FANDOM

Final Fantasy IV
FFIVnds logo
ファイナルファンタジーIV
Fainaru Fantajī Fō
Desenvolvedora Super Nintendo:
Square Co., Ltd.

Nintendo DS:

Matrix Software
Editora
Data(s) de
lançamento
Gênero RPG
Modo(s)
de jogo
Single player, Multiplayer (PlayStation)
Classificações PlayStation:
ESRB:ESRB TeenTeen
ACB: G8+
Game Boy Advance:
ESRB:ESRB Teen: 10+
ACB:OFLC small PGPG
USK: USK none 0+
Nintendo DS:
CERO: A (Todas as idades)
ESRB: 10+
Plataforma(s) SNES, PlayStation, WonderSwan Color, Game Boy Advance, Nintendo DS, PlayStation Portable, iOS, Windows Phone, Microsoft Windows, Steam

Final Fantasy IV é o quarto jogo da série Final Fantasy. Originalmente lançado para o Super Nintendo, o jogo foi posteriormente refeito para o PlayStation, WonderSwan Color, Game Boy Advance, Nintendo DS, Sony PSP, iOS e Android.

Foi originalmente lançado nos Estados Unidos como Final Fantasy II. Isto alterou a ordem numérica do série e fez com que o jogo Final Fantasy VI fosse numerado como Final Fantasy III para os Estados Unidos, deixando um pouco de confusão quando o Final Fantasy VII foi lançado. A sequência do jogo chamada de Final Fantasy IV: The After Years foi lançada para os aparelhos celulares japoneses em fevereiro de 2008. Em Julho de 2009, foi lançado via WiiWare para o Nintendo Wii nos Estados Unidos, e foi incluído na versão Final Fantasy IV: The Complete Collection para o Sony PSP.

A versão em 3D foi relançada em 2014 na versão para PC disponível no Steam no dia 17 de setembro.

JogabilidadeEditar

Nesse Final Fantasy a jogabilidade passa por uma drástica mudança de jogabilidade devido a capacidade do Super Nintendo de 16-bits,esse foi o primeiro jogo a contar com o ATB (active time batlle) que dai em diante foi adotado na serie esse sistema fazia os inimigos atacarem sem parar, coisa não presente nos jogos anteriores, o jogo em si ficou bem mas linear porém com personagens muito mais desenvolvidos e com muitas animações a mais,também foi o primeiro a contar com varias raças de chocobos.

Personagens jogáveis Editar

Final Fantasy IV possui doze personagens jogáveis, com Cecil como protagonista e o único personagem permanente na equipe. Os outros personagens entram e saem da equipe no decorrer da história do jogo.

  • Cecil Harvey - O protagonista da história. Inicialmente como um Cavaleiro Negro e Capitão dos Asas Vermelhas de Baron, Cecil começou a questionar os motivos do Rei, que gradualmente desencadeia uma série de eventos que o leva no caminho da justiça.
  • Kain Highwind - O Comandante dos Cavaleiros Dragões de Baron e amigo de infância de Cecil e Rosa. Com uma rivalidade com Cecil e com sentimentos não correspondidos por Rosa, Kain sucumbe às forças de Golbez, fazendo com que a confiança que seus camaradas tinham nele fiquem em duvidas.
  • Rydia - A jovem Invocadora que teve a sua vila, Mist, destruída sem nenhuma intenção por Cecil e Kain sobe as ordens do Rei. Cecil teve que protegê-la e ganhar o seu perdão, acabou ganhando uma formidável aliada a sua busca.
  • Tellah - Um velho Sábio, levado a vingança contra Golbez após a morte de sua filha, Anna.
  • Edward Chris von Muir - O Príncipe de Damcyan, perdeu sua família e sua amada Anna no ataque de Golbez contra seu reino. Um Bardo covarde, ele quer ajudar Cecil de qualquer maneira e fica gradualmente inspirado a se tornar mais corajoso.
  • Rosa Joanna Farrell - Um Maga Branca e Arqueira de Baron, seus sentimentos por Cecil têm crescido além da amizade.
  • Yang Fang Leiden - O Grandmaster dos Monges de Fabul, ele ajuda Cecil em nome do seu reino.
  • Palom - Um jovem Mago Negro de Mysidia em treinamento. Ele e sua irmã gêmea Porom se unem a Cecil em sua jornada depois de terem sidos mandado a acompanha-lo no Monte das Provações.
  • Porom - Uma jovem Maga Branca de Mysidia em treinamento. Ela e seu irmão gêmeo Palom se unem a Cecil em sua jornada depois de terem sidos mandado a acompanha-lo no Monte das Provações.
  • Cid Pollendina - Um mestre na engenharia que criou varias naves para os Asas Vermelhas, ele é o figurativamente o pai de Cecil, Kain e Rosa. Sua nave, a Enterprise, é uma nave usada pela equipe para viajar ao redor do mundo.
  • Edge Geraldine - O Príncipe de Eblan e Ninja. Ele é rápido para agir com suas emoções, mas seu forte senso de justiça sempre prevalece.
  • Fusoya - Um Lunariano da Lua Vermelha. Ele lança um luz a verdadeira origem de Cecil e Golbez e o conflito que ameaça a paz do Planeta Azul.

Diferença das versõesEditar

A versão americana assim como muitos rpgs na época foi criticada pela mudança e erros ortográficos, o jogo ficou muito mas fácil devido ao publico americano não estar tão acostumado com rpgs na época.

Sistema de batalhas SNES e PSXEditar

O sistema de batalhas de Final Fantasy IV revolucionou o sistema de batalhas, em quais até esse jogo, você escolhia seus comandos, e dependia da agilidade do inimigo/oponente quem atacava primeiro.

Nesse sistema, o ATB, cada personagem ganha um turno dependendo de sua agilidade, e automaticamente poderia atacar.

Também, ao lutar contra inimigos, se seu ATB estiver mudado para Active, os inimigos/oponentes atacam enquanto você está escolhendo as magias ou itens, entre outros.

Sistema de batalhas Advance, DS e PSPEditar

A partir do Final Fantasy V introduziram as barras de tempo, em quais os personagens ganhavam um turno ainda dependendo de sua agilidade mas quando a barra enchia o turno chegava, tornando os turnos mais fáceis de saber quando chegassem. Finest Fantasy for Advance adotou esse sistema de batalha, e as versões de DS e Final Fantasy IV: Complete Collection (PSP) adotaram esse sistema.

Bonus do Advance e PSPEditar

800px-Ff4 logo

A versão advance e PSP de Final Fantasy IV adotam a Cave of Trials e a Lunar Ruins.

Na Cave of Trials você consegue alguns dos equipamentos que outros personagens usam (tirando Cecil, Rosa, Rydia, Edge, Kain, Tellah, e Fusoya).

Na Lunar Ruins você consegue os acessórios e armas finais nos trials. Você também consegue os Grimoires para lutar contra Zeromus EG, e assim termina Final Fantasy IV com os novos bonus.

Bonus do DSEditar

Dois novos bosses. Sim, dois novos bosses. Esses são Proto Babil e Geryon que podem ser lutados após 2 playthroughs. Para o Proto Babil será necessário roubar um Dark Matter do Zeromus (antes de sua forma real). Para Geryon ele será encontrado ou em Mount Ordeals ou no Giant of Babil no segundo/terceiro playthrough. É definitivamente recomendado lutar contra os superbosses no terceiro playthrough, ou seja, quando adquiriu dois Augments de Darkness, Limit Break, Dualcast, Twincast (bote na Rosa e no Cecil para ter a melhor magia qual ultrapassa o limite de dano), e Omnicast.

Os dois superbosses tem 2.000.000 de HP, por isso é recomendado estar com 2 Limits Break.

PC (Steam) Editar

A versão iOS/Android de Final Fantasy IV foi portada para PC e lançanda no Steam em 17 de Setembro de 2014. O jogo possui 58 conquistas, sendo compatível apenas no Windows Vista, 7 ou 8.

A versão ocidental foi lançada com áudio em inglês e legendas em inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, russo e o destaque pelo nosso português brasileiro.

Requerimentos de Sistema Editar

  • Sistema Operacional: Windows Vista, 7, 8.
  • Processador: Pentium 4, 2.4 GHz.
  • Memória: 2 GB RAM.
  • Disco Rígido: 750 MB de espaço disponível.
  • DirectX: Versão 10.
    FFIV Steam Card Airship

    Airship, uma das sete Cartas Colecionáveis disponível no Steam.

Steam Trading Cards Editar

A versão de Steam ainda vem com 7 cartas colecionáveis. Conforme você for jogando, você irá ganhando as cartas, mas não todas. Das 7 cartas que o jogo possui você só obterá 4 delas, sendo que pode acabar vindo cartas repetidas.

Para obter as outras você terá que trocar com seus amigos ou comprar no Mercado da Steam. Juntando as 7 cartas você poderá construir uma insignia, que pode ser coladas em destaque no seu perfil. São 5 níveis de conquista, para obtê-las você terá que juntas as 7 cartas 5 vezes. Também possuem cartas e insignias brilhantes, que são mais raras de se obter, sendo assim também são mais caras no mercado.

Caso queira conferir, dê uma olhada na página da Loja do Steam.

Veja TambémEditar

ReferênciasEditar

  1. http://store.steampowered.com/app/312750/

Também no FANDOM

Wiki aleatória