FANDOM


Vanille-Crystal-Dust-FFXIII.jpg

Os Fragmentos de Cristal em Final Fantasy XIII.

Quando uma pessoa morre, sua alma voa para o outro mundo, e passa passa por aquele portão. Se um grande número de pessoas morrem de uma só vez, a porta deve se abrir totalmente para deixá-las passar.
Lightning em Final Fantasy XIII-2.

Almas (, Tamashī?. Soul em inglês), também conhecida de modo incorreto como corações, são um elemento integrante das subsérie Fabula . Enquanto corações são "a essência das pessoas", as almas são "a essência da humanidade". As almas são a chave para os planos das divindades do mythos e os fal'Cie, que as criam para ajudá-los.

Nas versões localizadas dos jogos de Final Fantasy XIII, a distância entre "alma" e "coração" é bastante confuso. Em Lightning Returns: Final Fantasy XIII, o termo "alma" é usado tanto para os conceitos de "coração" e "alma", e como sinônimo de "coração". Isso tem causado alguma confusão para os jogadores.

Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir.

PerfilEditar

Noctis VersusXIII-perfil.jpg

Os cristais brilhando no ar em Final Fantasy XV.

A fonte das almas não é conhecida, mas quando um ser humano morre, a sua alma vai para o Chaos do Reino Invisível onde aguardam até serem reencarnadas. Quando um ser humano está vivo, sua alma está "armazenada" no seu coração. A aparência das almas varia através dos jogos da série Fabula Nova Crystallis, embora elas tenham uma forma vista constantemente: em todos os jogos lançados elas aparecem como cristais cintilantes que flutuam no ar. Dada a sua natureza e resistência no mundo invisível, é possível que as almas tenham sido criadas pelos fal'Cie.

Em Final Fantasy XIII as almas da humanidade aparecem assim, quando estão se preparando para viajar através do Portão de Etro. Elas também aparecem dessa forma em Final Fantasy XIII-2, embora elas não sejam mencionadas com muitos detalhes e só desempenhem um papel superficial na história. Em Lightning Returns: Final Fantasy XIII as almas também aparecem como luzes brilhantes. As almas que não conseguem percorrer até o outro lado ficam presas em meio ao Chaos e às vezes emergem nas Infusões do Chaos como sementes de almas. A Ordem da Salvação compra as sementes de comerciantes, que se chamam de caçadores de sementes para poder encontrar as sementes de alma dentro do Chaos. A Ordem faz várias experiências com almas, mas Lightning acha que Bhunivelze irá usá-los no Ultimate Lair para criar uma espécie superior para substituir a humanidade. Outros alquimistas também fizeram experiências por si próprios com as sementes, mas obtiveram resultados desastrosos. Em Final Fantasy XV e Final Fantasy Type-0, uma alma é semelhante aquelas mostradas em Final Fantasy XIII, embora não se saiba se almas de Final Fantasy XV variem na aparência ou não.

Em raras ocasiões, uma alma pode ficar fragmentada devido a influência do Chaos. Duas pessoas cujas almas foram fragmentadas são Paddra Nsu-Yeul e Dajh Katzroy. Ao longo dos anos, as reencarnações de Yeul tinham as suas almas fragmentadas, e um de seus fragmentos derreteu no Chaos de Valhalla, que lentamente de acumulou nele e a corrompendo inteira. No final de Final Fantasy XIII-2, a corrupção do Chaos é tão grande que o seu sangramento ameaça a estabilidade do mundo, levando o mundo a caminhar para a destruição certa. Pouco depois da inundação do Chaos, a alma de Dajh foi fragmentada e ele entrou em coma. Isso enfraqueceu a determinação de Sazh, afetando a sua alma. Em um ponto não especificado da linha do tempo, Lumina apareceu detalhando a aflição do seu filho para Sazh, que estava tentando encontrar fragmentos perdidos da alma do seu filho para despertá-lo.

ApariçõesEditar

Final Fantasy XIIIEditar

Eden portão da luz no céu.png

As almas se reúnem em preparação para o Fim dos Dias.

Os fal'Cie de Cocoon, as criações de Lindzei, inventaram um plano para invocar o seu Criador do Reino Invisível, enviando uma grande quantidade de almas através do Portão de Etro, na esperança de abri-lo totalmente. O plano dos fal'Cie era usar os l'Cie de Pulse com os seus Focus para eles se tornarem o Ragnarok para destruir o fal'Cie que sustenta Cocoon, Orphan, e enviar o planetoide abaixo, para ele cair na seuperfície de Gran Pulse para causar a quantidade de mortes exigida. A primeira tentativa, durante a Guerra de Transgressão, foi frutada por Etro quando ela transformou os l'Cie escolhidos, Oerba Dia Vanille e Oerba Yun Fang, em cristal.

Na segunda tentativa, o fal'Cie de Pulse, Anima desperta Fang e Vanille e transforma Lightning, Snow Villiers, Hope Estheim e Sah Katzroy em l'Cie e dá a eles o Focua de se transformar em Ragnarok. Durante o Cerco de Eden, o grupo testemunha cristais incorpóreos que cintilavam no ar, que eram as almas dos seres humanos que tinham sido mortos no conflito, e, como consequência, o Portão de Etro se abre sobre os céus de Eden. Depois da destruição de Orphan, Fang e Vanille se transformam em Ragnarok e controem um pilar de cristal para deter a queda de Cocoon, atrapalhando o plano dos fal'Cie.

Final Fantasy XIII-2Editar

Caius Ballad planejava forçar a abertura do Portão de Etro e desencadear o Chaos no mundo mortal para criar um reino eterno para salvar Paddra Nsu-Yeul, o primeiro ser humano criado a partir do sangue de Etro que era incapaz de desaparecer no mar de Chaos de Valhalla como as outras almas. Etro, tendo piedade dela, a coloca em um ciclo interminável de reencarnação, que fragmentou a alma de Yeul e criou uma fonte de Chaos no reino visível. Este desequilíbrio entre os reinos provoca distorções no tempo e leva aos acontecimentos de Final Fantasy XIII-2 após Etro libertar Lightning e seus amigos dos seus destinos com l'Cie no mundo dos vivos.

No começo parece que o esquema de Caius era destruir o velho Cocoon cristalizado e o novo criado pela humanidade em 500 AF para liberar uma enorme quantidade de almas através do Portão de Etro, mas o seu verdadeiro objetivo é revelado quando Noel Kreiss destrói o Coração do Chaos, a fonte da imortalidade de Caius e da vida de Etro. Como Etro é morta, o equilíbrio entre os reinos é quebrado e o Chaos desenfreado de Valhalla sangra em Gran Pulse.

Quando Lightning entra em sua segunda estase cristalina depois da sua batalha final contra Caius, ela levou tanto o coração quanto a alma de Serah com ela.

Lightning Returns: Final Fantasy XIIIEditar

LRFFXIII Alma Salva.png

O Salvador resgata uma alma.

Como Etro morreu, a barreira entre o reino dos vivos e o dos mortos se fundiram em um novo mundo conhecido como Nova Chrysalia, onde as almas das pessoas não atravessam mais o portão. As pessoas agarram as suas almas e se tornam biologicamente imortais, mas ainda capazes de terem filhos, e a humanidade possui uma existência perpétua que dura séculos.

Após Lightning despertar da sua estase cristalina, Bhunivelze remove a alma de Serah de Lightning. Junto com ela uma parte do coração de Lightning também foi removida para afastar o seu coração de após a morte de seus pais, com ele se tornando ligado a alma de Serah durante o seu sono. A alma de Serah se fundiu com a parte perdida do coração de Lightning que se transformou em Lumina.

Bhunivelze escolheu Lightning como o Salvador encarregado de salvar as almas de Nova Chrysalia em preparação para a vida em um novo mundo: na realidade, Bhunivelze pretendia expurgar as almas as resgatando de sua escuridão, enquanto destruía a alma dos mortos, que continuaram vivas como Etro não está mais viva. Lightning salva as almas, as libertando de seus fardos de diferentes formas, como lutando e derrotando certas pessoas ou realizando tarefas que tinham sido pensadas nas mentes de outras pessoas. No caso de Dajh Katzroy, ela devia procurar os fragmentos de sua alma para despertá-lo de seu sono. Há algumas almas que ela é incapaz de salvar, como a de Caius, que estava vinculada com o Chaos do mundo.

LRFFXIII Ending Novo Mundo.png

As almas viajando para o novo mundo.

No último dia de Nova Crysalia, Luxerion estava envolta pelo Chaos e as almas brilham no ar na Catedral de Luxerion como um fino pó de cristal. Lumina brinca com um fragmento de alma cristalino enquanto ela diz a Lightning a ligação das almas com as memórias. Lightning interrompe o ritual de Soulsong que iria destruir as almas dos mortos, e Vanille, que tinha ganhado o poder de ouvi-las, liberta as almas em preparação para o seu renascimento. Bhunivelze se prepara para destruir as almas por si mesmo, mas Lightning interrompe os seus planos. Depois de serem libertados do controle do deus, as almas da humanidade se unem e são o golpe final de Bhunivelze. Todos vão para o novo mundo, exceto uma encarnação de Yeul que fica para manter o equilíbrio entre os mundos no lugar de Etro, e as almas da humanidade, junto de Lightning e os seus amigos, encontram um lar livre de deuses e de Chaos.

É revelado em Final Fantasy XIII: Reminiscence -tracer of memories-, devido as ações de Lightning, as almas possuem memórias de sua vida passada e Gran Pulse e em Nova Crysalia. Enquanto as memórias normalmente são latentes, algumas pessoas tem memórias vagas, enquanto Lightning e os seus amigos possuem todas as memórias do passado. Um repórter chamado Aoede entrevista cada um dos amigos de Lightning para investigar as memórias fantasma de um outro mundo. Algum tempo depois, acreditando estar morto, Aoede conhece Caius e aprende que as almas dos falecidos entram no Mar de Chaos e podem escolher entre renascer no novo mundo ou descansar para sempre dentro do Chaos.

Série Final Fantasy TypeEditar

Almas voltam para o pai celestial, e a carne a mãe terrestre - é o que diz a lei da natureza. Alguns espíritos, no entanto, não são tão afortunados. Alguns andam por toda a eternidade, em busca de um propósito. E é por isso que respiro uma nova vida para essas almas perdidas. Rogo-vos: me dê seu phantoma e me ajude a fornecer um novo propósito para a vida desses espíritos torturados.
— Reino Cintizen em Rama em Final Fantasy Type-0
Souls-Type-0-HD.png

Almas aparecendo como fragmentos de cristais cintilantes.

As almas dos seres humanos formam o núcleo do plano de Arecia Al-Rashia e Gala para abrir o Portão Invisível, alterando de alguma forma o ciclo do modo que os vivos sejam incapaz de lembrar sua morte. Enquanto Arecia tenta usar o Agito, almas escolhidas que contém uma força excepcional, para encontrar e abrir o Portão, Gala usa o Rursus para abater o povo de Orience, desejando que o dilúvio de almas forçaria o Portão a abrir. Ambos falharam várias vezes e repetiram os seus experimentos várias vezes e os repetira várias vezes, pois o mundo estava presa em um ciclo de tempo estável até o fim dos experimentos. Um dos elementos-chave de ambos os lados do plano era fortalecer as almas de Orience através do combate: esta é a principal razão para os cristais apagarem as memórias dos mortos, uma vez que, teoricamente, impedem a capacidade de uma pessoa evoluir.

Um dos elementos-chave de ambos os lados do plano é o fortalecimento das almas de Orience através do combate: o ciclo de vida em Orience é alterado pelos Cristais para que as pessoas esqueçam os mortos para que não sintam nenhum arrependimento, mas ainda seriam capazes de sentir dor e o medo da guerra.

Type0-Spiral.png

A espiral das almas.

Através das ações de Etro, as almas de Orience foram salvas de desaparecem para sempre, já que ela repetidamente as devolve a espiral. O ciclo se repete 600.104.971, mas, na última vez, a Classe Zero, as pessoas escolhidas para tentar forçar a abertura do Portão de Etro, altera o curso dos acontecimentos e põem um fim no ciclo. Depois de sua morte, Arecia escuta as suas almas de liberta Machina e Rem, dois membros descartados da Classe Zero, de dua estase cristalina. Ela permite que as pessoas de Orience lembrem da sua morte antes de finalmente abandonar o seu experimento.

Ao contrário de seus compatriotas, os doze cadetes da Classe Zero não são afetados pelo crystal jammer do Império Militesi que suprimia os cristais das nações rivais, já que os cadetes Agito geralmente contam com a força do Cristal do Pássaro Escarlate da Akademeia como a fonte de sua magia. A Divisão de Magia da Akademeia recusa-se a divulgar informaçõe sobre a fonte de magia da Classe Zero, embora haja rumores de que a sua capacidade de lançar feitiços a qualquer momento decorre de suas almas. A Classe Zero é a única classe da Akademeia que tem conhecimento sobre phantoma, a energia da vida de todos os seres vivos.

Final Fantasy XVEditar

FFXV Alma dos Mortos.png

Uma alma passando pelo Portão.

De acordo com uma lenda do país de Tenebrae, sempre que Etro abre o Portão Invisível as almas dos mortos sobem com um raio de luz. Aqueles que tem uma experiência de quase-morte podem ver a luz e recebem poderes mágicos do Reino Invisível. Ambos Noctis Lucis Caelum e Lunafreya Nox Fleuret tem poderes mágicos, embora detalhes sejam desconhecidos.

GaleriaEditar

EtimologiaEditar

A alma, em muitas tradições religiosas, filosóficas, psicológicas e mitológicas, é a essência incorpórea, e, muita vezes, imortal, de uma pessoa, ser vivo ou objeto.

TrivialidadesEditar

  • Os cacos de cristais cintilantes também aparecem no Vestígio de Pulse em Final Fantasy XIII, quando o grupo entra para salvar Serah, mas ninguém comenta sobre isso quando eles aparece de novo em Eden. Não se sabe se os cristais ali mostrados significam as almas fragmentadas (assim com aquelas que caem do Purge) ou não.
  • No registro de dados da versão em inglês de Final Fantasy XIII-2, o "coração" está nomeado como "alma", apesar da palavra "alma" não aparecer em uma única vez na versão japonesa.
  • Em Lightning Returns: Final Fantasy XIII, as almas assumem uma variedade de formas semelhantes às substâncias ou fenômenos relacionados aos mortos. As almas resgatadas pelo Salvador lembram os pyreflies de Final Fantasy X, e durante o final do jogo as almas da humanidade assumem uma forma semelhante ao Lifestream que aparece em Final Fantasy VII: Advent Children.
  • Em Final Fantasy Type-0, a substância phantoma é descrita como "alma", embora ela exiba traços de ambos os corações e alma.
  • Os cacos de cristais brilhantes aparecem no céu do menu de título de Final Fantasy XV Episode Duscae

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória