Final Fantasy Wiki
Advertisement
Braska Final Aeon

Aeon Final de Braska.

O Aeon Final (究極召喚獣, Kyūkyoku Shōkanjū?, lit. Besta Invocada Suprema. Final Aeon em inglês) é o aeon que um invocador ganha no fim de sua peregrinação à Zanarkand. O aeon só pode ser usado apenas uma vez: durante a batalha final com Sin, em um ritual chamado de a Invocação Final (究極召喚, Kyūkyoku Shōkan?, lit. Invocação Final. "Final Summoning" em inglês).

História[]

Alerta de spoiler: Detalhes sobre a história a seguir. (Pular seção)
Me faça o Fayth. Eu estive pensando. Meu sonho está lá, na outra Zanarkand. Eu queria fazer daquele nanico um astro do blitz; mostrar a ele a vista do topo, sabe? Mas agora eu sei que para mim não há como voltar para casa. Nunca mais vou vê-lo. O meu sonho nunca vai se tornar realidade. Então faça de mim o fayth. Lutarei contra Sin com você, Braska. E então talvez minha vida tenha sentido, sabe?
—Jecht pede para se tornar o Aeon Final de Braska

O Aeon Final é criado a partir de alguém que compartilha um vínculo profundo com o invocador: um amigo, membro da família, ou par romântico. Lady Yunalesca foi a primeira a convocá-lo, seu marido, Lord Zaon. Yu Yevon, o espírito irracional não-enviado do antigo líder de Zanarkand, vive dentro de Sin e usa-o como sua armadura. O Aeon Final pode penetrar a armadura de Yu Yevon, e destruir Sin; porém, uma vez que este é derrotado, Yu Yevon toma o controle do aeon, cortando a ligação entre ele e o invocador e matando este último.[1] Yu Yevon então usa o Aeon Final para reconstruir sua armadura, fazendo dele o novo Sin. O período de paz antes do retorno desse novo Sin é conhecido como Calmaria.

Quando o Aeon Final derrota Sin, Yu Yevon coleta as pyreflies de que o aeon é composto para formar o próximo Sin, e a alma do fayth fica presa dentro dele e os pyreflies que contém sua alma tornam-se o núcleo de Sin; eventualmente, o fayth perderá sua consciência e será totalmente absorvido por ele. Quando Sin é derrotado seus pyreflies se dispersam na atmosfera, incluindo as pyreflies do último Aeon Final.

Quando Seymour Guado era jovem, sua mãe o levou para Zanarkand para Yunalesca transformá-la em um fayth para ele obter o Aeon Final, mas Seymour nunca usou o aeon que obteve para combater Sin.

Obter o Aeon Final é, inicialmente, o objetivo de Yuna, mas depois de saber da futilidade em derrotar Sin com a Invocação Final, ela o rejeita e decide encontrar outra maneira. Eles acalmam Sin com o "Hymn of the Fayth" e voam até ele com sua aeronave, atravessando suas entranhas até chegarem ao núcleo. Na batalha final antes de enfrentar Yu Yevon, o grupo luta com o Aeon Final de Braska, Jecht, o último fayth que Yu Yevon usou para criar Sin.

Aeons Finais conhecidos e seus fayth[]

Os spoilers terminam aqui.

Outras aparições[]

Dissidia Final Fantasy (2008)[]

Modo EX de Jecht, Aeon Final.

Aeon Final é o Modo EX de Jecht. Como Aeon Final ele ganha o status Regen, que lentamente recupera o HP. Jecht também ganha a habilidade "Full Combo", deixando-o continuar os seus Bravery combos mesmo que o golpe inicial não acerte. Isso permite que ele oprima os adversários com ataques combo poderosos, e também fica mais fácil para atacar ao fazer uma pausa para carregar seus ataques.

Dissidia 012 Final Fantasy[]

Aeon Final reaparece como o Modo EX de Jecht.

Etimologia[]

A palavra aeon, também escrita como éon no português, é oriunda do termo em língua grega aion, que significa "era" ou "força vital". Um termo similar em Latim é aevum, que significa "era" e está presente nas construções de palavras como "longevidade" e "medieval". Na mitologia gnóstica, aeon é cada uma das entidades emanadas de Deus.

Referências[]

Advertisement