Realm Reborn Job Art.jpg
Aventureiros com experiência podem dedicar-se à outras classes marciais para diversificar suas habilidades. Se você busca aventuras mais pacíficas, você pode considerar tornar-se um Discípulo da terra - aquele que adquire e colhe os recursos naturais de Eorzea - ou um Discípulo da Mão - aquele que usa os recursos para criar utensílios e obter lucro.
—Descrição no site oficial

Disciplinas: são a base do Armory System, em Final Fantasy XIV. Há quatro disciplinas de base diferentes: da guerra, dos mágicos, da terra e da mão. Cada disciplina pode dividir-se em várias classes. A arma ou ferramenta atual, define o equipamento do personagem, com cada classe específica com diferentes armas.

Além das disciplinas de base, cada profissão tem um ods cinco papéos: DPS, tanque, curandeiro, coletor e crafter. As três primeiras são utilizados para missões que envolvem o combate direto, enquanto os dois últimos são para coletas e sínteses.

Cada uma das classes nas Disciplinas da Guerra e Magia também tem um ou mais "profissões" associadas, que pode ser desbloqueado por nivelar as disciplinas adequadas e completando as missões adequadas. Equipar uma versatilidade de profissões para o poder, a concessão e melhorar as estatísticas e ter acesso a poderosas habilidades e equipamentos especializados, ao custo de restrições mais rígidas sobre as habilidades de classe. Nem todos as profissões têm classes de base, embora todas começem no nível 30.

DiscípulosEditar

Discípulo da GuerraEditar

Os seguidores destes discípulos dedicam seu tempo ao domínio das armas e das guerras com elas travadas. Através de treinamento físico rigoroso, eles afiam suas mentes e corpos para torná-los instrumentos de combate.

  • Archer - uma disciplina DPS que ataca a distância usando arco e flechas.
    • Bard - ganha a habilidade de apoiar os membros do grupo com canções, restrito a habilidades de Archer, Lancer e Pugilist.
  • Gladiator - uma disciplina tanque que ataca com espadas e adagas com uma mão, e capaz de equipar armaduras pesadas e escudos.
    • Paladin - com habilidades de tanque, e alguns ataques, restrito a habilidades de Gladiador, Conjurer e Marauder.
  • Lancer - uma disciplina DPS que ataca a meia distância com uma lança.
    • Dragoon - com a habilidades de pular, melhorando a mobilidade e capacidades de combate a distância, restrito a habilidades de Lancer, Marauder e Pugilist.
  • Marauder - uma disciplina tanque que ataca com um machado, é capaz de equipar armaduras pesadas.
    • Warrior - centra-se no poder da raiva para aprimorar habilidades tanque e AoE, restrito a habilidades de Marauder, Gladiador e Pugilist.
  • Pugilist - uma disciplina DPS que ataca a curta distância com hora e junta-espanadores.
    • Monk - libera o chakra para melhorar danos e mobilidade, restrito a habilidades de Pugilist, Lancer e Marauder.
  • Rogue - uma disciplina DPS furtivo que os ataques com adagas e emprega subterfúgio.

Discípulo da magiaEditar

O caminho da magia atrai aqueles com desejo incessante de estudar e controlar feitiçarias de todos os tipos. Seus aderentes usam artefatos e relíquias para atrair e canalizar suas forças internas e o aether a sua volta, com os quais eles criam feitiços tanto para destruição como restauração.

  • Conjurer - uma disciplina curandeira que empunha varinhas e cajados para lançar magia de cura, bem como feitiços de terra, vento e água.
    • White Mage - melhora a eficiência de cura, restrito a habilidades de Conjurer, Arcanist e Thaumaturge.
  • Thaumaturge - uma disciplina DPS que empunha cetros e cajados para lançar magias ofensiva de fogo, gelo e raio.
    • Black Mage - aumenta a capacidade de sobrevivência com enfermarias e aumenta ainda mais o poder ofensivo, restrito a habilidades deThaumaturge, Archer e Arcanist.
  • Arcanist - uma disciplina DPS que empunha grimoires para evocar familiares e infligir danos.
    • Summoner - pode convocar Egis elementais, com foco no danos do pet, restrito a habilidades de Arcanist, Archer e Thaumaturge.
    • Scholar - pode convocar fadas, centra-se na cura, restrito a habilidades de Arcanist, Conjurer e Thaumaturge.

Discípulo da terraEditar

Estes ceifeiros da riqueza da natureza utilizam uma série de ferramentas em seu trabalho com plantas e minerais. Seu negócio engloba o conhecimento de todos os recursos naturais de Hydaelyn, seja em um jardim cultivado ou ao ar livre. Como pilar da economia de Eorzea, o impacto sobre seus habitantes dificilmente pode ser exagerado.

  • Pescador - usa uma vara de pescar e isca para capturar peixes e outros itens marinhos de rios, lagos e mares.
  • Botânico - usa um machado e foice para reunir materiais de árvores e outras vegetações.
  • Mineiro - usa uma picareta e marreta para coletar os materiais da terra.

Discípulo da MãoEditar

Para os artesãos, a arte da síntese está no centro do seu modo de vida, impulsionando sua indústria. Eles empregam um autêntico arsenal de ferramentas ao trabalhar desde o mais delicado tecido ao metal mais resistente. Através de seus trabalhos, as tradições de Eorzea são mantidas vivas e sua cultura preservada.

  • Alchemist - usa alambiques para se aprimorar em medicina, grimoires, e outras estruturas orgânicas.
  • Armorer - usa martelos para criar armaduras de metal.
  • Blacksmith - usa martelos para criar armas metálicas.
  • Carpenter - usa serrotes para criar peças de artesanato de madeira.
  • Culinarian - usa frigideiras para cozinhar vários pratos que podem produzir vários efeitos benéficos quando consumido.
  • Goldsmith - usa martelos para criar itens de metais e pedras preciosas.
  • Leatherworker - usa headknives para criar itens de artesanato de couro..
  • Weaver - utiliza agulhas para tecer roupas de pano e outros produtos têxteis.

Outras ApariçõesEditar

Final Fantasy Trading Card GameEditar

Todas as Disciplinas aparecem em Final Fantasy Trading Card Game.

GaleriaEditar

TrivialidadesEditar

Também no FANDOM