FANDOM


Valhalla Chaos.png

Chaos entrando em Gran Pulse.

Chaos (カオス ou 混沌, Kaosu?) é uma matéria dos mythos de Fabula Nova Crystallis: Final Fantasy que vem de Valhalla. Chaos é a benção concedida a humanidade pela deusa Etro sob a forma de seus corações, mas também é perigoso pois se desvinculado, ele transforma o mundo físico em um reino eterno, semelhante a Valhalla. De acordo com lendas, aqueles que aproveitam o seu Chaos interior podem viajar no tempo, controlar monstros e ter visões do futuro.

O termo é centralizado em Lightning Returns: Final Fantasy XIII, mas não em Final Fantasy XIII-2, apesar de termos diferentes aparecerem referentes à mesma matéria. Em Final Fantasy XIII-2, o termo japonês para Chaos é escrito em katakana, mas em Lightning Returns: Final Fantasy XIII, o termo é alterado para koton (混沌), lendo-se "kaosu".

Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir.

PerfilEditar

FFXIII-2 Chaos.png

A Ilusão de Lightning explode em Chaos.

Chaos é uma substância semelhante a fumo preto. Monstros derrotados em batalha em Final Fantasy XIII-2 se dispersam em Chaos, a não ser se capturados, sendo que no caso eles se transformam em cristal.

Em um fragmento em "Bhunivelze's Sleep, é dito que o mundo físico contém em sua formação Chaos sem fim. O Chaos já tinha sido manifestado no Reino Invisível no momento que Etro chegou e encontrou Mwynn em seus momentos finais. Tomando a posição de Mwynn como protetora do equilíbrio do mundo, Etro coloca um pedaço do Chaos dentro de cada ser humano, dando a eles o seu "coração", restaurando o equilíbrio mundial, enquanto colocava todo o resto do Chaos de Valhalla sobre o seu controle. As versões em inglês não fazem distinção entre coração e alma, mas os dois são entidades distintas separadas na versão japonesa, embora sejam vinculadas.

MitologiaEditar

Mythos12.png

O Chaos sendo distribuído entre os seres humanos.

O Chaos se manifestou pela primeira vez como o resultado de Bhunivelze ter tentado alcançar o mundo invisível onde a sua mãe Mwynn residia. Para encontrar o Portão das Almas para chegar no reino invisível, Bhunivelze criou Pulse, Lindzei e Etro para fazerem isso por ele, mas ele descartou Etro. Querendo a atenção de Bhunivelze, Etro resgou o seu corpo até desaparecer no reino invisível, onde conheceu Mwynn que estava sendo consumida pelo Chaos. Como o seu último suspiro, Mwynn encarrega Etro de proteger o equilíbrio entre os mundos invisível e visível.

Apesar de não entender completamente o que Mwynn tinha dito a ela, a afeição de Etro com os seres humanos que foram criados a partir do seu sangue a fez colocar um pedaço do Chaos dentro de cada ser humano, dando-lhes o seu "coração". Um ciclo é estabelecido, onde as almas dos seres humanos falecem e afundam no mar de Chaos de Valhalla. O coração morre quando a alma dentro ele é, eventualmente, enviada de volta e renasce em uma nova forma, como um novo coração. Um pedaço de Chaos é colocado dentro de cada vida recém-nascida para manter o nível de Chaos constante. A única exceção é Paddra Nsu-Yeul, cujo ciclo de reencarnação manteve o Chaos dentro do mundo mortal com resultados desastrosos, como a cada renascimento um pedaço de sua alma é fragmentada, fazendo o Chaos ficar entre os dois reinos.

ApariçõesEditar

Final Fantasy XIII-2Editar

Poder do Chaos, respondam a minha vontade!
— Caius
ChaosPossuindoLightning.png

Lightning é envolta no Chaos e levada para Valhalla.

Devido a interversão de Etro na libertação de Lightning e os outros l'Cie da Estase Cristalina no Dia de Ragnarok, o Chaos compromete as vidas passadas de Yeul como resultado da linha do tempo ter sido alterada. Embora Etro tenha intervindo no processo, o Chaos arratou Lightning para o Nó da História, acabando em Valhalla, e a sua irmã, Serah Farron, foi abençoada com inúmeras habilidades; Além de aprender magia, ganhando a capacidade de usar os Postais do Tempo e sendo capaz de capturar monstros para ajudá-la em batalha, Serah ganhou os "Olhos de Etro", que lhe permitem ver as mudanças na linha do tempo, mas eles funcionam como uma maldição, reduzindo a vida útil de quem os possui.

Caius-comandando-chaos-ffxiii2.png

Caius comandando as forças do Chaos.

Caius Ballad possui o Coração do Chaos, que dizem ser o coração de Etro, como resultado da deusa tê-lo ressuscitado depois que ele sacrificou a sua vida para salvar a vidente Yeul. O Coração do Chaos torna que o possui imortal e concede um pouco de afinidade e controle sobre o Chaos de Valhalla, o que permitiu criar os Paradoxos e mudar a linha do tempo para uma forma que mais lhe agrade. O objetivo de Caius é matar Etro para permitir que o Chaos consuma toda a linha do tempo, fazendo o mundo que não é alterado pela passagem do tempo como Valhalla, libertando Yeul do seu ciclo de reencarnação. Quando ele é derrotado por Noel, o Coração do Chaos e Etro é morta. Com nada e ninguém para segurá-lo, o Chaos sangra de Valhalla e consome Gran Pulse, fundindo os dois mundos.

Lightning Returns: Final Fantasy XIIIEditar

As portas estão abertas e o Chaos inundou tudo completamente, consumindo o mundo e tudo que nele há." "Nem mesmo Deus pode pará-lo.
— Hope
LRFFXIII Chaos Tendrils.png

Chaos se infiltrando em Yusnaan.

Em 1000 AF, a última parte sobrevivente do mundo é conhecida como Nova Chrysalia. O Chaos flui através de todas as partes do mundo, mas o seu efeito é mais forte nas Wildlands, pois é onde o Templo da Deusa, a origem do Chaos, está localizado. Explosões ocasionais de energia, chamadas de Infusões de Chaos, invocam monstros poderosos e deixam para trás sementes de alma. Algumas pessoas tem se mentido inalteradas por causa do Chaos, passando os anos e não envelhecendo. O fal'Cie Pandaemonium produz alimentos para o mundo fora do Chaos, mas algumas pessoas preferm não comer e cultivar o seu próprio alimento.

Com a morte de Etro, o ciclo de vida foi quebrado e os seres humanos se tornaram biologicamente imortais ainda capazes de ter filhos. De acordo com revelado em Final Fantasy XIII: Reminiscence -tracer of memories-, a Academia foi criada para analisar o Chaos para encontrar uma maneira de reverter os seus efeitos. Enquanto a população permanece em Nova Chrysalia, alguns cientistas permaneceram no Cocoon artificial para continuar a investigação secreta do Chaos, descobrindo que a tecnologia de Princípio de Manipulação de Matéria pode controlá-lo. A investigação sobre ela nunca foi concluída, como os pesquisadores desapareceram. Apesar de não ser diretamente afirmadas, pode ser que a Arca do Cocoon artificial foi onde a pesquisa foi realizada, e utiliza a tecnologia AMP para controlar o Chaos e interromper o fluxo de tempo.

O Chaos criou fardos pesados de vários tipos nos corações das pessoas, que é a principal razão do deus Bhunivelze ter enviado o salvador para libertar as pessoas de seus fardos. No caso de Snow Villiers, devido a ele ser um l'Cie, absorver o Chaos pode ter efeitos mutativos. Lumina e Caius tem uma afinidade especial com o Chaos: Lumina usa o Chaos para criar uma forma física para si mesma, e ganha a habilidade de invocar e controlar monstros a partir dele, enquanto Caius foi completamente imerso no Chaos depois de ser derrotados por Noel e Serah, e pode, portanto, utilizar o seu poder total.

Apesar dos desejos da sua encarnação final, a sua ligação com o Chaos força todas as emcarnações de Yeul a considerar permanecer no mundo decadente e não comprometer o Novo Mundo que vai nascer depois que Nova Chrysalia for destruído. Quando Lightning visita o Templo da Deusa, ela encontra a Yeul e realiza o seu desejo, batahando contra Caius, e descobre a verdade por trás da força conhecida como "grande Chaos", que dizem residir no templo: Ela é feita da própria substância das almas de Yeul de todas as gerações que renasceram que se uniram em um conjunto e formaram a estrutura no Chaos. Ela mesma diz que o Chaos é o seu amor por Caius.

Quando o apocalipse começa, a última encarnação de Yeul é livre para partir para o novo mundo com Noel, e o Chaos é sugado para um novo reino invisível com Caius e as últimas encarnações de Yeul o supervisionando o ciclo de vida de lugar de Etro. Um novo ciclo de vida é estabelecido onde o falecido vai para o reino invisível onde são guiados por Caius e as Yeuls no Mar de Chaos onde a alma pode renascer.

Temas MusicaisEditar

"Chaos" é a quinta faixa do primeiro disco de Lightning Returns: Final Fantasy XIII: Original Soundtrack. Ela é tocada durante a batalha contra o chefe Zaltys em Yusnaan durante a missão introdutória. A parte entre 2:33 - 4:41 é tocada durante algumas batalhas, quando a batalha dura por um tempo ou quando o inimigo foi Atordoado um número determinado de vezes.

"Chaos" também aparece como uma das músicas na sequência de música de batalha em Theatrhythm Final Fantasy Curtain Call de Lightning Returns: Final Fantasy XIII.

GaleriaEditar

EtimologiaEditar

Chaos se refere ao estado amorfo ou vazio que precede a criação do universo ou Cosmos nos mitos da criação grega, mais especificamente "abertura" inicial criada pela separação inicial do céu e da terra.

TrivialidadesEditar

  • Em Final Fantasy XIII, quando Oerba Yun Fang invoca Bahamut no início do capítulo 11, uma névoa negra, semelhante ao Chaos de Final Fantasy XIII-2, aparece e Bahamut emerge dele. Parece que este conceito foi utilizado ao escolher um Eidolon para Caius.
    • Ela também esteve presente em outro momento de Final Fantasy XIII, quando Attacus usa Medite, partes negras são atraídas para a sua lâmina. Essas partes parecem ser o Chaos.
    • Durante o final, Ragnarok parece ser feito de Chaos, como a sua transformação fez com que os monstros em Eden se transformassem em um pó preto para fazer a forma física de Ragnarok.
  • O Chaos em Final Fantasy XIII-2 talvez possa ser comparável com a força elementar "Chaos" encontrado na mitologia grega, onde o Chaos sempre esteve presente desde o início do universo.
  • Em termos de seus efeitos no Mundo Visível, o Chaos é semelhante ao do Vazio de muitas parcelas de Final Fantasy. Muitos jogos da série também tem um tipo de substância mágica que está ligada às almas e aos monstros, como Mist em Final Fantasy IX e pyreflies em Final Fantasy X.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória