Brahne considera um black mage rebelde.

Garnet tem sentimentos mistos sobre o poder dos eidolons que permaneceu latente dentro dela sem seu conhecimento e que agora foram roubados para serem usados por Brahne. Depois de passar pela provação de Ramuh, dando a Garnet o poder para invocá-lo, os três testemunham a invasão de Lindblum por um exército de black mages e outro eidolon, Atomos. Entrando secretamente na cidade, Zidane e Garnet se encontram com Regente Cid, agora impotente, que revela que Kuja é a pessoa que está fornecendo os black mages para Brahne. Há um rumor de que a origem da Névoa está no Continente Exterior e o grupo parte para lá em busca de Kuja.

RevelaçõesEditar

Eles encontram com Quina no Pântano dos Qu, que voltou para casa após escapar de Cleyra. Quina ajuda o grupo a localizar a entrada para Fossil Roo, um caminho antigo que dizem levar até o Continente Exterior, onde são surpreendidos por Lani em sua missão para levar a princesa de volta para a Rainha Brahne, mas eles a derrotam. No Continente Exterior, o grupo encontra a Vila dos Black Mages, onde vivem vários black mages sencientes que desertaram o exército Alexandriano e criaram uma colônia longe do conflito. Vivi descobre que os black mages tem um tempo de vida útil de aproximadamente um ano, e muitos dos black mages mais antigos já começaram a "parar".

Depois de passar por Conde Petie, uma vila de anões, eles encontram Eiko Carol, uma jovem garotinha e a última sobrevivente da tribo de evocadores, que guia o grupo até a sua casa, Madain Sari. Eles descobrem que Madain Sari é uma vila destruída onde Eiko vive sozinha com um grupo de moogles e Garnet descobre a verdade sobre seu passado: ela é uma evocadora nascida em Madain Sari, mas após a destruição da sua vila há dez anos atrás, foi parar em Alexandria, onde substituiu a Princesa Garnet que havia falecido recentemente. Por ter perdido a memória durante a calamidade, Garnet cresceu acreditando que a Rainha Brahne era sua mãe, e nunca soube que possuía eidolons.

Zidane convence Eiko a abrir o caminho para a Árvore Iifa, que eles descobrem ser a fonte da Névoa do Continente da Névoa. O grupo desce pelo tronco até o centro de Gaia, onde encontram Soulcage, que revela o verdadeiro propósito da Névoa; A Névoa é o subproduto da verdadeira função da Árvore Iifa, que é impedir que as almas dos Gaianos voltem para o cristal do centro de seu planeta. As almas descartadas são liberadas no Continente da Névoa como Névoa através das raízes da Árvore Iifa, que cobrem o planeta inteiro, e essa substância maligna é a responsável pelos monstros que perambulam pelo continente e foi a culpada por incitar a guerra entre as nações antes da invenção dos airships movidos a Névoa.

A Névoa dissipa após a derrota de Soulcage e os heróis retornam para Madain Sari, onde encontram a caçadora de recompensas Lani e o seu companheiro Amarant. Ao encontrar um cristal idêntico ao do pingente real de Garnet em Madain Sari, Lani faz Eiko de refém, mas Amarant não suporta mais os seus métodos e vira-se contra ela, afugentando-o e juntando-se ao grupo de Zidane.

Eles deixam Quina em Madain Sari e voltam para a Árvore Iifa ao encontro de Kuja. A Rainha Brahne e sua armada aparecem na costa da Árvore Iifa para desafiá-lo, já que Brahne o considera inútil, julgando os black mages desleais por desertarem e por já ter obtido o poder dos eidolons. Kuja evoca seu Dragão Prateado e monstros da Névoa para repelí-la e Brahne contra ataca evocando Bahamut. Kuja chama o airship Invincible para escravizar Bahamut, que se vira contra Brahne e destrói ela e seu exército com um Mega Flare devastador.

Wall IX 38

Alexander enfrenta Bahamut.

Brahne é levada pelo mar até a costa e, já próxima da morte, pede desculpas à Garnet, que agora deve se tornar a Rainha de Alexandria. As forças Alexandrianas se retiram de Lindblum e Garnet herda as jóias que sua mãe roubou dos reinos que conquistou. Garnet divide as jóias com Eiko—cada uma ficando com duas—para reforçar seu laço como últimas sobreviventes da tribo de evocadoras. Zidane se entristece por ter que se despedir de Garnet, por quem ele começou a desenvolver sentimentos, e parte para Treno com os outros para participar do torneio local de Tetra Master.

As cerimônias de coroação de Garnet não duram muito, já que Kuja evoca Bahamut para destruir Alexandria. Os outros voam para Treno no airship experimental do Regente Cid, o Hilda Garde II, que opera sem o uso de Névoa. Eiko e Garnet juntam os fragmentos da gema de evocação anciã que foi divida, a razão pela qual Brahne estava atrás do pingente real de Garnet, e evocam Alexander, o eidolon sagrado guardião de Alexandria. Alexander derrota Bahamut mas um misterioso homem idoso aparece com o Invincible e destrói Alexander e a maior parte da cidade. Ver o seu reino sendo dizimado traumatiza Garnet, que acaba ficando muda. Ela se refugia em Lindblum junta com Zidane e seus amigos, inclundo Steiner e Freya.

A mente de Cid não é a mesma que costumava ser agora que ele é um oglop e, por isso, o Hilda Garde II é mal projetado. O grupo tenta encontrar uma maneira de curar Cid, mas acaba transformando-o em um sapo. Quina, que foi parar em Lindblum, se reúne com todos e Cid dá ao grupo o navio Blue Narciss para que cacem Kuja, acompanhando-os na jornada.

Eles param na Vila dos Black Mages e descobrem que Kuja enganou os black mages para que o seguissem, dizendo que sabia uma forma de aumentar a vida útil deles. Sabendo agora onde Kuja reside, o grupo infiltra o seu Palácio do Deserto, mas cai em uma armadilha e acaba aprisionado. Kuja força Zidane e três de seus amigos a voarem para o Continente Esquecido e recuperar a Pedra Gulug de Oeilvert em troca da vida dos seus outros amigos. O grupo acabar por descobrir que Kuja possui o Hilda Garde I, o novo modelo de airship do Cid que pode voar sem Névoa que Hilda levou consigo quando o transformou em um oglop e o deixou.

Oeilvert acaba por ser um local repleto de registros sobre uma civilização Terrana perdida e cheio de artefatos, incluindo um eidolon ancião, Ark, que deve ser derrotado para obter a Pedra Gulug. Para a surpresa de Zidane, somente ele pode decifrar a linguagem de Terra, embora ele nunca tenha ouvido falar sobre esse mundo.

Enquanto isso, Regente Cid e os membros restantes do grupo se libertam e desligam o sistema de segurança do palácio, Valia Pira. Kuja pega a Pedra Gulug de Zidane e foge para o Monte Gulug, sequestrando Eiko e levando-a consigo, onde ele planeja obter um eidolon mais poderoso que Alexander para lutar contra Garland. Indo atrás de Kuja, os heróis passam por Esto Gaza e testemunham Zorn e Thorn, que agora o obedecem, tentando extrair os eidolons de Eiko, mas ela é muito jovem para aguentar o ritual. Mog, o pet de Eiko, revela sua verdadeira forma de eidolon através do Trance e, com a ajuda dela, os bobos da corte são destruídos.

Ao testemunhar o poder do Trance, Kuja deduz que ele não precisa de um novo eidolon no final das contas. Por ser incapaz de entrar em Trance naturalmente, Kuja elabora um plano para assimilar uma quantidade de almas que lhe permitam entrar em um estado permanente de Trance; como Kuja é um Genome construído originalmente como um recipiente para almas Terranas, ele pode absorvê-las e desejar que todas as almas entre simultaneamente em Trance para, desta forma, tornar-se todo poderoso. Enquanto Kuja foge, Zidane e os outros encontram a Rainha Hilda, a esposa de Cid que fugiu de Lindblum depois de uma briga com o marido, e a escoltam de volta para Lindblum. Ela se reconcilia com Cid e o transforma de volta em um humano. Cid realiza os toques finais em seu novo airship, o Hilda Garde III. Os black mages percebem que Kuja estava os usando e voltam para a Vila dos Black Mages. Garnet volta para Alexandria para visitar o túmulo de sua mãe. Zidane vai junto e ela se recupera de seu silêncio e, pegando a adaga de Zidane, corta parte de seu cabelo em uma promessa para continuar a lutar pelo povo e sua mãe adotiva.

GarnetEpiphany

Garnet faz o seu voto.

A Rainha Hilda desapareceu pois havia sido abduzida por Kuja, pois ele precisava do airship dela, o primeiro Hilda Garde. Enquanto estava presa, ela tomou conhecimento dos planos de Kuja e agora, já livre, ela conta para o grupo as ambições dele e que ele vem do planeta Terra. Depois de derrotar Taharka e resgatar Amarant de sua própria arrogância, Zidane forma quatro grupos para que possam cobrir os quatro santuários elementais simultaneamente. Os grupos derrotam os quatro Guardiões e colocam os espelhos nos santuários, desta forma abrindo o caminho para Terra pela Ilha Cintilante.

Terra é um misterioso planeta morto que existe dento de Gaia. Há milênios atrás, Terra possuía uma civilização mágica avançada e seus habitantes desejavam se tornar imortais e preservar sua cultura pela eternidade. A fonte de vida de todos os planetas do universo é um cristal que fica no centro do planeta. Quando uma pessoa morre, sua alma volta para o cristal e todas as suas memórias ajudam o planeta a crescer. O desejo dos habitantes de Terra pela imortalidade atrapalhou a ordem natural das coisas e quando o cristal do planeta Terra enfraqueceu, eles assimilaram os cristais de outros planetas para preservar o deles.

Há milhares de anos atrás, Terra tentou fundir-se com Gaia, mas acabou ocorrendo um desastre e Terra foi deslocada para o interior do planeta Gaia, enquanto várias marcas de Terra apareceram em Gaia, como Iifa, a árvore mágica da vida, Oeilvert e Monte Gulg. Os habitantes de Terra incubiram o androide Garland, o homem idoso que aniquilou Alexandria e que Kuja deseja destruir para tornar-se o mestre de Terra e Gaia, a recuperar a antiga glória de Terra antes de entrarem num descanso profundo. Garland fabricou os Genomes para que fossem usados como recipientes para as almas Terranas quando chegasse a hora de Terra assimilar Gaia, cujo cristal foi privado de seu ciclo natural de almas pela Árvore Iifa por milhares de anos. Kuja foi uma das criações de Garland que ele enviou para Gaia para incitar guerras e ampliar a quantidade de almas que tentariam voltar para o cristal, mas a força de vontade de Kuja foi tão forte que ele se rebelou contra seu criador, sabendo que se o plano de Garland sucedesse, ele não precisaria mais de Kuja e faria dele um Genome comum.

Em Terra, o grupo encontra uma garota misteriosa chamada Mikoto que se assemelha muito a Zidane e ela os guia até Bran Bal, a vila dos Genomes. Garnet avista rapidamente o Invincible do lado de fora da vila e recupera a memória de quando o airship destruiu a vila de Madain Sari, o que a faz desmaiar. Enquanto os outros cuidam dela, Mikoto revela a Zidane que ele é um Genome originário de Terra feito por Garland para um dia suceder Kuja, já que depois que Kuja foi criado, Garland viu os erros em seu desenvolvimento por tê-lo criado como um adulto ao invés de como uma criança capaz de crescer emocionalmente. Ela leva Zidane até Garland, que confirma tudo e, horrorizado pelo que acabou de aprender, Zidane tenta lutar contra ele. É com pesar que Garland decide descartar Zidane, fazer dele um Genome normal e selá-lo em Pandemonium, um palácio onde descansam as almas de Terranos da antiguidade. Garland não consegue remover a alma de Zidane, que é libertado por seus amigos e juntos enfrentam Garland.

Kuja segue o grupo até Terra em seu Dragão Prateado, entra no Invincible e faz uma demonstração do seu novo controle sobre o Trance, obtido ao absorver as almas que estavam dentro do airship e usando a alma de uma pessoa cheia de ódio—a Rainha Brahne—como catalisador. Kuja se livra do grupo com uma magia Ultima e anuncia que ele irá governar tanto Terra quanto Gaia. Garland o avisa que seu poder não tem sentido, mas ele chuta seu antigo mestre do precipício de Pandemonium para que ele morra.

Trance Kuja

Kuja ataca Terra.

Garland continua seu discurso como uma voz onisciente e, do além-túmulo, diz a Kuja que o novo objetivo não serve para nada; foi colocado um limite no seu tempo de vida útil quando ele foi criado e a sua morte está se aproximando rapidamente. A euforia de Kuja se transforma em raiva e ele, em toda a sua vaidade, deduz que se ele vai morrer, levará o mundo consigo. Kuja extingue Terra lançando rajadas após rajadas de magias Ultima, e o grupo e os Genomes habitantes do planeta escapam a bordo do Invincible, voltando para Gaia pela Ilha Cintilante. A Névoa retornou ao mundo, emanando mais uma vez da Árvore Iifa.

Enquanto os Genomes se mudam para a vila dos black mages, o grupo encontra a entrada para Memoria pairando sobre a Árvore Iifa, onde as memórias de Gaia e Kuja aguardam. Os exércitos de Alexandria e Lindblum contém a horda de Dragões Prateados que bloqueiam a entrada para Memoria e o grupo abre caminho com o Invincible, entrando em Memoria, que os leva de volta no tempo. Memoria é um lugar feito pela manifestação das memórias guardadas dentro do cristal de Gaia e o grupo testemunha os momentos mais profundos de suas vidas entrelaçados com as agitações primitivas de Gaia. A voz de Garland ainda perdura e guia eles pela dimensão até a entrada para o Mundo de Cristal, um local onde o tempo não existe, apenas memórias de toda vida que originou do primeiro Cristal, de onde todos os planetas nasceram.

Editar

Após viajar por Memoria até o início de todo o tempo, eles chegam até o Cristal que é a fonte de vida do universo, onde encontram Kuja, que planeja destruí-lo. Zidane e seus amigos enfrentam Kuja em combate e, em um último esforço, Kuja lança Ultima no grupo, devastando-los. O grupo acorda na Colina do Desespero, onde se encontram na presença de Necron, um ser semelhante a uma divindade despertado pelo niilismo de Kuja que surgiu para rejeitar toda a existência fazendo o mundo voltar ao Mundo Zero, um mundo sem um Cristal, pois ele viu o sofrimento de seres vivos surgindo do medo da morte. O grupo derrota Necron em uma batalha final, que se maravilha com a perseverança do grupo, mesmo sabendo que não podem escapar da morte, e, ao ver a vontade de viver deles, vai embora.

Kuja usa o último restante de sua força para teletransportar os heróis para fora de Memoria, até as proximidades da Árvore Iifa. Os outros voltam para Alexandria no Hilda Garde III, enquanto Zidane decide ficar para trás para procurar por Kuja. Ele o encontra nas profundezas da Árvore Iifa e enquanto Kuja conta os seus pecados, as raízes da árvore que agora está em ruínas convergem sobre eles.

Garnet-reunited

Garnet abraça Zidane.

Algum tempo depois a Trupe Tantalus volta para Alexandria para apresentar a peça Eu Quero Ser o Seu Canário para a Rainha Garnet. Vivi morreu, com a chegada do fim de seu tempo de vida útil, mas cópias dele foram feitas como um legado, conhecidas como "filhos de Vivi". Embora Vivi não tenha sido capaz de se despedir de Zidane, ele relembra de seu tempo com o grupo em um solilóquio, agradecendo Zidane por o ajudar a aceitar e lidar com a sua própria existência. Todos se reúnem em Alexandria para ver a peça, Freya encontou seu amor perdido, Sir Fratley, e ambos estão consertando sua relação, apesar de Fratley ter perdido a memória. Amarant chega com Lani, Quina trabalha como um cozinheiro-chefe no Castelo de Alexandria e Eiko foi adotada por Cid e Hilda. Beatrix e Steiner, agora um casal, agem como guarda-costas de Garnet e a acompanham até a sacada de onde ela assiste a peça. Durante a apresentação, uma figura coberta que estava se passando por Marcus tira o seu manto e revela ser Zidane, que está de volta. Alexandria celebra, velhos amigos vibram da arquibancada e a rainha corre pela multidão e pula nos braços de Zidane.

Artes das CapasEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória