FANDOM


FFXIII Crystal Stasis Serah

Estase Cristalina.

Estase Cristalina (クリスタル停滞, Kurisutaru Teitai?. Crystal Stasis em inglês) é um estado onde um l'Cie entra ao completar o seu Focus em Final Fantasy XIII e Final Fantasy Type-0. A lenda afirma que a conclusão de um Focus e a entrada na estase cristalina é o que concede a vida eterna a um l'Cie.

O privilégio de se transformar em um cristal não é o único para um l'Cie, pois parece que aqueles que possuem poderes divinos, como Bhunivelze na mitologia de Fabula Nova Crystallis: Final Fantasy, pode entrar na estase cristalina - ou dá-la a outros - à vontade, mas o inverso de entrar na estase cristal, a transformação em Cie'th, é um fardo único para os l'Cie.

HistóriaEditar

Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir.

Mitologia de Fabula Nova CrystallisEditar

Mythos15

A representação no deu Bhunivelze no sono de cristal.

No início, o deus Bhunivelze tinha matado a sua mãe, Mwynn, para assumir o controle total do Mundo Mortal para si mesmo, e Mwynn foi enviada para o Mundo Invisível. Apesar de possuir o controle total do Mundo Mortal, Bhunivelze ficou perturbado acreditando que Mwynn amaldiçoou o reino dos vivos para que ele seja um dia destruído. Para pôr fim a maldição, Bhunivvelze tentou destruir sua mãe de uma vez por todas, mas foi incapaz de alcançar o Mundo Invisível sem abrir mão do controle do Mundo Mortal. Para encontrar a entrada para o reino dos mortos, Bhunivelze criou o fal'Cie Pulse, e deu a ele a tarefa de procurar a porta para o Mundo Invisível.

Para ajudar Pulse, Bhunivelze criou a fal'Cie Etro, mas sem saber a criou à semelhança de Mwynn e não deu poderes a Etro. Para substituir Etro, Bhunivelze criou o fal'Cie Lindzei, encarregado de proteger o mundo e o próprio Bhunivelze. Como os fal'Cie realizavam as suas tarefas, Bhunivelze entrou por sua própria vontade na estase cristalina, e deseja ser acordado somente quando a porta para o Mundo Invisível seja encontrada, e disse que iria continuar a dormir até os finais dos tempos.

Crystal emerging2

O cristal de Pulse no "domínio dos deuses".

Etro desapareceu do Reino Mortal para o Mundo Invisível, mas o que aconteceu com Pulse e Lindzei não foi esclarecido na mitologia oficial. Na cena em que Pulse marca Lightning e os seus amigos como l'Cie em Final Fantasy XIII, que emergem de um cristal em outra dimensão de onde o grupo e Lightning é levado rapidamente, mas isso não indica que Pulse entrou em estase cristalina ou não.

Final Fantasy XIIIEditar

Quando um l'Cie completa um Focus seu corpo de transforma em cristal e eles se tornam objetos inanimados. Eles não estão mortos, mas descansando no que alguns chamam de "sono de cristal". Quando um l'Cie recupera ele retorna para a vida exatamente como eram antes de eles serem colocados na estase. Os l'Cie que entram na estase cristalina estão cientes do que acontece ao seu redor. Em Final Fantasy XIII -Episode i-, é revelado que Serah viu e ouviu tudo que Snow fez por ela por meio do seu crista lágrima Eidolith. No final de Final Fantasy XIII, Vanille e Fang se comunicam por meio de seus pensamentos, apesar de estarem em estase cristalina, mas o diálogo só é ouvido pelo jogador, e nas inscrições de fragmentos em Final Fantasy XIII-2, é mostrado que Fang e Vanille estão cientes de uma série de eventos, apesar de ainda estarem em estase cristalina.

Os l'Cie que estão em estase cristalina podem "sonhar" com as coisas que eles prezam. Quando Serah e Dajh conversam no final de Final Fantasy XIII, Dajh diz que "havia um monte de Chocobos", aludindo que ele poderia ter "sonhado" com isso enquanto estava em estase. Em Final Fantasy XIII-2, Serah diz que ela sonhou reunindo-se com Snow e Lightning.

Serah cristalização

Serah cristalizando.

A lenda que diz que quando se completa um Focus, depois de ser envolto em cristal, um l'Cie é submetido a vida eterna tem origem no fato de que um fal'Cie pode chamar seu l'Cie de volta da estase para dar-lhe um novo Focus. Dessa forma, enquanto um l'Cie mantém a constante conclusão dos seus Focus, eles podem entrar em estase cristalina e serem acordados várias vezes quando um fal'Cie precisar da sua ajuda. No entanto, isso leva a uma vida de escravidão sobre o mestre fal'Cie.

Completar um Focus dado por um fal'Cie não é a única maneira de entrar em estase cristalina: as lendas de Pulse afirmam que a deusa Etro parou o Ragnarok durante a Guerra de Transgressão, colocando Vanille e Fang em estase cristalina antes que o seu Focus possa ser cumprido, e Cid Raines entra em estase apesar de ter desafiado abertamente abertamente o Focus dado pelo fal'Cie Barthandelus.

Parece que os l'Cie podem ter poder o poder de superar de superar o seu Focus dado pelo fal'Cie e conseguir um novo. Se ele iria ou não entrar em estase cristalina foi uma escolha de Cid, mas Barthandelus ainda é capaz de acordá-lo e dar-lhe um novo Focus. O Final Fantasy XIII Ultimania afirma que o ato de Barthandelus de reviver Anima, o fal'Cie que marcou Fang e Vanille, de seu sono profundo, despertou também as duas de seu sono.

FFXIII O Grupo em Êxtase de Cristal

Da esquerda para a direita: Sazh, Hope Lightning e Snow em estase cristalina na superfície de Cocoon.

No final do jogo, o grupo inteiro, assim como Cocoon, cristalizam. De acordo com o revelado em Final Fantasy XIII-2, Etro ficou tocada com a situação de Lightning e seus amigos, e os liberou da estase cristalina quase que imediatamente após terem sido colocados na mesma, junto com Serah e Dajh. Fang e Vanille permaneceram em estase cristalina pode terem se cristalizado voluntariamente. O ato cometido por Etro provoca uma fenda no tempo que arrasta Lightning dali, com apenas Serah se lembrando do seu encontro com ela na superfície de Cocoon.

Final Fantasy XIII-2Editar

Vou me tornar uma lápide eterna. Sua memória vai sobreviver para a eternidade dentro de um túmulo de cristal.
— Lightning antes de entrar em estase cristalina.

Vanille e Fang passam todo o enredo do jogo em estase cristalina e protegê-las se torna um dos pontos do trama quando o pilar de cristal está ameaçado de ruinar. No final, Sazh salva Fang e Vanille do pilar de cristal antes dele se quebrar.

Lightning Trono de Etro

Lightning em estase cristalina no trono de Etro.

No auge de sua batalha contra Caius Ballad, Lightning percebe que as suas ações causaram inadvertidamente a morte de Serah e o iminente destino do mundo. No episódio DLC "Requiem of the Goddess", ela conhece o espírito de Serah, que pede que Lightning não se arrependa de ter a enviado a viagens pelo tempo; a única coisa que ele pediu é que Lightning se lembre dela para sempre. Para cumprir o último desejo de Serah, Lightning entra em estase cristalina para poder guardar a sua esperança, a vontade de encarnar Etro, e para preservar a memória de Serah. No final secreto de "Requiem of the Goddess" Lightning acorda em um futuro distante, em 500 anos depois, em Nova Chrysalia, o mundo de Lightning Returns: Final Fantasy XIII.

Lightning se cristalizou porque "mesmo nas ondas de Chaos, ele nunca perde o seu brilho" e dizem que o cristal é indestrutível. No entanto, salvar Fang e Vanille é parte do trama, e não está claro porque, de forma semelhante, os cristais seriam indestrutíveis, embora isso só possa significar que preocupação de Snow e Hope com os cristais de Vanille e Fang foi desnecessária.

Lightning Returns: Final Fantasy XIIIEditar

Bhunivelze Derrotado 2

Bhunivelze cristalizado.

Lightning, Vanille e Fang acordaram de sua estase cristalina. Em Final Fantasy XIII: Reminiscence -tracer of memories-, Snow disse que tudo isso aconteceu por causa de Bhunivelze. Depois que a tarefa de Lightning como o Salvador é feita, ela descobre as verdadeiras intenções do deus e se rebela contra ele. Depois de destruir Bhunivelze e cortar a sua espera pelas almas dos mortos, os restos de Bhunivelze são cristalizados e desparece junto com Nova Chrysalia. Lightning depois duvida se Bhunivelze realmente está morto ou se ele somente entrou no sono de cristal, mas era certo que a humanidade iria prevalecer mesmo que Bhunivelze retorne um dia.

Final Fantasy Type-0Editar

FFT0 Zhuyu Crystalized

Lorde Zhuyu cristalizado.

Os l'Cie de Orience são marcados e recebem o seu Focus pelo cristal de sua nação, e eles se cristalizam quando morrem, ou quando completam o seu Focus, ou simplesmente quando o Cristal julga que o próprio l'Cie já o serviu o suficiente. Um pequeno item chamado de Pedra L'Cie pode ser encontrado no local onde o l'Cie entrou na sua estase, e contém os últimos pensamentos do l'Cie antes dele se cristalizar.

Há três exemplos de estase cristalina mostrados no jogo: Qun'mi, uma l'Cie do Tigre Branco, que morre nas florestas dos territórios de Lorica após a implantação de uma Ultima Bomb para aniquilar o país e é cristalizada voluntariamente para abrir mão dos seus poderes l'Cie para Machina; Caetuna é cristalizada depois de evocar o Eidolon Verboten Alexander, e depois o seu cristal quebra, provavelmente devido à gravidade da invocação de Alexander.

MachiremCrystal1

Machina e Rem em estase cristalina.

A instância final é mostrada no final do jogo. Machina, um l'Cie do Tigre Branco, e Rem, uma l'Cie do Pásaro Escarlate, chegam ao Pandæmonium para duelarem entre si, o que resulta em Rem sendo gravemente ferida. Enquanto a sua cristalização nunca é mostrada, os dois são encontrados mais tarde pela Classe Zero em estase cristalina, com Rem nos braços de Machina. Após a batalha final, Dra. Arecia chega e liberta Machina e Rem de sua estase para que eles preservem o legado da Classe Zero em um mundo onde as memórias dos mortos já não são mais esquecidas.

Zhuyu e Nimbus entram em estase cristalina durante o tempo do Tempus Finis, embora o primeiro esteja documentado em uma narração e o segundo em seu perfil do Rubicus. Zhuyu foi cristalizado depois de defender a Akademeia do ataque dos guerreiros de Lulusath e Nimbus entrou em estase depois de levar Cid ao Pandæmonium.

GaleriaEditar

TrivialidadesEditar

Final Fantasy XIIIEditar

  • Homens em estase cristalina são cristalizados com os olhos abertos, enquanto as mulheres são cristalizadas com os olhos fechados.
  • Os l'Cie de Pulse ficam nus quando estão em estase cristalina, mas recuperam a sua roupa ao acordar. Os l'Cie de Cocoon continuam com as suas roupas, apesar de uma obra mostrar Dajh nu em estase cristalina.
  • Quando os l'Cie estão entrado em estase cristalina, eles brilham com a cor azul. Quando eles despertam se sua estase, eles brilham com a cor vermelho-alaranjado.

Final Fantasy XIII-2Editar

  • Modelos de Serah e Cid em estase cristalina existem no disco de Final Fantasy XIII-2, mas não foram usados no jogo. Não se sabe por que os modelos existem no jogo, já que eles nunca foram usados.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória