FANDOM


Another Crystal

Arte mostrando os Cristais do Final Fantasy IV.

Olhe bem. Não é bonito? É o cristal original... É aqui que tudo surgiu... A origem de todas as coisas...
Kuja

Cristais (クリスタル, Kurisutaru?), também chamadas de Orbes e Esferas, são pedras lendárias e muitas vezes elementais e objetos que apareceram em cada jogo da série Final Fantasy principal. Mesmo em jogos nos quais não são pontos centrais da história, houve pelo menos alguma referência a eles. Cristais possuem poder sobre fenômenos naturais e funcionam como uma poderosa fonte de energia mágica. Muitos antagonistas focam suas ações em obter controle do Cristal para ganhar poder e, com isso, atingirem seus objetivos.

Na maioria dos jogos geralmente existem quatro cristais: um Cristal da Água, um Cristal do Fogo, um Cristal do Vento e um Cristal da Terra. Em algumas ocasiões, os Cristais podem estar alinhados com a Escuridão. Os Cristais são frequentemente encontrados em Salas do Cristal nos primeiros jogos. Os Cristais são, com frequência, considerados valiosos pelos seus poderes e muitos mitos e lendas cercam a verdadeira extensão de suas habilidades. Revelar a verdade sobre esses mitos e seu significado é uma parte típica de qualquer Final Fantasy.

O conceito de quatro cristais elementais que sustentam o mundo que ocorreu nos primeiros jogos da série provavelmente deriva da filosofia Japonesa dos cinco elementos. Estes cinco elementos são, em ordem crescente de poder: Terra, Água, Fogo, Vento e Vácuo. O elemento do Vácuo não é representado como um cristal, mas pode ter tomado a forma do Vácuo, uma dimensão que conecta os diferentes mundos da série Final Fantasy.

Veja também: Cristal da Escuridão (Termo), Cristal da Terra (Termo), Cristal do Fogo (Termo), Cristal da Água (Termo), e Cristal do Vento (Termo)
Veja também: Cristalização

ApariçõesEditar

Final FantasyEditar

FFI PSP Crystal

Foi no primeiro Final Fantasy que os cristais originaram. Inicialmente, eles eram conhecidos como "Orbes" na localização Norte Americana, devido ao número limitado de caracteres.

Os Guerreiros da Luz já começam o jogo em posse de quatro Cristais elementais, e cada um dos Quatro Demônios vigia e absorve o poder de um cristal maior do seu próprio elemento, o qual os Guerreiros restauram após derrotar o Demônio. Garland possui o quinto "Cristal da Escuridão", mas seu significado não é explicado. Quando os Guerreiros da Luz restauram a luz dos quatro Cristais, eles canalizam sua energia para o quinto Cristal, possibilitando que viajem para o passado para acabar com o loop temporal.

Final Fantasy IIEditar

Uma Crystal Rod é um item chave que abre a caminho para a Mysidian Tower, onde a magia suprema Ultima está selada. No topo da torre estão quatro orbes de cristal que representam cada elemento.

Quando examinados, os quatro cristais azuis aumentam um atributo aleatório de um membro da party (incluindo Ricard) em 10. Se o atributo do membro da party que foi escolhido aleatoriamente já estiver maximizado, nada acontece. No canto inferior esquerdo está o cristal do poder que aumenta a Força. No canto superior esquerdo está o cristal do espírito que aumenta o Espírito. No canto superior direito está o cristal da inteligência que aumenta a Inteligência. No canto inferior direito está o cristal da velocidade que aumenta a Agilidade. Na versão Origins, o jogador pode se aproveitar das funções Memo File e Soft Reset e controlar quem vai receber o ganho de atributo resetando o jogo até que o personagem desejado seja o escolhido.

No centro da sala onde residem os cristais, há ainda um quinto cristal alaranjado, o cristal da magia proibida que contém o Ultima Tome que ensina Ultima.

Na dungeon bônus do Dawn of Souls, Soul of Rebirth, os Cristais concedem ao Minwu acesso ao Ultima Tome em Machanon.

Final Fantasy IIIEditar

Yoshida Crystal

Arte por Akihiko Yoshida.

No total, existem oito cristais no Final Fantasy III. Xande, um mago extraviado, está tentando drenar o poder dos Cristais para criar um desequilíbrio entre luz e trevas. Ele consegue fazer isso com os dois Cristais do continente terrestre, cobrindo a região em trevas e congelando o tempo, mas não alcança o mesmo com os Cristais do continente flutuante. Eventualmente, as forças das trevas conseguem drenar os outros dois Cristais, criando um desequilíbrio que invoca a Cloud of Darkness. O Cristal do Vento escolhe quatro crianças para restaurarem o equilíbrio e devolver o poder dos Cristais.

A cada Cristal que encontram, os quatro jovens ganham novas classes. Após receberem os poderes dos quatro Cristais de luz, eles entram no World of Darkness e derrotam os quatro guardiões dos Cristais Negros para obterem ajuda dos Warriors of the Dark. Eles, por fim, usam os quatro Cristais da Escuridão para deixar a Cloud of Darkness vulnerável.

Há ainda um outro cristal, encontra em Goldor Manor, mas é um cristal feito de puro ouro, assim como tudo o que Goldor possui. A princípio, os Guerreiros da Luz pensam que esse cristal dourado é o Cristal da Terra, mas se enganam e descobrem que esse cristal não possui nenhum poder especial.

Final Fantasy IVEditar

FF4 PSP Light Crystal
FF4 PSP Dark Crystal

Existem oito Cristais primários no Final Fantasy IV. Os quatro Cristais elementais formam os Cristais da Luz, e são mantidos no Overworld. O Cristal da Água fica em Mysidia, o Cristal do Fogo em Damcyan, o Cristal do Vento em Fabul e o Cristal da Terra em Troia.

Existem também quatro Cristais da Escuridão, que são mantidos no Underworld. A localização desses Cristais nunca é revelada, mas um é mantido pelos Anões em seu castelo, e um é encontrado na Sealed Cave.

É dito que se os quatro Cristais forem reunidos na Torre de Babil, o "caminho para a Lua" se abrirá. Entretanto, na verdade, reunir os Cristais na torre invoca o Gigante de Babil, um gigante que realiza desejos. O Lunariano Zemus queria que o Gigante destruísse a Terra para que os Lunarianos pudessem se estabelecer ali, e ele usou Golbez para isso. Muitos outros Cristais são revelados posteriormente no jogo, como os oito Cristais da Lua e um que aparece na batalha contra Zeromus.

Os Cristais da Lua são auto-conscientes e os responsáveis por selarem o poder de Zemus por enquanto. O Cristal que aparece na batalha contra Zemus é um item que dizem deixar o Zeromus vulnerável. Golbez tentou usá-lo no Zeromus; entretanto, apenas aqueles nascidos da Luz podem usar o Cristal. Quando Cecil Harvey o usou, Zeromus ficou vulnerável, e Cecil e os seus amigos derrotaram-no.

Existe também o Cristal do Voo, que repousa dentro da Baleia Lunar, e é usado para transportar os heróis para a Lua e de volta para a Terra. O Ancião de Mysidia implica que a Baleia Lunar é energizada por Cristais, e não versão de Nintendo DS, vários Cristais podem ser vistos cravados em peças do airship.

Nas versões do remake 3D do jogo, cada um dos oito Cristais possui uma cor diferente. Nas versões 2D, os Cristais eram azul claro ou vermelho escuro/preto, dependendo do seu alinhamento com a Luz ou Escuridão.

Final Fantasy IV -Interlude-Editar

IV Interlude Crystal

Três cristais aparecem neste jogo, e todos eles ficam em suas Câmaras do Cristal emitindo sua luz. Os três cristais são o Cristal do Fogo em Damcyan, o Cristal do Vento de Fabul, e o Cristal da Escuridão dentro da Sealed Cave.

Final Fantasy IV: The After YearsEditar

A Garota Misteriosa e Kain? se unem para coletar os oito Cristais do Planeta Azul, os quais retornaram para seus locais originais de descanso desde os eventos do Final Fantasy IV. A garota também retorna para a Lua Vermelha e absorve o poder dos seus Cristais, quebrando-os assim.

Nas profundezas da Lua Verdadeira, diversos cristais aparecem e se quebram, revivendo vários chefes do Final Fantasy IV para atacar a party enquanto caminham pela superfície da lua. No último aposento da Lua, a party recupera os oito Cristais do Planeta Azul e os usa na batalha final contra o Criador para torná-lo vulnerável aos ataques da party.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória